Caravana também oferece serviços de Cidadania durante ‘Dias D’

Somente nesta quinta-feira (21) mais de 3,6 mil atendimentos de cidadania foram ofertados

Não são apenas as cirurgias oftalmológicas que marcam a Caravana da Transformação em Juína e região. Nesta quinta-feira (21.09), tiveram início os Dias D, onde mais de 3,6 mil atendimentos de cidadania foram oferecidos à população no Centro de Eventos de Juína. O atendimento segue até o próximo sábado (23.09), às 12h.

Uma das principais demandas dos juinenses é a confecção de Carteira de Identidade. Isso porque o posto de identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no município faz o atendimento duas vezes por semana. Graças à Caravana, grande parte da demanda por este serviço poderá ser sanada.

Este é o caso de Juvenil da Silva Soares, trabalhador de uma fazenda local. Ele ficou sabendo que a Caravana faria atendimento oftalmológico e, já no local, após passar por exames e descobrir que terá que usar óculos, tomou conhecimento de que poderia fazer o RG do filho Luan, de 2 anos, no mesmo local gratuitamente, durante os Dias D.

“Pra mim ficou muito bom porque eu precisava fazer o documento do meu menino. O do meu outro filho de 4 anos eu consegui fazer aqui em Juína, mas foi mais difícil”, contou Juvenil, que também aproveitou o atendimento do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) para saber quais documentos seriam necessários para regularizar a situação de seu terreno.

Além da identidade, outros documentos como CPF, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e Carteira de Pescador Amador podem ser feitos no evento. Entretanto, o último documento só é gratuito para pessoas acima dos 60 anos.

Para quem busca a oportunidade de estar mais capacitado para o mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) tem uma série de parcerias que garantem vagas para cursos profissionalizantes. Este é o caso da Galvan Escola de Cabeleireiros, que desde a primeira edição da Caravana da Transformação oferece cursos de corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelha e depilação egípcia.

Para esta edição, a Galvan ofereceu 120 vagas, que foram rapidamente preenchidas. A proprietária da empresa, Débora Galvan, explica que na os cursos são mais “workshops práticos”, com carga horária de 2 horas/aula, entre teoria e prática. De acordo com a profissional, uma capacitação dessas em Cuiabá custa uma média entre R$ 500 e R$ 600 enquanto que na Caravana é oferecida de graça.

“Muitas pessoas conseguem emprego após passar pela nossa qualificação. Em Peixoto de Azevedo, por exemplo, tenho um aluno que hoje trabalha com isso e também presta serviço voluntário para a sociedade. E isso é fazer o bem, dando retorno à sociedade da oportunidade que ele recebeu”, destacou Débora.

Além dos workshops, a Galvan oferece atendimento ao público. Nesta quinta-feira (21.09), a escola de cabeleireiros realizou 1.068 atendimentos durante todo o dia. “Além de oferecermos o atendimento gratuito à população, nosso trabalho é voluntário. Não cobramos um real do Estado para estarmos aqui”, completou a proprietária.

Outra oportunidade para aumentar a renda são os cursos de confecção de bonecas, decoração de tiaras e aplicação de pedras em chinelos. Em uma parceria da Setas-MT com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Juína, as oficinas de horta vertical e de manutenção de tratores agrícolas já estão sendo realizadas em locais próximos à Caravana.

Quem ainda deseja aproveitar para se qualificar pode procurar o estande de número oito e se inscrever para os treinamentos de planejamento e aproveitamento de alimentos, que serão realizados entre os dias 9 e 13 de outubro; produção de tomate, pimentão, pimenta, berinjela e hortaliças, que serão realizados entre 20 e 24 de novembro; e produção de conservas caseiras, vegetais e hortaliças, que será realizado entre 27 e 29 de novembro.

A diversão também marca presença em todas as edições da Caravana. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possui um espaço totalmente voltado para crianças e jovens, com oficinas de Química, Física, espaço recreativo, além de oficinas de fotografia infantil. Já o Juizado Volante Ambiental (JUVAM), do Tribunal de Justiça, leva o jogo ecológico Rebojando, que faz a diversão da criançada.


A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) também se direciona a esse público fazendo apresentações diárias do “Robozão”, jogos de realidade virtual, coleta seletiva, além de ofertar oficinas de pilotagem de drone, o que chama atenção não só de jovens, mas de adultos que passam pela Caravana.

Para quem busca relaxar ou cuidar da beleza, uma parceria com a Escola Técnica Politec, de Juína, oferece os serviços de quickmassagem, limpeza e esfoliação de pele - serviços bastante procurados.

Outros serviços

A Caravana da Transformação também oferece exposições de produtos da Agricultura Familiar, de produtos confeccionados por reeducandos do Sistema Prisional de Mato Grosso, de artefatos policiais, de equipamentos de salvamento e resgate e sobre documentos do Arquivo Público de Mato Grosso.

Além disso, oferece serviços como a oferta de crédito, educação ambiental e no trânsito, Mutirão Fiscal, aferição de pressão, IMC, tipagem sanguínea, glicemia capilar, orientação jurídica, orientação ao consumidor, confecção de Boletins de Ocorrência, audiências de conciliação e mediação, testes de DNA por meio do Projeto Pai Presente e muito mais.

Os atendimentos de Cidadania acontecem nesta sexta-feira (22.09), até as 16h, e no sábado (23.09), das 8h às 12h.

Julia Oviedo | Gcom-MT