ASR Tangará da Serra empossa nova diretoria

Josi Bernardi assumiu a presidência da ASR Tangará

A Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) – Casa da Amizade de Tangará da Serra, realizou na noite da última terça-feira, 27, a solenidade de posse de sua nova diretoria para a gestão 2017/2018.

A associada Joelma Figueiredo Coelho passou a presidência da entidade para Josenilda Alves dos Santos Bernardi. “Iniciamos hoje uma nova gestão, de muito trabalho, mas sinto fortalecida em acreditar que estarei ao lado de mulheres corajosas que não medem esforços para trabalhar em prol daqueles que necessitam”, declarou a nova presidente, ao destacar que nesta gestão um dos seus principais objetivos será o de ampliar os laços e “em parceria com minhas companheiros integrar mais esposas de rotarianos à Casa da Amizade (…) Nossa Casa é uma entidade colaboradora do Rotary e serão muito bem vindas”.

Associada a entidade há 15 anos e assumindo a presidência pela primeira vez, Joelma Coelho afirmou ter sido uma experiência engrandecedora. “Foi um ano de superação e de muito aprendizado”, resumiu Joelma Coelho, ao destacar diversas ações e projetos realizados ao longo desta gestão, em especial a tradicional Festa do Sorvete, assim o Baile de Máscara que rendeu um repasse de R$ 11 mil à Casa Transitória da Criança. “Esse foi o maior repasse realizado até hoje, graças a colaboração de todas as companheiras, assim como da sociedade que sempre nos ajudam”. O dinheiro foi simbolicamente entregue durante a cerimônia de posse. “Por fim gostaria de agradecer a todos pelo companheirismo e contribuição. Muito obrigado”.

Fabíola Tormes - Redação DS

Prefeito recebe Placa de Reconhecimento da empresa BRDU

A placa é uma forma de homenagear o Prefeito de Tangará da Serra pelos serviços que tem prestado ao Município ao longo de sua vida pública

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, recebeu na manhã desta quinta-feira, 29, em seu gabinete, as representantes da empresa BRDU (Brasil Desenvolvimento Urbano), Michele de Oliveira (Departamento de Marketing) e Vânia Salgado (Corretora de Imóveis). A visita teve como objetivo entregar ao Prefeito uma placa de reconhecimento e agradecimento pela parceria da Prefeitura Municipal com a empresa BRDU.

“A placa de reconhecimento e agradecimento é uma forma de reconhecermos a parceria da Prefeitura, através do Prefeito Fábio Junqueira, com a empresa BRDU no grande empreendimento que está sendo realizado no Município, o Loteamento Parque do Bosque. A placa deveria ter sido entregue no último dia 24, data em que foi realizado o descerramento da placa de inauguração da área de lazer do novo bairro, porém como não foi possível, estivemos no gabinete nesta manhã passando esta homenagem às mãos do Prefeito Fábio”, falou Michele de Oliveira.

“O Parque do Bosque é um grande empreendimento em Tangará da Serra. Uma conquista para o Município. O tangaraense aprovou esse loteamento, com uma grande e adequada estrutura. Nós da administração municipal ficamos muito satisfeitos quando acompanhamos o desenvolvimento da cidade através de iniciativas como essa. Na oportunidade fico muito feliz em receber da empresa esta placa de reconhecimento à nossa gestão, a homenagem recebida terá um lugar especial em nosso gabinete”, enfatizou o Prefeito.

Assessoria de Imprensa

“Não mando projeto para a Câmara para ser experimento”, afirma prefeito

Prefeito afirmou que houve um pré acordo com o Sserp

“Fiz reuniões com a diretoria do sindicato. Mantive o diálogo com o presidente várias vezes e expliquei que não daria para conceder um aumento substancial inclusive com a inflação. Expliquei que teria que fazer algumas correções que estão atravancando o sistema por conta de benefícios que não são apropriados. Não queríamos retirar direitos de quem já se estabilizou, mas sim parar de estabilizar para a frente. Houve concordância por meio dos diálogos. Já estou no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como vou dar RGA sem corrigir as distorções que existem?”. Essa foram as palavras do prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), ao explicar o porquê solicitou a retirada dos Projetos de Lei que seriam apreciados na Extraordinária dessa quarta-feira, 28.

Segundo Junqueira, ele se reuniu com os 14 vereadores de Tangará da Serra para explicar os motivos que fizeram o Executivo encaminhar propostas que abordaram a jornada de trabalho dos servidores públicos. “Os projetos são necessários para restituir a capacidade do Município a implantar novas creches, implantar o centro cirúrgico do hospital, melhorar a RGA, entre outras coisas”, enfatizou.

“Tive diálogo com o Sindicato, houve um pré acordo. Mandei o projeto para a Câmara, o presidente da categoria reclamou e então fiz melhorias antes de reenviar. Contudo, fizeram muita pressão em cima dos vereadores, então eu não poderia correr o risco de aprovarem o projeto da RGA e rejeitarem os outros, então essa foi a questão. Não mando projeto para a Câmara para ser experimento. Eu não poderia ter deixado o projeto da RGA lá, se não os vereadores poderiam aprová-lo e reprovar os outros. No caso, o Município ficaria com muitas despesas, ficaria impossibilitado”, finalizou o prefeito.

Rodrigo Soares - Redação DS

Parceria entre Agricultura e Empaer promove Dia de Campo em Tangará da Serra

Produção do Café Conilon melhorado e banana estão entre as ações desenvolvidas em parceria na unidade experimental

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) juntamente com os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Tangará da Serra, desenvolveram na unidade experimental da entidade o Dia de Campo, para apresentação da produção e pesquisas que são desenvolvidas no local.

De acordo com Arnaldo Luis Pereira, Coordenador Regional da Empaer, o Dia de Campo foi fundamental para a apresentação das tecnologias adotadas e que poderão ser utilizadas pela classe produtora. “O objetivo é trazer os produtores rurais, não só de Tangará, mas de toda a região, para verificar a pesquisa que a empresa vem desenvolvendo no Estado, principalmente a nível regional. Apresentamos algumas tecnologias na área da banana, do abacaxi, da mandioca e da batata doce, através de algumas variedades biocertificadas”, disse.

Segundo Pereira, o foco na realização do evento, esteve no produtor vinculado à Agricultura Familiar. “É interessante para que o produtor, através dessas tecnologias, principalmente para a Agricultura Familiar, possa absorver isso e começar a implantar em sua propriedade. O objetivo é divulgar essas tecnologias existentes e já pesquisadas pela Empaer, para que os produtores possam utilizar e assim obter melhor rendimento e qualidade de seu produto”, completou.

A Secretaria de Agricultura de Tangará da Serra tem estabelecida parceria com a Empaer. Atualmente os profissionais da Pasta trabalham numa produção alternativa de café. “Essa parceria vem desde o início do ano, montamos essa unidade demonstrativa e cultivamos material proveniente da Embrapa. Essa unidade engloba a parte de pesquisa e avaliação do material genético. Somente após essa avaliação e a deliberação da Embrapa é que estará disponível para o produtor. Aqui estamos produzindo café Conilon melhorado. Esse material atende regras de pesquisa, somente a partir do material avaliado, é que o produtor terá acesso”, explicou Kelvin Kabeya, Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura.

Além disso, o Município mantém uma parceria no cultivo da banana. “Essa parceria envolve além da Seapa e Empaer, a Unemat. O produtor local solicita a muda da banana e nossa equipe vai à sua propriedade e avalia o seu potencial. Se houver aptidão, esse produtor recebe assistência técnica no projeto”, concluiu o Engenheiro.

Assessoria de Imprensa

Prefeitura inicia cascalhamento da estrada de acesso a Escola Agrícola

Prefeito Fábio Junqueira acompanhou o trabalha da Secretaria de Infraestrutura

Na tarde desta quarta-feira, 28, o Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, esteve acompanhando o andamento das obras de cascalhamento da estrada de acesso ao Centro Municipal de Ensino (CME) Ulisses Guimarães – a Escola Agrícola. O Chefe do Poder Executivo esteve com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Selton José Vieira.

O cascalhamento da estrada corresponde a dois quilômetros, entrando pela MT 480, concluindo na entrada da Escola Agrícola. “A equipe da Sinfra está trabalhando com o maquinário no local. Verificamos a necessidade de cascalhamento dessa estrada, atendendo inclusive a uma demanda apresentada pela comunidade. Esse cascalhamento melhora consideravelmente o tráfego nessa região”, destacou o Secretário de Infraestrutura.

Fábio Junqueira vistoriou a obra e falou de sua importância, inclusive, para o acesso a área urbana do Município para quem vem daquela região, bem como para o escoamento da produção e para a utilização da comunidade escolas da Escola Agrícola.

“Tangará da Serra é uma cidade que possui forte potencial agrícola. Dotar nossas estradas de condições de utilização tem sido uma constante da nossa gestão. Trabalhamos para recuperar e melhorar as estradas municipais e isso inclusive é tema corrente de elogios por parte da comunidade rural do Município”, salientou o Prefeito.

Assessoria de Imprensa

1ª Campeonato Indígena terá 33 equipes

São 20 no masculino e 13 no feminino

Aconteceu na última segunda-feira, 26, o Congresso Técnico do Campeonato Indígena Haliti-Paresí-Kozarene, que será realizado pela Secretaria Municipal de Esportes de Tangará da Serra.

Com disputas no masculino e feminino, ao todo a competição reunirá 33 equipes em ambas as categorias.

“Este é o primeiro campeonato municipal da comunidade indígena, a base de apoio vai ser a aldeia Rio Verde. Nós iniciaremos os jogos já no dia 08 com seis partidas tanto no masculino, quanto no feminino”, destacou o Secretário de Esportes, Wellington Bezerra.

De acordo com Cléuvis Fontana, popular Bocão, que é um dos organizadores da competição, o encontro serviu para definir as formas de disputa.

“No masculino são 20 equipes divididas em quatro chaves, com cinco equipes em cada chave. Vai ter início no dia 08 de julho. No feminino, serão 13 equipes divididas em três chaves. Duas de quatro times e uma de cinco”, afirmou Bocão.

Até o fechamento desta edição, a tabela completa não foi divulgada pela organização. Ao longo desta semana, o DS dará mais detalhes sobre grupos e equipes que participarão da competição.

Paulo César Desidério - Redação DS

Sinfra realiza recapeamento de ruas na região central de Tangará da Serra

Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando o recapeamento de 15 quadras

Visando melhorar a trafegabilidade na região central de Tangará da Serra a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) está realizando o recapeamento de 15 quadras. De acordo com o Secretário, Selton José Vieira, o objetivo é recuperar a malha viária da região, o que beneficia o comércio e melhora as condições do trânsito nos locais.

O Secretário informou ainda que dentro do cronograma de recuperação da malha viária através do recapeamento de vias, estão sendo beneficiadas inicialmente cerca de 15 mil metros quadrados de ruas, o equivalente, segundo ele, a 15 quadras. “O investimento do Município nessa recuperação é de R$ 473 mil para recapear esses pontos da cidade”, informou.

Selton Viera frisou que entre os principais pontos que estão sendo recuperados, estão a região do Sicred da rua 19, a parte dos fundos da rua 10 no Jardim Shangri-la, o entorno da rodoviária com cerca de três quadras, além da recuperação já realizada da rua 3 A seguindo a Avenida Tancredo Neves até o Big Master, bem como o acesso ao Banco do Brasil, na rua 4, região central da cidade.

“Sabemos que esse tipo de recuperação causa transtornos, ruas são fechadas, o trânsito acaba sofrendo alterações temporárias, mas pedimos a compreensão da sociedade no sentido de que estamos fazendo o melhor possível para beneficiar a todos e promover as melhorias necessárias em nosso Município”, concluiu o Secretário.

Assessoria de Imprensa

Tangará da Serra recebe mais cinco médicos do Programa Mais Médicos

Prefeito recepcionou médicos cubanos que atuarão nas Unidades de Saúde do Município

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra anunciou a chegada de mais cinco médicos provenientes do Programa Mais Médicos, do qual o Município se cadastrou junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde. A recepção aos novos profissionais, que são cubanos, aconteceu nesta segunda-feira, 26, no gabinete do Prefeito Fábio Martins Junqueira.

Acompanhados do Secretário de Saúde, Itamar Martins Bonfim e da Coordenadora da Atenção Básica, Luciléia Rodrigues, os médicos se reuniram com o Prefeito, que lhes fez um pedido especial. “São profissionais altamente capacitados, tenho certeza que exercerão a medicina com muita responsabilidade, qualidade e compromisso. Mas fiz um pedido especial, que tratem os tangaraenses com muito amor. Um paciente que recebe o atendimento técnico, mas com um tratamento amoroso, tenho certeza, deixa a unidade com muito mais satisfação”, salientou o Chefe do Poder Executivo.

Os médicos que atuarão somados aos demais profissionais que já estão em Tangará da Serra desde a adesão ao projeto são: Indira Piedra, Lidise Gomez, Maynelis Chaves, Osdelmis Flores e Yunier Rodriguez. “São três mulheres e dois homens. Todos cubanos e clínicos gerais que serão distribuídos em nossas unidades”, informou o Secretário. 

Assessoria de Imprensa

Prefeito envia à Câmara Projeto que concede 6,28% de RGA aos servidores

Fábio Junqueira encaminhou projeto à Câmara Municipal

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei Ordinária número 090/2017 que dispõe sobre a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos do Município. O projeto estabelece a concessão de revisão de 4,48% retroativo a 1º de maio de 2017 sobre a remuneração dos servidores.

De acordo com o texto do projeto, o índice de revisão de que trata a Lei é referente à reposição de perdas inflacionárias do período de abril de 2016 a março de 2017, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Além disso, o projeto encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara, estabelece que será concedido a partir de 1º de outubro de 2017 mais 1,80% de aumento salarial aos servidores públicos municipais.

“O Projeto da RGA foi discutido com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos, exatamente para mostrar que estamos promovendo os esforços significativos. Estamos no limite de gastos com pessoal, precisamos fazer algumas adequações para que possamos ter meios para criar as condições para contratar os novos cargos necessários para a Educação, por exemplo, para a implantação da nova creche do Vale do Sol, mas não tenho limite para a criação desses cargos nesse momento. Estamos dando a RGA, mas estamos propondo que cheguemos a um entendimento a respeito dessa necessidade de contratação de pessoal para implantação de creches, do Centro Cirúrgico do Hospital, de Unidades de Saúde e de estruturação dos demais setores”, explicou Junqueira.

Assessoria de Imprensa

Rede estadual de consumo seguro e saúde alerta para riscos de acidentes

Dados do Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT) indicam que 40% das intoxicações domésticas, entre crianças, ocorrem por uso incorreto de medicamentos. Também são comuns intoxicações alimentares, por cosméticos, bebidas e ainda por brinquedos. Desde 2013 o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) faz o monitoramento dos acidentes de consumo no Brasil, através do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

O Lacen faz parte da Rede Estadual de Consumo Seguro em Saúde, junto com a Vigilância Sanitária do Estado (SES/MT), Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), Procon-MT, Procon Municipal de Várzea Grande, Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Corpo de Bombeiros Militar, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Sociedade Mato-grossense de Pediatria e a Delegacia do Consumidor (Decon). Os órgãos atuam sob a coordenação do Ipem-MT.

A Rede tem como objetivo contribuir com a conformação e consolidação dos sistemas nacionais e regionais destinados a fortalecer a segurança dos produtos e, desta forma, proteger a saúde dos consumidores, pela detecção rápida e ação coordenada a fim de evitar a entrada de produtos de consumo inseguros nos mercados das Américas, informou Juliana Almeida Silva Fernandes, coordenadora de Vigilância Sanitária do estado.

O Brasil é uma das referências na articulação e promoção de ações de monitoramento da segurança de produtos e serviços e na proteção da saúde e segurança dos consumidores.

Estima-se que sejam gastos, no mundo, anualmente, cerca de 1 trilhão de dólares com o tratamento de vítimas e mortes provocadas por acidentes envolvendo produtos de consumo e os acidentes domésticos. Estes, aliás, são as causas principais de mortalidade e morbidade infantil no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A articulação entre os órgãos da Rede contribui para a cooperação técnica e o compartilhamento de informações sobre o problema, tendo como base o esforço continental que existe desde 2010, conhecido como Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas, coordenada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPS).

A Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos foi instituída pela Lei Estadual 10.266 de 10/02/2015 com objetivo de disseminar a importância da prevenção de acidentes. Coincidentemente, a semana de junho antecede as férias escolares, período no qual as crianças permanecem mais tempo em casa. Mas as orientações são feitas antes das férias escolares e, desde janeiro de 2014, no Estado são realizadas ações de orientação aos alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de prevenir esses acidentes domésticos aos quais as crianças estão suscetíveis, principalmente durante as férias escolares.

Estatísticas no Brasil

Os acidentes domésticos são responsáveis por um grande número de mortes de crianças no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cada ano são registradas 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas desse tipo de acidente.

Já a ONG Criança Segura registra que 90% dos acidentes domésticos podem ser evitados pelos pais ou responsáveis, a partir de mudanças simples dentro de casa. A adoção de simples medidas preventivas é a melhor forma de evitar acidentes domésticos e fazer com que as crianças possam brincar e viver de forma segura, sem que se machuquem e que sejam vítimas muitas vezes fatais.

A Rede estadual de consumo seguro e saúde orienta aos pais que relatem os casos de acidentes domésticos para a Vigilância Sanitária do seu município ou do Estado e aos demais órgãos credenciados. “A notificação é obrigatória e tem por objetivo resguardar o direito do consumidor ao consumo seguro”, salientou Juliana Almeida Silva Fernandes.

Rose Velasco | SES/MT

Secretaria de Saúde entrega uniformes para Servidores da UPA e do Hospital Municipal

O Vice-Prefeito Renato Gouveia, Secretário Municipal de Saúde e servidores estiveram presentes

Na última sexta-feira 23/06 nas dependências do Hospital Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra fez a entrega de 58 uniformes doados para 29 funcionários da Unidade de Pronto Atendimento-UPA e do Hospital Municipal de Tangará da Serra. Servidores da recepção, vigias, motoristas, tec. em imobilização ortopética, e serviços gerais da UPA e da recepção do Hospital Municipal Municipal foram beneficiados.

Para o Vice-Prefeito Renato Gouveia, que representou o Prefeito Fábio Junqueira, essa ação do Executivo tangaraense representa um passo na humanização e valorização do ambiente de trabalho e dos servidores da área de saúde da nossa cidade.

O Secretário de Saúde Itamar Martins Bonfim, elogiou a parceria dos Apoiadores que colaboraram com a ação e assegurou que mais parcerias estão sendo firmadas para que tal benefício seja estendido aos demais servidores.

Prestigiaram a entrega dos uniformes, médicos, coordenadores e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra.

Humberto Ferreira - Redação

Alistamento Militar termina no próximo dia 30 para jovens nascidos em 1999

Secretário e Adjunto, ao lado do quadro do Patrono da Junta Militar Brasileira, Olavo Bilac

O prazo para o alistamento militar deste ano vai até 30 de junho. Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) para se inscrever. A Junta está localizada na Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, na sala da Ouvidoria do Município.

De acordo com o Secretário da Junta Militar em Tangará, Marcos Dione de Oliveira, o alistamento também pode ser feito pela internet, através do site http://www.alistamento.eb.mil.br. “O alistamento é obrigatório e, sem ele, o rapaz fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar”, explicou.

O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento. Durante a seleção geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas.

DOCUMENTOS – Os documentos necessários para efetivação do alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço militar.

Assessoria de Imprensa

Primeira Dama recebe alimentos arrecadados em parceria da Sala da Mulher com Unemat

As cestas básicas arrecadadas foram armazenadas no Depósito Municipal

A Primeira Dama de Tangará da Serra, Coordenadora voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, recebeu doações de cestas básicas arrecadadas através de uma parceria estabelecida entre a entidade que coordena e alunos do professor Luiz Alfredo Pacheco, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

As cestas básicas arrecadadas foram armazenadas no Depósito Municipal e serão distribuídas para entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Tangará da Serra. “Essas entidades e associações são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Existe todo um trabalho de acompanhamento dos trabalhos que desenvolvem e o Município sempre é parceiro”, destacou a Primeira Dama.

O Prefeito, Fábio Martins Junqueira, participou da entrega dos alimentos doados pelo Projeto Criança Feliz, da Unemat, que tem como parceira a Sala da Mulher. Junqueira parabenizou o Professor pela iniciativa, elogiando também a atuação da Sala da Mulher, coordenada pela Primeira Dama.

“É uma ação desenvolvida através de uma parceria profícua e só quem ganha é a comunidade carente que necessita desse respaldo. Essa parceira envolvendo o Poder Público é de fundamental importância, considerando que é feita com um único objetivo, atender a quem mais precisa”, pontuou o Chefe do Poder Executivo.

Assessoria de Imprensa

Pôr do sol na ETA de Tangará da Serra chama atenção por sua beleza

Beleza da natureza registrada em imagens e os números que mostram a capacidade de funcionamento da Estação de Tratamento de Água em Tangará da Serra

O pôr do sol na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Tangará da Serra tem atraído olhares admirados com a tamanha beleza do lugar. Fotógrafos profissionais e amadores registram quase que diariamente imagens das represas, abastecidas. O local, que em 2016, foi tomado pela seca decorrente da maior estiagem da história do Município, hoje, é contemplado.

“Deus está presente em cada detalhe. O que vemos hoje na Estação de Tratamento de Água é o resultado da esperança do tangaraense de dias melhores, do esforço da gestão pública em solucionar um problema grave gerado pela grande estiagem e acima de tudo da fé de cada um”, destacou o Prefeito, Fábio Martins Junqueira.

Para solucionar a questão da falta de água em decorrência do longo período de estiagem enfrentado por Tangará da Serra, a gestão do Prefeito Fábio Junqueira construiu 320 mil metros quadrados de represas com capacidade para armazenamento de 1 bilhão e meio de litros de água. Além disso, na ETA, outra represa detinha capacidade de armazenamento de 170 milhões de litros de água, com 35 mil metros quadrados.

Com um processo industrial, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), dirigido por Wesley Lopes Torres, efetua a distribuição de 24 milhões de litros de água por dia em Tangará da Serra. “É um processo industrial de ação somado à beleza proporcionada pela natureza, tudo registrado diariamente no por do sol visto da nossa ETA”, concluiu Wesley Torres.

Assessoria de Imprensa

Realizada reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural de Tangará da Serra

Conselho é composto por entidades representativas que atuam diretamente no campo

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, na sala da Mulher, anexo ao gabinete do Prefeito, reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Nela estiveram presentes os representantes que fazem parte do Conselho.

O CMDRS é composto por 16 membros, entre titulares e suplentes e tem por objetivo debater as políticas públicas para desenvolvimento sustentável do campo. É composto por entidades representativas que atuam diretamente no campo. O CMDRS é o principal controle social dentro das políticas públicas para agricultura familiar e será fundamental para a ampliação dos debates e aprovações de ações voltadas exclusivamente para o homem do campo.

O Presidente e Secretário Municipal de Agricultura Ander Santos esteve presente e seguindo uma pauta pré-estabelecida tratou de inúmeros assuntos que referem-se a atuação do Conselho, como a Eleição da nova Diretoria, visita técnica sobre diversificação de cultura para a agricultura familiar, Formação de Conselheiros e sobre a Minuta da resolução do CMDRS e a lista de documentos necessários para aprovação dos pretendentes a aquisição de áreas rurais nos projetos de crédito fundiário.

Ao final ficou determinado que a próxima reunião acontecerá no próximo dia 10/07 as 09h00 em local a ser determinado. Houve a distribuição de mudas de plantas aos presentes.

Humberto Ferreira - Redação

​Tenistas de Tangará participam de campeonato em Cuiabá neste final de semana

A 6ª Etapa do Circuito Estadual de Tênis, o torneio Copa Borges Veículos, está sendo realizada de 21 a 25 de junho, no Cuiabá Tênis Clube, em Cuiabá.

De acordo com informações da assessoria do evento, mais de 250 competidores estão inscritos.

De Tangará da Serra, cerca de 12 tenistas vão participar da disputa a partir desta sexta-feira (23), em várias categorias. Em entrevista à Pioneira, um dos organizadores da equipe, o tenista Amilton Divino Alves, mais conhecido como Tucano, falou a respeito da competição.

“Estamos indo para Cuiabá participar do torneio estadual com uma turma de Tangará da Serra. O evento começou na quarta-feira e o pessoal de outras cidades disputam a partir sexta-feira. Estamos indo com várias categorias para participar. Na classe acima de 35 anos está indo o Marcelo da Carrara, Luiz Henrique Saad e eu. Na Pró vai o Prof. Marcos; na categoria 08 anos vai o meu filho João Gabriel; na de 10 anos vai a minha filha Lara Gabriela; na 1ª Classe Feminino vai a minha esposa Débora; na 3ª Classe vai o Gustavo Brid; na 1ª Classe especial vai o Marcio Birila e na categoria 14 anos vai o Arthur Kumbuca. Terão mais ou menos 12 participantes de Tangará da Serra”, disse.

Tucano destacou ainda que a intenção da equipe é realizar uma etapa do campeonato estadual em Tangará da Serra futuramente. “Estamos nos reunindo com os professores para trazer uma etapa do Estadual para Tangará futuramente, talvez no ano que vem. Vamos tentar uma parceria com a Secretaria para trazer o estadual para cá. Já fazem 26 anos que treinamos com essa mesma turma no Tangará Tênis Club”, finalizou.

Aline Schwaab - Redação Rádio Pioneira

OAB promove palestra sobre combate às drogas

Evento teve teatro, explicações técnicas e esclarecimento de dúvidas

Na noite da última quarta-feira, 21, a Comissão de Assuntos Sociais da 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), promoveu uma palestra para 200 alunos, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Antônio Casagrande.

Com o tema ‘Prevenção e combate ao consumo de drogas ilícitas’, o auditório da OAB ficou lotado e quem estava presente pôde ouvir explanações sobre o assunto. Uma advogada falou sobre a lei e seus detalhes relacionados a penas por uso, tráfico e demais desdobramentos. Um biólogo esclareceu dúvidas sobre o que o consumo de drogas pode provocar no organismo humano.

“Essa ação é mais um ato promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil de Tangará da Serra, buscando disseminar conhecimento e práticas a favor do combate ao consumo de drogas. O público interagiu bastante com os palestrantes, onde houveram perguntas, questionamentos acerca da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, haja vista que esse mal não atinge só os adultos e isso gera consequências sociais e jurídicas”, destacou o presidente da subseção em Tangará, Kleiton Carvalho.

“Como nós sempre colocamos como bandeira, a OAB estará defendendo as questões sociais, auxiliando na propagação do conhecimento e ações que possam trazer melhores condições para as pessoas de um modo geral”, acrescentou.

Conforme o vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Dr. José Maria Barbosa, a entidade está à disposição para realizar eventos semelhantes, inclusive sobre diferentes temáticas como a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

“Toda e qualquer instituição, seja pública ou seja privada, seja de ensino ou de apoio, que tiver intenção de receber eventos de qualquer natureza, basta entrar em contato com a OAB, demonstrar o interesse, conversar com a Comissão de Assuntos Sociais, que nós podemos levar os alunos até a OAB e levar a OAB até a escola ou instituição”, ressaltou Barbosa.

Paulo César Desidério - Redação DS

Primeira Dama prestigia encerramento de capacitação da Assistência Social

Helena Simões Matias Junqueira acompanhou o encerramento do curso de capacitação profissional

A Primeira Dama de Tangará da Serra e Coordenadora voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, acompanhou o encerramento do curso de capacitação profissional para confecção de bolo no pote, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O encerramento do curso aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Rio Preto e reuniu a turma que participou da capacitação e as coordenadoras dos CRAS. “É uma satisfação muito grande ver que um número relevante de pessoas participa dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social”, destacou a Primeira Dama.

Helena Junqueira também falou da criação de possibilidades de inserção no mercado de trabalho através dos cursos desenvolvidos pela Secretaria. “Essas pessoas saem daqui capacitadas, com uma opção a mais de atuação no mercado de trabalho. Podem abrir seu próprio negócio ou mesmo trabalhar se utilizando da capacitação adquirida através do curso”, salientou.

Diego Soares - Assessoria de Imprensa

Vacina contra HPV é ampliada para meninos de 11 a 14 anos

Em Mato Grosso, mais de 119 mil meninos devem ser vacinados contra HPV

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a ampliação na oferta de vacina contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Anteriormente a vacina contra a doença era disponibilizada em meninos de 12 e 13 anos. 

Em Tangará da Serra, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, desde o dia 12 de junho, as 18 Unidades de Saúde da Família já estão vacinando os meninos de 11 a 14 anos contra HPV. A autorização para ampliação da faixa etária, segundo a coordenadora, foi comunicada a Secretaria Municipal de Saúde no último dia 8 de junho, por meio de Nota Informativa emitida pela Coordenadora Geral Substituta do Programa Nacional de Imunização, Ana Maranhão.

Em Nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde informava que a partir de junho o Ministério da Saúde ampliaria a faixa etária da vacina HPV Quadrivalente para meninos, passando a disponibilizar essa vacina para a população masculina de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) no Calendário Nacional de Vacinação. “Essa ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência de Cânceres”, destaca a coordenadora, no documento, ao ressaltar que a vacinação em meninos contribui para o aumento da proteção também de meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos. 

Unemat realiza vestibular em 14 cidades no domingo (25.06)

As provas terão início às 8 horas e se estenderão até às 13 horas

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza, no domingo (25.06), as provas do Vestibular 2017/2 em 14 cidades mato-grossenses: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As provas terão início às 8 horas e se estenderão até às 13 horas. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para início, já que os portões dos estabelecimentos serão fechados, impreterivelmente, às 8 horas. Não será permitido ingresso de candidatos ao local de após esse horário.

Os vestibulandos podem conferir o nome do estabelecimento, endereço e sala onde farão as provas no site www.unemat.br/vestibular, por meio de consulta individual, contendo nome, número do documento de identidade, curso pretendido, opção de língua e vaga.

O vestibular compreende duas fases, em etapa única: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.

Tangará Auto Show acontece nesta sexta-feira com organização do SEBRAE

O evento terá lugar no auditório da ACITS, sexta-feira (23) às 19:00 trazendo para Tangará da Serra o renomado palestrante Sidnei Oliveira, expert em conflitos de gerações.

É a segunda edição do evento, com demandas dos próprios empresários do setor.

Lévender Matos, Consultor do SEBRAE Tangará explica que o evento Tangará Auto Show é voltado para empresários, gestores, técnicos e colaboradores de empresas mecânicas e elétricas, envolvidas com o setor de autopeças. “Preparamos um evento rápido e prático, em apenas um dia para este setor. Nesta sexta-feira, a partir das 19:00 teremos a abertura do Tangará Auto Show, com a Tec Show motores 3 cilindros, falando sobre inovação e tecnologia. É voltado para esta nova demanda que em breve estará entrando nas mecânicas”, destacou ele.

Semana Literária reúne escritores mato-grossenses em Tangará

Durante o evento, os escritores apresentaram aos acadêmicos seus livros lançados recentemente

O núcleo de pequisa, Wlademir Dias Pino em parceria com o Departamento de Letras e o programa de Pós Graduação em estudos Literários da Universidade de Mato Grosso (Unemat), promoveu na tarde de ontem, 20, o evento Palavras em Trânsito: Rosas roubadas, simulacros e memória na ficção brasileira, que aconteceu no auditório da Universidade, campus, Tangará da Serra.

O evento contou com a presença dos escritores Eduardo Mahon, Cristina Campos, Ivens Scaff e a crítica literária, Olga Maria Castrillon Mendes, ambos membros da Academia Mato grossense de Letras de Mato Grosso e todos foram unânimes em enaltecer os relevantes serviços da Universidade para com o município, bem como o incentivo na divulgação das obras de escritores mato-grossenses.

DS recebe homenagem na Câmara pelo Projeto Tangará Minha Cidade

Projeto do Diário da Serra foi reconhecido pela Câmara Municipal

O Jornal Diário da Serra recebeu na tarde dessa terça-feira, dia 20 de junho, uma Moção de Congratulações, Reconhecimento e Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores, devido a realização do Projeto Tangará Minha Cidade. De acordo com o autor da homenagem, vereador Maurizan Godói, o projeto merece ser reconhecido pelo Legislativo tangaraense, pois através dele as belezas do município foram reveladas pela perspectiva de seus habitantes. “Eu tô muito emocionado, com muita satisfação em proporcionar essa moção. O Diário da Serra é um jornal verdadeiro e de referência, que leva as notícias dos vereadores e de Tangará em geral. O Diário da Serra é de uma família verdadeira e honesta, então mais que merecida essa homenagem”, comentou o parlamentar, ao lembrar que a segunda edição do projeto alcançou um público superior a 96 mil pessoas na fanpage do DS.

Para a diretora de jornalismo do Diário da Serra e coordenadora do Tangará Minha Cidade, Fabíola Tormes, a equipe envolvida no projeto fica lisonjeada com o reconhecimento proporcionado pelo Legislativo. “Estamos extremamente felizes com essa Moção de Aplausos. Nosso projeto foi bem aceito pela população, que tem participado assiduamente nessas duas primeiras edições, sendo um sucesso. Agradecemos ao vereador Maurizan Godói pelo reconhecimento”, afirmou, ao estender a Moção de Aplausos a todos os participantes que enviaram fotografias para o projeto.
Lançada no dia 23 de janeiro, a segunda edição do projeto recebeu durante três meses diferentes fotos dos tangaraenses retratando as belezas de Tangará, cada um com sua visão particular deste município.

Rodrigo Soares - Redação DS

Escolas Municipais

ENSINO FUNDAMENTAL

CME Antenor Soares
Av. Brasil, 1310-W - Jd. Atlântida
Fone: (065) 3311-5126
Cel: (065) 99997-9741
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Ayrton Senna
Av. Tancredo Neves, 844-N - Jd. Tanaka
Fone: (065) 3311-5135
Cel: (065) 9 9994-1397
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Décio Burali
Rua Cisne s/n - Alto da Boa Vista
Fone: (065) 3311-5190
Cel: (065) 9 9923-0667
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Dom Bosco
Av. Ismael J. do Nascimento, 2175-W - Jd. Tangará II
Fones: (065) 3311-5161
Cel: (065) 9 9218-9301
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Fábio Diniz Junqueira
Av. das Amoreiras, 2519-S - Jd. dos Ipês
Fone: (065) 3311-5170
Cel: (065) 8438-2236
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Gentila S. Muraro
Rua 70A nº 475-W - Jd. San Diego
Fones: (65) 3311-5162 / 9676-7977
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Joana D'Arc
Rua 31 nº 1635-S - Jd. Tapirapuã
Fones: 3311-5136 / 9957-6469
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Prof. José Nodari
Av. Ismael J. do Nascimento, 1374-W - Tangará I
Fone: (065) 3311-5163
Cel: (065) 9912-4991
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Profa. Jucileide Praxedes
Gleba Triângulo - Corta Vara II
Fones: (65) 9991-9891 / 99226-8654
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Sílvio Paternez
Rua 11A nº 1209-S - Jd. Sta. Izabel
Fones: (65) 3311-5137 / 9904-9741
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CMAE Ulisses Guimarães
Estrada do Mutum Km 10 - Comunidade Belo Horizonte
Fones: (65) 9987-1279
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CMEE Profa. Isoldi Stork
Rua 07 s/n - Bairro Santa Lúcia
Fones: (065) 3311-5138
Cel: (065) 99945-8608
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

EDUCAÇÃO INFANTIL

CME Atacílio de Souza (Creche)
Rua Paraná esq. c/Rua 20 - Jd. Paulista
Fone: (065) 3326-5848
Cel: (065) 8405-4045
E-mail: [email protected]
CEP: 78300-000 
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Cecília Maria de Barcellos
Rua 13 esq. c/Rua 18 s/n - Jd. Atlântida 
Fone: (065) 3326-5473
Cel: (065) 9961-4247
E-mail: [email protected] 
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Diva Martins Junqueira
Rua Diva Martins Junqueira, 136-W - Distrito de Progresso 
Fone: (65) 3327-1335
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Dona Mariquinha Tavares
Rua 30 esq. c/Ruas 15A e 17A  - Jd. Califórnia
Fone: (065) 9951-8689
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Futuro Brilhante (Creche)
Rua 43 nº 880-S - Jd. Santa Marta
Fone: (065) 3311-5180
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Irmã Maris Stella (Creche)
Rua José Mariano s/n - Vila Horizonte
Fone: (065) 3311-5127
Cel: (065) 99604-2054
E-mail:[email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Jesu Pimenta de Sousa (Creche)
Rua 130 nº 639-N - Altos do Tarumã
Fone: (065) (065) 3325-0931
Cel: (065) 9613-4136
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Maria Arlene Neves (Creche)
Rua 7 esq. 32 - Jd. Eldorado
Fone: (065) 3311-5118
Cel: (065) 9931-3481
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Prof. João Maria do Nascimento Filho
Rua 6A nº 1920-S - Jd. São Luis
Fone: (065) 3326-0057
Cel: (065) 98425-5796
E-mail: c[email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Tânia Arantes Junqueira
Rua José Corsino, 1037-W - Jd. do Lago
Fone: (065) 3326-5204
Cel: (065) 9691-6915
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

CME Tia Lina
Rua 10 nº 608-W - Vila Esmeralda
Fone: (065) 3311-5160
Cel: (065) 99642-4838
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Aprovado PL que trata da isenção de ICMS de equipamentos para deficientes

Saturnino: “Queremos com essa proposição criar instrumentos para garantir o direito Constitucional de ir e vir”

Os equipamentos possuem um alto valor, como também, uma carga tributária que impossibilita sua aquisição por pessoas com deficiências de baixa renda.

Projeto de Lei nº 53/2017 que visa à isenção da carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), em equipamentos de adaptação, acessibilidade e locomoção para pessoas com deficiência física, mental ou visual em Mato Grosso de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB), foi aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT).

De acordo com a propositura, algumas pessoas, por vários motivos, são privadas desse direito, seja por conta da falta de condições financeiras, ou outros motivos, precisam dessa isenção para obter os equipamentos necessários para sua sobrevivência. “A maioria das pessoas com deficiências físicas, mentais e visuais necessitam de tratamentos especializados que custam caro. A família do deficiente, bem como, outras pessoas dispostas a fazerem caridades muitas vezes ajuda, mais infelizmente, essa ajuda não é suficiente para dar uma vida digna ao deficiente”, declarou Saturnino. 

Os equipamentos, tais como: cadeira de rodas, prótese, aparelhos ortopédicos e outros, possuem um alto valor, como também, uma carga tributária que impossibilita sua aquisição por pessoas com deficiências de baixa renda, que é o caso da grande maioria.

Os portadores de qualquer tipo de deficiência acabam sofrendo certa discriminação, o que os impossibilitam de terem emprego, agravando ainda mais sua condição financeira. “Queremos com essa proposição criar instrumentos para garantir o direito Constitucional de ir e vir, bem como, da dignidade da pessoa humana”, disse o parlamentar.

Por ROSANGELA MILLES - Assessoria de Gabinete

STJ restabelece todas as atribuições do Cartório do 1º Ofício

O Cartório do 1º Ofício passa a atender a população em novas instalações

Para melhor atender a população, a partir de hoje, dia 19, o Cartório do 1º Ofício passa a atender em novas instalações na Avenida Ismael José do Nascimento, 610-W, Jardim Santa Lúcia

A partir desta segunda-feira, dia 19 de junho, o Cartório do 1º Ofício de Tangará da Serra passa a atender a população em novo local e com todas as atribuições restabelecidas.

Após a entrada em vigor da Lei Estadual nº 9.669-2011, as atribuições de tabelionato de notas (lavratura de escrituras públicas), protestos de títulos mercantis e pessoas jurídicas, deixaram de ser atribuição do Cartório do 1º Ofício, passando ao Cartório do 2º Ofício.

Porém, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça decidiu em sede de recurso que a Lei Estadual n 9.669-2011 não se aplica ao Cartório do 1º Ofício, restabelecendo todas as atividades.

Segundo os advogados do Cartório do 1º Ofício de Tangará da Serra “o Conselho Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Mato, composto por todos os Desembargadores, por maioria, negaram o mandado de segurança impetrado com o argumento de que o Cartório do 1º Ofício não devia cumprir a Lei Estadual n 9.669;2011, sendo necessário a interposição de recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde a decisão do TJMT foi reformada com parecer favorável do Ministério Público Federal (RMS 44438;MT), declarando que a lei estadual não se aplica ao Cartório do 1º Ofício e, como consequência, manteve todas atribuições que sempre foram exercidas desde a década de 80”.

NOVO ENDEREÇO – Para melhor atender a população, a partir de hoje, dia 19, o Cartório do 1º Ofício passa a atender em novas instalações na Avenida Ismael José do Nascimento, 610-W, Jardim Santa Lúcia.

Assessoria

Obras da Creche do Vale do Sol estão praticamente concluídas

A obra estará em breve à disposição da população

“A creche do Vale do Sol está em sua reta final, prestes a ser terminada. Está faltando muito pouco para a obra ser entregue, como pintura interna, serviços de banheiros, louças e algumas outras coisas, mas é uma obra que em breve estará à disposição do município”, revela o secretário de Educação Adriano Fernandes, ao salientar sua importância para a região “Já fizemos todo o levantamento de toda aquela região com relação a lista de espera nas outras creches próximas, a demanda do bairro, então nosso desejo é de atender a comunidade ali ainda este ano. Talvez não depois das férias, mas já começar o período de matrículas ainda este ano”, destacou.

A inauguração da creche no local facilitará sobremaneira a vida dos pais de crianças da localidade, como é o caso de Márcia Pereira Bessa, que mora a poucos metros da nova creche, e que está grávida de nove meses e dependerá de uma vaga para o bebê que vai chegar. “Não só para mim, mas para muita gente que mora aqui e tem que ir longe levar seu filho, porque precisa trabalhar. Agradeço por ter uma creche bem perto da minha casa e espero conseguir uma vaga quanto meu bebê estiver na hora de estudar”, comenta a mãe.

De acordo com Fernandes, há uns pequenos impasses quanto a recursos para a obra, mas ela continua sendo construída, e em breve será entregue à população. “Nós estamos com um pequeno impasse com o governo federal, que é uma questão do pagamento das medições que já foram realizadas, mas nem por isso o empreiteiro suspendeu as obras, ele continua trabalhando, mantendo a equipe de trabalho lá, sendo assim as obras estão em andamento e nós estamos buscando contato com o governo federal diariamente para que todas essas medições sejam liquidadas e ele possa então concluir, porque ele precisa de verba para a conclusão”, finalizou o secretário.

Por Rosi Oliveira - Redação DS

“Não é algo que surgiu do nada”, afirma Fábio Junqueira

Prefeito lembra que desde os anos 90 o projeto é demanda do município

O prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) falou ao DS sobre os próximos trâmites relacionados à implantação da Zona Azul em Tangará da Serra. Conforme o gestor, o contrato junto à empresa GoldPark foi suspenso, mas segue válido.

“Essa suspensão de contrato nos vincula nesse agravo no qual protocolamos, porque não concordamos com a suspensão e buscamos o suporte do Tribunal de Justiça com relação a essa suspensão. Por outro lado, vamos aguardar a decisão do Tribunal de Justiça com relação a esse agravo”, pontuou, ao se referir sobre o agravo publicado na última quarta-feira, 14.

“Ainda temos a outra situação que é a de que insistimos no entendimento de que a lei não é inconstitucional porque o artigo 30 não atribui privativamente ao prefeito competência para legislar sobre assuntos de interesse local, mas atribui ao município e nesse caso, tanto a Câmara quanto o Executivo podem legislar sobre ações de interesse local”, acrescentou Fábio, que citou que o projeto de lei aprovado na Câmara na década de 90 tinha apenas caráter autorizativo, sem geração de despesas de modo que não invadiria competências exclusivas do executivo.

A Zona Azul deve ser implantada na Avenida Brasil, rua 11, rua 09 e nas transversais até antes das ruas 07 e 13, diferentemente do que regia o projeto original, que demarcava todo o quadrilátero central do município. Com a medida, duas mil vagas serão disponibilizadas.

“Entendo que a Zona Azul é um anseio antigo da sociedade. Em 94 já se buscava a rotatividade do estacionamento da área central, em 2012 o ex-prefeito Saturnino contratou uma empresa de Engenharia de Tráfego de Trânsito para elaborar um projeto para a implantação da Zona Azul, atendendo aos reclamos da Associação Comercial, da CDL, dos comerciantes em geral e da sociedade”, disse o prefeito, ao pontuar que os motoristas há muito tempo desejam que haja democratização no estacionamento em Tangará da Serra.

“Nós passamos de 2013 a 2016 recebendo indicações e requerimentos aprovados pela Câmara Municipal, aprovados por unanimidade, pedindo a implantação da Zona Azul em Tangará da Serra. Então, não é algo que surgiu do nada, é algo que surgiu de toda uma reflexão da sociedade e do Poder Legislativo de Tangará da Serra”, afirmou Junqueira.

Sobre o desconforto e polêmicas que o projeto tem causado, o prefeito alegou que aos poucos todos se adaptarão.

“Lógico que provoca desconforto e a gente entende. É um engano das pessoas entender que os consumidores não tenham preferência por locais onde tem estacionamento. Hoje não se aprova novas construções comerciais sem que haja a destinação do estacionamento próprio para comércios. Na área mais antiga da cidade, onde não houve preservação para estacionamento próprio para aquele comércio, gera a necessidade da democratização do estacionamento público”, explicou.

Por Paulo César Desidério - Redação DS

Escolas de Idiomas

CCAA - TANGARÁ DA SERRA
Av. Mato Grosso, 118-W - Centro
Fone: (65) 3326-2674
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

FISK - CENTRO DE ENSINO
Rua Manoel Dionísio Sobrinho, 186-W - Centro
Fone: (65) 3326-1859
Cel: (65) 98114-5284
E-mail: [email protected]
Site: www.fisk.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LONDON SCHOOL
Rua José Corsino, 1097-W - Jd. do Lago
Fone: (65) 3326-4123
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

QUEBEC - INGLÊS E ESPANHOL
Rua José Corsino, 340-W - Centro
Fone: (65) 3326-7067
E-mail:[email protected]
Site: www.quebecidiomas.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

THE BEST ENGLISH - SCHOOL OF ENGLISH
Av. Brasil, 562-E - Centro
Fone: (65) 3326-3327
Cel: (65) 99636-1755 - WhatsApp
Acesse nosso Site
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

WIZARD TANGARÁ DA SERRA
Rua João do Prado Arantes, 403-W - Centro
Fone: (65) 3326-4130
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Cursos e Treinamentos

AVANCE - CENTRO DE 
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Rua 28-B, n° 340-S. Vila Alta II
Fone: (65) 3326-6375
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

ESCOLA MEGA - CURSOS
Av. Brasil, 870-W - Centro
Fone: (65) 3326-2015
Cel: (65) 99998-4929
E-mail: [email protected]
Site: www.escolamegacursos.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

SENAC TANGARÁ DA SERRA
Rua Oswaldo Pereira de Araújo, 143-W
Pq. Nações Unidas
Fone: (65) 3326-3928 
Fax: (65) 3326-7150
E-mail: [email protected]
Site: www.mt.senac.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escolas de Música

ESPAÇO MUSICAL VILLA LOBOS
Rua Sebastião Pereira, 342-W - Centro
Fone: (65) 3325-4714
Cel: (65) 99935-2550
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

STUDIO JÉSSICA FRAGA
Rua 5b nº 74-W - Vl. São Pedro
Fone: (65) 99930-1511
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Tangará da Serra ultrapassa meta de vacinação contra a gripe

19.383 pessoas foram vacinadas em Tangará

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, encerrou na última sexta-feira, 9 de junho, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A campanha de imunização iniciou no dia 17 de abril e, neste período, 19.383 pessoas foram vacinadas em Tangará, o que corresponde a 90,03% do púbico alvo, que era de 21.520 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. “Foi muito trabalho e muito comprometimento”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, ao parabenizar todos os envolvidos. 

De acordo com dados fornecidos pela coordenadoria, até o dia 8 de junho, 90,29% das crianças foram a uma unidade de Saúde para tomar a vacina; 98,47% dos Trabalhador da Saúde; 82,86% das Gestantes; 99,46% das Puérperas; 90,93% dos Indígenas; 92,01% dos Idosos; 88,86% dos doentes crônicos; e 74,25% dos professores (único que ficou abaixo da meta, de forma individualizada). Porém, vale ressaltar, que esses dados podem aumentar, conforme novo levantamento. 

Em todo o país 46 milhões de brasileiros foram vacinados. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, além da população que não faz parte de nenhum desses públicos prioritários. O público-alvo da campanha, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 82,5% foram vacinados.

Campanha seguirá em Tangará somente aos privados de liberdade

Além disso, os profissionais reservaram uma quantidade às crianças que necessitarem da aplicação da segunda dose

Apesar da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ter encerrado na última sexta-feira, 9, para os grupos prioritários, e a Secretaria de Estado de Saúde ter anunciado o acesso a imunização a todas as pessoas, Tangará da Serra seguirá com a aplicação da vacina somente aos privados de liberdade. A equipe da Secretaria de Saúde fará durante esta semana a vacina no Centro de Detenção Provisória (CDP) e Cadeia Feminina, diante das doses destinadas a esse público previamente. 

Além disso, os profissionais reservaram uma quantidade às crianças que necessitarem da aplicação da segunda dose. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, essa medida é necessária para todas as crianças menores de cinco anos que tomaram a vacina pela primeira vez. “A segunda dose é 30 dias após a primeira”, explica a responsável, ao pedir que os pais fiquem atentos ao dia em que a criança recebeu a primeira vacina. É importante levar às unidades de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

ESTADO – Nas demais cidades de Mato Grosso, a vacina contra gripe está liberada a outros grupos desde ontem, 12. Estas pessoas terão acesso à imunização até o fim dos estoques nos municípios (caso haja estoque), não ocorrendo o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde.

No início da campanha, Mato Grosso recebeu 858 mil doses da vacina e até último levantamento foram vacinadas 537.539 pessoas do público-alvo, que representa o índice de cobertura vacinal de 79,23%.

Fabíola Tormes - Redação DS

Arraiá da Serra atrai cerca de 13 mil pessoas ao Módulo Esportivo

Evento teve inicio na noite da última quinta-feira, e encerramento da noite do sábado

Três dias de festa e muita diversão marcaram o final de semana em Tangará da Serra. Comidas típicas e o tradicional quentão para esquentar o friozinho foram algumas das atrações que levaram para o Módulo Esportivo aproximadamente 13 mil pessoas para acompanhar as festividades, que teve início na última quinta-feira, 08 de junho, e terminou sábado, 10.

O 16° Arraiá da Serra, que foi realizado pela secretaria de Turismo em parceria com a secretaria de Educação e Cultura do município, contou com diversas atrações, entre elas a Banda Alto Astral, que levou o que tem de melhor da música sertaneja para a população festeiras durante os três dias de animação.

De acordo com o secretário de Turismo, José Bernadino, mesmo com o frio que atrapalhou o desempenho da festa na última sexta-feira, a expectativa foi alcançada. “Esta foi uma festa muito bonita e importante para as famílias de Tangará da Serra, um local para trazer os filhos, para se divertirem. A avaliação é positiva porque a gente estimava cerca de 13 mil pessoas no total, o que nos deixou satisfeitos”, comemorou o secretário, ao destacar que a realização do evento caipira também fomentou o turismo local, devido a participação de festeiros de cidades vizinhas.

“Foi uma verdadeira festa, onde tudo ocorreu bem. A segurança feita pela Polícia Militar foi excepcional, sendo que tudo ocorreu na maior tranquilidade possível”, enfatizou Bernadino, que agradece a presença de cada munícipe no Arraiá da Serra.

Durante o evento, o Município realizou o Concurso de Quadrilhas Viva São João, que teve como vencedores os grupos Bicho da Goiaba (Escola Gentila Muraro) na categoria Infanto Juvenil, Flor de Pequi (Escola Dom Bosco) na Adulta e Os de Fora na categoria Independente.

Por Rodrigo Soares - Redação Diário da Serra

Compra de micro-ônibus para Secretaria de Esportes está na reta final

Prefeito esteve em Cuiabá protocolando documentação

O município de Tangará da Serra está muito próximo de adquirir um novo veículo para a Secretaria Municipal de Esportes. Isso porque, na tarde da última sexta-feira, 09, o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), protocolou junto à Secretaria Estadual de Cultura, responsável também pela ala esportiva no estado de Mato Grosso.

O secretário responsável pela pasta em Tangará da Serra, Wellington Bezerra, conta que o município recebeu duas emendas parlamentares para a aquisição, de pouco mais de R$ 300 mil, viabilizadas pelos dois deputados estaduais do município, Wagner Ramos (PSD) e Saturnino Masson (PSDB).

“Logo no início da gestão quando nós assumimos, fomos até os deputados, trabalhando a questão das emendas. O deputado Saturnino destinou R$ 200 mil e o deputado Wagner, R$ 117, totalizando R$ 317 mil para a aquisição de um micro-ônibus para a Secretaria Municipal de Esportes”, explica.

Bezerra destacou ainda que os trâmites do município com relação ao aproveitamento das emendas já foram feitos e que a partir de agora, a responsabilidade fica com o estado para que o próximo passo seja dado.

“O prefeito formalizou e protocolou a proposta de convênio na Sec. A partir de agora, o município fez a parte que lhe cabia. Foram apresentadas as emendas pela secretaria, o município formalizou a situação toda junto ao Portal de Convênios do Governo do Estado e agora, nós vamos aguardar o estado fazer a formalização do convênio e com a assinatura, depois será possível depositar o recurso na conta do município para que a gente faça a aquisição”, acrescenta o secretário.

O gestor afirmou que a aquisição faz parte de seu plano de gestão. Bezerra relembrou ainda que o último veículo para transporte de atletas tangaraenses foi adquirido enquanto ele ocupava o cargo de Secretário Adjunto de Esportes, na Secretaria estadual.

Por Paulo César Desidério - Redação Diário da Serra