Tangará da Serra ultrapassa meta de vacinação contra a gripe

19.383 pessoas foram vacinadas em Tangará

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, encerrou na última sexta-feira, 9 de junho, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A campanha de imunização iniciou no dia 17 de abril e, neste período, 19.383 pessoas foram vacinadas em Tangará, o que corresponde a 90,03% do púbico alvo, que era de 21.520 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. “Foi muito trabalho e muito comprometimento”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, ao parabenizar todos os envolvidos. 

De acordo com dados fornecidos pela coordenadoria, até o dia 8 de junho, 90,29% das crianças foram a uma unidade de Saúde para tomar a vacina; 98,47% dos Trabalhador da Saúde; 82,86% das Gestantes; 99,46% das Puérperas; 90,93% dos Indígenas; 92,01% dos Idosos; 88,86% dos doentes crônicos; e 74,25% dos professores (único que ficou abaixo da meta, de forma individualizada). Porém, vale ressaltar, que esses dados podem aumentar, conforme novo levantamento. 

Em todo o país 46 milhões de brasileiros foram vacinados. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, além da população que não faz parte de nenhum desses públicos prioritários. O público-alvo da campanha, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 82,5% foram vacinados.

Campanha seguirá em Tangará somente aos privados de liberdade

Além disso, os profissionais reservaram uma quantidade às crianças que necessitarem da aplicação da segunda dose

Apesar da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ter encerrado na última sexta-feira, 9, para os grupos prioritários, e a Secretaria de Estado de Saúde ter anunciado o acesso a imunização a todas as pessoas, Tangará da Serra seguirá com a aplicação da vacina somente aos privados de liberdade. A equipe da Secretaria de Saúde fará durante esta semana a vacina no Centro de Detenção Provisória (CDP) e Cadeia Feminina, diante das doses destinadas a esse público previamente. 

Além disso, os profissionais reservaram uma quantidade às crianças que necessitarem da aplicação da segunda dose. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, essa medida é necessária para todas as crianças menores de cinco anos que tomaram a vacina pela primeira vez. “A segunda dose é 30 dias após a primeira”, explica a responsável, ao pedir que os pais fiquem atentos ao dia em que a criança recebeu a primeira vacina. É importante levar às unidades de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

ESTADO – Nas demais cidades de Mato Grosso, a vacina contra gripe está liberada a outros grupos desde ontem, 12. Estas pessoas terão acesso à imunização até o fim dos estoques nos municípios (caso haja estoque), não ocorrendo o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde.

No início da campanha, Mato Grosso recebeu 858 mil doses da vacina e até último levantamento foram vacinadas 537.539 pessoas do público-alvo, que representa o índice de cobertura vacinal de 79,23%.

Fabíola Tormes - Redação DS