Executivo assina contrato para pavimentação na Vila Esmeralda e PTTS/PTSA no Figueira

Vila Esmeralda receberá cerca de 5 mil metros quadrados de asfalto. Trabalhos do Parque Figueira iniciarão com planos técnico-social e sócio-ambiental.

O Executivo Municipal assinou esta semana os contratos para pavimentação asfáltica na Vila Esmeralda e dos trabalhos de levantamento técnico-social (PTTS) e sócio-ambiental (PTSA) no Parque Linear do Córrego Figueira.

Os contratos foram assinados pelo prefeito Saturnino Masson, com presenças dos secretários de Infraestrutura, Ronaldo Diniz, de Planejamento, Letícia Teixeira Nunes, e de Indústria, Comércio e Serviços e Meio Ambiente, Francisco Dantas Garcia. Também estavam presentes representantes das empresas responsáveis pelos trabalhos – Tecno Geo e Guaxe Construção e Terraplenagem.

Quanto à pavimentação asfáltica na Vila Esmeralda, as obras consistem em 4.931,8 m² de asfalto, num investimento de R$ 415.464,18 com recursos provenientes da União e contrapartida do município. As obras já iniciaram e a previsão é que sejam concluídas em 30 dias. Segundo o engenheiro Gérsi Antônio Fabro, representante da Guaxe Construção e Terraplenagem, receberão asfalto as ruas 02, 05, 07 e 09 do bairro, incluindo meio-fio e 330 metros lineares de galerias de captação de águas pluviais.

Já no Parque do Figueira, os valores contratados para a realização do PTTS e do PTSA são de R$ 394 mil, com origem na segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os trabalhos serão realizados pela empresa Tecno Geo. Segundo o diretor da empresa, Erico Pagotto, os trabalhos nas áreas que receberão obras do PAC serão voltadas ao esgotamento sanitário e à recuperação das áreas de preservação permanente. Toda a dinâmica dos trabalhos envolverá a participação dos moradores da área do parque e seu entorno.

Fonte: Assessoria / Sinfra / Seplan

Órgãos públicos só reabrem na quarta-feira

Com o feriado do Dia do Trabalho, na terça-feira dia 01 de maio, a maioria dos órgãos públicos terá ponto facultativo na segunda-feira, dia 30. Executivo Municipal e Legislativo só voltam a funcionar na próxima quarta-feira, dia 02. Será assim em todos os órgãos e autarquias do Governo do Estado e Governo Federal.

Ontem o prefeito Saturnino Masson (PSDB) assinou o Decreto 142/2012 determinando ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira, dia 30. Apesar disso, o Executivo Municipal confirmou que serão mantidos os atendimentos de urgência e emergência na área de saúde e os serviços essenciais como coleta de lixo e abastecimento de água.

Na Câmara Municipal a sessão legislativa, que em semanas normais ocorre sempre nas segundas-feiras às 19h, será realizada na quarta-feira, dia 02, às 9h da manhã. Já o atendimento administrativo da Câmara volta ao normal na quarta-feira, dia 02, às 7h.

EDUCAÇÃO - As escolas e creches municipais só retornam às aulas normalmente também na quarta-feira. O mesmo acontece nas escolas estaduais. No campus da Unemat e na Unic as aulas também só voltam na quarta-feira, dia 02.

SAÚDE - As unidades de Saúde da Família, postos de saúde e Posto Central terão ponto facultativo na segunda-feira. Na quarta o atendimento também volta ao normal. Casos de urgência e emergência devem ser encaminhados diretamente a Unidade Mista de Saúde. O atendimento continuará normal também no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

LIXO – Na segunda-feira a coleta de lixo será realizada normalmente, mas nos bairros onde a coleta é feita toda terça-feira o lixo será recolhido somente na quinta-feira, dia 03. Se enquadram neste caso os moradores do Jardim Primavera, Jardim São Cristóvão, Jardim do Amor, Eldorado, Mirante I e II, Pomares, Jardim Acácia, Vila São Pedro, Jardim Parati, Santa Amália, Santa Lúcia, São José, Europa, Dona Júlia, Paraíso, Tarumã e Novo Tarumã, Jardim Itália, Jardim Angola, Vila Olímpica, Vila Araputanga, Jardim Califórnia, América, Santo Antônio, Jardim Dias, Jardim do Lago I e II, Nossa Senhora Aparecida, Atlântida I e II, Linha 12, Bela Vista, Nações Unidas, Morada do Sol, Jardim Rosalino, 13 de maio, Santa Izabel, Vila Horizonte, Jardim Balneário, São Marcos, São Domingos e Vale do Sol. Já os bairros atendidos pela coleta de lixo reciclável na terça-feira, ficarão sem o recolhimento nesta semana. Os moradores devem armazenar o lixo reciclável que será recolhido na terça-feira seguinte, dia 08.

JUSTIÇA - De acordo com a Portaria nº 1.207/2011/CADM, editada em dezembro de 2011, o expediente forense no âmbito da Justiça Estadual estará suspenso somente na terça-feira, Dia do Trabalho. Com isso, o Fórum deve funcionar normalmente na segunda-feira, dia 01, caso decisão diferente não seja anunciada hoje pelo Tribunal de Justiça.

ATENDIMENTO NORMAL - Também funcionam normalmente as agências dos Correios e as agências bancárias de Tangará da Serra. As datas de feriados bancários são divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que não prevê ponto facultativo na segunda-feira, dia 30.

Fonte: Redação Diário da Serra

Agentes comunitários de saúde passam por capacitação

Desde ontem os 84 agentes de saúde que atuam nas dez unidades de Saúde da Família de Tangará da Serra estão passando por um curso de capacitação sobre o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde. O curso foi proposto pela Secretaria Municipal de Saúde à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é ministrado pela professora do curso de medicina, mestre Neuza Cristina Gomes da Costa, e pelo acadêmico do sexto ano de medicina Alexandre Rabelo de Carvalho.

“Todo profissional de saúde, antes de trabalhar numa unidade passa por uma formação. E o agente comunitário de saúde não. Então ele já entra numa unidade de saúde sem saber como funciona, quais são as metas, quais sãos os desafios que ele terá pela frente”, conta a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Erislane Oliveira ao reconhecer que os agentes com o tempo adquirem sim conhecimento prático, mas que ainda pode ser melhorado com as atualizações e capacitações profissionais.

“Buscamos e nos esforçamos para que eles tenham mais conhecimento para saber transmitir informações para a população. Com agentes comunitários mais capacitados e atualizados, teremos mais qualidade nos serviços. Quando o agente comunitário tem informação ele fala de forma mais segura e pode ajudar as pessoas com o conhecimento que adquiriu”, explica Erislane.

A Secretaria Municipal de Saúde implantou este ano uma política de qualificação continuada dos profissionais da Saúde, já que em anos anteriores os cursos eram raramente realizados. Este ano a programação prevê um curso por mês e em alguns meses, mais de um. De acordo com Erislane Oliveira, são definidos conforme a necessidade percebida pela Secretaria Municipal de Saúde.

CONVÊNIO - O Município de Tangará da Serra possui um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso, recepcionando os alunos do curso de medicina. Pelo convênio, uma das contrapartidas da UFMT é justamente a parceria com o município na realização de cursos de capacitação para os profissionais da área de Saúde.

Os cursos são importantes porque o Ministério da Saúde tem uma política de Educação Permanente, lançada pelo Governo Federal em 2003, em que todos os profissionais da Saúde têm que estar permanentemente se atualizando, estudando e adquirindo novos conhecimentos. O curso, realizado desde ontem no auditório da Escola Técnica Estadual, tem carga horária de 8 horas.

Fonte: Redação Diário da Serra

Motores roncam neste sábado e domingo em Tangará da Serra

Dezenas de pilotos de Tangará da Serra e de outras cidades do estado participam neste final de semana da segunda etapa do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra – Autocross, no Autódromo da Associação Tangaraense de Automobilismo (ATA). Pilotos como os tangaraenses Rullyan Sampaio e Wanderley Reck e o camponovense Alexandre Garcia duelarão pelo título 2012.

Para facilitar a disputa, a prova será dividida em duas corridas, sendo uma no sábado à tarde e outra no domingo pela manhã. Antes cada corrida era divida por baterias. O objetivo é facilitar o acesso dos expectadores e também a locomoção dos pilotos, que vêm de outras cidades do estado.

Além dos pilotos tangaraenses participarão da prova competidores de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Rondonópolis. A prova será no Autódromo Municipal de Campo Novo, situado na avenida Marechal Rondon, acesso ao Jardim das Palmeiras.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Estradeiros da Serra realiza Encontro de Motos em maio

O grupo de amigos tangaraenses apaixonados por motocicletas “Estradeiros da Serra” completou nove anos de fundação no último dia 23 de março. Para marcar a data, eles realizarão nos próximos dias 18 e 19 de maio o 4º Moto Encontro, que reunirá motociclistas de todo o estado de Mato Grosso e de Rondônia. 

A organização aguarda cerca de 500 motocicletas de outras cidades, como, Sinop, Sorriso, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Nova Mutum, Diamantino, Peixoto de Azevedo, Juina, Juara, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Primavera do Leste, Mirassol do Oeste, Barra do Garças, Jaciara, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Cuiabá, Várzea Grande e Vilhena (RO), além das 41 máquinas tangaraenses.

O presidente do Estradeiros da Serra, João Carlos Ribeiro, o Carlinhos da Nil Car, informou que a programação será extensa, incluindo passeios pela cidade, confraternizações e balada na noite de sábado, 19. No mesmo dia, à tarde, haverá exposição das super máquinas de duas rodas e automóveis antigos no CTG Aliança da Serra.

A programação começa na sexta, 18, às 16h, no distrito de Progresso, quando os Estradeiros da Serra recepcionarão os visitantes e seguirão para um jantar na Stein Beer. No sábado, às 10h, haverá nova recepção no Posto Caminhoneiro. O grupo segue pelas ruas da cidade com destino ao CTG Aliança da Serra onde ficarão acampados e participarão da programação, que inclui ainda corridas de automodelos (miniaturas de veículos).

No período noturno haverá festa na casa noturna Zapp, a partir das 23h. A visitação à exposição e às corridas será gratuita, mas ter acesso às refeições demais atrativos do evento o interessado deve adquirir uma credencial pelo valor de R$ 50,00, dando direito, inclusive, a festa na Zapp. A despedida será no domingo, a partir das 10h, no Posto 1000. 

Maiores informações no site: www.estradeirosdaserra.com.br.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Município recupera adimplência e volta a ficar apto a receber recursos de convênios

Através do Samae, Prefeitura de Tangará da Serra obteve licença ambiental de processo extraviado por órgão estadual.

Tangará da Serra voltou a ficar apta a firmar convênios para obtenção de recursos estaduais e federais. A reabilitação do município foi viabilizada após obtenção da licença de operação (LO) da Estação de Tratamento de Esgoto do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto.

O anúncio da reabilitação ocorreu nesta terça-feira (24.04), através do prefeito Saturnino Masson e do diretor do Samae, Leandro Ficagna. Com a obtenção da “LO”, o município reverteu sua situação de inadimplência junto à Fundação Nacional da Saúde (Funasa), excluindo-se da relação negativa do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.

O prefeito Saturnino Masson e toda a equipe da Administração Municipal comemoraram a reabilitação do município. “Era um entrave que nos impedia de conseguir recursos de convênios e emendas parlamentares para o município. A partir de agora, Tangará da Serra volta a ficar apta tanto na União como no Estado”, declarou o Chefe do Executivo.

CASO – A situação de inadimplência do município foi criada a partir do extravio de documentos, ano passado, por um órgão estadual. A situação gerou sérias dificuldades ao município, em especial quanto à liberação de recursos da União.

Em janeiro deste ano, recursos de emenda parlamentar na ordem de R$ 2,1 milhões que seriam destinados à recuperação de parte do asfalto da área central da cidade foram suspensos em função da perda da documentação.

Os documentos extraviados eram do projeto técnico para outorga da água ao município. O projeto foi protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no início do segundo semestre do ano passado, mas a documentação foi extraviada pelo órgão estadual. Com o extravio, o município não obteve a emissão de certidões negativas de pendências ambientais, o que ocasionou o bloqueio e suspensão dos recursos de convênios e de emenda parlamentar.

Ao tomar conhecimento da negativação do município por falta de certidões, o prefeito Saturnino Masson determinou à equipe técnica do Samae a remontagem do projeto de outorga da água, o que acabou acontecendo a tempo de evitar o bloqueio de outros recursos, como os cerca de R$ 10 milhões da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), destinados às obras do Parque Linear do Córrego Figueira. “Foi uma infelicidade (o extravio), mas resolvemos a situação. Fizemos um grande esforço para remontar o projeto e, assim, conseguimos reabilitar o município”, concluiu Saturnino Masson.

Fonte: Assessoria / Gabinete / SAMAE

Daniel e Gazin fazem entrega de prêmio, no próximo sábado, em Tangará da Serra, na promoção “Daniel Na Minha Casa”

No próximo sábado, 28, a cidade de Tangará da Serra irá conhecer o ganhador ou a ganhadora do segundo sorteio da promoção “Daniel Na Minha Casa” realizada pela empresa varejista Gazin. O vencedor/a, até o momento, só é conhecido/a pelo departamento de marketing da empresa e pelo gerente da filial, que pretende fazer uma grata surpresa no dia da entrega. Serão R$ 25 mil em vale compras para escolher o que quiser dentro da loja.

Para concorrer ao sorteio, é necessário ir até uma Loja Gazin, comprar um produto e preencher o cupom. Em seguida, colocá-lo na urna e aguardar o sorteio. Dessa forma, o cliente, contando com a sorte, estará, automaticamente, concorrendo.

O gerente de marketing da Gazin, Edson Oleksyw, garante que o objetivo da promoção foi atingido no ano passado, e, este ano, a intenção é ir além. “Realizamos sonhos. Superamos todas as nossas expectativas e estamos trabalhando firme para que a segunda edição da promoção seja ainda melhor.”

O cantor Daniel relata que se emocionou com as histórias que encontrou, no ano passado. “Vi pessoas com condições financeiras difíceis, outras passando por problemas emocionais complicados e foi maravilhoso presenciar elas terem recebido esse prêmio para dar uma reviravolta em suas vidas”, conta.

Fonte: Gesli Franco - Assessora de Comunicação

Vereadores de Tangará vão homenagear personalidades no dia 13 de maio

A Câmara Municipal realiza no dia 13 de maio a Sessão Solene alusiva ao 36º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Tangará da Serra. O evento será às 8h30 da manhã no Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva. A lista de homenageados ainda não está pronta, mas serão reconhecidas 40 personalidades que atuaram em favor do desenvolvimento econômico, político, social e cultural da cidade.

Cada homenageado receberá o Título de Cidadão Benemérito Tangaraense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB), a realização da sessão solene já é tradição do Legislativo Municipal e é um estímulo para que cada cidadão continue a trabalhar em favor de Tangará da Serra.

“A homenagem reconhece de maneira formal e por força de lei todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade, para o enriquecimento da nossa cultura, para o desenvolvimento humano do nosso povo, em fim, todos aqueles que contribuíram de maneira direta e indireta, moram ou moraram aqui ou que por ventura inclusive não moram em Tangará da Serra, mas que mesmo distante conseguem fazer algum tipo de ação direta ou indireta e que promova algum tipo de desenvolvimento de ajuda e auxílio ao nosso Município”, justifica Luiz Henrique.
Segundo Luiz Henrique, o número de 40 homenageados não é grande, uma vez que há entre os vereadores o sentimento de que muito mais personalidades deveriam ter seus trabalhos reconhecidos. Apesar disso, explica, na medida dos anos a Câmara Municipal estará sempre homenageando os pioneiros, os trabalhadores e todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Tangará da Serra.

DEFINIÇÃO – Os dez vereadores de Tangará da Serra definem esta semana seus indicados para as homenagens do dia 13 de maio. Depois de receber as indicações a Mesa Diretoria apresentará um projeto que será votado pelo Plenário, aprovando os nomes que receberão o título na Sessão Solene.

Fonte: Redação Diário da Serra

Município leiloará 45 lotes de veículos e máquinas nesta quinta-feira

Automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas e máquinas pesadas constam nos itens ofertados. Visitas já podem ser realizadas, em horário comercial.

O município de Tangará da Serra promove na próxima quinta-feira (26.04) leilão de 45 lotes de veículos, motocicletas, máquinas pesadas, implementos, equipamentos de informática e sucata. A praça terá como local o pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, no Jardim Paulista, com início marcado para às 10h00.

O leilão foi determinado pelo prefeito Saturnino Masson, com base na legislação vigente que estabelece as normas patrimoniais da gestão pública. De acordo com o secretário municipal de Administração, Edirson José de Oliveira, o objetivo do leilão é revigorar a frota do município, reinvestindo os valores auferidos com a venda dos lotes.

Entre os 45 itens ofertados na praça, há 16 veículos, 03 ônibus, um caminhão, um trator de esteiras, uma motoniveladora, uma motocicleta, um Jet ski, um barco inflável e uma roçadeira, além de equipamentos de informática, implementos e sucatas diversas.

As visitas para verificação dos lotes já podem ser realizadas, em horário comercial. Os interessados devem se cadastrar com antecipação de pelo menos 30 minutos ao início do leilão para participar e dar lances, com veto em caso de restrições e cheques de terceiros. Os bens serão vendidos no estado em que se encontram. O edital do leilão está publicado no site do município - www.tangaradaserra.mt.gov.br

Fonte: Assessoria / SMAD

Funai aguarda denúncia formal para investigar problemas na Saúde

Os mais de 1.600 índios que vivem nas 57 aldeias indígenas de Tangará da Serra não têm muito o que comemorar, Dia do Índio. Eles reclamam de problemas no atendimento prestado pela empresa contratada pelo Governo Federal para a saúde indígena. Segundo denúncia recebida pelo DS esta semana, os profissionais e unidades de saúde indígena estariam sem medicamentos, material de limpeza, combustível, manutenção de veículos e materiais odontológicos, além ainda sem alimentação. O coordenador local da Fundação Nacional do Índio em Tangará da Serra Aldenir Gonçalves dos Santos disse reconhecer que a fiscalização é uma das funções da Funai, mas que o escritório local aguarda uma denúncia formal por parte das comunidades indígenas.

“A Funai tem o poder de acompanhar e fiscalizar. Se a comunidade indígena faz uma denúncia dessas por escrito a gente fiscaliza e acompanha, mas até o momento ainda não houve nenhuma denúncia por escrito. Se fizerem a Funai vai tomar providências”, explica o coordenador.

Aldenir revela que a coordenação local tem contato diário com as aldeias e que nestes contatos recebe reclamações individuais. “Às vezes a gente chega numa aldeia e tem uma ou duas pessoas que reclamam, mas não é a comunidade que está reclamando. Reclamam um ou dois, às vezes é questão pessoal. Por isso que eu falo pra você, precisamos é de um documento que seja assinado pela comunidade, para que essa denúncia não venha como um caso pessoal”, explica.

O coordenador diz que existe uma certa cautela quanto às reclamações em função de que antes da empresa contratada a Saúde Indígena era gerenciada por um associação administrada pelos próprios índios. “Era uma associação indígena, e eles faziam a Saúde conforme precisavam e viam que era necessário. E hoje está nas mãos de outras pessoas que são de uma cultura totalmente diferente”, diz Aldenir ao explicar que a empresa que venceu a licitação da Funasa, mesmo que já tenha experiência com outras comunidades indígenas, deverá ter certa dificuldade já que cada cultura, mesmo que seja indígena, é diferente uma da outra.

A Funai garante que caso a denúncia seja formalizada, por escrito, passará por uma avaliação. Se o caso for grave a própria coordenação regional, em Cuiabá, tem poderes para intervir junto a Funasa para que ocorram as consequências necessárias para que o atendimento aos índios em Tangará da Serra seja adequado. Se a situação não for de urgência, a coordenação regional repassa o problema à Funai em Brasília, para que o caso seja analisado pela Funasa.

Fonte: Redação Diário da Serra

Após 8 meses de discussões, Câmara aprova proposta republicana

A Câmara de Vereadores de Tangará da Serra aprovou, em unanimidade, nesta segunda-feira na Sessão Legislativa, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica 001/2012, conhecido como Proposta Republicana. Foram mais de oito meses estudando a proposta, todavia tudo se iniciou com uma apresentação do projeto, em 2011, pelos promotores de Justiça de Tangará, diretoria da Associação Mato-Grossense do Ministério Público(AMMP) e representantes da sociedade civil organizada.

O artigo 1º da Lei Orgânica Municipal de Tangará da Serra passa a vigorar acrescido dos parágrafos primeiro e segundo, disciplinado que o Município de Tangará da Serra observa a partir de agora, em qualquer de seus Poderes, na administração direta ou indireta os princípios da gestão transparente, da gestão democrática, efetiva, eficaz e eficiente, e da garantia da participação popular, sendo que todos deverão ser aplicados imediatamente e estruturados em Lei Complementar.

Já o artigo 2º da Lei Orgânica passa a vigorar acrescido de parágrafo único estipulando que o Governo Municipal divulgará amplamente em cada Distrito ou Bairro, até a primeira quinzena do mês de fevereiro de cada ano, as metas constantes do plano plurianual e os resultados alcançados no exercício imediatamente anterior, com suas respectivas justificativas expostas de modo claro e objetivo. No artigo 7º o inciso primeiro também ganha nova redação, com a previsão de que a elaboração do Orçamento, Plano Plurianual de Investimentos e Lei de Diretrizes Orçamentárias, serão realizadas com base em planejamento adequado, assegurada ampla e efetiva participação popular.

No total a Emenda ainda apresenta outras 38 modificações significativas do texto da Lei Orgânica de Tangará da Serra. As mudanças vão desde os objetivos do poder público, passando por questões relativas as formas de participação popular na elaboração de projetos, questões relativas a impedimento, vacância ou suspeição de vereadores, comissões especiais de inquérito e audiências públicas, até crimes de responsabilidade do prefeito municipal.

