Exposição ‘Tangará Minha Cidade’ se despede do Tangará Shopping

A partir da próxima semana a exposição estará sob o olhar de novos públicos

Tangará da Serra completou neste mês – dia 13 de maio – seu 41º aniversário. Para comemorar esta data, assim como os 21 anos de fundação do jornal Diário da Serra – que serão comemorados no dia 11 de novembro próximo, este periódico está promovendo o projeto ‘Tangará Minha Cidade’.

Lançada no dia 23 de janeiro, a proposta recebeu durante os meses de fevereiro, março e abril diferentes fotos dos tangaraenses retratando as belezas de Tangará da Serra, cada um com sua visão particular deste município. Ao todo foram recebidas 215 imagens que, ao final, 21 delas foram escolhidas por um júri técnico para a exposição fotográfica itinerante ‘Tangará Minha Cidade’. A mesma conta ainda com 20 fotos feitas pelos membros do juri técnico, totalizando com isso 41 imagens, em alusão ao aniversário de Tangará. 

Em sua segunda edição, a exposição foi inaugurada no dia 15 de maio, no Tangará Shopping, permanecendo no local nas últimas semanas. “E hoje ela chega ao fim neste espaço. Espero que a maioria dos tangaraenses tenham aproveitado e apreciado a exposição, feita com carinho pelos tangaraenses e para o povo tangaraense”, destaca a coordenação, ao agradecer a administração e lojistas do Tangará Shopping pela acolhida.

“E a partir da próxima semana a exposição estará sob o olhar de novos públicos, em 14 diferentes locais (matéria completa abaixo)”, complementam os responsáveis, ao afirmar que aqueles que também quiserem receber a exposição fotográfica devem entrar em contato com o Diário da Serra, através do telefone 65 3326-4724. 

A exposição fotográfica itinerante ‘Tangará Minha Cidade’ está sendo ilustrada com imagens dos tangaraenses José Ricardo Tognon, Celso Junior, Patricia Reis Rocha, Itamar Cleiton Xavier, Priscylla Cordeiro, Leonardo Ribeiro, Alexandre Rolim, Anderson José Vieira, Lévender Mattos, Aline Gramarin, Reyther Vieira de Freitas, Cleyton Almeida da Silva, Joelson Valeriano dos Santos, Arison Dornelles, Bruno Tormes, Sergio Roberto Reichert, Ruth Mazzo, Livia Melissa Lamim e Vivian Zucchetto, além das fotografias dos jurados Carlos Marcelo Takahara, Bruno Narezzi, Murilo Nicolli e Welligton Santos. Todos eles revelaram como enxergam Tangará da Serra, de diferentes ângulos.

Atec será primeira escola a receber exposição fotográfica

Como forma de oportunizar que outros públicos possam apreciar o trabalho de diferentes tangaraenses, que a exposição fotográfica Tangará Minha Cidade seguirá para outros locais. 

A mostra, que iniciou no Tangará Shopping no último dia 15 de maio, será exposta em 12 escolas da rede pública e particular, além de espaços públicos, com programação prevista até novembro. 

A primeira escola que receberá a exposição que retrata Tangará da Serra sob diferentes ângulos será a Associação Tangaraense de Ensino e Cultura (Atec), na próxima semana. Na sequência, a mostra de fotografias seguirá no Ipes (12 a 14 de junho; Professor João Batista (19 a 21 de junho); 29 de Novembro (26 a 28 de junho); 13 de Maio (3 a 5 de julho); Professora Jada Torres (10 a 12 de julho); Gentila Susin Muraro (31 de julho a 2 de agosto); Dom Bosco (7 a 9 de agosto); Décio Burali (14 a 16 de agosto); Fábio Diniz Junqueira (21 a 23 de agosto); Antenor Soares 28 a 31 de agosto; Sílvio Paternez (4 a 6 de setembro); e ainda no saguão da Prefeitura Municipal, entre os dias 14 a 30 de julho (durante as férias escolares) e nos meses de outubro e novembro no Centro Cultural e Sala da Memória.

Por Fabíola Tormes - Redação DS

Real Tangará vence Barra do Bugres e fica com o título

A equipe venceu Barra do Bugres no tempo normal pelo placar de 2 a 1

Foi realizado na tarde do último domingo no campo da Vila Esmeralda, em Tangará da Serra, a grande final do 1º Peladão da Serra 2017, a competição foi uma realização do Governo do Estado, através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Saturnino Masson e que contou com apoio das prefeituras de Tangará da Serra, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres e Santo Afonso.

A disputa pelo primeiro lugar foi protagonizada pelas equipes do Real Tangará de Tangará da Serra e União Esporte Clube de Barra do Bugres, jogo este muito acirrado e que resultou o placar de 2 a 1 em favor do time de Tangará da Serra. O time comandado por Sasá conquistou o primeiro lugar e recebeu o troféu e ainda uma moto 0km no valor de R$ 10mil, já o segundo colocado além de troféu recebeu também uma moto no valor de R$ 7mil.

O goleiro menos vazado da competição ficou com Uilien Matheus do Real Tangará, já o jogador destaque ficou com Kaique Henrique, também do Real Tangará. Na disputa pelo terceiro lugar o duelo ficou entre Aefex de Tangará da Serra e Santo Afonso, jogo muito acirrado e que resultou o placar de 2 a 2, levando a decisão para as penalidades, nos pênaltis o time tangaraense se deu melhor vencendo Santo Afonso e ficando com a terceira colocação.

A organização agradeceu de forma geral todos que apoiaram e participaram do evento.

Redação DS

Os de Fora vence primeira etapa de concurso Estadual

Festrilha aconteceu no último final de semana, em Rondonópolis

O grupo de quadrilhas juninas Os de Fora, de Tangará da Serra, participou no último final de semana da 1ª etapa do Festival Mato-grossense de Quadrilhas (Festrilha) e mais uma vez fez bonito ao representar o nome da cidade. Levando nessa temporada o tema ‘Contando Maria em Estações’, onde retrata o empoderamento da mulher na atualidade, os dançarinos conquistaram o primeiro lugar ao somar 147,9 pontos.

De acordo com a presidente do grupo, Priscila Fernandes, a vitória na primeira etapa foi fundamental para os ‘quadrilheiros’ se prepararem para a próxima fase. “Com o evento, a gente consegue avaliar em qual nível estamos porque por mais que o trabalho seja bonito, precisamos saber se estamos utilizando ou não a boa técnica”, comentou a presidente, destacando que os ensaios seguem a todo o vapor para que o grupo vença a etapa final do Estadual, garantindo assim o passaporte para o campeonato nacional.

“Esse foi o primeiro classificatório. No total, serão seis polos onde sairão quatro grupos que se encontrarão no dia 30 de junho para a final do Mato-grossense. Nesse ano estamos com alguns diferenciais no espetáculo, contando sobre o empoderamento da mulher, o respeito e a igualdade, sendo uma história atual e que deve ser discutida”, afirmou a responsável.

APOIO- Para participar dos concursos e continuar representando muito bem a cidade de Tangará da Serra, o grupo Os de Fora precisa do apoio de empresários, instituições e sociedade em geral. “Continuamos precisandos de apoio financeiro para custear as viagens, figurinos, transporte, e demais custos. Temos algumas dívidas, sendo que nesse ano não conseguimos ainda o apoio total, então contamos com a colaboração da sociedade”, finalizou Priscila.

Por Rodrigo Soares - Redação DS

Abordando a comunicação, Feira do Conhecimento da ATEC é sucesso

“Quem sabe não venhamos a despertar o gosto e tenhamos aqui profissionais nessa área”, pontuou Mirley

Abordando o tema, ‘Comunicação’, a Associação Tangaraense de Ensino e Cultura (Atec), realizou ontem, 26 de maio, mais uma edição da tradicional Feira do Conhecimento.

O tema selecionado para pesquisa teve como objetivo principal, de instigar e apresentar aos alunos objetos que muitos nunca viram ou ouviram falar.

Os trabalhos para que a mostra acontecesse teve início logo quando o ano letivo iniciou e ontem, teve seu fechamento, com corredores e salas lotadas por famílias inteiras que se deslocaram até a instituição para conferirem as apresentações.

Jornais impressos, cinema, televisão, rádio, enfim, os meios de comunicação de forma geral, foram apresentados aos presentes. Ao seu modo, cada sala abordou uma forma diferente de se comunicar, trazendo também as curiosidades do código morse- sistema de comunicação que permite a transmissão de mensagens à distância através de sons de curta e longa duração. Todas as turmas foram unânimes em trazerem para a visualização dos visitantes objetos há muito não mais utilizados, o que acabou por fazer com que muitos voltassem no tempo. “Estou maravilhado com tudo, parece uma viagem no tempo. Lembrei do telefone de minha casa, que a gente tinha que por o dedo e girar, número por número. Impressionante como ainda há pessoas que possuem essas relíquias. Está perfeito!”, disse Roberto Maia Filho, que visitava a feira.

“Hoje é só realização de estar alcançando nossos objetivos, que era fazer com eles um retrospecto de antigamente, de como era, como está e como será no futuro, uma vez que nossos adolescentes são tão digitais a gente queria mostrar um pouquinho do passado. Quem sabe não venhamos a despertar o gosto e tenhamos aqui profissionais nessa área”, pontuou a coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio, Mirley Salamoni.

Mostrando o passo a passo da notícia, DS foi tema da Feira

Com corredores tomados e salas com filas nas portas. Assim aconteceu a Feira do Conhecimento da Associação Tangaraense de Ensino e Cultura (Atec), que neste ano abordou a comunicação. Inseridos na proposta, cerca de 300 alunos desde o 1º ano de Fundamental I até o Ensino Médio, se desdobraram em pesquisas, coletas de dados e objetos para dar vida ao assunto trabalhado.

Assim fizeram os alunos do 5º ano, que abordaram o jornal, e retrataram a história, a trajetória, e todas as fases, até o periódico chegar às bancas.

Para saberem realmente como o informativo é elaborado, os alunos solicitaram a direção do Diário da Serra, auxílio para o desenvolvimento de boa parte da pesquisa.

Para tanto, fizeram várias visitas ao jornal, onde conheceram desde os passos iniciais, até a finalização do periódico, que nasceu com apenas cinco funcionários e atualmente conta com mais de 16 e que em novembro completa 31 anos.

Os alunos estudaram a história de crescimento e superação do DS e repassaram de forma emocionante aos visitantes, que assim como os alunos, ficaram maravilhados e disseram, nunca imaginar os caminhos trilhados para que o informativo chegue à fase final. 

“Realmente essa é uma feira do conhecimento, pois nunca imaginei o trabalho que dá para ficar pronto assim”, disse Cléa Anato Moura, ao folear o jornal.

Segundo a professora Elenir Gobbi Silvério, uma das idealizadoras do projeto, as pesquisas foram aprofundadas até chegar ao Diário da Serra. “Cada turma pegou um tipo de comunicação, então tínhamos que pesquisar como nasceu o jornal, aonde surgiu no mundo, depois no Brasil, até chegarmos do Diário da Serra. Foi muito interessante e aprendemos muito com essa pesquisa e todos nós ficamos maravilhados, pois nem eu sabia como era, então as descobertas foram conjuntas e fascinantes”, destacou a professora.

“O que me chamou a atenção foi a forma que eles fazem a impressão que é bastante complicada. Também gostei das partes que eles buscam as informações que precisa ter bastante interpretação de texto”, destacou a aluna, Kauana Botelho de Sá, que apresentava o trabalho.

Rosi Oliveira - Redação DS

Sarau Cultural realizado com êxito pelo Departamento de Cultura de Tangará

Foto: Humberto Ferreira
As apresentações sempre acontecem na última quinta-feira de cada mês

Aconteceu na última quinta-feira, 25, no Centro Cultural de Tangará da Serra, o Sarau Cultural, evento que reúne os alunos das oficinas de música, pintura, teatro e dança do Centro Cultural, em apresentações que são prestigiadas por um grande número de assistentes. Em conjunto com as apresentações, acontecem exposições de quadros de pintura, de artesanatos que são confeccionados pelos alunos das Escolinhas.

No último Sarau Cultural, houve a participação de um grupo musical formado por alunos do IFMT-Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado de Tangará da Serra, do maestro Maycon, e do violonista Pedro Homsi que brindaram os presentes interpretando canções dos seus repertórios. Ainda houve a distribuição de panfletos do Projeto Faça Bonito do Centro de Referência Especializada de Assistência Social de Tangará da Serra.

Segundo o Coordenador do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá, o projeto Sarau Cultural já se consolidou junto a nossa população. “Normalmente acontecem apresentações tanto de nossos alunos, quanto de artistas profissionais e amadores, que utilizam o espaço para interpretações de diferentes manifestações culturais”, comentou o Coordenador.

As apresentações sempre acontecem na última quinta-feira de cada mês, e tem sido prestigiada por uma grande parte da nossa população, que aproveitam a oportunidade para visitarem a Sala de Memória, anexa ao Centro Cultural.

Humberto Ferreira - Redação

Zona Azul começa a funcionar no dia 05 de junho em Tangará

Processo de demarcação já foi iniciado na Avenida Brasil

O serviço de Estacionamento Rotativo, mais conhecido como Zona Azul, começará a funcionar no dia 05 de junho no município de Tangará da Serra. No próximo domingo, dia 28, a empresa Gold Park completa os 60 dias após ter vencido o processo licitatório, devendo assim iniciar a instalação do sistema na cidade. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Selton Vieira, nos próximos dias será iniciada a divulgação sobre o uso do sistema. “Após a instalação completa, será realizada a divulgação para a população baixar o aplicativo onde poderá realizar a compra e o crédito, podendo assim fazer a rotação e controle pelo celular. Atualmente, a equipe da empresa Gold Park está realizando demarcações na área que o serviço será implantado, e fazendo as devidas estruturações”, comentou o secretário, ao relatar que acredita que a população se adaptará com a novidade com o passar do tempo.

“Foi definido por estudos e lei os lugares e as ruas que receberão o serviço. Quando começa a sinalizar, é natural que a sociedade tenha uma certa resistência e cada um apresente seu parecer. Pegou-se um quadrante central com duas ruas paralelas a Avenida Brasil que será trabalhado”, destacou Vieira.

Além do trabalho na demarcação dos locais (estacionamentos), a empresa deverá realizar a instalação dos parquímetros, assim como a contratação de mão de obra, pois cerca de 20 monitores trabalharão por turno, em cada mil vagas instaladas. Ao todo serão 3.689 vagas para veículos automotores e o sistema será implantado de forma gradativa. A princípio serão implantadas na Avenida Brasil e paralelas, e custarão, ao usuário R$ 2,00 para carros e R$ 1,00 para moto, a cada um hora estacionado.

Vale destacar que aqueles que forem utilizar o estacionamento rotativo terão como opção o parquímetro (pagos com moedas ou cartão pré-pago), o smartphone (através de um aplicativo), através de ticket adquirido com os monitores e em postos de venda, ou uma forma de desconto automático em uma conta pré-paga.

Rodrigo Soares - Redação DS

‘Comunicação’ será tema de Feira do Conhecimento na Atec

Feira do Conhecimento será realizada na tarde da próxima sexta-feira na Atec

A Associação Tangaraense de Ensino e Cultura (Atec) realizará amanhã, dia 26 de maio, mais uma edição da tradicional Feira do Conhecimento. Nesse ano a instituição abordará “Comunicação”, como tema principal, oportunidade em que a comunidade escolar poderá conhecer de perto a história e vivência dos meios de comunicação de Tangará da Serra, além de ficar por dentro das principais novidades das redes sociais.

De acordo com o diretor pedagógico da Atec, Robson Rodrigo Teodoro da Costa, os alunos estão se dedicando ao evento desde o início do ano letivo. “Desde o final de fevereiro os alunos estão se preparando em cima desse tema. Os alunos foram pesquisar, sendo que muitos foram inclusive in loco nos meios de comunicação de nossa cidade. Cada sala irá abordar uma forma diferente de se comunicar”, adiantou o diretor, ao destacar que cada turma falará sobre um dos meios de comunicação de Tangará da Serra, revelando a história e o cotidiano das emissoras de rádio e televisão, redes sociais e jornais do município, além das curiosidades do código morse- sistema de comunicação que permite a transmissão de mensagens à distância através de sons de curta e longa duração. “A feira realmente promete , temos projetos realmente bem interessantes e bonitos”, comentou o responsável.

Ainda segundo o diretor, os projetos desenvolvidos em conjunto na Feira do Conhecimento refletem como grande aprendizado entre os alunos, auxiliando e desenvolvendo o ensino aprendizagem. “Nós temos que estar ligados a alguns temas atuais, e chamando assuntos paralelos ou transversais que vão fazer parte do nosso cotidiano, mas que não dá para aprofundar simplesmente em um dia ou mais na sala de aula. Abordamos temas em que os alunos acabam trazendo bagagem extra e conhecimento a mais de casa, e isso tudo passa a ser inserido aqui na comunidade escolar”, explicou Robson, aproveitando para convidar pais, amigos e familiares dos alunos para prestigiarem o evento.

“Nós contamos com a participação de toda a comunidade escolar na próxima sexta feira. Todos os anos nós recebemos muitas visitas, e nessa edição acreditamos que não será diferente”, convidou.

Rodrigo Soares - Redação DS

Escolas Técnicas oferecerão mais de 140 turmas para MedioTec

A intenção é dar suporte ao crescimento de atividades vinculadas ao contra-turno dos alunos

Mais de 3,7 mil alunos de todo o estado terão acesso aos cursos do MedioTec, oferecidos pela Secretaria e Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). O novo modelo de cursos para o Ensino Médio terá 142 turmas, divididas em 37 cursos técnicos para 53 municípios. O MedioTec ofertará cursos técnicos para alunos matriculados em escolas públicas, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e que cursem o Ensino Médio regular a partir do segundo ano.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio, reforça a importância dos investimentos em educação. “A missão é fazer do MedioTec mais uma oportunidade de ensino de qualidade no estado. São R$ 37 milhões em recursos que serão investidos para atender estudantes de todos os cantos do estado”.

A intenção do Mediotec 2017 é dar suporte ao crescimento de atividades vinculadas ao contra-turno dos alunos, propiciando uma formação técnica. Para acessar os cursos, os interessados devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio e, então, optar pelos cursos técnicos simultaneamente. “As turmas oferecem mais uma opção profissionalizante de qualidade. A ideia é que ao terminar o Ensino Médio, o aluno já esteja preparado para ingressar no mercado de trabalho”, afirma o superintendente de Educação Profissional e Superior, Joaci Silva.

Em Mato Grosso, oito Escolas Técnicas Estaduais - Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cuiabá - coordenarão os cursos regionalmente. As matrículas devem ocorrer entre junho e julho de 2017, já que a previsão de início das turmas é para o mês de agosto.

Maria Helena Manhães - Secitec-MT

Ipes fará simulado do Enem e premiará primeiros colocados com bolsas

Alunos de escolas públicas estão convidados a participar; inscrições podem ser feitas por telefone

O Centro Presbiteriano de Ensino Simonton (Ipes), realizará nos dois próximos sábados, 27 de maio e 03 de junho, às 07h00 da manhã, um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltado para alunos que cursam este nível de ensino.

Conforme o diretor da instituição, Marcos dos Anjos, o material utilizado no simulado é o mesmo que escola usa nas aulas, com selo Anglo.

“Esse simulado é uma prova em que nós pegamos o material Anglo, que é um material de qualidade e oferecemos aos alunos, especialmente aos da rede pública, a oportunidade de fazer esse simulado para que possam notar qual é a situação em que eles estão”, pontuou.

Como forma de incentivo, haverá premiação aos alunos que se destacarem na prova. Os prêmios são bolsas de desconto no cursinho preparatório para o Enem.

“O primeiro colocado, aquele que tiver a melhor nota do simulado vai ganhar uma bolsa integral das mensalidades. Quem ficar em segundo e em terceiro, ganhará uma bolsa com 50% de desconto. Os alunos que quiserem podem fazer a inscrição pelo telefone 3326-2537 ou 3326-2633. Tem que dar o nome, o telefone, não tem custo nenhum para quem for se inscrever e no dia vem fazer a prova”, acrescenta, ao destacar que o curso iniciará em 22 de junho, com término às vésperas da prova oficial do Enem.

“É uma oportunidade social que a gente está dando. Aquele aluno que tem interesse em se preparar melhor para o Enem, que se inscreva e venha fazer o simulado, não tem custo e se ficar em primeiro lugar ainda consegue uma bolsa integral. Nossa escola sempre tem feito isso e oferece aos alunos que querem ter um bom resultado no Enem”, finalizou Marcos.

Paulo César Desidério - Redação DS

Representantes da OAB Tangará apoiam impeachment de Temer

A decisão foi firmada durante 3º Colégio de Presidentes e Delegados

Nos dias 18 e 19 de maio, foi realizado o 3º Colégio de Presidentes e Delegados de Subseção da Seccional Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mato Grosso. O evento, que ocorreu na cidade de Nova Mutum, contou com a presença do presidente da 10ª Subseção da OAB em Tangará da Serra, Kleiton Carvalho e do conselheiro federal da seccional OAB Mato Grosso, Josemar Carmerino dos Santos. “Neste evento, os presidentes e delegados de Caixa se reúnem para definir prioridades e as diretrizes para a advocacia e consequentemente para a sociedade. São ponderados diversos temas, várias posturas dos advogados a serem tomadas com relação a melhoria da prestação jurisdicional, o que com certeza traz uma celeridade maior na solução de conflitos e isso, por óbvio, traz mais benefícios para a sociedade de um modo geral”, destacou Kleiton Carvalho.

A pauta mais importante dentre os diversos temas analisados foi o apoio do Colégio de Presidentes ao afastamento de Michel Temer (PMDB) do exercício da função de presidente da república, após os áudios vazados em que o chefe do executivo nacional aparece conversando com o empresário Joesley Batista, um dos proprietários da JBS.

“O que a OAB entende é que não houve a prática, houve a omissão do presidente ao receber a visita de um investigado na Lava-Jato, onde houve a notícia de ocorrência de crimes. O presidente da república não poderia deixar de encaminhar essas notícias para as autoridades responsáveis para investigação”, destaca o presidente Kleiton, ao pontuar que a omissão de Michel Temer se configura como crime de prevaricação.

Um pedido de impeachment será protocolado junto à Câmara dos Deputados. A entidade participou ativamente dos impeachments de Fernando Collor de Mello em 92 e de Dilma Rousseff no ano passado.
“Enquanto membro da OAB fico muito feliz por participar dessa instituição que se preocupa com esses problemas nacionais e com tantos outros problemas que afligem a população, a sociedade e todo o sistema dos poderes constituídos. Quando a Ordem fala, agrada uns e desagrada outros, mas quando a Ordem se cala, desagrada a todos”, finaliza Kleiton, ao frisar que para a entidade, o cumprimento da lei é o que deve prevalecer.

Paulo César Desidério - Redação DS

Abertas as inscrições para Concurso de Danças de Quadrilhas

No ano passado a participação foi expressiva

Junho esta quase chegando e com ele o cheirinho de milho cozido, pipoca, quentão, arroz doce e muitas outras iguarias típicas das festividades que o mês reserva. O período é também uma oportunidade para dançar ‘quadrilha’ e tirar a camisa xadrez do armário, a calça remendada e o vestido caipira para curtir as festanças.

Para dar um empurrãozinho nas tradições juninas, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Educação e Cultura promoverão nos dias 8, 9 e 10 de junho a 17ª edição do Arraiá da Serra e o 18º Concurso de Danças de Quadrilhas ‘Viva São João’, que tem como objetivo incentivar e preservar as tradições juninas, bem como a apreciação estética e a integração de toda a sociedade tangaraense.

De acordo com o coordenador do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá, as inscrições para o concurso de danças já estão abertas e seguem até o dia 2 de junho, às 17h. “A Semec, através do Departamento de Cultura, organiza o concurso de danças juninas e nesta edição estaremos recebendo as inscrições das escolas, instituições e grupos independentes”, convida o responsável, ao lembrar que no ano passado a participação foi expressiva e a expectativa é manter e até mesmo aumentar o número de grupos. “Então dia 2 de junho finalizamos as inscrições e assim, após isso, distribuiremos os inscritos que irão competir”. 

Aos interessados, o concurso é dividido em três categorias – de 7 a 12 anos; acima de 13 anos; e grupos independentes. “Poderão concorrer todas as escolas de ensino fundamental, médio e superior do município, bem como entidades, sociedades constituídas e quaisquer grupos organizados de Tangará e região”, explica Parabá, ao ressaltar que cada grupo poderá participar com apenas uma dança, que deverá ter no máximo 25 minutos de duração, incluso a encenação teatral e dança. 

Àqueles que participarem, adianta o responsável, serão julgados por uma comissão, que avaliará a coreografia, figurinos e adereços, sincronia dos dançarinos, casal de noivos, originalidade da dança, desenvolvimento cênico (tema), criatividade, puxador, torcida organizada e a pontualidade.
PREMIAÇÃO – Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria, sendo uma TV LCD aos campeões, um celular aos vices e troféu aos classificados na terceira colocação.

Turismo ultima preparativos para Arraia da Serra

Assim como o Departamento de Cultura de Tangará da Serra que está a todo o vapor para o 18º Concurso de Danças de Quadrilhas ‘Viva São João, a Secretaria Municipal de Turismo está trabalhando para finalizar os preparativos para o 17º Arraiá da Serra.

O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de junho, oportunidade que a família tangaraense poderá acompanhar uma programação de shows, danças folclóricas e barracas de comidas típicas. “Estamos em parceria com a Semec realizando mais um Arraiá da Serra (…) Por parte da Secretaria de Turismo estamos nos trâmites finais, com a contratação da banda que irá animar as três noites do evento e também a finalização das barracas, com as comidas típicas”, adiantou o secretário de Turismo, José Bernadino Filho, ao destacar que o tradicional ‘Frango no rolete’ já garantiu a presença no evento (neste ano em parceria com a Apae). “E outras entidades que quiserem participar devem nos procurar o mais rápido possível na Secretaria de Turismo”.

O evento, assim como em anos anteriores, acontecerá no Módulo Esportivo. “Sempre lembrando que é uma festa para toda a família, com horário para começar às 19h e término às duas da manhã”.

Por Fabíola Tormes - Redação DS

GRÁFICA TANGARÁ - DESTAQUE EMPRESARIAL 2016


Centros de Referência de Assistência Social de Tangará realizam encerramento de Cursos

                                                                                             Foto: Humberto Ferreira
Os eventos aconteceram nos CRAS da Vila Araputanga e Jardim Rio Preto.

Os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social Setor 1 – Vila Araputanga e Setor 3 – Jardim Rio Preto realizaram encerramento de Cursos. Na última sexta-feira 19/05 o CRAS 1 – Vila Araputanga, realizou o Encerramento do 1º Grupo de Gestantes “Correntes do Amor” e do Grupo de Artesanato. Segundo a Coordenadora Idalina Tayano, o curso foi muito produtivo e alcançou o objetivo desejado. As gestantes e alunas do Artesanato participaram de um sorteio de brindes, em seguida as gestantes receberam um kit que foi ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Houve também apresentação de um Ballet.

Nesta segunda-feira 22/05 foi a vez do CRAS 3 – Jardim Rio Preto realizar o encerramento das atividades do “Grupo de Gestantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família. 22 alunas Gestantes e 12 alunas do Artesanato participaram do Curso, que foi realizado durante 3 mes com 12 aulas. A Dra. Thereza Érica, psicóloga do CAPS proferiu uma palestra para as Gestantes e em seguida uma dinâmica com o grupo.

Aconteceu um sorteio de vários brindes com as gestantes e alunas do Artesanato. Em seguida foram distribuídos os kits ofertados pela Secretaria de Assistência Social. “O resultado alcançado foi altamente produtivo”, comentou a Coordenadora do CRAS 3 – Rio Preto, Giselle Machado Dias.

Por Humberto Ferreira - Redação

Com o tema "50 tons de cinza", Chá do Lions Clube repete sucesso em Tangará

Com o tema ’50 tons de cinza’, o Lions Clube de Tangará da Serra promoveu com grande sucesso na tarde deste sábado (20) mais uma edição do Chá Beneficente.

Desfile de moda, sorteios de prêmios, brincadeiras e o delicioso coquetel fizeram parte da programação.

A Primeira Dama do Lions Clube de Tangará da Serra, Rosana Cleier de Souza Oliveira , ressaltou o sucesso de mais uma edição do evento, agradecendo a presença de todas as convidadas. “Graças a Deus esse ano tivemos a venda de 450 convites que é nosso limite máximo e todas elas estão aqui prestigiando nosso evento”.

Rosana agradeceu a todas pela participação. “Foi graças a participação de todas, graças aos patrocinadores e aos colaboradores que conseguimos atingir esse limite e vamos conseguir ajudar a casa do adolescente e também a assistência social com cadeiras de rodas, leitos e cestas básicas para as pessoas mais carentes”.

Fonte: Heverton Luiz com Franthescolly Gomes - Redação RP

TJ instala a 2ª Vara Criminal em Tangará da Serra

Fórum de Justiça de Tangará da Serra
A cerimônia de instalação foi realizada na tarde desta 6ª-feira (19), com presença de autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de Tangará da Serra e do Estado de Mato Grosso.

Conforme havia anunciado em visita recente a Tangará da Serra, o Desembargador Rui Ramos, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso agilizou a instalação da nova Vara de Justiça Criminal no município. “Trouxemos esta 2ª Vara Criminal pela necessidade de uma estruturação mais adequada da Justiça Criminal. Temos no estado, como no Brasil, algumas dificuldades neste sentido, aspectos que dificultam a jurisdição criminal. É uma insuficiência de Varas, de Juízes Criminais e Cartórios Criminais que acabam por delongar a conclusão do Processo Criminal e por consequência demora mais a resposta penal. E é por isso que o cumprimento da pena fica igualmente prejudicado”, disse.

Em entrevista à Rádio Pioneira, o Desembargador destacou que é preciso corrigir os rumos da Justiça Criminal no país e em Mato Grosso para que possa ser mais célere e por conta disto, colaborar para diminuir a insegurança pública. “Quanto mais se demora, mais se alimenta a ideia de impunidade. Que não há punição, que por uma razão ou outra não são condenados. A demora no julgamento deste processo é um fator de colaboração para esta sensação de impunidade que alimenta a prática de novos crimes. Cabe ao Judiciário resolver isso e estamos trabalhando com rigor para aumentar o número de Varas Criminais”, afirmou.

O Deputado Estadual Vagner Ramos prestigiou a instalação, agradecendo o empenho do Presidente do Tribunal de Justiça para alcançar esta melhoria para a Comarca de Tangará da Serra. “O novo presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Rui Ramos, desde que entrou fez excelente diálogo com os outros poderes. Na Assembleia Legislativa temos trabalhado no sentido de dar condições ao Tribunal de Justiça para que possa fazer as mudanças que precisam ser feitas. O desembargador veio e viu a deficiência que temos com mais de 7 mil processos de 3 Delegacias sendo enviados para uma única vara. Com a manifestação do Diretor da Comarca local, da OAB e demais autoridades, está sendo instalada esta vara. Quem tem processos na vara criminal verá que se resolverá o mais rápido possível e ter agilidade”.

O Juiz Diretor do Fórum Dr. Flávio Maldonado Barros, ressaltou a grande necessidade do reforço que representará a 2ª Vara Criminal na Comarca. “É uma vara que recebe mais de 3.500 processos por ano e isso mostra a necessidade de duplicação. A Justiça Criminal não admite transição. A regra no processo criminal é a instrução. Cada processo que entra demanda um trabalho hercúleo e esta vara é realmente uma necessidade aqui em Tangará da Serra”, afirmou.

Também o Juiz Titular da 1ª Vara Criminal de Tangará da Serra Dr. João Francisco, ressaltou a agilidade que virá com a instalação. “Vamos ganhar agilidade. Os processos deverão ser julgados com mais rapidez e com certeza diminuiremos o indesejado estoque que já existe. Ao longo destes anos, sempre ficava um pouco em estoque, o que deve ser eliminado agora”.

Ele explicou ainda que a A 2ª Vara ficará com cartas precatórias, processos afetos à Lei Maria da Penha, além de metade da distribuição de todos os processos. A Vaga de Juiz deve ser preenchida na próxima semana com concurso de remoção para magistrados.

O Promotor Dr. Milton Matos, Titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal disse que a instalação é importantíssima. “Já temos uma estrutura hoje e uma demanda de processos na área criminal que há muito tempo precisava desta instalação. Temos cinco Delegados de Polícia em Tangará da Serra. Temos o CISC com dois Delegados, Delegacia da mulher, Delegacia de repressão a trafico, comando regional da PM, Batalhão da PM, temos dois Promotores Criminais e temos apenas um Juiz. Todo o aparato de segurança e prisões acabava desembocando em uma vara criminal apenas. Por mais que o Juiz trabalhe, é impossível dar conta desta demanda, porque, no processo criminal é sempre necessária a realização de audiências e é impossível para um juiz só realizar todas”.

Ele ressaltou que com a atuação de um único Juiz Criminal acabava ocorrendo a prescrição de crimes e lentidão. “Para réus presos se dá prioridade, mas para os réus soltos não há esta agilidade e todos querem e está na constituição que todos têm direito a um processo com duração razoável. Tenho certeza que vai ganhar a população de Tangará, dará resposta rápida e adequada a quem comete crimes”.

Por Marlenne Maria com Heverton Luiz - Redação Rádio Pioneira

Mais uma edição do Sarau Cultural nesta quinta-feira dia 25

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra por intermédio da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Departamento de Cultura vem convidar todos os Artistas e Comunidade para o Sarau Cultural. Serão diversas apresentações na próxima quinta-feira 25/05 as 19h30 no Saguão do Centro Cultural, com Exposição de Artes e Artesanato, Sala de Memória com a Exposição Permanente.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura Prof. Adriano Fernandes e o Diretor do Departamento de Cultura Anselmo Parabá fazem um convite a toda população tangaraense para comparecerem e prestigiarem este evento que já se tornou tradicional em nossa cidade, sempre realizado toda última quinta-feira de cada mês. 

Humberto Ferreira - Redação.

Celebrado em Tangará da Serra o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual

Foto: Humberto Ferreira
O evento reuniu alunos das escolas estaduais, municipais e especiais, e do público em geral.

Aconteceu na manhã desta quinta-feira 18, uma passeata em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da 2ª Vara Cível de Tangará da Serra e contou com a participação dos CRAS-Centro de Referência de Assistência Social, CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Tutelar, CMDCA-Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Escolas Municipais, Estaduais, Especiais e alunos dos Projetos de Judô e Capoeira.

Prestigiaram o evento a Dra. Leilamar Aparecida Rodrigues, Juíza da 2ª Vara Civil do Juizado da Infância e da Juventude, o Presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, Vereador Hélio da Nazaré, Secretários Municipais e o público em geral.

A passeata teve início na praça da antiga Prefeitura e percorreu a Av. Brasil até a Praça da Bíblia, onde aconteceu apresentação do Projeto de Capoeira, Grupo Campoerê. Foram distribuídos panfletos explicativos da Campanha aos presentes acompanhado de uma Flor, símbolo da Campanha. A Lei 9.970 – Instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Foto: Humberto Ferreira
A Programação teve início dia 15 de Maio na OAB, e contou com palestras que aconteceram no Distrito do Progresso, nas Escolas Municipais e entrega de Folders no Shopping. Dia 20, próximo sábado haverá um Mutirão no Joaquim do Boche, organização do SENAR, das 08h00 às 16h00. No período de Junho a Dezembro haverá Palestras nas Escolas – CREAS. Escolas de Zona Urbana para pais e na formação continuada para professores e Escolas da Zona Rural.

O Secretário Municipal de Assistência Social Aguinaldo Garrido, que esteve representando o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira, "falou de sua alegria em ver a nossa população aderir este projeto tão importante para nossa juventude, no que tange ao Enfrentamento do Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", comentou o Secretário.

Por Humberto Ferreira - Redação

Obras internas do Anfiteatro Municipal são concluídas

Restam ajustes do lado de fora, incluindo reforma dos banheiros

Orçada em R$ 109.227,57, a reforma do anfiteatro municipal está próxima de um desfecho. Pela primeira vez, o espaço localizado no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano passa por readequação em toda a sua estrutura interna e externa.

