Rotary abre Semana do Meio Ambiente com soltura de balões

O evento é tradicional em Tangará da Serra

O Rotary Clube Tangará da Serra Centro realizou ontem, 31 de maio, o tradicional Plantio Eólico com balões biodegradáveis. O evento aconteceu na Praça dos Pioneiros, com a soltura de 250 balões para abrir a semana do Meio Ambiente, sendo o dia 05 de junho, comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. De acordo com a presidente do clube social, Brígida Fischer, a ação conta com a parceria das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Educação. “São balões biodegradáveis que vão voar e soltar a sementinha para sair pelo menos uma árvore de cada balão”, comentou Brígida, ao destacar que além do Plantio Eólico, a semana do Meio Ambiente também contará com a também tradicional limpeza das margens do Rio Sepotuba.

“No Rio [Sepotuba] estaremos no dia 07 de junho fazendo o encerramento dessa semana comemorativa. Vamos sair da Estância Modelo até a Estância Amazonas passando em todos os pesqueiros para conscientizar a preservação do Rio Sepotuba. Chegando na Estância Amazonas, vamos fazer a soltura de mais 250 balões”, relatou a presidente.

Atualmente, o Rotary Tangará da Serra Centro conta com a colaboração de 42 companheiros. Somado com familiares, aproximadamente 80 pessoas deverão estar envolvidas nas duas ações ambientais. “Estamos chamando todos os clubes de serviços. Na descida do Rio Sepotuba também contará com a presença da Sema, Polícia Ambiental e Bombeiros, que são parceiros e que vão juntos fazendo trabalho de fiscalização e recolhendo o lixo. Ano passado a gente juntou muito material, e inclusive esse projeto já vai completar uma década de existência”, frisou Brígida, ao ressaltar ainda que os projetos ambientais já tem surtido efeito entre a população. “Prova disso é que inclusive trocamos o local, pois antes a gente saia para baixo da cachoeira e agora vamos para o lado de cima, devido na região de baixo a população já está mais consciente. A gente também quer ampliar nos próximos anos o trajéto”, afirmou a presidente.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

6ª ExpoFlor inicia hoje com centenas de espécies de plantas

O evento acontece na quadra poliesportiva da Escola Raio de Sol

Beleza, sutileza e muitas, mas muitas cores e aromas das mais variadas espécies de flores, folhagens e demais plantas ornamentais. Margaridas, antúrios, crisântemos, gardênias, gérberas, girassóis, helicônias, cactos, cravos, rosas, lírios, primaveras, entre tantas outras espécies – ao todo mais de 400 espécies – estarão em exposição e à venda a partir de hoje, 01 de junho, na quadra poliesportiva da Escola Especial Raio de Sol (Apae) de Tangará da Serra das 9h até às 22hs. É a 6ª ExpoFlor, evento tradicional que mais uma vez vem colorir Tangará da Serra. Uma verdadeira festa para quem ama a natureza. Plantas trazidas direto de Holambra (SP) – capital brasileira das flores. A exposição, além de de presentear os amantes da natureza, rende maravilhosos frutos a escola que cuida dos tangaraense excepcionais.

Segundo a diretora da escola, Inês Fátima Tramontina, o evento é realizado com a finalidade de angariar fundos para a manutenção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição que necessita arrecadar cerca de 30% do valor total gasto para conseguir custear todas as suas despesas. “É muito importante a participação da população tangaraense, principalmente dos apaixonados por flores. Esta é uma oportunidade única para adquirirem plantas raras que não são encontradas com facilidade nesta região, então estão todos convidados a vir nos visitar”, disse Inês.

6ª edição inova oferecendo jantares e música ao vivo

A 6ª edicão da ExpoFlor traz novidades este ano, tudo para atrair ainda mais os consumidores. Um evento de cunho social, o qual busca angariar fundos para a manutenção e custeio das despesas da Apae, também quer oferecer mais comodidade aos visitantes e por isso, segundo a diretora da escola, Inês Fátima Tramontinnesta, esta edição oferece jantares e música ao vivo.