Vacina contra HPV é ampliada para meninos de 11 a 14 anos

Em Mato Grosso, mais de 119 mil meninos devem ser vacinados contra HPV

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a ampliação na oferta de vacina contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Anteriormente a vacina contra a doença era disponibilizada em meninos de 12 e 13 anos. 

Em Tangará da Serra, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, desde o dia 12 de junho, as 18 Unidades de Saúde da Família já estão vacinando os meninos de 11 a 14 anos contra HPV. A autorização para ampliação da faixa etária, segundo a coordenadora, foi comunicada a Secretaria Municipal de Saúde no último dia 8 de junho, por meio de Nota Informativa emitida pela Coordenadora Geral Substituta do Programa Nacional de Imunização, Ana Maranhão.

Em Nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde informava que a partir de junho o Ministério da Saúde ampliaria a faixa etária da vacina HPV Quadrivalente para meninos, passando a disponibilizar essa vacina para a população masculina de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) no Calendário Nacional de Vacinação. “Essa ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência de Cânceres”, destaca a coordenadora, no documento, ao ressaltar que a vacinação em meninos contribui para o aumento da proteção também de meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos. 

MATO GROSSO - O estado de Mato Grosso tem 119,4 mil adolescentes do sexo masculino, entre 11 e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias), que devem ser vacinados contra HPV. A meta é imunizar 80% desse público, o que representa cerca de 95 mil jovens. O total de meninas no estado que fazem parte do público-alvo é 196 mil de crianças e jovens do sexo feminino com idade entre 9 e 15 anos, sendo que a meta também é 80%, correspondendo a 157 mil meninas. Desde o início da vacinação, em 2014, foram enviados 439 mil de doses ao estado para imunização contra HPV. 

A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 a 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Estado)

Fabíola Tormes - Redação DS