Zé Pequeno pede a Homero que leve mensagem de tranqüilidade política aos federais

O prefeito em exercício de Tangará da Serra José Pereira Filho, o Zé Pequeno, pediu que o deputado Homero Pereira leve à Câmara Federal uma mensagem de tranqüilidade política. Ele solicitou empenho no sentido de que a cidade não seja prejudicada na hora da definição das emendas para 2010, em função da instabilidade política gerada por decisão judicial que cassou mandato do prefeito Júlio César e vice Jaconias.
“Fico três dias, dez ou trinta dias, mas a gestão é a mesma. Leve isso aos nossos deputados federais porque aqui não muda nada. Temos o mesmo propósito e peço que isso seja transmitido pelo bem de Tangará da Serra”, afirmou Zé Pequeno.

Sensibilizado o deputado respondeu que irá articular no sentido de que Tangará da Serra não sofra fortes conseqüências. “Em Brasília a luta por recursos é muito grande e essas mudanças políticas se tornam argumentos de outras cidades na hora de disputar espaço. Mesmo assim iremos articular no sentido de informar aos deputados que aqui nada mudou, a administração continua no grupo do prefeito Ladeia. Não é fácil convencer disso, mas iremos articular”, declarou o deputado.

Assessoria de Imprensa

Senadora Kátia Abreu é recebida por Zé Pequeno

O prefeito em exercício José Pereira Filho, o Zé Pequeno, recepcionou na manhã deste sábado, dia 25, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, acompanhada do deputado federal Homero Pereira e do presidente do Sindicato Rural Normando Corral. Ela está na cidade como parte da ação CNA em Campo, que tem o objetivo de aproximar as entidades do Sistema CNA/Senar da sociedade e ouvir os produtores rurais de todo o País.

Sobre as discussões relativas a legislação ambiental, que estão em pauta no Congresso Nacional, o prefeito em exercício disse esperar que o melhor seja feito pensando no Brasil. “Senadora, acredito que vocês estão realizando um debate interessante, que merece toda a nossa atenção enquanto cidadãos, e esperamos que não estejam buscando o bem dos ruralistas, nem a cessão do desenvolvimento, mas um consenso que seja o bem do Brasil”, afirmou Pequeno.

Durante a visita, a presidente da Confederação cumprimentou lideranças locais como o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Roque Fritzen, secretário municipal de Infra-Estrutura Francisco Clemente, empresário Étore Zompero, e o promotor de Justiça Reinaldo Rodrigues.

USINAS - De acordo com a senadora a região é rica em produção de cana-de-açúcar, o que possibilita a instalação de usinas sucroalcooleiras. “Como disse o prefeito em exercício queremos o bem do Brasil e o bem do Brasil é que tenhamos nossos rios, nossas árvores, nosso solo, mas sem que isso impeça o desenvolvimento”, concluiu.

Assessoria de Imprensa

MP e Prefeitura de Tangará contra invasões em área de preservação

O prefeito Júlio César assinou com o promotor Reinaldo Rodrigues o Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a buscar nas formas da legislação a desocupação das áreas de preservação ambiental que foram invadidas no município. Após a assinatura o prefeito declarou que a Prefeitura Municipal irá notificar os invasores no menor prazo possível.

“Esta é uma luta que agora não é só nossa, tem o envolvimento da sociedade e ganha muito mais força com essa iniciativa do Ministério Público na pessoa do promotor Reinaldo”, afirmou Ladeia em entrevista à imprensa.

Já o promotor ressaltou que a Prefeitura encampou a idéia e tem divulgado isso. “É um passo muito significativo para a proteção dos córregos. Tangará da Serra mais uma vez sai na frente!”, disse Reinaldo Rodrigues.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Infra-Estrutura Francisco Clemente, secretária de Assistência Social Ângela Louret, chefe regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Alvino de Oliveira, e diretor do Samae Jefferson Luiz Lima da Silva.

HABITAÇÃO – O prefeito voltou a determinar que as famílias que se enquadrem na Legislação de Proteção Social (carentes) sejam atendidas pelo programa habitacional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Na reunião a secretária Ângela disse que as famílias estão sendo cadastradas e serão avaliadas. “Os casos serão analisados um a um e quem se enquadrar será incluído nos programas sociais como quer o prefeito”, concluiu a secretária.

Assessoria de Imprensa

GGI tentará convencer vereadores aprovarem Centro de Ressocialização de Menores

Os representantes dos grupos de trabalho de Segurança Pública reuniram-se nesta quarta-feira e decidiram que os vereadores de Tangará da Serra serão convocados para uma reunião ainda esta semana. O encontro dos grupos de trabalho contou com a presença do prefeito Júlio César e do juiz Jamilson Haddad, além de representantes da Polícia Militar e do Conselho Municipal de Segurança Pública.

“O Município precisa de autorização do Legislativo para adquirir a área que será doada ao Estado para implantação do Centro de Ressocialização para Menores (...) É uma obra de extrema importância não só para a comunidade, mas para Mato Grosso, pois trará um local apropriado para os menores infratores de nossa região, situação que vem causando sérios transtornos em face da sensação de impunidade”, explicou o prefeito.

“O GGI vai convocar os parlamentares e explicar a necessidade. Tínhamos prazo para entregar o projeto em Cuiabá e este prazo venceu nesta quarta, porque é curto e o projeto chegou a ser reprovado, mas acreditamos que a visão dos parlamentares poderá ser revista já que todos são a favor de uma obra tão importante e não podemos perder esse investimento”, afirmou o presidente do Conselho de Segurança Valdemar Manrich.
Já o juiz Jamilson considerou ser oportuna a abertura de diálogo entre a sociedade e o Poder Legislativo. “Tem ser uma discussão séria, técnica e responsável de modo que se convençam desta necessidade que é para o bem da cidade, até porque há outras cidades-pólo querendo captar esses recursos”, disse.

Assessoria de Imprensa

Prefeito fez abertura dos Jogos Escolares

O prefeito Júlio César Ladeia fez a abertura oficial da fase municipal dos Jogos Escolares Mato-Grossenses nesta segunda-feira. Aos atletas desejou muito sucesso e pediu que se lembrem de que as atitudes tomadas em campo refletem as atitudes tomadas no cotidiano.

“Não há vitória sem glória, então busquem a glória, busquem a vitória, mas primeiramente busquem a Deus e não se esqueçam de que as atitudes que se tomam dentro de quadra demonstram a pessoa que se é na sociedade”, afirmou.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário municipal de Esportes Wellington Bezerra, presidente do Conselho Municipal de Esportes Jairo Ayres, assessora Pedagógica Vânia Trettel, secretário municipal de Infra-Estrutura Francisco Clemente e secretária municipal de Fazenda Maria Dalva, além de diretores de escolas municipais, particulares e estaduais.

“Os jogos refletem justamente aquilo que é determinação do prefeito Júlio César, que é de envolver a sociedade utilizando o esporte como meio de levar educação, cidadania e respeito e estamos cumprindo isso”, declarou o secretário Bezerra na abertura do evento.

Assessoria de Imprensa

Município constrói rede adutora de água no Bela Vista e Morada do Sol

Os moradores dos bairros Bela Vista e Morada do Sol tem um motivo a mais para sorrirem a partir de hoje, pois está sendo colocado no local, uma rede adutora de água tratada, a qual irá abastecer os dois bairros.

“A rede adutora é uma tubulação de grande diâmetro e que é responsável para levar grande quantidade de água, então isso com certeza irá resolver o problema hoje existente nesses dois bairros com relação ao abastecimento de água”, explicou Jefferson Lima, Diretor do Samae.

Através deste trabalho, o município através do Samae mais uma vez cumpre com suas obrigações e demonstra muita seriedade e responsabilidade perante a sociedade e principalmente com os moradores destes dois bairros que tanto necessitavam desta obra.

A construção corresponde a três quilômetros e será o suficiente para dar mais tranqüilidade e agilidade no abastecimento de água nestes dois bairros.

Assessoria de Imprensa

Faixas elevadas serão implantadas na segunda quinzena deste mês em Tangará

A partir da segunda quinzena de abril a região central de Tangará da Serra receberá faixas elevadas e iluminadas. A novidade pretende melhorar a visibilidade e garantir a redução da velocidade de carros e motocicletas em respeito aos pedestres.

“Será como um quebra-molas. Todos terão que reduzir e isso deve evitar acidentes”, afirma o secretário municipal de Infra-Estrutura Francisco Clemente ao explicar que a medida atenderá também os portadores de necessidades especiais que terão acesso mais facilitado já que as novas faixas têm a altura da calçada.

As faixas elevadas terão 3 metros de largura, 15 centímetros de altura e rampa de 50 centímetros de cada lado. No total serão implantadas 10 faixas na primeira fase sendo quatro na Avenida Brasil (Centro Cultural, Banco Basa, Praça da Bíblia e Escola 13 de Maio), uma na Avenida Ismael José do Nascimento (Escola Municipal José Nodari), e cinco na Avenida Tancredo Neves (Domani, Acits, Caixa Econômica, Clínica da Criança e Fórum).

Assessoria de Imprensa

1º Seminário Mato-Grossense da Cultura do Bambú será em Tangará da Serra

O município de Tangará da Serra sediará o primeiro seminário mato-grossense da cultura do Bambú. O evento será realizado pela Associação Mato-Grossense de Artesanato e Reciclagem (AMAR), e contará com apoio da Prefeitura Municipal. O seminário será realizado do Centro Cultural no dia 06 de maio com a presença do estudioso da cultura do Bambú Rubens Cardoso.

A escolha da cidade, segundo a associação, levou em consideração o potencial turístico da cidade, a produção de bambú já existente e o potencial de produção e utilização do bambu a ser produzido. “Há uma produção que sustenta a implantação de qualquer projeto na área aqui em Tangará, e há um potencial de que essa produção seja ampliada”, explica a presidente da organização não-governamental, Vânia Lúcia Janones.

No seminário os participantes receberão informações sobre a utilização do bambú na construção civil, artesanato e até mesmo na produção de instrumentos musicais, além de conhecimentos sobre plantio e cultivo. “Na Europa o bambú vem sendo utilizado com sucesso na substituição da madeira. É isso que estamos divulgando agora para Mato Grosso”, conta a presidente da AMAR.

Assessoria de Imprensa

Prefeito Júlio César Ladeia recebeu Pedro Henry nesta segunda-feira


Tangará da Serra recebeu na manhã desta segunda-feira, 06, a visita do deputado Federal Pedro Henry. Ele foi recepcionado na Aero Agrícola Rondon pelo prefeito Júlio César Ladeia, pelos secretários municipais, lideranças e empresários do município.
Em Tangará, o deputado visitou diversas obras, as quais foram concretizadas através do seu apoio, como por exemplo, a pavimentação da Avenida Ismael José do Nascimento, no trecho que vai da Avenida Lions internacional até o jardim Vitória, a construção de casas populares, no San Diego. “Todos esses investimento que vieram para Tangará da Serra e que foram aplicados no Jardim Vitória foi através do deputado Pedro Henry. No total foram 4 milhões de reais investidos naquele bairro e nós temos muito o que agradecer ao deputado por isso”, afirmou Ladeia.
A Unemat e o aeroporto, construído através de emenda do deputado, também foram visitados por ele e pelo prefeito Júlio César.

Assessoria de Imprensa

Iniciada obra de recuperação da MT 246

O secretário municipal de Infra-Estrutura Francisco Clemente confirmou nesta que nesta sexta-feira pela manhã começaram os trabalhos de recuperação da MT 246. Na ação a Prefeitura utiliza 7 caminhões e 2 patrol.

“São pontos críticos que estão prejudicando o trânsito de veículos naquela região e que serão solucionados com esta ação”, conta o secretário ao explicar que a estiagem contribui para que as obras sejam realizadas. No total são oito atoleiros que juntos somam quatro quilômetros entre a Calcário e a MT 358.

SÃO JORGE – A estrada que liga o Distrito de São Jorge a Aldeia Formoso está sendo recuperada a partir desta sexta. Nos dois pontos que somam 800 metros de atoleiro serão utilizados dois caminhões e uma escavadeira. A estrada é importante para o transporte escolar dos alunos da aldeia e da Fazenda Sudamata.

Assessoria de Imprensa

Concluídas as obras de recuperação da MT 339

A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura concluiu os trabalhos de recuperação da MT 339 nesta quinta-feira a tarde, ligando a MT 358. Desde a semana passada as máquinas estão no Assentamento Antônio Conselheiro e apesar das fortes chuvas conseguiram concluir a recuperação viabilizando inclusive o acesso as escolas da comunidade.

No total cerca de três quilômetros estavam em estado crítico, onde foram realizadas ações de cascalhamento. Na recuperação a Sinfra empenhou sete caminhões, uma patrol, uma esteira e uma escavadeira. Na última segunda-feira, em função da precariedade das estradas, o transporte escolar foi prejudicado fazendo com que cerca de 600 alunos tivessem suas aulas canceladas.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Prefeitura acompanha saúde de beneficiados pelo Bolsa Família

As pessoas beneficiadas pelo Programa Bolsa Família deverão procurar as unidades do Programa Saúde da Família mais próximas de suas residências. A convocação é da Secretaria Municipal de Ação Social e Secretaria Municipal de Saúde.

Os beneficiados devem comparecer portando cartão de vacina, cartão de benefício e cartão do pré-natal. O acompanhamento será realizado com todas as crianças de 0 a 7 anos, mulheres em idade fértil de 14 a 44 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

O trabalho de acompanhamento já começou e seguirá até o dia 29 de maio, quando encerra o prazo para que todos os beneficiados tenham sido atendidos. De acordo com a coordenação do programa, o não comparecimento poderá implicar no bloqueio do recebimento do benefício.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Ministério do Desenvolvimento Social faz pesquisa em Tangará da Serra

Está em Tangará da Serra um pesquisador do Instituto Via Pública contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Ele realiza estudos quantitativos sobre a implantação do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

Daniel Tadeu Fontes conta que o trabalho é bem recebido em todas as cidades por onde passa. “Em Mato Grosso serão quatro municípios pesquisados. A definição foi por sorteio e Tangará da Serra é uma das cidades”, conta ele.

Além de Tangará, também fazem parte do levantamento as cidades de Barra do Bugres, Jucimeira e Cuiabá. O público pesquisado é composto por gestores, assistentes sociais e técnicos. O objetivo do trabalho é fornecer levantamento de dados estatísticos sobre como está o andamento do programa.

Para a secretária municipal de Ação Social Ângela Louret, o acompanhamento é importante porque demonstra como estão os trabalhos no Município. Ela ressalta que a gestão do prefeito Júlio César conquistou Gestão Plena em Assistência Social justamente por valorizar os programas mantidos pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Recordista desceu Salto das Nuvens de caiaque

O atleta Pedro Oliva, 26 anos, recordista mundial de descida com caiaque em cachoeiras, esteve em Tangará da Serra no mês de março. Na região ele desceu na Cachoeira Salto das Nuvens (19 metros de altura), em Tangará, e no Salto Belo em Campo Novo do Parecis onde bateu recorde mundial descendo 39 metros.

Natural de São José do Rio Preto, Oliva conta que o sucesso foi possível graças a técnica utilizada. “O equipamento escolhido e o planejamento, inclusive matemático, garantiu que tudo corresse da melhor forma possível”, explicou.

Na equipe que acompanhou a façanha estavam brasileiros e americanos, entre eles um matemático. Após o estabelecimento do novo recorde, Oliva se disse satisfeito e prometeu retornar a Tangará e Campo Novo no ano que vem.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Prefeitura e Estado assinam convênio para construção de mais 248 casas em Tangará

O prefeito Júlio César Ladeia e o secretário-adjunto de Habitação Joaquim Curvo de Arruda assinaram convênio para a construção de mais 248 casas em Tangará da Serra. A solenidade foi nesta quarta-feira na capital e contou com a presença do vice-prefeito José Jaconias e do deputado estadual Wagner Ramos. As casas são resultado de uma parceria do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura.

“Nós fizemos nossa parte, estamos preparados e isto está possibilitando inserir Tangará da Serra no projeto do governador Blairo Maggi de construir uma casa por hora até dezembro de 2010”, conta o prefeito Júlio César ao ressaltar o importante trabalho realizado pelo secretário adjunto Joaquim Curvo.

De acordo com Curvo, Tangará da Serra foi a primeira cidade de Mato Grosso a assinar o convênio. As obras devem iniciar em junho próximo com prazo de 12 meses para conclusão. Cada unidade representa investimento de R$ 13.524,00 sendo que deste total R$ 7.000,00 é do Ministério das Cidades através da Companhia de Crédito Família Paulista, R$ 4.000,00 do Governo do Estado e R$ 2.524,00 da Prefeitura.

“Estamos cumprindo determinação do governador Blairo Maggi e do secretário Vilceu Marchetti, que é construir 17.520 casas até dezembro do ano que vem. Vamos assinar em abril 3.608 casas, sendo que destas 248 estão sendo contempladas para Tangará que foi a primeira cidade a assinar convênio”, disse Joaquim Curvo.

Além de investir na contrapartida da obra, o Município também é responsável pelos cadastros, elaboração de projetos, rede de abastecimento de água e área para a construção. O projeto é contemplado pelo PSH – Programa de Subsídio a Habitação de Interesse Social.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa