Censo Previdenciário atinge mais de 1,5 mil recenseados

O trabalho de recenseamento durou cerca de 20 dias. O processo encerrou na última sexta-feira e agora os servidores responsáveis pelo recenseamento estão trabalhando para atender os retardatários

Mais de 1.500 servidores municipais – efetivos, inativos, pensionistas e dependentes de Tangará da Serra participaram do Censo Previdenciário 2016, promovido pelo Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores Tangará da Serra (Serraprev).

De acordo com o diretor Executivo do Serraprev, Heliton Luiz de Oliveira (Leto), o objetivo era fazer a atualização dos dados cadastrais de todos os servidores até o dia 26 de agosto. “E o trabalho atendeu as nossas expectativas”, disse Leto, ao destacar que dos 1.695 servidores municipais de Tangará da Serra, 1.509 foram recenseados, o que corresponde a 89% do total. “Mas vamos correr para fechar os 100%”.

O processo, segundo Leto, encerrou na última sexta-feira e agora os servidores responsáveis pelo recenseamento estão trabalhando para atender os retardatários. “O censo realmente encerrou na sexta [dia 26 de agosto] e agora estamos atendendo aqueles que faltam. Esses, porém, não tem como mais fazer o agendamento, terão que nos procurar”, explica, ao afirmar que aqueles que não regularizarem a situação ficarão, por exemplo, com pagamento do mês de setembro ou subsequentes suspensos. “Enquanto não regularizar não recebe”, alerta.

O Censo Previdenciário é um direito e dever de todos os servidores municipais efetivos, inativos e pensionistas, que assegura os benefícios previdenciários e proteção à família do servidor. “Um dos pontos principais é saber e conhecer a vida anterior do servidor do município, porque isso vai gerar um impacto direto na aposentadoria dele. Então precisamos saber se esse servidor tem tempo de contribuição fora do município e isso vai estar no cadastro dele (...) precisamos saber da vida funcional de cada um e assim projetarmos a aposentadoria dele”.

Os trabalhos de recadastramento iniciaram no dia 8 de agosto e seguiram, oficialmente, até o dia 26 de agosto. Os atendimentos foram realizados no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, sala de Formação nº 2, de forma individual.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS