Justiça Eleitoral define horários para propagandas no rádio e TV

A definição ocorreu na tarde desta quinta-feira, durante reunião com candidatos e imprensa

A Justiça Eleitoral realizou nesta quinta-feira, 18, a reunião de definição da ordem de propagandas eleitorais dos candidatos que pleiteiam vagas nas eleições majoritárias e proporcionais. O congresso foi realizado no Cartório da 19ª Zona Eleitoral de Mato Grosso e contou com a presença de membros representantes das coligações de Tangará da Serra e Nova Olímpia, além de membros da imprensa dos dois municípios e do juiz João Francisco Campos de Almeida.

O material deve ser encaminhado pelas coligações para uma emissora de televisão que gerará as imagens para a captação das demais. O mesmo ocorre com relação às emissoras de rádio.

“Isso tudo é regulamentado pelo TSE. Hoje foi feita aqui a distribuição dos tempos que cada coligação terá para fazer a veiculação de sua propaganda eleitoral tanto no rádio quanto na televisão”, afirmou o juiz, reforçando a importância do ato.

Em Tangará da Serra, para as eleições majoritárias, a emissora televisiva que ficou responsável pela geração do horário eleitoral gratuito foi a TV Centro América, filiada da Rede Globo de Televisão. Já dentre as emissoras de rádio, a Rádio Pioneira fará a distribuição. Com relação ao município de Nova Olímpia, a Rádio Cultura FM terá esta responsabilidade.

No que diz respeito às eleições proporcionais, cada coligação fica responsável por encaminhar seus respectivos materiais para todas as emissoras. A novidade é que a partir destas eleições, os candidatos à vereador não aparecerão no horário eleitoral, mas sim por meio de inserções nas grades de programação das emissoras em horários específicos.

Ordem para primeiro dia de veiculação foi definida

Com início marcado para 26 de Agosto, as propagandas eleitorais terão um período de duração mais curto se comparado a eleições anteriores. Após o primeiro dia, os horários passam a se modificar através de rodízio.