Palestra sobre ‘Robótica’ abrirá programação da 2ª Jornada Científica

O evento acontece no campus do IFMT e será marcado por minicursos, oficinas, palestras e lançamento de livro

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus de Tangará da Serra inicia na próxima quarta-feira, 31 de agosto, a 2ª edição da Jornada Científica. A abertura acontece às 19h30. O evento será marcado por exposição de trabalhos de acadêmicos/científicos, minicursos, oficinas, lançamento de livros e palestras.

Assim como na primeira edição, a Jornada é gratuita e aberta a toda comunidade. Serão ministrados vários minicursos abordando diferentes temas entre eles: Experimentos de Física; Formatação de trabalhos acadêmicos com o Libreoffice Writer; Metodologia de ensino de leitura e literatura desenvolvida pelo projeto “Debates Literários”; Treinamento preparatório para o exame de proficiência em Língua Inglesa – Toefl; Eletrônica digital para iniciantes, entre outros.

Já as oficinas oferecidas serão ‘Desenho e Geometria - Construções com régua e compasso’ e ‘Dobrando a Matemática – Sólidos geométricos em origami’. Os minicursos e oficinas acontecerão no período da tarde no campus.

A 2ª Jornada Científica será marcada ainda por uma série de palestras. Desta forma, na primeira noite do evento, às 21h, a professora do IFMT, campus de Primavera do Leste, Gabriela Jordão Lyra, irá abordar sobre o tema ‘Aplicações de Robótica’. A palestrante é graduada em Tecnologia de Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. E ainda Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba com ênfase em Dinâmica e Controle de Sistema. Já na quinta-feira, 1º de setembro, a diretora de Relações Internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães, ministrará uma palestra com o tema ‘Internacionalização’, a partir das 19h30. Na sequência, será a vez da psicóloga Marisol Vicensi Marassoli, que fará o lançamento do livro: ‘Dinâmica de Grupo x Competência na Educação: Estratégias para Auxiliá-lo em suas Atividades’. E na sexta-feira, último dia Jornada, o promotor de justiça Milton Matos da Silveira Neto, realizará uma palestra abordando o assunto ‘Crimes Virtuais’. “Nossa expectativa é grande até porque temos bastante trabalho inscrito para ser exposto, tanto da comunidade externa como dos nossos alunos”, disse o diretor do IFMT, campus de Tangará, Gilcélio Peres, que aproveitou para convidar toda população a prestigiar o evento.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS