Paróquia doa recursos à entidades de Tangará da Serra

“(...) queremos agradecer com muito carinho a todas as pessoas envolvidas”, Frei Eliseu

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tangará da Serra realizou no dia 24 de julho um dos eventos religiosos e sociais de grande proporção e envolvimento dos segmentos e entidades da cidade e região – a Festa de São Cristóvão.

O evento reuniu centenas de fiéis, especialmente motoristas e agricultores, em oração, em agradecimento e festa a São Cristóvão, que é celebrado com novena em diversos pontos da cidade, culminando com uma grande procissão motorizada, benção dos carros e grandioso almoço. 

Deste grandioso evento, de acordo com o Pároco Frei Eliseu Aiolfi, a Paróquia arrecada um grande volume de recursos durante a festa e que neste ano parte do lucro líquido será doado a quatro entidades beneficentes de Tangará da Serra. “Temos um Conselho de Administração e Economia Paroquial, que é o CAEP, e em comum acordo com todo o Conselho achamos por bem, dada o grande número de colaborações e participação efetiva e expressiva no CTG, darmos uma contrapartida, uma pequena colaboração para algumas entidades de Tangará da Serra”, explicou. “Por isso contemplamos nesta oportunidade quatro entidades: Assovida, Lar do Idoso, Apae e Pastoral da Criança. Todas entidades que em si não estão relacionadas a igreja, mas expressamente ligadas a Paróquia”.

A doação, de R$ 3 mil a cada entidade, já foi repassada logo após a conclusão da prestação de contas, contudo a entrega simbólica destes valores será repassados neste domingo, durante a Santa Missa na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A celebração inicia às 19h. “A igreja também tem a sua dimensão além de religiosa e evangelizadora, de nunca esquecer o aspecto social”, complementou, ao agradecer todos aqueles que contribuíram para realização da Novena e da Festa de São Cristóvão. “Eu Frei Eliseu em nome de todos os Freis Capuchinhos queremos agradecer com muito carinho a todas as pessoas envolvidas, entidades, comércio e comunidade em geral”.

A festa, de acordo com a prestação de contas, teve um lucro líquido de R$ 284.299,45.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Conselho Municipal promove 2º Fórum Comunitário Selo Unicef

O Selo Unicef é um reconhecimento ao esforço do município no cumprimento das suas políticas públicas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Tangará da Serra promoverá na próxima terça-feira, 9 de agosto, o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef – Município Aprovado. 

O objetivo do evento, segundo a presidente do CMDCA e articuladora do Selo Unifec em Tangará, Eude Camargo, é avaliar os efeitos das políticas públicas na vida das crianças e adolescentes do município de Tangará da Serra. Isso porque em 2014 a administração municipal aceitou o desafio de promover a mobilização social e unir esforços para assegurar um bom começo de vida e condições adequadas para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Desde então todos os setores municipais estão desenvolvendo, de acordo com os apontamentos da realidade local. “Tínhamos muitas coisas para melhorar e para crescer. Tivemos então 2015 e 2016/1 para desenvolver essas ações”, explicou, ao destacar que neste período muitas atividades foram concretizadas. “Agora este é o Fórum que a sociedade e a Unicef irão avaliar o município”.

Na oportunidade deste segundo fórum, dois avaliadores da Unicef estarão em Tangará da Serra. “Tudo que nós fizemos para a questão da garantia da criança e do adolescente tem que ter as evidências da educação, da saúde, da assistência, do esporte e lazer, e esses documentos serão todos analisados (...) Após essa avaliação o Unicef vai dizer para o município de Tangará da Serra se ele está ou não aprovado na questão do direito a garantia da criança e do adolescente”. 

Assim como foi no 1º Fórum Comunitário, este também é aberto a toda a população que queira avaliar o município e conhecer todas as ações que foram realizadas.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS