Mais de 64 mil eleitores tangaraenses devem ir às urnas neste domingo

Os eleitores deverão comparecer a sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h

Neste domingo, dia 2 de outubro, mais de 2,2 milhões de eleitores das 141 cidades mato-grossenses devem ir às urnas para votar e eleger os novos representantes de seus municípios nas Prefeituras e Câmaras Municipais.

Em Tangará da Serra, dos 68.963 eleitores cadastrados, pouco mais de 64 mil tangaraenses (àqueles que estão aptos) estão sendo aguardados pela Justiça Eleitoral para votação. Esses deverão comparecer a sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, munidos de um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Assim como nas eleições anteriores, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória, porém neste documento constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. 

Para este dia, segundo o juiz da 19ª Zona Eleitoral, João Francisco Campos de Almeida, todos os preparativos estão sendo finalizados e a expectativa é que tudo ocorra dentro da normalidade. “Contaremos com a presença da Polícia Militar de forma bem maciça, da Polícia Judiciária Civil, assim como a Guarda Municipal e esperamos que com a ajuda de todos, principalmente das pessoas que irão trabalhar, que são os mesários, presidentes, enfim uma estrutura enorme que há por trás de tudo isso, para que tudo ocorra da melhor forma possível”, comentou o magistrado durante entrevista coletiva na noite de quarta-feira, logo após reunião de trabalho com representantes de partidos e imprensa.

Eleitores devem ficar atentos as mudanças de seções, alerta Romko

Assim como em todo o país, eleitores de Tangará da Serra irão às urnas neste domingo, dia 2 de outubro, para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, que responderão pelo município pelos próximos quatro anos.

Porém, antes que isso ocorra, a Justiça Eleitoral está ultimando os preparativos para o pleito e entre as atividades está a organização das 192 seções eleitorais. “Vamos a partir de sábado entregar todas as urnas e materiais nas escolas”, informa o chefe do Cartório Eleitoral Luis Gustavo Romko, ao aproveitar a oportunidade para alertar os eleitores das mudanças nas seções. 

Na eleição passada, segundo ele, eram 196 seções, porém houveram algumas agregações de locais que não atingiram o número mínimo de eleitores para funcionar. “Tivemos duas principais mudanças de local de votação. A creche Cecília Maria Barcellos, que fica no Jardim Aparecida, deixou de ser um local de votação”, informa. Os eleitores desta seção foram transferidos para o Centro Municipal de Ensino Tânia Arantes, localizado no Parque das Mansões. “Por serem próximos os locais, a seção da creche Cecília Barcellos foi transferida definitivamente para a Tânia Arantes, melhorando assim a logística”.

Outra mudança, segundo Romko, são dos eleitores que votam na Escola Estadual Professor João Batista. Na eleição passada, devido a reformas no prédio da unidade educacional, os eleitores haviam sido transferidos para o antigo Secitec. “Este ano eles votam normalmente na Escola João Batista”. Àqueles que tiverem alguma dúvida quanto ao local de votação, o Diário da Serra traz na edição hoje, em Caderno Especial, a lista completa das seções de Tangará da Serra em ordem numérica. Além disso, na entrada de todas as escolas haverá também uma lista completa. “Outra possibilidade é buscar esta informação no site ou através do aplicativo Onde Voto”.

COLINHA AUTORIZADA - Por tratar-se de eleições em âmbito municipal, as autoridades acreditam que a votação será mais rápida, mas ainda assim é importante que o eleitor leve uma colinha com o número dos candidatos. “As vezes o eleitor chega dentro da cabina de votação e percebe que está sem a colinha, que pode ser utilizada. A gente incentiva o uso, até mesmo para que seja mais rápida a votação”. 

O primeiro voto será para o cargo de vereador e o eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para votar no candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “Confirma”. Se você errou o número, tecle “Corrige”, digite os números corretos, e confirme o seu voto. O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “Confirma”. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “Fim” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Já ao eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. Em Tangará da Serra a Justiça Eleitoral montou no Centro Cultural um posto de justificativa, que pode ser feita no dia da eleição ou em até 60 dias após a ausência.

Apuração dos votos será centralizada no Cartório Eleitoral

Os eleitores em todo o país deverão comparecer às urnas neste domingo, 2, para votar das 8h às 17h, de acordo com o horário local de cada município. Após isso, os resultados vão começar a ser divulgados, quando termina a votação e começa a contagem dos votos.

Em Tangará da Serra, a apuração e totalização dos votos será centralizada no Cartório Eleitoral, que receberá as informações de todas as seções eleitorais de Tangará da Serra e Nova Olímpia, município que está hoje sob a responsabilidade da 19ª Zona Eleitoral.

Para que tudo corra tranquilamente, de acordo com o juiz da 19ª Zona Eleitoral, João Francisco Campos de Almeida, o acesso ao Cartório Eleitoral durante a apuração dos votos será restrito, sendo que serão permitidas somente a entrada de pessoas autorizadas previamente pela Justiça Eleitoral. “Para justamente coibirmos qualquer prática que não seja condizente com a legislação eleitoral”.

Já em relação ao trabalho em Nova Olímpia, o magistrado afirmou que o juiz Ângelo Judai estará a disposição naquele município. “Ele estará desde sábado trabalhando lá [Nova Olímpia] e estará atuando juntamente com todas as demais pessoas envolvidas e ao término trará para Tangará, onde faremos a apuração”.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS