Por 17 votos a favor, AL aprova PEC que antecipa eleição da Mesa Diretora

Na primeira sessão do mês de setembro deste ano, será realizada a eleição dos novos membros - com posse em primeiro de fevereiro de 2021

Por 17 a favor, duas abstenções e cinco ausências, a Proposta de Emenda à Constituição, que altera o § 6 do Artigo 34 da Constituição de Mato Grosso, foi aprovada em primeira votação na manhã desta quarta-feira (11), transferindo a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, comumente realizada no mês de setembro, para ser feita em data e hora previamente designadas por Resolução Administrativa. Para o segundo biênio, em data e hora previamente designadas por Resolução Administrativa, até a Ordem do Dia da primeira sessão do mês de setembro, do segundo ano legislativo, sob a direção da Mesa Diretora, realizar-se-á a eleição da Mesa, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subsequente.

A PEC, chamada de ‘PEC Janaina Riva’, foi apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), assinada pelas lideranças partidárias, para permitir que a vice-presidente Janaina Riva (MDB), única mulher no Parlamento há duas legislaturas, participe em alguma das chapas nas eleições da Mesa Diretora - uma vez que a deputada encontra-se em uma gravidez de risco, em que a data do nascimento coincidiria com o período da eleição.

Safra de grãos deve alcançar recorde de 251,9 milhões de toneladas

A atual safra de grãos (2019/2020) deve chegar a 251,9 milhões de toneladas, um ganho de 9,9 milhões de toneladas em comparação à safra passada (2018/2019), correspondente a um crescimento de 4,1%, conforme projeção do sexto levantamento divulgado nesta terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O montante estimado é recorde na série histórica.

A projeção está relacionada às boas condições climáticas nas principais regiões produtoras de grão, impulsionada pelas lavouras de soja e milho com perspectiva de bons níveis de produtividade.

A área total de grãos, favorecida pela distribuição regular de chuvas na maioria dos estados, deve crescer 2,4%, alcançando cerca de 64,8 milhões de hectares. As culturas de primeira safra responderão por 46,5 milhões de hectares (71,7%), enquanto as de segunda, terceira e de inverno, por 18 milhões de hectares (28,3%).

AMM comemora decisão do STF de arquivar ação que pedia extinção do Fethab para os municípios

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, arquivou a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei Estadual 7.263 que instituiu o Fundo de Transporte e Habitação (Fethab). A representação foi protocolada no mês passado pela Sociedade Rural Brasileira, alegando que o Fundo estaria causando um aumento de custo para os agricultores que comercializam produtos para outros estados.

Somente no ano passado, o Fundo arrecadou cerca de R$ 1,5 bilhão para Mato Grosso, valores que foram importantes para a recuperação fiscal e a realização de investimentos em infraestrutura. “Ante o exposto, nego seguimento à presente ação direta de inconstitucionalidade”, argumentou o ministro.

A Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM protocolou no dia 14 de fevereiro uma Ação Amicus Curi, no Supremo Tribunal Federal, para contrapor a ação direta de inconstitucionalidade da Sociedade Rural Brasileira (SRB), que pediu a suspensão da Lei do Fethab. O setor do Agronegócio alegou que apenas 30% dos recursos têm sido aplicados nas atividades geridas pela Sinfra, sendo a maior parte usada para custeio da máquina e pagamento de salários.

Sicredi se prepara para inaugurar a terceira agência em Tangará da Serra

Atualmente a Cooperativa é responsável por mais de 30% da movimentação financeira do município. 

Com mais de 600m² a agência Sicredi do bairro Cidade Alta será inaugurada no dia 31 de março, exatamente na mesma data em que a Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA completa 31 anos de existência. 

Estar mais perto dos associados e contribuir para o desenvolvimento econômicos da região foram alguns dos motivos pelo qual o Sicredi viu a necessidade de investir em mais uma grande agência na cidade. 

Entre os serviços oferecidos pela Sicredi, que atende tanto pessoas físicas como jurídicas, estão conta corrente, cartão de crédito e débito, fundos de investimento e aplicações financeiras, financiamentos em geral, crédito pessoal e consignado, seguros de vida, previdência, consórcios, entre outros. Qualquer pessoa pode abrir uma conta Sicredi e se tornar um associado da Cooperativa. 

Com o forte processo de expansão, a Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA projeta para 2020 a abertura de mais cinco novas agências em sua área de atuação, sendo duas no Mato Grosso e três no Pará. 

Atualmente a Cooperativa está presente em 29 municípios de Mato Grosso e Pará, com 35 agências e mais de 80mil associados.