Em visita ao município Senador Wellington Fagundes destaca recursos federais para investimentos em Tangará

Em entrevista à Rádio Pioneira na manhã desta quinta-feira (29), o Senador do PR disse que está visitando vários municípios do estado como presidente do partido e também como Senador da República. Ele destacou que está relator da Lei Orçamentária Federal para 2017, daí a importância de ouvir todas as regiões levantando demandas para buscar recursos.

“Estamos no momento mais importante da Democracia brasileira que são as eleições municipais onde as pessoas vão escolher os prefeitos e vereadores. Como presidente estadual do PR tenho visitado todos os municípios de MT, mas também como Senador da República e agora como relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, do orçamento para 2017 temos conversado sobre as necessidades para traduzirmos isto em obras e recursos que possam desenvolver os municípios de Mato Grosso”, afirmou o Senador.

Uma das situações abordadas em Tangará da Serra foi a do abastecimento de água. O Senador lembrou de visita ao município em sem 1º mandato. “Tenho a felicidade de ter construído em Tangará da Serra uma grande amizade. No meu 1º mandato fui convidado a vir aqui e as pessoas viviam um grande drama, sem água. Chegava a conta e não tinha água. Não tinha a ETA. Foi uma obra de muitos milhões e pudemos contribuir. Na época pensávamos que não precisaria de obras por uns 15 anos. Mas, que coisa boa, a cidade cresceu e hoje precisa de novas obras”.

Fagundes disse que vai se empenhar na inclusão de recursos do Governo Federal para a solução do problema. “A Prefeitura está fazendo um reservatório de mais de 1 bilhão de litros mas precisamos também fazer a captação do Rio Sepotuba ou encontrar poços profundos e este estudo está sendo feito pela Prefeitura. Estamos priorizando colocar no orçamento do ano que vem recursos para uma obra gigantesca como essa e solucionar quem sabe por mais 20 anos este problema”.

Ele destacou ainda os investimentos federais em habitação no município nos últimos anos com a construção de mais de 4 mil unidades de habitações populares, além das creches e escolas, a exemplo do Centro de Ensino Fausto Masson no Residencial Barcelona, Jardim Morada do Sol. E afirmou que Tangará é referência na educação. “Hoje temos aqui o maior índice do IDEB. Só três cidades têm esta condição. Vemos aqui um índice de IDEBV internacional”.

Curso de Medicina para Tangará

Outra questão abordada pelo Senador foi a do Hospital Municipal, que carece de recursos para ser equipado e o pedido de estudantes para implantação de novos cursos superiores, entre os quais destaque para o Curso de Medicina.

“Precisamos alocar recursos para equipar o hospital. Nos reunimos também com estudantes e representantes do setor de educação e eles querem que seja implantado o curso de Medicina. Hoje Tangará, com o hospital municipal, tem esta possibilidade e vamos abraçar esta luta. Já conseguimos criar o curso de Medicina em Cáceres, em Sinop, em Rondonópolis e em Várzea Grande. Duas cidades importantes onde falta são Tangará da Serra e Barra do Garças. São lutas e demandas que ouvimos da população e vamos trabalhar, junto com a bancada”, afirmou.

O Senador lembrou ainda que todos os municípios brasileiros precisam de investimentos do Governo Federal, destacando o crescimento de Tangará da Serra. “Todos aqueles que pensam no futuro tem que investir em Tangará da Serra, como político, como parlamentar e buscar isto junto ao Governo Federal, porque mais de 75% de tudo que se arrecada no Brasil fica na mão dos Governos Federal e Estaduais”.

Fonte: Redação RP

Sindicato dos Comerciários de Tangará lança campanha Outubro Rosa, Novembro Azul

O Sindicato dos Empregados no Comércio em Geral de Tangará da Serra e Região (SECGTS) realizou na manhã desta sexta-feira (30) o lançamento da campanha Outubro Rosa, Novembro Azul para toda a classe comerciária.

Valdemar Manrich, Secretário do Sindicato dos Comerciários, destacou que o evento já é realizado há três anos pelo Sindicato. “Essa é a terceira campanha Outubro Rosa, Novembro Azul para sensibilizar toda a população e em especial a nossa categoria dos comerciários e prestadores de serviço, para que busquem cada vez mais o exame preventivo, afim de evitar o câncer de mama e o câncer de próstata”.

Segundo Valdemar Manrich, na data de hoje, a campanha foi lançada juntamente com a Federação dos Comerciários de Mato Grosso e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviço do Brasil.

“Temos outros órgãos em Tangará que realizam essa campanha e o Sindicato não fica para trás. Queremos mostrar para as demais entidades que devem se preocupar com o seu associado, com a família. Queremos motivar outras entidades a fazerem esse papel que o Sindicato dos Comerciários está realizando, através da diretoria, da equipe e das Subsedes. Essa campanha é também implantada em Barra do Bugres, Arenápolis, Nova Olímpia, Campo Novo e Sapezal, além das Federações, filiadas na nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio”, disse.

Manrich aproveitou para ressaltar a importância de promover e incentivar a campanha na prevenção ao câncer. “Temos que sensibilizar as pessoas, buscar apoio do poder público, para que essa campanha seja realizada também nas redes municipal, estadual e nacional do SUS. Não estamos fazendo isso só para os comerciários, estamos alertando para que toda a população seja atendida. Esse é um papel fundamental dessa entidade sindical em busca da prevenção da saúde do trabalhador e da população em geral”.

Fonte: Redação RP

Câmara Municipal aprova LDO por unanimidade

Metas para diversos setores dependentes da administração pública foram aprovadas

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na tarde da última terça-feira, 27, a 33ª Sessão Ordinária de 2016. Com a presença de todos os parlamentares e público pequeno, a sessão transcorreu dentro da normalidade.

Na ocasião, os vereadores debateram e aprovaram por unanimidade o projeto de Lei Ordinária Nº 117/2016, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estabelece metas e planos para a administração pública municipal para o exercício financeiro de 2017.

Seguindo ritos da normativa da casa, o projeto foi votado em 1ª Discussão e aprovado por unanimidade. Após a primeira discussão, a sessão foi encerrada e, em seguida, foi aberta uma sessão extraordinária – a terceira do ano - apenas para que houvesse a segunda discussão do projeto e se acelerasse o processo de votação. A extraordinária relâmpago, à exemplo da sessão ordinária, aprovou o projeto de maneira unânime.

O vereador Wellington Bezerra (PMDB) falou a respeito da decisão da câmara. “É de praxe, porque naturalmente é necessário fazer os ajustes para os próximos quatro anos. Nós estamos em final de governo, são ideias colocadas, mas nada impede que o próximo governo possa fazer ajustes necessários para o próximo mandato, caso mude. Se não mudar, haverá continuidade naquilo que esse gestor pensou”, disse.

A partir de agora, o plano proposto pelo atual governo depende do resultado das urnas no próximo domingo. Caso um novo gestor assuma o executivo, este terá total liberdade para alterar metas para os diversos setores que dependem da administração, com o aval da nova Câmara.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação DS

Mais de 64 mil eleitores tangaraenses devem ir às urnas neste domingo

Os eleitores deverão comparecer a sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h

Neste domingo, dia 2 de outubro, mais de 2,2 milhões de eleitores das 141 cidades mato-grossenses devem ir às urnas para votar e eleger os novos representantes de seus municípios nas Prefeituras e Câmaras Municipais.

Em Tangará da Serra, dos 68.963 eleitores cadastrados, pouco mais de 64 mil tangaraenses (àqueles que estão aptos) estão sendo aguardados pela Justiça Eleitoral para votação. Esses deverão comparecer a sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, munidos de um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Assim como nas eleições anteriores, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória, porém neste documento constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. 

Para este dia, segundo o juiz da 19ª Zona Eleitoral, João Francisco Campos de Almeida, todos os preparativos estão sendo finalizados e a expectativa é que tudo ocorra dentro da normalidade. “Contaremos com a presença da Polícia Militar de forma bem maciça, da Polícia Judiciária Civil, assim como a Guarda Municipal e esperamos que com a ajuda de todos, principalmente das pessoas que irão trabalhar, que são os mesários, presidentes, enfim uma estrutura enorme que há por trás de tudo isso, para que tudo ocorra da melhor forma possível”, comentou o magistrado durante entrevista coletiva na noite de quarta-feira, logo após reunião de trabalho com representantes de partidos e imprensa.

Eleitores devem ficar atentos as mudanças de seções, alerta Romko

Assim como em todo o país, eleitores de Tangará da Serra irão às urnas neste domingo, dia 2 de outubro, para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, que responderão pelo município pelos próximos quatro anos.

Porém, antes que isso ocorra, a Justiça Eleitoral está ultimando os preparativos para o pleito e entre as atividades está a organização das 192 seções eleitorais. “Vamos a partir de sábado entregar todas as urnas e materiais nas escolas”, informa o chefe do Cartório Eleitoral Luis Gustavo Romko, ao aproveitar a oportunidade para alertar os eleitores das mudanças nas seções. 

Na eleição passada, segundo ele, eram 196 seções, porém houveram algumas agregações de locais que não atingiram o número mínimo de eleitores para funcionar. “Tivemos duas principais mudanças de local de votação. A creche Cecília Maria Barcellos, que fica no Jardim Aparecida, deixou de ser um local de votação”, informa. Os eleitores desta seção foram transferidos para o Centro Municipal de Ensino Tânia Arantes, localizado no Parque das Mansões. “Por serem próximos os locais, a seção da creche Cecília Barcellos foi transferida definitivamente para a Tânia Arantes, melhorando assim a logística”.

Outra mudança, segundo Romko, são dos eleitores que votam na Escola Estadual Professor João Batista. Na eleição passada, devido a reformas no prédio da unidade educacional, os eleitores haviam sido transferidos para o antigo Secitec. “Este ano eles votam normalmente na Escola João Batista”. Àqueles que tiverem alguma dúvida quanto ao local de votação, o Diário da Serra traz na edição hoje, em Caderno Especial, a lista completa das seções de Tangará da Serra em ordem numérica. Além disso, na entrada de todas as escolas haverá também uma lista completa. “Outra possibilidade é buscar esta informação no site ou através do aplicativo Onde Voto”.

COLINHA AUTORIZADA - Por tratar-se de eleições em âmbito municipal, as autoridades acreditam que a votação será mais rápida, mas ainda assim é importante que o eleitor leve uma colinha com o número dos candidatos. “As vezes o eleitor chega dentro da cabina de votação e percebe que está sem a colinha, que pode ser utilizada. A gente incentiva o uso, até mesmo para que seja mais rápida a votação”. 

O primeiro voto será para o cargo de vereador e o eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para votar no candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “Confirma”. Se você errou o número, tecle “Corrige”, digite os números corretos, e confirme o seu voto. O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “Confirma”. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “Fim” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Já ao eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. Em Tangará da Serra a Justiça Eleitoral montou no Centro Cultural um posto de justificativa, que pode ser feita no dia da eleição ou em até 60 dias após a ausência.

Apuração dos votos será centralizada no Cartório Eleitoral

Os eleitores em todo o país deverão comparecer às urnas neste domingo, 2, para votar das 8h às 17h, de acordo com o horário local de cada município. Após isso, os resultados vão começar a ser divulgados, quando termina a votação e começa a contagem dos votos.

Em Tangará da Serra, a apuração e totalização dos votos será centralizada no Cartório Eleitoral, que receberá as informações de todas as seções eleitorais de Tangará da Serra e Nova Olímpia, município que está hoje sob a responsabilidade da 19ª Zona Eleitoral.

Para que tudo corra tranquilamente, de acordo com o juiz da 19ª Zona Eleitoral, João Francisco Campos de Almeida, o acesso ao Cartório Eleitoral durante a apuração dos votos será restrito, sendo que serão permitidas somente a entrada de pessoas autorizadas previamente pela Justiça Eleitoral. “Para justamente coibirmos qualquer prática que não seja condizente com a legislação eleitoral”.

Já em relação ao trabalho em Nova Olímpia, o magistrado afirmou que o juiz Ângelo Judai estará a disposição naquele município. “Ele estará desde sábado trabalhando lá [Nova Olímpia] e estará atuando juntamente com todas as demais pessoas envolvidas e ao término trará para Tangará, onde faremos a apuração”.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

22ª Ciretran atenderá em novo local a partir de outubro

O novo prédio está localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua José Garcia Lacerda (32)

A 22ª Circunscrição Regional de Tangará da Serra (22ª Ciretran), unidade descentralizada do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) atenderá em novo local a partir de outubro. O novo prédio está localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua José Garcia Lacerda (32), no Jardim Tanaka (antigo Jardim Pomares).

A mudança, de acordo com o chefe da 22ª Ciretran, Juares Laurentino da Silva, ocorrerá dentro de 20 a 30 dias. “Dia 29, quinta-feira, o pessoal da Engenharia de Cuiabá estará em Tangará da Serra para vistoriar e receber o prédio”, disse. No local estão sendo realizados os últimos ajustes, aguardando a instalação de ares condicionados e móveis. Após isso serão feitas as mudanças de materiais e instalações de tecnologia e informática. “Então creio que 20 a 30 dias já fazemos a mudança”, disse, pedindo desde já a compreensão da população. “A mudança será feita no final de semana, mas é possível que gere pequenos transtornos”

Instalada há cerca de 20 anos na área central da cidade, a unidade é pequena e com instalações precárias, motivo de muitas reivindicações, protestos e até mesmo paralisação das atividades por parte dos servidores. “Faz tanto tempo que a nossa Ciretran é centralizada, com mais de 20 anos. Um espaço pequeno e que quando, por exemplo, vem um caminhão fazer vistoria causa um transtorno em toda a rua. O local está muito desapropriado, pelo tamanho que cresceu Tangará e pelo número de atendimentos”, afirma, ao destacar que a mudança é essencial. 

Todo o serviço que hoje é realizado na unidade como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atendimento ao público, balcão de transferência de veículo, vistoria, transferência, alienação, enfim, todo o serviço será prestado em novo local, porém com mais comodidade e espaço aos usuários e aos servidores. “Prédio maior, com mais comodidade aos servidores e usuários. Vai melhorar bastante”.

Comparação mostra crescimento de Fábio e queda de Reck

Com a divulgação da segunda pesquisa do Diário da Serra é possível fazer avaliação quanto ao desempenho dos candidatos de uma semana para outra e o quadro mostra um pequeno crescimento do candidato Fábio Junqueira e queda também pequena do candidato Reck Junior na estimulada. Vander Masson teve aumento significativo na pesquisa espontânea, mas manteve-se praticamente igual na estimulada, já Sommavilla manteve-se no mesmo patamar de intenções de voto, alterando minusculamente seu índice na estimulada.

Na pesquisa espontânea Fábio Junqueira recebeu 28,6% na primeira e nesta 29,8% das intenções. Reck Junior tinha 24,4% na primeira e agora 25,3%. Vander Masson, antes com 19,8% agora aparece com 22,8%. Silvio Sommavilla manteve-se nesta segunda com os mesmos 2,8% da primeira. Os indecisos que antes representavam 18,1% agora são 17,0% e os que anulariam o voto eram 6,3% agora são 2,3%.

Na pesquisa Estimulada demonstrada no gráfico de evolução, Fábio que tinha 29,9% subiu para 30,8%; Reck Junior caiu de 26,6% para 25,3%; Vander Masson praticamente repetiu as indicações da primeira pesquisa que foi de 23,9% e agora 23,8%. Sommavilla tinha 2,8% na primeira agora aparece com 3,0%. Os indecisos eram 11,3% e agora 14,8% e os que anulariam o voto, antes 5,5% agora 2,3%.

Na pesquisa que mede a rejeição dos candidatos, Fábio tinha 35,2% e agora 38,8%; Sommavilla tinha 26,6% e agora 26,8%; Reck Junior tinha 18,1% e agora 14,5%; Vander Masson tinha 4,5% e agora 6,5%; os que não sabem eram 12,6% e agora 10% e os que não rejeitam ninguém somavam 3,0% e agora 3,4%.

A primeira pesquisa aqui citada foi registrada no TRE com o número MT-01791/2016, realizada nos dias 12 e 13 de setembro. A segunda está registrada no TRE com o número MT-06102/2016 e realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Ambas realizadas pelo Diário da Serra ouvindo 400 pessoas e com margem de erro de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Fonte: Redação DS

Esfap forma 28 soldados, 14 ficarão em Tangará

A cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira, na Praça dos Pioneiros

A Segurança Pública de Mato Grosso conta com mais 1330 novos soldados da Polícia Militar. Desses, 720 participaram da formação na capital do estado, outros 610 militares também concluíram o curso de formação no interior do Estado, sendo que em Tangará da Sera, foram 28.

A cerimônia de formatura aconteceu na noite de sexta-feira, na Praça dos Pioneiros e contou com a participação efetiva de amigos e familiares dos formandos, bem como, autoridades do setor de Segurança Pública.

De acordo com o Gerente do Núcleo de Formação da Escolas Superiores de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) em Tangará da Serra, Major Mario Roberto Pereira, o momento é ímpar e de comemoração. “Nosso sentimento hoje é de missão cumprida por poder ter feito parte da formação desses novos policiais, e esperança que eles possam desenvolver um trabalho de excelência em Tangará da Serra e região. E acreditamos que estamos entregando o melhor para a sociedade”, salientou.

Segundo o Coronel Sodré Tangará será beneficiada com essa formação, pois vários desse soldados ficarão no município. “Para nós o momento é muito salutar, pois além de estarmos mostrando hoje à população de Tangará o trabalho que realizamos com esses alunos durante esses vários meses, ainda poderemos contar com seus serviços, a partir de então. Pois além dos 28 que formamos hoje, tivemos a confirmação de mais 19, somando 47 soldados, dos quais 14 ficarão em nossa cidade”, pontuou.

O 30º curso de formação de Soldados da PMMT, além de ser reconhecido e autorizado pelo Conselho Estadual de Educação como nível superior, contou com 1.850 horas-aula presenciais, além de 600 horas de estágios supervisionados e atividades complementares, e 360 horas de Educação à Distância (EAD).

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Ciclista Franciele Almeida conquista 2º lugar Minas Gerais

Ciclistas de Tangará da Serra participaram no último final de semana 24ª edição do Iron Biker Brasil, evento este realizado na cidade de Mariana, em Minas Gerais e que reuniu atletas em diversas categorias e de todo o Brasil, além de atletas de vários países. Entre os participantes de Tangará da Serra, a ciclista Franciele Almeida se destacou no evento conquistando para o município o segundo lugar pela categoria Feminino 02 (19 a 29 B). Já pela categoria Juvenil 02 Masculino 17 e 18 B o destaque ficou para Marcelo Crestani Filho que encerrou sua participação na quinta colocação. 

Na mesma categoria o tangaraense João Kuntz encerrou sua participação logo atrás (sexto lugar). Pela categoria Máster C 35 a 39 A o tangaraense Fernando Raia conseguiu a quarta colocação. Já o experiente Marcelo Crestani ficou em 20º. Pela categoria Feminino 05 (50 anos acima B) a ciclista de Tangará da Serra Aparecida Martins Rodrigues também fez uma boa prova, encerrando a competição na quinta colocação. “A tangaraense Franciele Almeida, melhor colocada na prova entre os ciclistas tangaraenses empatou com a primeira colocada, porém no critério da organização a mesma acabou ficando em segundo lugar, mas de qualquer forma está de parabéns, assim como os outros atletas que deram seu máximo”, dissetam os companheiros de equipe. Franciele começou a competir a menos de 1 ano e evoluiu no ciclismo, sendo atualmente líder da copa ultrabike do ultramacho.

Fonte: Redação DS

Comando Regional VII entrega à sociedade mais 28 soldados

“Isso significa um incremento de 47 novos policiais”, explica Major

Após nove meses de atividades integrais e árduos trabalhos, a Polícia Militar de Mato Grosso, através do Comando Regional VII de Tangará da Serra, entrega à sociedade essa semana, mais 28 soldados preparados, e totalmente capacitados para integrarem o quadro de profissionais da valorosa corporação.

De acordo com o Gerente do Núcleo de Formação, Major Pereira, o curso chega ao final com um aproveitamento significativo. “Iniciamos o curso com uma turma de 30 alunos, e infelizmente no meio do curso tivemos o desligamento de dois, sendo uma em decorrência de estado gestacional, e outro a pedido. Desses 28 temos 27 do sexo masculino e uma do sexo feminino, que a partir de então estarão prontos para servir a população do Comando Regional VII”, informou o comandante, salientando que desses alunos formados possivelmente 14 ficarão em Tangará da Serra. “Estamos formando 28 soldados para serem distribuídos para os oito municípios da nossa regional, contudo fomos agraciados com a notícia do Governo do Estado de que ainda receberemos mais 19 do cadastro reserva, que foram convocados para a formação na capital do Estado, e que também serão distribuídos entre os municípios que fazem parte de nossa Regional. Isso significa um incremento de 47 novos policiais”, enfatizou Pereira.

Na oportunidade, o Major aproveitou para convidar a população para se fazer presente à solenidade de formação que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro, sendo no dia 21, culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, às 19h30. No dia 22 no Auditório da Acits, às 19 horas e no dia 23 na Praça dos Pioneiros, às 19 horas.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Colégio Ideal realiza 17ª Festa da Família

Pais, filhos e funcionários da instituição se divertiram no último sábado

A diretoria do Colégio Ideal promoveu no último sábado, dia 17 de setembro, a 17ª edição da Festa da Família, envolvendo a comunidade escolar do centro de ensino. O evento iniciou com uma carreata que partiu do colégio até o espaço da Gallego Diversões e reuniu pais, alunos e funcionários da instituição, que participaram de uma série de atividades recreativas.

De acordo com a diretora da escola, Silvia Bazzo, o objetivo da festa é quebrar a rotina tanto dos pais, quanto das crianças. “O objetivo dessa festa é a união de todas as famílias, descontração entre pais e filhos, brincadeiras recreativas e que seja um dia diferente, incomum do dia a dia da sala de aula e do que os pais tem em casa”, ressaltou.

Nesse ano, a festa contou com o piquenique em família, novidade com relação às outras edições. Além das guloseimas, o evento ofereceu oficinas de diversas brincadeiras como pular corda, pneu, desenho, elástico e provas que compuseram a gincana. “Consideramos esse momento para se desligar da tecnologia, curtir o ambiente, a natureza, instigar em cada pai e mãe o lazer, a descontração através das brincadeiras”, acrescentou.

Além da diversão, a festa teve cunho social. Foram arrecadados produtos de higiene e limpeza para ajudar o Lar do Idoso e Casa do Adolescente. “Conseguimos quase mil produtos para essas entidades e estamos muito satisfeitos”, concluiu Silvia.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação DS

NATIVA SERVIÇOS

Rua Juracina Torres de Oliveira, 292-S - Cidade Alta
Fone: (065) 3326-1207
Cep: 78300-000
Tangará da Serra- MT
Ver no Mapa

Aproximadamente dez mil animais são imunizados em Tangará da Serra

Campanha ocorreu até as 16 horas deste sábado

No último sábado, 17, proprietários de cães e gatos tiveram de levar seus animais para que estes recebessem a dose da vacinação antirrábica em Tangará da Serra. De acordo com o coordenador do setor de Vigilância Ambiental do município, Ageu Martins, quase 10 mil animais foram imunizados. 
“Desde o dia 25 de Julho estamos com essa campanha na zona rural, onde já temos 4.000 animais vacinados. Falta fechar Triângulo, São Jorge e Joaquim do Boche. A equipe vai sentar e escolher uma data para que façamos o dia D para essas localidades. Já no sábado, estávamos com 12.000 animais para serem vacinados dentro de Tangará da Serra e atingimos quase 10.000”, disse Ageu. 

O coordenador pontuou ainda que conforme a demanda, pode ser aberto um novo dia D ainda nesse mês.

“Conforme a necessidade, se tiver muita procura, no dia 27 de Setembro estaremos abrindo uma data adicional para vacinação, porque este dia é caracterizado a nível nacional como o Dia Mundial Contra a Raiva. Provavelmente abriremos exceção para estarmos aplicando as vacinas nesta data, em uma localidade somente”, explicou, sinalizando que o possível ponto seja centralizado no mapa do município.

Aos que não puderam vacinar seu cão ou gato por algum motivo de força maior, Ageu pediu para que estes procurem o setor de Vigilância Ambiental do município, localizado no antigo Hospital Nossa Senhora Aparecida.

“Aquelas pessoas que por motivo de trabalho acabaram perdendo essa campanha, que estejam procurando o setor de Vigilância Ambiental, porque veremos a possibilidade de estar vacinando os animais no decorrer da semana”, concluiu.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação DS

Resultado mostra disputa apertada em Tangará da Serra

A primeira pesquisa eleitoral do atual pleito, realizada pelo Diário da Serra com o objetivo de conhecer a opinião dos eleitores de Tangará da Serra quanto as candidaturas a prefeito, mostra que a disputa está bastante apertada entre três dos quatro postulantes ao cargo.

Nas respostas espontâneas para a pergunta, Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito?, o atual prefeito e candidato a reeleição Fábio Martins Junqueira (PMDB) aparece na frente com 28,6% das intenções de votos, seguido pelo candidato Reck Júnior (PSD), com 24,4%; Vander Masson (PSDB) com 19,8% e Sílvio Sommavilla (PDT) com 2,8%. Os que não sabem em quem votar e estão indecisos somam 18,1% e que não votariam em ninguém, votariam em branco ou anulariam o voto 6,3%.

Nas repostas estimuladas, onde foi apresentando como opção o nome dos quatro candidatos registrados em Tangará sob forma de disco, a ordem segue a mesma, porém com números diferentes. Fábio Junqueira segue na liderança com 29,9%, Reck Júnior com 26,6%, Vander Masson com 23,9% e Sommavilla com 2,8%. Os indecisos, que não sabem em quem votar representam 11,3% e os que não votariam, votariam em branco ou anulariam o voto representam 5,5% dos entrevistados.

O Diário da Serra também ouviu dos entrevistados sobre a rejeição aos candidatos e o quadro também mostra a liderança de Junqueira para a pergunta: Se os candidatos a prefeito forem esses, em que o senhor (a) não votaria?. Fábio Junqueira aparece com 35,2%, Sommavilla com 26,6%, Reck Júnior com 18,1% e Vander com 4,5% de rejeição. Os que não sabem representam 12,6% e os que não rejeitam ninguém 3,0%. 

A pesquisa registrada junto ao TRE no dia 11 com o número MT-01791/2016 e autorizada a divulgação por força de Legislação em 17 de setembro, foi realizada pela empresa E.Tormes & Cia Ltda-ME (Diário da Serra) nos dias 12 e 13 de setembro, ocasião em que 400 eleitores com 16 anos ou mais foram ouvidos. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A aplicação da pesquisa se deu diretamente nas residências dos entrevistados, não sendo abordadas pessoas na rua ou em empresas.

A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre a intenção de voto para os candidatos a vereadores, mas esta informação traremos em matérias nas próximas edições.

Diário da Serra realizou sua primeira pesquisa eleitoral

Com base no fato de que neste pleito eleitoral nenhuma empresa promoveu a divulgação de pesquisas eleitorais, embora tenham havido algumas registradas na Justiça Eleitoral, primando pelo comprimisso de bem informar seus leitores e com o objetivo de levantar entre os moradores/eleitores as opiniões a intenção de voto para prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano em Tangará da Serra, que o Diário da Serra, promoveu Pesquisa Eleitoral nos dias 12 e 13 de setembro.
Nessa abordagem os pesquisadores fizeram quatro perguntas: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito? Se os candidatos a prefeito forem esses, em que o senhor (a) votaria?; Se os candidatos a prefeito forem esses, em que o senhor (a) não votaria?; e ainda Em quem você votaria para vereador se as eleições fossem hoje?, além de dados pessoais. 

Registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-01791/2016, o trabalho foi realizado por oito pesquisadores e a metodologia utilizada foi de entrevistas pessoais, com utilização de cota de sexo e idade proporcionais ao número de habitantes da cidade em cada setor censitário (IBGE 2010). 

A amostra é selecionada em dois estágios, sendo que no primeiro faz-se uma divisão da amostra proporcionalmente ao número de habitantes acima de 16 anos de idade, dentro de cada área geográfica intra-municipal. No segundo estágio, para cada área geográfica, sexo e faixa etária, de acordo com o perfil da população em estudo.

Neste período, 400 pessoas foram entrevistadas, em 24 diferentes bairros da área urbana, assim como nos distritos de São Jorge, São Joaquim, Progresso e ainda Gleba Triângulo. Nesses locais os pesquisadores perguntaram, entre dados pessoais, a intenção de voto de forma espontânea e estimulada, apresentando neste segundo caso como opção o nome dos quatro candidatos registrados, sob forma de disco. Desta mesma forma foi questionada a rejeição dos candidatos. 

O trabalho de coleta de controle de dados foi acompanhado e auditado por supervisores. A margem de erro é de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Contas Anuais de Tangará 2015 são aprovadas por unanimidade

A Auditoria aconteceu no período de 07/03/2016 a 11/03/2016, na sede da Prefeitura Municipal de Tangará

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) julgou na manhã de ontem, 13, as Contas Anuais de Gestão da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, exercício 2015, em que o município teve as contas aprovadas por unanimidade, sem aplicação de multa ou de determinações, apenas duas recomendações.

A Auditoria aconteceu no período de 07/03/2016 a 11/03/2016, na sede da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, quando o acompanhamento foi realizado in loco pela Equipe de Auditoria da Secretaria de Controle Externo (SECEX), da 6ª Relatoria, que apontou na oportunidade, oito irregularidades, e uma em autos em apenso.

De acordo com o relatório, o prefeito Fábio Martins Junqueira, bem como os demais responsáveis foram citados para que as irregularidades fossem sanadas, o que foi de pronto acolhido pela administração municipal e evidenciado pela SECEX. Apesar dessa postura, o Ministério Público de Contas, considerou que existiam restos a pagar no valor de R$2.021,85 referentes ao ano de 2015, o que causou discordância no voto do Relator Conselheiro, Moises Maciel. “Divirjo do entendimento ministerial quanto ao apontamento para o cancelamento de restos a pagar, pois localizei no site da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra os decretos que justificam o cancelamento dos restos a pagar processados, sanando portanto o apontamento”, argumentou o relator durante a sustentação de seu voto que foi seguido pela maioria dos conselheiros.

Fonte: Redação DS

Educação promove Jornada Inclusiva e Semana da Pedagogia

O evento segue até sexta-feira, com diferentes palestras e discussões

Com o objetivo de promover as discussões referentes à modalidade da Educação Inclusiva e oportunizar aos participantes a garantia do diálogo, a troca de experiências e o aprofundamento da teoria, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e a integração do grupo, que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra (Semec) e a Unic Tangará da Serra estão promovendo a VIII Jornada Municipal de Educação Inclusiva e VI Semana da Pedagogia em ação ‘Acessibilidade’.

O evento iniciou na noite desta segunda-feira, 12 de setembro, com a participação de cerca de 500 pessoas, entre pedagogos, professores de salas de recursos multifuncionais, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais das áreas de educação e saúde, assim como a comunidade acadêmica e externa. “Este é um momento importante de diálogo, de discussão, de troca de experiência e aprofundamento da teoria referentes à modalidade da Educação Inclusiva dos profissionais que estão trabalhando nesta modalidade de ensino”, explicou o coordenador do evento, professor Roberto Gudolle Castro, ao destacar que o evento segue até a próxima sexta-feira, dia 16 de setembro.

A Jornada Municipal de Educação Inclusiva e Semana da Pedagogia iniciou com a cerimônia de abertura, fala das autoridades e o Hino Nacional em Libras, e contou com a palestra do fonoaudiólogo e Mestre em distúrbios de aprendizagem, Mariano Ramos Neto, sobre ‘DPAC (Distúrbio de Processamento Auditivo Central) e sua interface no contexto educação.

Jornada de Educação Inclusiva segue até sexta

Para debater o tema e promover as discussões referentes à modalidade da Educação Inclusiva, a VIII Jornada Municipal de Educação Inclusiva e VI Semana da Pedagogia segue até a próxima sexta-feira, 16.

Nesta terça-feira, dia 13, a programação do evento segue com apresentação cultural e com a palestra ‘As alterações de linguagem na educação’, novamente com o fonoaudiólogo Mariano Ramos Neto.

Na quarta-feira, 14, os participantes participarão da palestra ‘Saberes e fazeres da inclusão/Mediação do TDAH, com a psicóloga Mestre em Educação e especialista em Psicopedagogia Clínica, Angela Maluf; na quinta, 15, com a palestra ‘Educar como ato de acolher’, com a psicóloga e especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Karine de Souza Santos; finalizando na sexta-feira, 16, com a palestra ‘O que aprendi com os balões’, com o mestre em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional, Júlio César Gomes da Silva. 

A VIII Jornada Municipal de Educação Inclusiva e VI Semana da Pedagogia acontece sempre a partir das 19h, no auditório da Unic.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Mostra de Trabalhos da Escola Dom Bosco é considerada um sucesso

A amostra teve início na parte da manhã e se estendeu até as 15:00 horas

Alunos do Centro Municipal de Ensino Dom Bosco apresentaram ao longo de toda a última sexta-feira, 09, atividades desenvolvidas em conjunto com os professores da instituição.

A Mostra de Trabalhos, mais uma vez foi considerada um sucesso, pela qualidade e variedade dentre maquetes, jogos pedagógicos, cartazes, e outros conteúdos apresentados.

De acordo com o diretor do centro de ensino, Sérgio Medeiros, a mostra reflete transparência por parte da escola, sobre as atividades elaboradas.

“O objetivo é apresentar para a comunidade escolar, tanto para alunos, professores, pais, quanto os demais visitantes aquilo que vem sendo desenvolvido em sala de aula. Isso já vem sido trabalhado desde o começo do ano. Os professores se preparam na formação continuada da secretaria de educação, desenvolvem em sala de aula e aí marcamos a mostra para divulgar para a comunidade”, destacou.

O maior aprendizado dos alunos e engajamento, também são pontos positivos das amostras de trabalho, e na escola Dom Bosco, não foi diferente.

“Os alunos aprendem mais porque estão trabalhando naquilo dali, se dedicam, então, a memorização vem com maior qualidade e a recompensa deles é fazer essas apresentações”, pontuou Sérgio, acrescentando ainda que a avaliação da mostra foi positiva.

“Completamente positivo, o resultado bem acima do esperado, bem tranquilo, trabalhos de boa qualidade. Os professores e alunos se dedicaram muito e nas últimas semanas estiveram trabalhando bastante na elaboração dos trabalhos, é sempre positivo”, classificou.

A amostra teve início na parte da manhã e se estendeu até as 15:00 horas. Trabalhos das mais diversas áreas chamaram atenção de quem prestigiou, já deixando expectativa, para as produções do ano que vem.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação DS

Mais de 270 estudantes de Tangará participam da Olimpíada de Matemática

Entre os tangaraenses estão os estudantes da Manoel Marinheiro

Mais de 913,5 mil estudantes de todo o país participarão neste sábado, dia 10 de setembro, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016).

Desse total, 4.430 alunos são do Estado de Mato Grosso, divididos em 221 escolas da rede estadual, de 86 municípios, entre eles 272 alunos de Tangará da Serra, de 10 escolas estaduais do município. Entre os estudantes tangaraenses, 11 são da Escola Estadual Vereador Manoel Marinheiro, que participarão da prova, divididos entre Nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental) e Nível 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental). 

“Tivemos a prova da primeira fase em junho, com a participação de todos os alunos do 6º ao 9º ano (...) e esses 11 foram classificados para a segunda fase”, destacou a professora da Matemática da escola, Daiane Silva Pereira, ao lembrar que 191 alunos participaram da primeira fase da prova e agora 11 farão a prova da segunda fase. Nesta etapa, da Manoel Marinheiro, farão a prova os alunos Olivia Dabnny de Borba Correa, Eduarda Fanti Soares de Souza, Alejandro Kauã Souza Martins, Anderson Moraes Bauer, Isabelly Veronez dos Santos, Tym Lago de Oliveira e Joelma Maria da Luz, todos do Nível 1; e ainda Leonardo Vinicius Ramos de Faria, Aldresson Icaro Santos Jacinto, Melissa Moraes de Miranda e Monylla Gomes Ludwig, do Nível 2.

A prova, que será aplicada a partir das 13h30 (horário de Mato Grosso), terá seis questões dissertativas, e os candidatos deverão expor o raciocínio matemático usado para resolver os problemas. Os testes terão duração de três horas e serão aplicados por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da Obmep, em diversos locais. Os alunos da Manoel Marinheiro, por exemplo, farão as provas no Centro de Ensino Fábio Diniz Junqueira. 

