22ª Ciretran atenderá em novo local a partir de outubro

O novo prédio está localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua José Garcia Lacerda (32)

A 22ª Circunscrição Regional de Tangará da Serra (22ª Ciretran), unidade descentralizada do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) atenderá em novo local a partir de outubro. O novo prédio está localizado na Avenida Brasil, esquina com a Rua José Garcia Lacerda (32), no Jardim Tanaka (antigo Jardim Pomares).

A mudança, de acordo com o chefe da 22ª Ciretran, Juares Laurentino da Silva, ocorrerá dentro de 20 a 30 dias. “Dia 29, quinta-feira, o pessoal da Engenharia de Cuiabá estará em Tangará da Serra para vistoriar e receber o prédio”, disse. No local estão sendo realizados os últimos ajustes, aguardando a instalação de ares condicionados e móveis. Após isso serão feitas as mudanças de materiais e instalações de tecnologia e informática. “Então creio que 20 a 30 dias já fazemos a mudança”, disse, pedindo desde já a compreensão da população. “A mudança será feita no final de semana, mas é possível que gere pequenos transtornos”

Instalada há cerca de 20 anos na área central da cidade, a unidade é pequena e com instalações precárias, motivo de muitas reivindicações, protestos e até mesmo paralisação das atividades por parte dos servidores. “Faz tanto tempo que a nossa Ciretran é centralizada, com mais de 20 anos. Um espaço pequeno e que quando, por exemplo, vem um caminhão fazer vistoria causa um transtorno em toda a rua. O local está muito desapropriado, pelo tamanho que cresceu Tangará e pelo número de atendimentos”, afirma, ao destacar que a mudança é essencial. 

Todo o serviço que hoje é realizado na unidade como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atendimento ao público, balcão de transferência de veículo, vistoria, transferência, alienação, enfim, todo o serviço será prestado em novo local, porém com mais comodidade e espaço aos usuários e aos servidores. “Prédio maior, com mais comodidade aos servidores e usuários. Vai melhorar bastante”.

Quanto ao atual prédio, que pertence ao Estado, Juares Laurentino afirmou que não sabe qual o destino será dado a ele. “Foi feito uma avaliação para ver se iriam vender para construir a nova sede da Ciretran, mas não há nada certo”.

Detran está atendendo em horário especial

Desde esta segunda-feira, 26, os servidores estaduais de Mato Grosso passaram a trabalhar temporariamente em apenas um turno ininterrupto. O governo estadual modificou o horário de expediente dos órgãos administrativos para reduzir e controlar as despesas de custeio e de pessoal da administração pública.

Em Tangará da Serra, o novo expediente atinge também as unidades descentralizadas do Governo Estadual, como a 22ª Ciretran, órgão vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). “Hoje, neste primeiro dia do novo horário, foi um pouco tumultuado, mas aos poucos a população vai se acostumando”, disse o chefe da 22ª Ciretran, Juares Laurentino da Silva, ao destacar que o atendimento será das 12h às 18h. 

A mudança de horário, conforme artigo 4º do decreto, não implica em alteração da remuneração dos servidores. A flexibilização dos horários, conforme descrito no decreto, será somente autorizada pelos dirigentes máximos dos órgãos e entidades estaduais, podendo ser o horário mínimo de entrada às 12h e máximo às 13h. A saída, nos casos excepcionais, poderá ter como mínimo horário às 17h e máximo às 19h. Durante todo o período de trabalho deverão ser desenvolvidas todas as atividades internas e de atendimento ao público.

O governo salientou que as mudanças em horário de expediente não devem prejudicar a qualidade do serviço público. Além disso, relatórios mensais, devem demonstrar o percentual de redução de gastos com o custeio, assim como também relatórios complementares vão apontar indicadores de efetividades dos serviços. Os relatórios emitidos servirão de base para análise da continuidade da redução de horário de expediente, após seis meses de vigência do decreto.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS