Mais de 500 pessoas realizaram triagem para a Carreta do Câncer

Triagem aconteceu na sede do Lions durante dois dias, 120 pessoas foram selecionadas para a consulta

O Lions Clube Tangará da Serra finalizou ontem, 18, o serviço de triagem para pré-selecionar as pessoas que serão atendidas pela Carreta do Câncer do Hospital de Barretos, que estará no município no dia 30 desse mês. De acordo com a coordenadora da campanha, Lucimari Batista, 510 pessoas passaram pela pré-seleção. “São vários requisitos a seguir durante triagem. Fizemos o procedimento e selecionamos 120 pessoas que serão consultadas no dia 30”, explicou a coordenadora da campanha, ao destacar que o atendimento foi destinado para casos específicos. “A triagem de próstata foi específica para os homens de 50 a 69 anos. A de colo de útero, para todas as mulheres que tenham iniciado a vida sexual. Já o de pele, para todos”, relatou Lucimari.

Em suas passagens anteriores por Tangará da Serra, a Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos-SP já realizou mais de 700 exames no município. Atualmente 52 tangaraenses são atendidos pelo unidade hospitalar.

HISTÓRICO CARRETA - A ideia é ir atrás da população carente, quando iniciou-se a busca ativa com a realização de exames de prevenção de câncer de Colo Uterino para as mulheres carentes de Barretos. Posteriormente este trabalho foi estendido para toda a população urbana e rural daquela cidade observando-se que o método de Busca Ativa resultou em 80% dos cânceres em estadiamento inicial. O serviço se estendeu ainda mais com a crianção das unidades móvel, que hoje atende vários estados.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Vinte projetos são apresentados na Feira do Conhecimento no IPES

Evento aconteceu durante toda a tarde de ontem

Imagine um projeto de pesquisa que mostre a relação entre as ações sonoras com as moléculas de água existentes no corpo humano, influenciando de acordo com a intensidade do som. A primeira vista pode parecer bastante complexo, mas esse foi apenas um dos vinte trabalhos apresentados na tarde desta quinta-feira, 18 de junho, pelos alunos do Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (Ipes), durante mais uma edição da já consolidada Feira do Conhecimento. O evento, que nesse ano contou com o tema principal “Luz e Água”, foi apreciado por grande número de escolas de Tangará da Serra. De acordo com o diretor da instituição, Reverendo Marcos dos Anjos, o objetivo principal foi abordar juntamente com os alunos e professores acerca da conscientização da preservação da água e energia.

“Nossos trabalhos esse ano na Feira de Conhecimento versam sobre essa preocupação de economizar a energia e economizar água também para que possamos ter mais tempo de vida nesse planeta e ao mesmo tempo, procurarmos novas fórmulas de trabalhos”, comentou o diretor, ao destacar que para as apresentações, os alunos e coordenadores do projetos se prepararam desde o início do ano letivo. 

“Isso com certeza proporciona troca de informações entre nossos alunos e colegas de outras instituições que vieram até o Ipes conferir de perto a Feira do Conhecimento. Esse projeto é anual, então a gente começa incentivando professores, escolhendo o tema e dividindo eles entre as turmas para que sejam trabalhados. Os alunos pesquisam e quando vai afunilando o tempo, os mesmos começam a preparar as maquetes que vão representar os trabalhos deles”, afirmou o diretor.

“São atividades que eles desenvolvem nas pesquisas coordenadas pelos professores, que são muito bons para a vida de quem tem oportunidade de participar. É uma verdadeira festa educacional”, concluiu Marcos dos Anjos.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS