Cultura de Tangará da Serra será destaque nacional em Brasília

Iolanda Garcia e Anselmo Parabá representarão Tangará durante encontro

A Cultura de Tangará da Serra será apresentada em nível nacional, durante encontro promovido pela Associação Brasileira de Municípios, que acontecerá no dia 02 de julho. O evento, que será realizado em Brasília, contará com representantes de todo o Brasil, onde Tangará da Serra será representada pela secretária de Educação e Cultura, Iolanda Garcia, e pelo chefe do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá.

De acordo com Iolanda, na oportunidade será formada uma mesa denominada “Painel de Boas Práticas Culturais”, onde será apresentada a gestão cultural de cada cidade. “Isso mostra que a gestão está fazendo um trabalho diferenciado e consolidado. Agora não está apenas no campo das ideias, está fluindo para a comunidade, e nós estaremos apresentando isso para representantes até de outros setores do país. Tangará da Serra será referência nesse encontro, compondo a mesa e trocando ideias com outros gestores”, informou a secretária, ao destacar os trabalhos que estão sendo realizados na Cultura do município, entre eles as oficinas culturais, que estão consolidadas em Tangará da Serra. “Além disso, temos dois momentos muito importantes, sendo que um deles é a consolidação do Sistema Municipal de Cultura, que tem toda uma legislação que foi feita nos últimos tempos. Também estamos na fase final do Plano Municipal de Cultura, terminando o documento. Paralelo a isso, temos as atividades de oficinas no Centro Cultural e escolas, onde temos mais de mil pessoas frequentando diferentes oficinas”, finalizou a secretária.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Prefeito esclarece falta de reajuste no salário dos servidores

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira diz que mesmo sabendo que o Jurídico da Câmara Municipal de Vereadores age politicamente, permitindo uma emenda inconstitucional no projeto que concedia o aumento salarial aos servidores do Município, que poderia ter sido resolvida através do princípio da razoabilidade e da economia processual, votando o próprio processo original, prefere interpretar que o Executivo deve enviar novo projeto ainda que igual ao anterior atrasando ainda mais a votação e com isso fez com que os servidores ficassem dois meses sem receber o aumento enviado pelo Prefeito aos vereadores.

Porém, o Prefeito para não permitir que os servidores sejam ainda mais prejudicados, atendendo o pedido de sete vereadores que o apoiam, enviará novamente o mesmo projeto à câmara.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Obras realizadas na Creche Futuro Brilhante estão 90% concluídas

A obra está agora em sua fase final, restando apenas a pintura para ser finalizada.

Os alunos, pais e professores da Creche Futuro Brilhante encontram-se em ritmo de alegria e ansiedade, pois nos próximos dias estarão de volta a sua sede, uma vez que estão alojados no espaço denominado antigo Formando um Cidadão, por conta de que o prédio da creche passa desde o mês de setembro por uma grandiosa reforma como explica o Engenheiro civil, Ricardo Nabor Vespúcio. “

Fizemos uma reforma total na creche, porque quando fomos nos aprofundando percebemos que necessitaria de algo bastante completo, e foi isso que fizemos. E posso dizer que se as outras creches tivessem sido construídas com esse cuidado e com esses métodos empregados todas estariam muito bem ”, esclareceu Ricardo, salientando que as obras já estão com praticamente 90% de sua totalidade concluídas. “ Foram vários meses de trabalho intenso em que várias melhorias foram efetuadas e esperamos entregá-la na primeira quinzena de agosto no mais tardar”.

A obra está agora em sua fase final, restando apenas a pintura para ser finalizada.

De acordo com Ricardo Vespúcio, foram construídas 5 novas salas,4 novos banheiros, um refeitório, além da reforma das salas e dos banheiros que já haviam, incluindo troca de forro e telhado, além da colocação de ar condicionado. Na reestruturação do prédio foram gastos 480 mil com a estrutura física da creche, sendo que jardinagem e paisagismo não foram contemplados nesta fase. Segundo a Diretora da creche, Maria Isabel de Lima Santos os preparativos para o retorno já estão sendo ultimados. “Estamos bastante contentes por termos sido contemplados com a reforma e aguardando ansiosos o momento do retorno e mais felizes ainda por saber que com a ampliação mais crianças passarão a serem beneficiadas com os trabalhos ofertados pela creche”.

Histórico de denominação do Centro Municipal de Educação

O Centro Municipal de Educação Futuro Brilhante foi fundado com este nome, por sugestão e votação da Câmara Municipal de Vereadores do município de Tangará da Serra – MT. O nome “FUTURO BRILHANTE” é sugestivo por significar a jornada de conhecimentos que o educando ao longo de seu processo educativo, irá percorrer de forma cada vez mais confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações, onde o conhecimento contextualizado criativamente construído mediante uma ação verdadeira possibilitará sua formação integral, preparando-o para um futuro de realizações. Atende alunos que residem tanto nas proximidades quanto nos bairros circunvizinhos e até mesmo em chácaras, proporcionando período integral e parcial aos educandos do Maternal I, II e III e Pré – Escola, funcionando no período matutino e vespertino, bem como oferece alimentação, recreação, atividades pedagógicas e realização de projetos.

O Centro Municipal de Ensino “Futuro Brilhante” está localizado à Rua 43, esquina com a Estrada 05, nº 880-S, no Jardim Santa Marta, no município de Tangará da Serra- MT.

Foi criado através da Lei nº 1.706/2000, de 12 de Dezembro de 2000, iniciou seus trabalhos em março de 2002, havendo a inauguração oficial apenas em 06/03/2002 e teve a autorização de funcionamento mediante a Portaria nº 078/SEMEC/2003, de 12 de Dezembro de 2003. Fundada na gestão do Prefeito Jaime Muraro. A instituição é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a PROSOL, com o objetivo de atender crianças na faixa etária de 01 a 05 anos, sendo estas pertencentes à comunidade local e bairros circunvizinhos.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS