Parceria entre Agricultura e Empaer promove Dia de Campo em Tangará da Serra

Produção do Café Conilon melhorado e banana estão entre as ações desenvolvidas em parceria na unidade experimental

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Tangará da Serra, desenvolveram na unidade experimental da entidade o Dia de Campo, para apresentação da produção e pesquisas que são desenvolvidas no local.

De acordo com Arnaldo Luis Pereira, Coordenador Regional da Empaer, o Dia de Campo foi fundamental para a apresentação das tecnologias adotadas e que poderão ser utilizadas pela classe produtora. “O objetivo é trazer os produtores rurais, não só de Tangará, mas de toda a região, para verificar a pesquisa que a empresa vem desenvolvendo no Estado, principalmente a nível regional. Apresentamos algumas tecnologias na área da banana, do abacaxi, da mandioca e da batata doce, através de algumas variedades biocertificadas”, disse.

Segundo Pereira, o foco na realização do evento, esteve no produtor vinculado à Agricultura Familiar. “É interessante para que o produtor, através dessas tecnologias, principalmente para a Agricultura Familiar, possa absorver isso e começar a implantar em sua propriedade. O objetivo é divulgar essas tecnologias existentes e já pesquisadas pela Empaer, para que os produtores possam utilizar e assim obter melhor rendimento e qualidade de seu produto”, completou.

A Secretaria de Agricultura de Tangará da Serra tem estabelecida parceria com a Empaer. Atualmente os profissionais da Pasta trabalham numa produção alternativa de café. “Essa parceria vem desde o início do ano, montamos essa unidade demonstrativa e cultivamos material proveniente da Embrapa. Essa unidade engloba a parte de pesquisa e avaliação do material genético. Somente após essa avaliação e a deliberação da Embrapa é que estará disponível para o produtor. Aqui estamos produzindo café Conilon melhorado. Esse material atende regras de pesquisa, somente a partir do material avaliado, é que o produtor terá acesso”, explicou Kelvin Kabeya, Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura.

Além disso, o Município mantém uma parceria no cultivo da banana. “Essa parceria envolve além da Seapa e Empaer, a Unemat. O produtor local solicita a muda da banana e nossa equipe vai à sua propriedade e avalia o seu potencial. Se houver aptidão, esse produtor recebe assistência técnica no projeto”, concluiu o Engenheiro.

Assessoria de Imprensa