Criada em 2005 e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a OBMEP é a maior Olimpíada estudantil do país e tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos. Este ano, teve 17,8 milhões de inscritos. Dos aprovados para a segunda fase, 297.391 são do Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), 261.734 do Nível 2 (8º e 9º anos) e 354.421 do Nível 3 (Ensino Médio). 

E como premiação, os 6.500 alunos com melhor desempenho no Brasil receberão medalhas de ouro (500), prata (1.500) e bronze (4.500). Serão também distribuídas até 46.200 menções honrosas a estudantes destacados. Os vencedores serão anunciados em 30 de novembro. As cerimônias de entrega dos prêmios da OBMEP ocorrem no ano seguinte ao da prova, em datas a serem definidas.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Município irá leiloar 54 lotes de veículos neste sábado

Serão leiloados 54 lotes, com total avaliado em R$ 355.100,00

Hoje é o último dia para a visitação e inspeção dos interessados aos bens que serão leiloados. Os lotes estão expostos no pátio da Sinfra, das 8h às 10h45 e das 13h às 16h45

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria de Administração e por intermédio do Leiloeiro Público Oficial do Estado de Mato Grosso, Kleiber Leite Pereira, promoverá neste sábado, 10 de setembro, um leilão para alienação dos veículos e equipamentos considerados inservíveis para a Administração Municipal.

Ao todo, de acordo com edital, serão leiloados 54 lotes compostos por equipamentos diversos e veículos leves e pesados, como tratores, caminhões, motocicletas e triciclos, com total avaliado em R$ 355.100,00, com lotes que variam de R$ 350 (Moto Sundow Hunter 125) a R$ 53 mil (Moto Niveladora New Holland RGA 140). 

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Apoio para realização do Processo Licitatório, Edirson Oliveira, o leilão iniciará às 9h, ocasião em que os veículos estarão disponíveis para lances no pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), na Vila Goiânia. “Poderão participar e oferecer lances no leilão os licitantes que se habilitarem (…) tanto pessoas físicas ou jurídicas, portadoras dos originais de RG e CPF; se empresa, cópia do Contrato Social e cartão do CNPJ; e se representante, Procuração objetiva passada por Cartório (firma reconhecida), sendo vedada a participação de servidores do órgão vendedor”, especifica o edital, reafirmando que os lances podem ser feitos por participação presencial ou on-line. “Os lances começam com o valor da avaliação mínima dos bens, sendo presenciais e verbais, e on-line simultaneamente, através do portal www.kleiberleiloes.com.br, sendo declarado vencedor na batida do martelo o licitante habilitado que maior preço oferecer”.

Aos interessados, hoje, 9 de setembro, é o último dia para a visitação e inspeção dos interessados aos bens que serão leiloados. Os lotes estão expostos no pátio da Sinfra, das 8h às 10h45 e das 13h às 16h45. Mais informações no site da Prefeitura Municipal. Para acessar o edital com todas as informações do leilão, basta clicar na opção ‘Serviços’, entre os tópicos ‘Licitações’ e na sequência ‘Leilão Nº 001/2016’.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

EXPOSERRA 2016 - Mais de 35 mil pessoas passam pelo Parque de Exposições

“Um desfile de cores e muita gente bonita, parecia inclusive o ‘Festival de Cinema de Gramado”’, assim foi classificada a abertura oficial da 25ª Exposerra – Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial (Exposerra) e 36ª Festa do Peão, promovida pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra.

Embora a queda na temperatura tenha se efetivado no município, isso não foi motivo para que os tangaraenses e visitantes deixassem de comparecer ao evento, classificado como maior festa da região e uma das mais importantes do Estado. A abertura oficial do evento aconteceu às 20h30, no palco alternativo montado na Praça de Alimentação, com a presença de toda a diretoria do Sindicato Rural, da Rainha da Exposerra 2016 Sabrina Fernandes e das Princesas Hemily Milhorança e Luana Rossi, e contou com a presença de várias autoridades do estado, que elogiaram a estrutura montada para atender a população. “As autoridades de fora do município elogiaram de forma veemente a nossa Exposerra, fazendo comentários de como a população estava bonita”, disse o presidente interino do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Clóvis Félix de Paula.

Segundo o presidente, a primeira noite realmente superou todas as expectativas. “Sabíamos que seria muito bom porque é uma festa bastante aguardada, mas com o frio que se estendeu além do que estamos acostumados ficamos um pouco apreensivos. Mas o povo deu um show em particular, lotaram o parque, onde ficou difícil até para se movimentar”, comentou, salientando que realmente valeu a pena se produzir e participar da festa. “Na grande maioria, as pessoas que compareceram, vieram por causa do show da Ivete, e ela fez sua parte, é ‘fogo no chão’, levou o público ao delírio. Foi muito bom!”, acrescentou Clovis.

Já na segunda noite, aconteceu o show de Fernandinho, que por ser gospel e por ser dia útil no amanhecer parecia que contaria com público mais tímido, o que de fato não ocorreu. Com os portões abertos, tendo como entrada 1k de alimento não perecível, a população compareceu e participou da festa.

De acordo com de Paula a estimativa dos organizadores é de que na primeira e segunda noite, cerca de 35 mil pessoas tenham passado pelo local, que intenciona fazer gerar nas seis noites de festa R$ 50 milhões.

O show hoje é com Luan Santana, quando uma população expressiva é aguardada. A exposição, que iniciou na terça-feira, 6, segue até o próximo domingo, 11.

Fonte: Redação DS - Redação DS