Conforme o responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Adriano Fernandes, restam apenas ajustes na parte externa do local. Por conta disso, a pasta trabalha junto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) para executar obras também nos banheiros.

“O anfiteatro está praticamente pronto. A parte que era da empreiteira, que estava licitada, está pronta. Mas nós, em parceria com a Sinfra, ainda estamos trabalhando na área externa, reformando os banheiros que não estão prontos ainda para podermos reinaugurar”, afirmou Adriano.

Internamente, o anfiteatro recebeu novo revestimento de parede, ajustes no setor elétrico, novo forro, piso e pintura, além de adequações de acessibilidade com inserção de rampa de acesso para deficientes físicos.

“Todo o serviço mais pesado já foi concluído. O que está restando agora são alguns detalhes. As novas poltronas estão em processo de licitação e os banheiros estão com as reformas em andamento”, acrescenta o secretário.

Conforme Adriano, as poltronas serão todas substituídas por novos assentos. Com isso, as cadeiras antigas serão realocadas para outros espaços que pertencem ao município.

“As poltronas antigas serão usadas em outros auditórios. Tem auditórios de algumas escolas que serão reformados e ampliados e essas outras poltronas serão utilizadas em outras escolas municipais. Não vamos perder nada”, disse.

O teatro municipal está fechado desde o ano de 2015. As obras conduzidas pela Trubian Engenharia e Serviços LTDA iniciaram no dia 10 de Janeiro. A parte elétrica ficou a cargo da Construtora Atual LTDA. A expectativa do Executivo é de que o novo anfiteatro seja concluído e entregue no mais tardar até o término deste primeiro semestre de 2017.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação Diário da Serra

Prefeito Fábio Junqueira prestigia o Lançamento da Campanha Faça Bonito

O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Tangará da Serra.

Aconteceu na manhã desta segunda-feira 15 no Auditório da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de Tangará da Serra, o Lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira, dos Secretários Municipais de Assistência Social Aguinaldo Garrido, da Saúde Itamar Martins Bonfim e de Esportes Wellington Rossiter Bezerra, além do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Rodrigo Costa. O evento teve início as 7h30 e se estendeu até o final da manhã.

Contou ainda com a presença das Coordenadoras dos CRAS-Centro de Referência de Assistência Social, do CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do Conselho Tutelar de Tangará da Serra, de servidores em Geral e de alunos da rede pública de ensino. Aconteceu a palestra: Sinais e sintomas de violência e maus tratos contra crianças e adolescentes, proferida por Daniele Marchettro e apresentações teatrais e de dança.

A expectativa é conscientizar a população a denunciar qualquer situação de violação de direitos, especialmente a violência sexual, o trabalho infantil, o uso de álcool e drogas e crianças em situação de rua, que são as mais recorrentes em festas populares. Além disso, busca alertar os pais e responsáveis para importância de prevenir o desaparecimento de meninos e meninas.

“A Campanha pretende promover uma mudança cultural no país, a partir do esclarecimento do conceito “violação de direitos da criança e do adolescente” e foi elaborada partindo da premissa de que a prevenção e a denúncia são ações cotidianas e de responsabilidade de todos. 

18 de Maio será o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e contará com uma vasta programação em Tangará da Serra.

Por Humberto Ferreira - Redação

5ª Corrida Cidade de Tangará foi realizada com sucesso ontem

                                                                                             Foto: Humberto Ferreira
A Corrida registrou momentos de superação, força de vontade e determinação dos atletas

Foi realizado na manhã de ontem 14/05 em Tangará da Serra, a Corrida da Cidade de Tangará, evento este que contou com cerca de 600 atletas, vindos de várias cidades, entre elas: Tangará da Serra, Cuiabá, Barra do Bugres, Diamantino, Várzea Grande, Campo Novo do Parecis, Arenápolis, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Denise, Nova Mutum, Sapezal, Alta Floresta, Alto Araguaia, Cáceres, Campinas, Campos de Júlio, Capitão Leônidas Marques, Caraguatatuba, Cláudia, Montanha, Murici, Nortelândia, Nova Olímpia, Porto Alegre, Rio Branco, Rondonópolis e Sinop. O evento contou com a participação do Prefeito Municipal Fábio Junqueira, Vice-prefeito Renato Gouveia, Secretário de Esportes Wellington Bezerra, Secretário de Meio Ambiente Ademir Aniballe e ainda do Vereador Rogério Silva.

“Queremos muito agradecer ao Prefeito Fábio pela confiança em nosso trabalho. Agrade- ço aí todos os colaboradores, atletas, Corpo de Bombeiros, Sutrav – Guarda Municipal, Polícia Militar, além de todo os funcionários da Secretaria de Esportes que se empenharam muito para fazer desta prova um grande sucesso”, disse Bezerra, Secretário de Esportes, informando ainda que a prova teve um percurso de 10km, tendo em vista que a largada e chegada aconteceu em frente a empresa Todimo, no autos do Avenida Brasil.

Resultados:

Geral Masculino – 1º Jaribe da Guia Souza (37;18), 2º Tiago Reis (38;15), 3º Washigton Costa dos Santos (38;17), 4º Joanilson Nascimento de Souza (39;44), 5º Sandro de Araújo (40;01). Geral Feminino – 1º Lucineide Amelia Sales (48;02), 2º Leidiane Almeida Valadares (53;37), 3º Rosenilda Martins da Silva Pinhata (53;59), 4º Ane Melo (54;24), Flavia Dalmolin (54;39). Agradecimentos: Sicred Cooperativa de Crédito, Nativa Serviços, Unimed, Natura, Stallone Nutrição Esportiva, House Construtora, Lamego Propaganda, Ecomind, Educação Física Unic, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Tangará da Serra, Sutrav – Guarda Municipal, e imprensa em geral.

Por Assessoria de Imprensa

UNITAN de Tangará da Serra sempre necessita de sangue

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

A UNITAN é uma Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue que é responsável pelo fornecimento de sangue e hemocomponentes para o Município de Tangará da Serra, rede SUS e Privada e mais cinco municípios da Região, entre eles: Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia e Sapezal.

Realizou em 2013, 362 transfusões e em 2016 foram 1.049 exames pré-transfusionais realizados pela UNITAN. Um aumento justificado pela chegada do Centro de Hemodiálise, novas UTI e aumento de acidentes de trânsito, tentativas de homicídios, entre outras.

Para a coordenadora da UNITAN, Juliana Marinho Gramarin, o importante é deixar os estoques de sangue renovados já que temos uma população de responsabilidade muito grande e a cada dia temos um aumento de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, Centro de Hemodiálise e UTI adulto, Neonatal e Pediátrica que utilizam sempre nossos serviços.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 90 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 120 dias entre as doações.

Como doar

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto e CPF são requisitos imprescindíveis para quem deseja doar.

A UNITAN está localizada na Avenida Tancredo Neves, 791-W, Jardim Tanaka, em frente ao Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna, com o fone: (65) 3326-2529.

Por Humberto Ferreira - Redação

Palestra Economia e Desenvolvimento sem Segredos abre programação de aniversário em Tangará

O evento aconteceu no auditório da UNIC e teve um grande número de participantes.

Como parte da programação dos 41º Anos de Emancipação Político - Administrativa de Tangará da Serra, foi realizado na noite da última terça-feira 10, no auditório da UNIC, a palestra “Economia e Desenvolvimento sem Segredo para sua Empresa”, que contou com a participação da Jornalista e especialista em economia Denise Barbosa, do Doutor em Economia e consultor Empresarial Antônio Correa Lacerda e da Consultora e líder comunitária Luciana Balbino de Souza.

A palestra foi dividida em duas partes: O Talk Show: Decifrando a economia para superar a crise, que foi ministrado por Denise Barbosa, que abordou Políticas econômicas, emprego, taxa de câmbio e inflação e Antônio Correa Lacerda, que apresentou dicas práticas sobre economia, num bate-papo rico em ideias lucrativas para o seu negócio. E o Caso de Sucesso: Chã de Jardim/Paraíba, proferido por Luciana Balbino de Souza, um verdadeiro banho de entusiasmo nos que acreditam na força do empreendedorismo local, feiro por pessoas visionárias e comprometidas.

Para o técnico de unidade de Tangará da Serra Levender Matos, o objetivo da palestra foi demonstrar como a economia é, de uma forma simples, objetiva e prática.

O Secretário de Indústria Comércio e Serviços Emerson Adriano de Andrade, esteve presente representando o Prefeito Fábio Martins Junqueira e destacou a importância da palestra para o Empreendedor local, que esteve presente e teve uma participação altamente positiva.

O evento foi realizado pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio das Micros e Pequenas Empresas, e teve a parceria da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

Por Humberto Ferreira - Redação

Secretaria de Saúde dá início ao Gabinete Itinerante em Tangará da Serra

O Projeto tem como finalidade ouvir as demandas da área da saúde da nossa população.

Com o intuito de aproximar e ouvir a população de nossa cidade, a Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta terça-feira, 09 o Projeto “Gabinete Itinerante”, que percorrerá todas as Unidades de Saúde de Tangará da Serra, na busca de soluções dos problemas da população. A primeira Unidade a receber os trabalhos que compõem o projeto foi a do Altos do Tarumã, que atende os bairros: Altos do Tarumã, Novo Tarumã, Tarumã II, Jardim Bela Vista e Parque Tarumã.

Aconteceram reuniões com a equipe, onde foi colocado os objetivos e foram ouvidos os profissionais, técnicos e ACSs. Na oportunidade os usuários do sistemas tiveram a oportunidade de formularem as suas reclamações e sugestões e em seguida uma equipe da saúde de posse de prontuários, fez várias visitas aos usuários em suas residências. Toda as equipes da Atenção Básica, Ouvidoria do SUS e Central de Regulação participaram do evento, que contou também com a participação da comunidade daquela região. Conforme programação definida, esta quarta-feira dia 10/05 será a vez da USF Morada do Sol que receberá a visita do Projeto “Gabinete Itinerante”, sempre a partir das 7h30 da manhã no período matutino.

Para o Secretário Municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim, o Projeto “Gabinete Itinerante” é uma realidade positiva, e vai auxiliar sobre maneira as ações da saúde de Tangará da Serra. Queremos agradecer a todos envolvidos e dizer que o maior beneficiado neste processo é a nossa população, que agora tem mais uma canal para reivindicar as suas demandas, comentou o Secretário.

Humberto Ferreira - Redação

SAMAE realiza campanha ‘Que tal doar uma roupa’

O Diretor do SAMAE Wesley Lopes Torres explicou sobre a Campanha
A crise hídrica enfrentada por Tangará da Serra gerou sentimentos diversos na população. Entre eles, o da solidariedade, através dos trabalhos voluntários onde várias pessoas se colocaram à disposição do Samae para colaborar com a distribuição de água nas residências no momento mais complicado com relação a chuvas enfrentado pela cidade.

Por isso, o Samae decidiu realizar uma ação com enfoque na coletividade. Trata-se da campanha ‘Que tal doar uma roupa’.

“Essa é uma iniciativa dos servidores do Samae, onde nós, diante da solidariedade que vimos da população no momento em que o Samae precisou, no momento em que os funcionários do Samae precisaram, marcou muito. Nós tomamos a iniciativa de fazer algumas campanhas com relação a ajudar o próximo também”, explica o diretor da autarquia, Wesley Lopes Torres, que ressaltou que esta é uma oportunidade para que os cidadãos se desfaçam das peças que não utilizam mais e ainda podendo ajudar a quem mais precisa.

“Essa é a primeira das campanhas lançada pelo Samae, onde as pessoas tem a oportunidade em qualquer unidade do Samae, seja na caixa d’água, no centro, no administrativo, de entregar a sua doação. Muitas vezes você tem uma roupa que é de bom uso, que não tem mais utilidade para você e que nem sabe o que fazer com aquilo, como descartar. Então, essa é a oportunidade que o cidadão tem de contribuir e ajudar quem tem necessidade”, argumenta.

A campanha termina no próximo dia 31 e qualquer roupa é bem vinda.

“Vamos fazer uma parceria de entrega com a assistência social, porque ela já tem esse cadastro identificado de quais as pessoas que necessitam. No momento do encerramento da campanha, faremos junto da assistência social a distribuição desse material”, finalizou.

Por Paulo César Desidério - Redação DS

Assistência Social promove Curso para Conselheiros Tutelares

                                                                                              Foto: Humberto Ferreira
Será realizado nos dias 08 e 09 de Maio de 2017 na sede do Conselho Tutelar

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente estão promovendo nesta segunda e terça-feira, 08 e 09/05 o Curso FORTALECIMENTO DO CONSELHO TUTELAR, etapa que compõe o projeto FORMAÇÕES INICIAIS E CONTINUADAS: O FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Esta etapa é exclusiva aos Conselheiros Tutelares.

O Conselho Tutelar é um instrumento de plena participação democrática que objetiva a atuação e o comprometimento dos cidadãos, através da decisão de seus representantes nos destinos das crianças e adolescentes em nosso país.

O curso é ministrado pela Profa. Fabiana de Moraes, Advogada que atua na defesa dos direitos humanos e como organizadora e facilitadora de eventos de integração da criança e do adolescente da região. Está sendo realizado nas dependências do Conselho Tutelar de Tangará da Serra das 07h00 às 17h00.

Fonte: Humberto Ferreira - Redação

Estádio recebe laudo de vistoria e está liberado para competições

A vistoria realizada aconteceu na tarde da última quinta-feira

Após mais de um ano sem atividades, o Estádio Municipal Mané Garrincha em Tangará da Serra, recebeu na tarde da última quinta-feira o laudo de vistoria, realizado pelos técnicos do Corpo de Bombeiros, estando assim apto a receber novamente atividades e sediar jogos. Nesta semana o Estádio receberá o alvará de funcionamento. De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Wellington Bezerra, a secretaria cumpriu o termo de notificação do corpo de bombeiros recebido no início do ano passado. “Deus me oportunizou pela segunda vez ser Secretário de Esportes de Tangará da Serra, e novamente pela segunda vez fazer a recuperação do Estádio Municipal Mané Garrincha. No último dia 04 de maio, recebi o Laudo de Vistoria Técnica do Corpo de Bombeiros, positivo para a emissão do Alvará de Funcionamento e Uso das Dependências do estádio. Obrigado ao Prefeito Municipal Fabio Martins Junqueira pela confiança no Trabalho de toda Equipe da Secretária Municipal de Esportes”, falou Bezerra.

De acordo com informações extra oficiais, Tangará da Serra esta sendo sondada por equipes de Cuiabá para sediar jogos do Campeonato Mato-grossense sub-19, Campeonato Mato-grossense de Futebol Feminino e ainda Campeonato Mato-grossense da 2ª Divisão. Até o fechamento desta edição não obtivemos contato com o Secretário de Esportes Wellington Bezerra para confirmar 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Lions Tangará da Serra promove Bazar Beneficente da Pechincha

A ação, realizada na sede social do clube, recebeu um bom número de tangaraenses

Com o principal objetivo de angariar recursos para continuar o trabalho assistencial com a população mais carente, que o Lions Clube Tangará da Serra realizou durante todo o dia desta quinta-feira, 4, mais um Bazar Beneficente da Pechincha. 

A ação, realizada na sede social do clube, recebeu um bom número de tangaraenses a procura de roupas em ótimo estado de conservação, a preços bem acessíveis – de R$ 2 a R$ 10. Entre essas pessoas, uma dona de casa que aproveitou a oportunidade para comprar roupas para toda a família – filha, marido, pai e mãe, e também para ela. “Esta é uma boa oportunidade para comprar roupas, pois nem todas as famílias tem condições de comprar roupas nas lojas. Aqui, com 20 reais, estou conseguindo levar muitas peças”, comentou a dona de casa, ao afirmar que sempre aproveita esses eventos para renovar o guarda-roupa.

“Iniciamos as sete horas o bazar e transcorreu de forma tranquila”, comentou a associada Rosana Cléia de Oliveira, ao destacar que as pessoas que estiveram no bazar levaram uma grande quantidade de roupas, calçados e também acessórios. “São todas roupas em bom estado, algumas novas (...) enfim, roupas perfeitas”.

O montante arrecadado com o evento será revertido para a população mais carente, com ações beneficentes, como cestas básicas, fraudas geriátricas, leite especial, além de um caixa especial para contribuir com outras necessidades das famílias carentes. “Esse bazar é uma forma de estarmos ajudando as pessoas. O dinheiro arrecadado aqui, transformamos em doação”.

Por Fabíola Tormes - Redação DS

Mais de 25 escolas e entidades participarão do Desfile Cívico

O desfile, como tradicionalmente acontece, será realizado na Avenida Brasil

Tangará da Serra completará na próxima semana 41 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, diferentes cerimônias estão sendo agendadas para este mês, entre elas o tradicional Desfile Cívico, que acontece exatamente na data de aniversário – dia 13 de maio.

De acordo com o coordenador Municipal de Cultura, Anselmo Parabá, neste ano o desfile contará com mais de 25 participações, entre escolas da rede pública e privada, associações, entidades e representantes do serviço público municipal e estadual. “O desfile tradicionalmente acontece na cidade há muitos anos e esse ano vem sendo preparado com muito carinho (…) Os professores, as fanfarras, os corpos coreográficos estão trabalhando bastante para o desfile. Então a gente percebe que tudo é realizado com muito carinho por todos que irão participar deste momento festivo da cidade”.

No evento, além de comemorar o aniversário do município, levando um pouco da história desta jovem cidade, o desfile também é um importante instrumento de informação, pois, na ocasião, escolas e entidades aproveitam a oportunidade para mostrar um pouco do que estão realizando. “E gostaria de convidar toda a população tangaraense, toda a comunidade em geral, para participar do desfile (…) é um momento do tangaraense ver Tangará da Serra passar na avenida”.

O desfile será realizado na Avenida Brasil, entre a Rua Sebastião Barreto (8) até a Praça Antônio Alves Duarte (antiga prefeitura), local onde será montado um palco para as autoridades. 

Participarão do desfile, na sequência de apresentação, a Polícia Militar (com viaturas, Banda e com o Projeto Guardiões do Futuro), Corpo de Bombeiros Militar, Apae, Centros Municipais de Ensino Infantil Décio Burali, Mariquinha Tavares, Atacílio de Souza, Irmã Maris Stela, Maria Arlene, Cecília Barcelos e também a Escola Pingo de gente; Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Centro Municipal Indígena (Formoso e Zozoitero), Antônio Hortolani, Ayrton Senna, Jonas Lopes, Ulisses Guimarães, 29 de Novembro, Gentila Suzin Muraro, Joana Darc, IFMT, Ramon Sanches Marques, 13 de Maio, Patriarca da Independência, Dr. Hélcio de Souza, Pedro Alberto Tayano, Tangará Carros Antigos e Moto Clube Estradeiros da Serra.

Por Fabíola Tormes - Redação DS

Programação festiva terá eventos culturais e esportivos

Entre os eventos está a Festa dos Estados

Além do Desfile Cívico, Tangará da Serra comemorará seus 41 anos com diferentes eventos culturais, esportivos, entre outros.

O primeiro deles acontecerá na próxima terça-feira, 9, ocasião em que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SICS) e o Sebrae de Tangará da Serra promoverão o evento ‘Economia e Desenvolvimento sem segredos para sua empresa’. As palestras serão gratuitas e acontecerão a partir das 19h, no auditório da Unic.

Já na quinta-feira, 11, inicia a 7ª edição da Festa dos Estados. O evento, uma homenagem a grande diversidade cultural e gastronômica do município, terá além da gastronomia de diferentes regiões, muita diversão, com atrações musicais, entre eles Gabriel Valim no dia 11, Alex & Yvan no dia 12 e a dupla Mayck e Lyan no dia 13 de maio.

Além destes, estão também programados para a data a Corrida Cidade de Tangará, entrega da Comenda da Ordem do Brasão a personalidades locais (a mais alta honraria do Município), inaugurações, entre outros, como a Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Tangaraense. Na ocasião, a Câmara Municipal de Vereadores concederá a honraria a 42 personalidades e autoridades do município.

Por Fabíola Tormes - Redação DS

Atec promove mais uma edição do ‘Noite da Juventude’

Ao todo 10 candidatos participaram do desfile. No final cinco foram eleitos

A Associação Tangaraense de Ensino e Cultura (Atec) promoveu na noite da última sexta-feira, 28 de abril, mais uma edição da ‘Noite da Juventude’. O evento, além de escolher a Garota e Garoto Estudantil 2017, é uma oportunidade de confraternização entre os jovens e adolescentes da escola, assim como seus familiares.

Na oportunidade, 10 candidatos participaram do desfile e se apresentaram em três diferentes momentos – primeiro de uniforme e em conjunto, e ainda outras duas entradas, ambas individuais, com traje esportivo e balada. Ao final, cinco representantes foram escolhidos, sendo primeiro e segundo lugar no masculino – João Marcelo Lima Garcia (Garoto Estudantil) e Alexandre Leude Calor; e ainda três representantes femininas – Hanna Shaiani Camargo Ribeiro (Garota Estudantil), Marina de Sales Pinato e Julia Valério Rahman. 

Para a coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio, Mirley Salamoni, o evento foi um sucesso, especialmente com os pais participando, assim como os alunos. “Esse ano tivemos praticamente a segunda série do Ensino Médio inteira participando. Foram seis meninas e quatro meninos, apenas uma do terceirão. Eles [os alunos] abraçaram esse desfile e foi muito bacana”, comentou a coordenadora, ao aproveitar a oportunidade para agradecer os familiares dos alunos que lotaram a quadra da escola e, com muito entusiasmo, torceram por seus filhos. A participação no desfile era livre a todos os alunos do 9º ano a 3ª série do Ensino Médio. 

Participaram ainda do desfile os estudantes: Pedro Vianna Scapini, Matheus Ribeiro Roqueti, Giulia Christyna Inocêncio, Isabella de Mari Fernandes e Isaura Carvalho Cruz.

Por Fabíola Tormes - Redação DS