Apae celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

As comemorações seguem ainda durante toda a semana com programações abertas a sociedade e internas

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Brasil estão em festa. Desde o domingo, 21, até o próximo, 28 de agosto, comemora-se a 32ª Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano traz como tema ‘O futuro se faz com a conscientização das diferenças’. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

Em Tangará da Serra, a Semana Nacional também está sendo comemorada em grande estilo, com a participação de todos os alunos, professores e profissionais da Escola Especial ‘Raio de Sol’, mantenedora da Apae de Tangará, e comunidade externa. “Iniciamos nossas comemorações com a celebração da Santa Missa, em ação de graças, e hoje, na segunda-feira, estamos com aula normal e abertos a visitação”, comentou a diretora da escola, Inês Fátima Tramontina, ao afirmar que esta é a oportunidade de mostrar a sociedade e a outros alunos um pouco do trabalho desenvolvido na Apae de Tangará da Serra. 

As comemorações seguem ainda durante toda a semana com programações abertas a sociedade, outras com atividades internas dos alunos da associação e outras com visitas especiais de outros alunos. Nesta terça-feira, 23, as atividades serão recreativas nos dois períodos, sendo a manhã destinada aos alunos maiores e a tarde aos pequenos. A comemoração no período da manhã será na própria escola, com a participação de acadêmicos de Pedagogia da Unic e a tarde com os alunos menores na Gallego Diversões. 

Na quarta-feira, 24, está programado um passeio no Pesqueiro Piracema; na quinta-feira, 25, a tradicional balada na Flyer Eventos, que neste ano será temática – Baile Havaiano, com a participação dos alunos da Apae de Nova Olímpia; na sexta-feira, 26, atividades com os alunos na própria escola, onde os acadêmicos de Pedagogia da Unic contarão histórias e a turma da Odontologia fará aplicação de flúor nos alunos. E, fechando a programação, no domingo, 28, haverá um culto de encerramento, às 19h, na Igreja Hollines. “E a gente convida a todos para que venham conhecer o nosso trabalho, pois tenho certeza de que todos se sentirão muito bem aqui, muito bem acolhidos pelas crianças”.

Profissionais prestam serviços voluntários na Apae

Cerca de sete profissionais da área da beleza promovem mensalmente um momento de puro amor com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra.