Projeto Criança Feliz arrecada alimentos neste final de semana

O Projeto Criança Feliz é realizado pelos alunos do curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT campus universitário de Tangará da Serra.

Os acadêmicos ficam em frente aos mercados cadastrados no projeto e solicitam da população 01 quilo de alimento não perecível que posteriormente será doado às famílias atendidas pelos CRAS em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Sala da Mulher.

De acordo com um dos idealizadores, Prof. Luiz Alfredo Pacheco, o projeto teve início no ano de 2007. “Teve quatro anos de sequência, daí passou um tempo parado e retornamos em 2015/2. A ideia é a gente conseguir arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar famílias carentes que tenham criança, por isso que se chama Criança Feliz. Os alunos da Unemat são convidados a participar e ganham, como retribuição, um certificado. Eles vão nas portas dos mercados, que já são cadastrados, pedir um quilo de alimento não perecível. Graças a Deus a população de Tangará ajuda muito, a gente sempre tem bastante sucesso no projeto”.

A coleta vai acontecer neste sábado (10) das 8h às 20h e no domingo (11) das 8h às 12h. O pedido é de um quilo de alimento não perecível. “Essa é a quarta edição e sempre foram muito bem realizados. A gente entrega os produtos em parceria com a Prefeitura e com a Sala da Mulher, para que sejam distribuídos nos CRAS, haja vista que eles têm os cadastros das famílias”.

Os alunos realizarão as coletas nos seguintes pontos: 03 Supermercados Big Máster (Avenida Brasil, Avenida Ismael José do Nascimento e Shopping), Mercado Monteiro do Residencial Dona Júlia, Supermercado Prudente na Vila Alta e apenas no sábado, no Supermercado Polo Centro na Rua 26.

“Nós estamos com 64 alunos que ficarão nos pontos de coleta. Vão trabalhar em turnos de 4 horas, sempre em duplas na frente dos mercados para não ser cansativo e para ficar mais fácil de a população entender que são alunos da Unemat. É um projeto sério que a gente faz de coração para ajudar a população carente. É um trabalho social realizado todo o semestre”, destacou o professor.

A Prefeitura Municipal, por meio da Sala da Mulher e dos CRAS fica responsável pelo repasse dos alimentos às famílias. “Depois da coleta, todo o material é ensacado em fardos, são preenchidas fichas de controle e depois a gente realiza a entrega na Prefeitura Municipal que fica responsável em dar a destinação final para as famílias carentes”.

Por Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação Rádio Pioneira

Arraiá do Lar do Idoso é opção para o fim de semana

Os ingressos estão à venda, R$ 25 e dão às comidas típicas servidas no local, menos ao espetinho e a bebida

Com a chegada do mês de junho, o mês de São João, São Pedro e Santo Antonio, começam as festas juninas alusivas aos três santos festeiros. Em Tangará da Serra, nesse sábado, 10, acontece uma das festas mais tradicionais da cidade, o Arraiá do Lar do Idoso, que chega a sua 6ª edição. A festa acontecerá na Chácara da Skol e tem como objetivo angariar fundos para custear despesas da casa, que segundo o presidente, Herman Cavalari, gira em torno de 90 mil ao ano. “Nós temos uma grande dificuldade e o maior contribuinte é o município que nos repassa 300 mil, mais um percentual da aposentadoria dos idosos, então esses eventos são de suma importância para fecharmos as contas no final do ano”, ressaltou.

Coordenando a festa, Marcio Nicolli diz que essa é uma forma de devolver a acolhida de Tangará da Serra. “Essa é uma forma de fazer uma retribuição do que Tangará nos dá. Aqui temos nossos negócios, nossos filhos, nossa família, está tudo bem com a gente, então nada melhor que fazer alguma coisa para alguém que precisa”, destacou o organizador, aproveitando para convidar o público para participar. “Queremos convidar a população para estar conosco no próximo sábado, para participar de uma festa muito agradável com muita pipoca, quentão, bolos, doces e milho verde, além de muita alegria. La é um ambiente muito agradável. Como é uma chácara não tem perigo das crianças irem para a rua, então os pais poderão ficar mais à vontade ”, convida.

Os ingressos estão à venda por R$ 25 e dão direito às comidas típicas servidas no local, menos ao espetinho e a bebida. A festa tem início às 19h30 horas e os presentes concorrerão a uma premiação de RS 2 mil para o 1º lugar; RS 500 para o segundo e RS 500 para o terceiro lugar.

Por Rosi Oliveira - Redação DS

Sebrae desenvolve campanha para valorizar produto local

Campanha começou no início do mês em todo o Estado

“Valorize o que é nosso. Compre produtos e serviços de Mato Grosso”. É com esse tema que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estadual lançou uma campanha institucional com objetivo de estimular o consumo de produtos originais do Estado para incentivar as pessoas- físicas e jurídicas- a comprarem nas localidades mais próximas e dar preferência ao comércio local. Assim como em outros 17 municípios, a campanha também está sendo desenvolvida em Tangará da Serra, com a intenção de estimular a população a priorizar o que é produzido na cidade.

De acordo com o Gerente Regional, Sandro Rossi, comprar na localidade favorece o crescimento das micro e pequenas empresas. “Quando a gente consegue conscientizar a população do consumo local, faz com que a economia circule no próprio município. Quando a gente faz as compras pela internet, por exemplo, pode ser bom, mas levamos a economia para outras localidades. Não geramos emprego, renda, e além disso, desvaloriza o comércio local. Olhando para isso que o Sebrae resolveu fazer a campanha para que possamos valorizar as empresas que geram renda e transformação para o município”, explicou o Gerente Regional, destacando que o Sebrae desenvolve ações diretas e constantes para promover o desenvolvimento local sustentável.

Vale lembrar que a campanha “Valorize o que é nosso. Compre produtos de Mato Grosso” começou no dia 01 de junho, e contemplará veículos de comunicação online e off line.

Por Rodrigo Soares - Redação DS

Executivo sanciona Dia Municipal do Lions Clube em Tangará

Prefeito Fábio sancionou Projeto de Lei na tarde de ontem

O Executivo Municipal de Tangará da Serra sancionou na tarde dessa quarta-feira, dia 07 de junho, o Projeto de Lei 09/2017, que institui o Dia Municipal do Serviço de Lions Clube. A lei foi assinada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, oportunidade em que alguns companheiros estiveram presentes para prestigiarem o ato.

De acordo com o chefe do Executivo, o Lions Clube desenvolve atividades importantes no município, sendo a instituição merecedora da homenagem.

“O Lions Clube é voltado para objetivos intensamente ricos, como por exemplo as questões ambientais, sociais, saúde e bem estar do ser humano. O Lions tem uma história de envolvimento com os problemas comunitários em Tangará da Serra e nada mais justo do que estabelecer um dia para comemoração do aniversário da instituição, que coincide com a mesma data oficial de comemoração no plano estadual, federal e internacional”, elogiou o prefeito Fábio, destacando a relevância dos serviço prestados pelos companheiros do clube. “A gente tem uma satisfação muito grande em sancionar essa lei”.

“Para nós é uma honra”, afirma presidente

O presidente do Lions Clube de Tangará da Serra, Carmo Aparecido Oliveira, demonstrou sua alegria e satisfação com os Poderes Executivo e Legislativo do município, que não mediram esforços para instituir o Dia Municipal do Serviço de Lions Clube numa data tão especial.

“Para nós é uma honra, uma satisfação muito grande por recebermos dos vereadores e do prefeito um dia direcionado ao nosso serviço. Isso prova que a nossa entidade presta um trabalho sério, simplesmente voltado para a população que mais necessita”, afirmou o presidente.
O clube iniciou suas atividades em Tangará da Serra no dia 26 de agosto de 1989.

Lions Tangará inaugura Obelisco no próximo sábado

O Lions Clube Internacional comemorou nessa quarta-feira, 07 de junho, cem anos desde sua primeira reunião, realizada em Chigaco. Para comemorar esse importante marco na história da instituição, diferentes projetos estão sendo realizados pelos clubes de Lions em todo o mundo, inclusive pelo clube de Tangará da Serra, com o objetivo de aguardar o próximo século de serviço.

Entre os projetos de Legado do Centenário à Comunidade, para marcar a presença do Lions no município, está a inauguração do Obelisco Padrão do Centenário.

Em Tangará da Serra, o monumento já foi confeccionado e sua inauguração está marcada para ocorrer no próximo sábado, dia 10 de junho.

De acordo com o presidente do clube, Carmo de Oliveira, o novo monumento comemorativo do Lions Clube Tangará da Serra será instalado na rotatória da Avenida Lions Internacional, com a Avenida Ismael José do Nascimento – um local de fácil acesso e de grande visibilidade no município, tanto para os munícipes, quanto para visitantes.

O Obelisco Padrão do Centenário foi confeccionado com uma estrutura em chapa de ferro, com cerca de 1,80 de altura, com a logomarca do Lions Clube Internacional acima, além de uma placa de identificação escrita ‘Legado do Centenário - Lions Clube Tangará da Serra’, assim como os demais já inaugurados em diferentes cidades do Múltiplo LB.

O novo modelo de monumento comemorativo foi aprovado em abril de 2013, durante Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LB, na ocasião presidido pelo CL Alfredo Murara Garcia, e, desde então, os clubes pertencentes ao Múltiplo LB trabalharam na atualização da marca.

Rodrigo Soares - Redação DS