Caravana da Transformação inicia dia 17 de outubro no Módulo

Datas e local foram definidos em reunião realizada na última sexta-feira

A 10º edição da Caravana da Transformação está confirmada para acontecer em Tangará da Serra, entre os dias 17 a 27 do mês que vem, no Módulo Esportivo. A data e o local foram definidos na última sexta-feira, 08, quando o Secretário Adjunto de Defesa Civil de Mato Grosso, Tenente Coronel BM Cunha, esteve juntamente com outros técnicos do Estado participando de uma reunião com o prefeito Fábio Martins Junqueira e outras autoridades públicas locais, discutindo questões pontuais do evento.

De acordo com o chefe do Executivo, ficou definido que haverão três carretas para prestar serviços públicos no município. “Na reunião, o tenente coronel explicou como funciona a caravana. Entre os serviços de saúde oferecidos estarão as consultas, exames oftalmológicos e as cirurgias de catarata, pterígio e yag laser”, relatou o prefeito Fábio, ao destacar que a meta do Governo do Estado é atender de 800 a mil pessoas diariamente durante os dez dias que estiver prestando os serviços em Tangará.

“Nas próximas semanas haverão novas reuniões junto com secretários de saúde da região, visto que além de Tangará da Serra, a Caravana da Transformação também atenderá municípios vizinhos”, explicou Junqueira. A Caravana da Transformação instituída pelo governo de Pedro Taques tem como principal proposta levar a integração dos esforços da gestão à toda população mato-grossense, além de proporcionar fornecimento dos serviços essenciais para o cidadão.

CURSO - Para atender toda a demanda da Caravana da Transformação, o município de Tangará da Serra realizará a partir da próxima quarta-feira, 13 de setembro, um curso de voluntários. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Gilvane Lima, as inscrições já podem ser realizadas. “Vamos precisar de bastante voluntários, então a partir de quarta-feira o curso será iniciado, e terá certificado de 12 horas. Quem puder nos ajudar, pode fazer a inscrição na sede da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou pelo facebook da Defesa Civil de Tangará da Serra”, convidou o coordenador municipal.

Rodrigo Soares - Redação DS

Campanha de Multivacinação começa hoje em Tangará da Serra

Crianças e adolescentes de até 14 anos de idade podem ser avaliados

Começa nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a campanha de multivacinação, organizada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. Em Tangará da Serra, as Unidades de Saúde da Família (USF’s) já estão prontas para receberem crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, que poderão fazer a atualização da caderneta de vacinação.

De acordo com a enfermeira responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, a ação tem por objetivo completar os esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta desse público como forma de prevenção.

“Vacinaremos todas as crianças e adolescentes, então os pais ou responsáveis devem procurar alguma das Unidades de Saúde da Família para ser avaliado o cartão de vacina. Caso haja alguma em atraso, a vacina será feita no mesmo dia”, explicou a enfermeira, ao destacar a importância das vacinas de HPV e meningite para os adolescentes, visto que são doenças que podem resultar em sérias complicações. “O HPV é um dos principais causadores de câncer de útero nas mulheres, e a meningite é uma doença que muita das vezes é fatal. Diante disso, a gente faz a convocação não apenas para as crianças comparecerem, mas para os adolescentes também irem até uma unidade”, alertou a responsável. Vale lembrar que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização.

Dia D- O “Dia D” de mobilização da campanha nacional de multivacinação em Tangará da Serra será realizado no dia 16 de setembro (sábado) com a abertura de cinco Unidades de Saúde da Família (USF’s), visando reforçar ainda mais a quantidade de pessoas vacinadas. “Atenderemos nesse dia nas USF’s do Jardim Presidente, Morada do Sol, Cohab e Goiânia, além da Clínica da Família, localizada no centro da cidade”, informou Juliana Herrero.

Rodrigo Soares - Redação DS