SUBPREFEITO – Na Proposta Republicana surge a figura do subprefeito, que em Tangará da Serra não existia. De acordo com o artigo 28 da emenda, o artigo 90 da Lei Orgânica passa a disciplinar que os secretários municipais e os subprefeitos, nas infrações político-administrativas, serão processados e julgados pela Câmara Municipal, assegurada ampla defesa. E no artigo 93 haverá previsão de que aos subprefeitos serão aplicadas as normas que regulam as obrigações dos secretários Municipais.

Fonte: Paulo Ramos - Redação Diário da Serra

Festa dos Estados promete enriquecer programação do 36º aniversário de Tangará


Religiosidade, música, culturas regionais e gastronomia serão as atrações de 11 a 13 de maio, no aniversário da cidade.

As comemorações alusivas aos 36 anos de emancipação de Tangará da Serra prometem ficar gravadas na memória da população. A tradicional Festa dos Estados, que neste ano terá a sua quinta edição, trará muito entretenimento ao público, enriquecendo a programação de aniversário da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a programação da V Festa dos Estados inicia no dia 11 de maio, estendendo-se até o dia 13, a data oficial do município. O evento é uma homenagem à grande diversidade cultural e gastronômica de Tangará da Serra, daí a sua grande aceitação popular.

Todo o evento acontecerá na Praça dos Pioneiros, sempre à noite, com as tradicionais barracas representando as culturas de outros estados e regiões, com grande variedade gastronômica. Uma novidade para esta edição será a abertura com a celebração religiosa “Tangará Senhor Jesus”. Na sequência, após a fala das autoridades, haverá show com música gospel.

Nos dias 12 e 13 a festa terá continuidade com diversas apresentações artísticas, incluindo números com street dance, jazz, dança do ventre e dança moderna. Também haverá apresentação de repentistas. O Ponto de Cultura enriquecerá a programação com danças típicas como siriri e maculelê. A tradição sertaneja também será destaque.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Guilherme Schenkel, a programação ainda será incrementada nos próximos dias, quando haverá a divulgação oficial à comunidade. “Estamos com a programação praticamente fechada. Faltam alguns detalhes que precisamos definir, principalmente quanto a outras atrações. É uma festa que retrata a diversidade cultural e gastronômica de Tangará da Serra”, considerou o titular da Setur.

Fonte: Assessoria SETUR

Grupo Kade gravará CD no Rio de Janeiro


Eles foram e continuam sensação em Tangará da Serra e região, um dos primeiros grupos a fazerem sucesso na cidade, o Grupo Kade está em ritmo de festa. Tudo pelo fato de que estão na expectativa de ir ao estado do Rio de Janeiro gravar o seu segundo CD.

A gravação ocorrerá no próximo dia 27, com toda a produção de Eric Rezende, que trabalha com o segmento em Minas Gerais, gravando no Rio de Janeiro com a produção de um mineiro, renovam as expectativas e as esperanças do grupo para que o trabalho realmente venha a se tornar um grande sucesso, não só regional como eles já são conhecidos, mas como também a nível nacional.

O CD será composto por doze faixas inéditas, com composição dos próprios membros do grupo e também de compositores de todo o país. De acordo com o vocalista do Kade, Elton Soares, todo um trabalho de divulgação no momento pós-gravação será realizado, almejando o sucesso do trabalho.

“Queremos deslanchar com este trabalho, estamos todos muito empolgados, com intuito de levar o nome de Tangará para outros pontos do Brasil, enfim, queremos que este trabalho obtenha sucesso”, destaca o vocalista se atentando das circunstâncias que os voltam.

FORMAÇÃO – Durante todos estes oito anos de estrada, o grupo já passou por algumas formações, o que não é diferente para este novo trabalho, “estamos com esta nova formação, novas pessoas que estão somando com a gente, além dos que já são veteranos como eu, Guilherme e o Victor, bem como toda uma banda que nos acompanha”, comenta Elton que é vocalista do grupo desde a sua fundação.

APOIO – “Não obtemos bons resultados com o nosso primeiro trabalho”, ressalta Elton em relação à falta de apoio, de incentivo local que culminou uma não abrangência de vendas e público para o primeiro CD, “essa falta de incentivo, prejudica muitos artistas em nossa cidade”, pontua destacando que o grupo está aberto para empresários e também pessoas físicas que queiram apoiar com este segundo trabalho, divulgando o nome nos exemplares.
LANÇAMENTO – Ansiedade. Esta é a palavra que define o que o grupo está sentindo no momento, após um ano de dedicação neste novo trabalho, e com poucos dias para enfim gravarem o CD, o grupo Kade também já está se preparando para o lançamento do trabalho, que acontecerá em Tangará da Serra, no Tangará Tênis Clube, no dia 30 de junho. “Convido toda a galera, a população tangaraense, que já acompanha o nosso trabalho, que compareça no TTC para nos prestigiar e festar com a gente”, finaliza.

Fonte: Paulo Ramos - Redação Diário da Serra

Tangará da Serra recebe FCO Itinerante no próximo dia 26

Objetivo é esclarecer as principais dúvidas dos produtores e incentivar o acesso às linhas de financiamento.

Tangará da Serra sediará no próximo dia 26 (quinta-feira) o FCO Itinerante, evento promovido através de parceria entre as esferas federal, estadual e municipal de governo, com apoio de entidades privadas. O local será o auditório da Acits, com início às 19h30.

Em Tangará da Serra o evento é organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Ministério da Integração Nacional.

Também são parceiros do evento a Câmara Municipal, o Sindicato Rural de Tangará da Serra, Associação Comercial e Empresarial (Acits), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Banco do Brasil e Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

O município é o quinto a receber o FCO Itinerante este ano em Mato Grosso, depois de Campinápolis, Santo Antônio do Leste, Alto Paraguai e Diamantino. O evento é aberto a produtores rurais e empresários e empreendedores em geral.

OBJETIVO - O FCO Itinerante tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas dos produtores e empresários, incentivando o acesso às linhas de financiamento do FCO que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos municípios gerando emprego e renda. Durante as palestras serão explanadas as linhas de financiamento e os segmentos disponíveis para acessar o crédito. 

Também haverá abordagens de temas como a evolução da aplicação dos recursos, linhas de financiamento, beneficiários, atividades financiáveis, teto, limite financiável, encargos financeiros e o papel do Estado na aplicação destes recursos.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Francisco Dantas Garcia, o FCO Itinerante é um projeto criado para propagar informação e incentivar a elaboração de projetos pleiteando o aporte financeiro. “O FCO Itinerante é uma forma democrática e que facilita a compreensão. Os interessados ficam mais a vontade para fazer as perguntas e viabilizar o recurso”, afirma o secretário, ressaltando ainda que “é fundamental que o produtor esteja bem informado quanto à área de abrangência e atuação do FCO”.

APLICAÇÕES - As linhas de crédito do FCO podem financiar desde programas de redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária (Programa ABC) a recuperações de reservas legais, matas ciliares, Área de Preservação Permanente (APP), recuperação ou reforma de áreas pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), regularização fundiária e ambiental de imóveis rurais, investimentos para ampliação e modernização industrial, entre outras inúmeras aplicações. 
 
PRÓXIMOS - Os próximos municípios que receberão a caravana do FCO Itinerante são Barra do Bugres (17.04), Rosário Oeste (10.05), Poconé (22.05), Nova Maringá (14/05), Santo Antonio do Leverger (31/05), São José dos Quatro Marcos (05/06), Apiacás (20/06), Peixoto Azevedo (21/06), e Gaúcha do Norte (29/06).

Fonte: Assessoria/SICS

Descargas atmosféricas: Cemat orienta consumidores sobre como buscar ressarcimento

O grande volume de descargas atmosféricas registrado em Tangará da Serra e região no último fim de semana é resultado do fim do período de chuvas. A informação é do gerente regional da Rede Cemat, Sidney Tavares. Segundo ele isso ocorre tanto no início, quanto no fim dos períodos de chuva. Nestes momentos a incidência de descargas elétricas tende a aumentar e os pontos altos da cidade são os que costumam registrar mais casos: árvores de grande porte e rede elétrica.

“Aconteceu descargas em vários pontos da cidade. A gente não tem nenhum sistema para auferir ou acompanhar e monitorar essas descargas, mas elas estão sujeitas de acontecer e o índice, a referência é o ponto mais alto”, explica Sidney.

Segundo o gerente da Cemat, a concessionária realiza ações preventivas na rede de distribuição, com a instalação de para-raios mas o sucesso disso também depende da atuação dos próprios clientes com ações de aterramento de padrão, quadro de distribuição e verificação das condições internas das instalações elétricas das unidades consumidoras.

De acordo com a Cemat, no início e no final do período chuvoso os casos tendem a aumentar, mas o volume não é tão significativo. Os clientes que registrarem danos em equipamentos elétricos podem procurar a agência da Rede Cemat, munidos de dados pessoais e da unidade consumidora, com cópia de CPF e RG. Com as informações a concessionária faz a abertura da Análise do Pedido de Ressarcimento.

Uma das dicas é de que o consumidor anote o dia e o horário da ocorrência, com dados dos equipamentos danificados. Atualmente a Cemat conta com uma área específica que trabalha com a análise desses processos e o cliente recebe a resposta por escrito. Empresas ou clientes que dependam dos equipamentos (casos urgentes), podem solicitar junto a concessionária o pedido de antecipação da vistoria. No caso de equipamentos que acondicionam alimentos esse prazo é de um dia útil e para os demais equipamentos o prazo é de dez dias. “Mas o cliente pode se manifestar junto a concessionária e de comum acordo agendar uma data antecipando essa vistoria”, conta Sidney.

Para conceder o ressarcimento a Cemat faz uma análise de nexo causal, com técnicos preparados e treinados, que aplicam a legislação e avaliam cada caso. Segundo o gerente regional alguns casos são considerados improcedentes, mas outros são considerados procedentes, quando o resultado é o conserto do equipamento ou, nos casos de perca total, até o ressarcimento total do valor do equipamento danificado.

Para Sidney Tavares, a ação dos consumidores pode ajudar a reduzir as consequências das descargas atmosféricas que são comuns nesta época do ano e podem atingir qualquer bairro. “A gente orienta não só os clientes que tiveram problemas, mas todos os consumidores a fazerem uma revisão periódica em suas entradas de serviço, padrão, verificar as condições de aterramento, da fiação, da conexão desse aterramento, fazer análise também da parte interna da residência. A gente tem residência hoje em Tangará com mais de 15 anos que foram construídas. Então é importante fazer uma análise periódica das condições das instalações elétricas dessas unidades”, conclui.

Fonte: Redação Diário da Serra

Funcionamento do Serraprev será tema de audiência

Com o objetivo de informar sobre seu funcionamento e confraternizar o primeiro ano de atividades, o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Tangará da Serra (Serraprev) promove audiência pública nesta quinta-feira, no Centro Cultural.

O evento, destinado principalmente aos servidores efetivos da municipalidade, será realizado em três horários diferentes, acontecendo pela manhã, a partir das 07h00; à tarde, a partir das 13h00; e à noite, com início programado para às 19h00.

Segundo a diretora executiva do Serraprev, a pauta da audiência inclui prestação de contas, explanação dos requisitos básicos para benefícios e suas concessões, contribuição previdenciária sobre renda variável e afastamentos de atividades. Também será aberto espaço para perguntas dos servidores participantes.

Maiores informações poderão ser obtidas diretamente no Serraprev, pelo telefone 3311-4881, e também na sede do instituto, na Rua Antônio Hortolani, nº. 39-N, Sala 01.

Fonte: Assessoria / Serraprev

Município já convocou 85% dos aprovados no concurso de 2010

Das 335 vagas oferecidas no concurso, mais de 280 já tiveram seus titulares convocados pela municipalidade. Somente em 2012 foram publicados três editais de convocação.

Cerca de 85% das vagas disponibilizadas pelo município de Tangará da Serra através do concurso público 001/2010 já foram preenchidas. A informação é da Secretaria Municipal de Administração, através do seu titular, secretário Edirson José de Oliveira.

Segundo o secretário, somente este ano já foram publicados três editais de convocação dos aprovados para provimento dos cargos. Ou seja, das 335 vagas oferecidas no concurso, mais de 280 já contam com seus titulares. “Estamos acima da expectativa de posse dos aprovados”, afirma Edirson, destacando que o concurso realizado em 2010 tem prazo de validade por dois anos, prorrogável por mais dois. A homologação do concurso, entretanto, aconteceu em 04 abril de 2011 pelo Decreto 098/2011, do Executivo Municipal, o que estende o prazo de validade do mesmo até 2013.

O secretário de Administração destaca que alguns cargos, como o de Agente Administrativo, já foram todos preenchidos, com a convocação de todos os aprovados, incluindo o cadastro de reserva. Para estes cargos, revela Edirson, há necessidade de realização de um novo concurso público, o que já está sendo providenciado pelo município, através da Secretaria Municipal de Administração.

Para alguns casos em que o município ainda não chamou candidatos aprovados pelo concurso – como os agentes de trânsito que aguardam convocação – o município ainda busca uma adequação estrutural da máquina administrativa para os respectivos chamamentos.

Fonte: Assessoria / SMAD

Trânsito em Tangará pode ganhar novas regras e mais agentes de fiscalização

Tangará da Serra poderá ganhar novas regras limitando o transporte pesado pelas ruas da cidade. Este foi o principal resultado de uma reunião entre os vereadores e o prefeito Saturnino Masson (PSDB), na tarde de ontem na Prefeitura Municipal. A reunião foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) em resposta a sugestão do vereador José Pereira Filho, o Zé Pequeno (PT). Da reunião também participaram os vereadores Fábio Brito, o Fabão (PSDB), Welington Bezerra (PR), Roque Fritzen (PDT), Antônio Quirino (PMDB), o superintendente de Transportes Aéreos e Viários Vanecy Ramos e secretários municipais.

De acordo com o vereador Zé Pequeno, como resultado do encontro será apresentado um projeto de lei limitando os horários para o trânsito de veículos pesados pela cidade. A ideia inicial é de que este tipo de veículo seja impedido de transitar nos horários de pico: das 6h30 até 8h, das 11h às 13h30 e das 17h às 19h30.

“Esse trânsito de abastecimento de comércio [com veículos pesados], este você permite ele fora dos horários de pico, agora o trânsito de veículos pesados que simplesmente passam pela cidade, esse tem que ser extinto mesmo. Que passem pelo Anel Viário e fim de papo”, defende o vereador.

Antes de apresentar a proposta de lei na Câmara, explica Zé Pequeno, os vereadores sentiram que precisavam reivindicar do prefeito Saturnino Masson o compromisso de ampliar a Guarda Municipal de Trânsito. “Esse compromisso do Executivo é necessário para que a lei tenha funcionalidade”, avalia.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Henrique, disse que após apresentar ao prefeito as reivindicações os vereadores vão aguardar ações e, caso não sejam atendidos, encontrar meios para que os problemas sejam solucionados. “Se identificarmos inércia do Executivo vamos tentar viabilizar outros mecanismos para efetivamente resolver esses problemas. O que não dá mais é para continuar do jeito em que está. Nosso trânsito está caótico. Queremos saber agora ações concretas”, diz.

Em resposta o prefeito Saturnino Masson se comprometeu em convocar os sete agentes de trânsito aprovados no último concurso público realizado pelo Município. “Estamos vendo essa possibilidade. Nossa equipe está fazendo esse estudo para que possamos chamar”, disse Saturnino ao explicar que sua resposta só não é definitiva porque “o gestor público tem que ter cuidado” para não infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

PREFEITURA – Sobre a construção de prédios novos para Prefeitura e Câmara Municipal o resultado da reunião foi que uma área será procurada. A intenção é que num mesmo espaço sejam construídos os prédios do Executivo e Legislativo. Segundo Saturnino, o Município tem uma série de prioridades, mas precisa também ter uma nova Prefeitura e uma nova Câmara.

“Prioridades tem milhares, mas tem necessidade de uma prefeitura municipal nova, com certeza é uma coisa importante para cidade. Faz-se necessário sim. É igual o cidadão, se ele mora numa casa humilde, ganhou dinheiro e pode construir uma casa melhor, ele quer uma casa melhor com mais conforto. Mesma coisa é a Prefeitura Municipal o prédio já foi muito bom, mas hoje não comporta, é muito pequeno. E precisamos de um prédio que comporte o trabalho do Executivo e secretarias municipais”, explicou.

Já o vereador Zé Pequeno defendeu que a construção dos novos prédios irá garantir mais economia para o Município. Segundo ele, o valor gasto com aluguel de prédios para secretarias municipais e departamentos e, principalmente, os valores gastos com comunicação (telefone) e transporte entre as secretarias é “caríssimo para o Município”.

“Se você pensar, por exemplo, na funcionalidade, na economicidade, no volume de dinheiro que você está pagando de aluguel, o volume que você gasta por exemplo com telefone e veículos, porque a gestão está toda espatifada por aí... Ter uma sede administrativa unificada para mim é uma emergência. Vai trazer uma economia de recursos e funcionalidade na gestão, que não tem tamanho. Verifique hoje quantos locais [existem] para a população ser atendida. Como é que o prefeito se comunica com essa estrutura? Como é que os funcionários se comunicam? Isso é caríssimo para o Município. Então eu vejo isso como uma prioridade, como é a Unidade Mista, como é a Prefeitura, como é o asfaltamento dos bairros que ainda não receberam. Nós não podemos ficar pagando um volume de aluguel tão alto como está sendo pago”, conclui.

Fonte: Redação Diário da Serra

Serra recebe o Vasco da Gama neste sábado

As meninas do Serra vivem a expectativa do jogo de amanhã contra o Vasco da Gama pela Copa do Brasil de Futebol Feminino. Elas já entraram para a história como o primeiro time mato-grossense a passar para segunda fase da competição e agora terá pela frente o seu maior desafio – jogar contra um dos principais clubes de futebol do país.

O técnico Jedson Zanesco treinou com as meninas durante toda a semana e mantém os pés no chão para a partida de amanhã. O time contará com o talento de Natália, Maiara, Dani, Ana Maria e companhia, mas espera contar também com a torcida tangaraense. 

O Serra teve uma ótima campanha na primeira fase goleando o Iguaçu de Minas Gerais por 6x0, no Mané Garrincha, e confirmando a classificação no jogo de volta em Ipatinga (MG), após outra goleada por 4X0. Natália, Ana Maria, Dani e Loyane marcaram os gols da classificação no jogo de volta.

O jogo entre as meninas tangaraenses e o time carioca será no estádio Mané Garrincha, às 19h30. A entrada para o jogo custará R$ 10. O time do Vasco, que já mandou três meninas para seleção sub-17, venceu na primeira fase o ASCOOP do Distrito Federal por 6x0 e eliminou a partida de volta.

De acordo com o regulamento da competição, caso o Vasco da Gama vença o jogo em Tangará da Serra por três ou mais gols o Serra estará automaticamente eliminado.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Reunião do Diretório Regional do PR


IPTU: Parcela única com 20% de desconto vence nesta sexta-feira, dia 13

Guias também podem ser emitidas pelo próprio contribuinte pela internet. Contribuintes já recolheram R$ 500 mil antes do vencimento.

Vence nesta sexta-feira, dia 13 de abril, o prazo para pagamento do IPTU 2012 em parcela única com 20% de desconto. O prazo refere-se aos imóveis localizados nas zonas 01 e 02 da cidade, correspondente à área central.

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) tem boas expectativas em relação ao IPTU deste ano, já que mesmo antes do vencimento os contribuintes já recolheram cerca de R$ 500 mil aos cofres da municipalidade. “Vamos chegar com tranquilidade ao previsto”, disse o coordenador de Cadastro Imobiliário do município, José Roberto Fróio.

O montante lançado em IPTU este ano é de R$ 9,5 milhões. Por decisão da Administração Municipal, nos valores do tributo em 2012 não consta o reajuste de 50% da planta genérica.

Fróio lembra que as guias para pagamento foram encaminhadas desde o mês de março aos domicílios dos contribuintes tangaraenses. Estas guias, contudo, também podem ser emitidas pelo próprio cidadão pela internet, no site da Prefeitura Municipal – www.tangaradaserra.mt.gov.br – no link correspondente visualizado logo acima da notícia de destaque, na capa do site.

Segundo informou a Sefaz, os munícipes tangaraenses podem emitir boletos para pagamento em parcela única, com desconto de 20% para contribuintes sem débitos junto ao fisco municipal, e desconto de 10% para contribuintes que ainda possuem pendências. Há também a opção de parcelamento em até nove vezes.

Se preferir, o contribuinte pode procurar a Sefaz (Rua Antônio Hortolani, proximidades da Caixa Econômica Federal) para negociar o parcelamento e obter o seu boleto do IPTU, de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento externo - das 08h30 às 16h00, com intervalo entre as 11h00 e 13h00. O prazo para pagamento em parcela única com desconto expira em 13 de abril.

VENCIMENTOS – Os pagamentos do IPTU em parcela única com 20% de desconto possuem vencimento escalonado até 30 de abril. Para os imóveis das zonas 03 e 04, o vencimento é dia 18 de abril, enquanto que para as zonas 05 e 06 o vencimento está fixado para o dia 24 deste mês. Para os imóveis da zona 07 e chácaras, o prazo final para pagamento em parcela única com desconto de 20% é 30 de abril.

Fonte: Assessoria Sefaz

Educação Ambiental será tema de seminário nesta quarta, no Centro Cultural

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove nesta quarta-feira (11.04), a partir das 08h00, no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, o Seminário Participativo de Educação Ambiental. A realização do evento ocorre através de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso (CIEA).

O seminário proporcionará uma consulta pública para a revisão da Lei 7.888/2003, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso (PEEA) e consolida o processo de estruturação do Sistema Estadual de Educação Ambiental. Toda a discussão estará centrada na palestra a ser proferida pela superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Vânia Márcia Montalvão Guedes César.

A discussão acontece em todos os municípios de Mato Grosso e tem por objetivo reverter o quadro de degradação ambiental. No Estado, a PEEA vem sendo debatida por vários segmentos na busca de estratégias para implementar e fortalecer a sua institucionalização pelas áreas gestoras. Neste momento, um processo de revisão da Lei de Educação Ambiental (EA) pretende lhe dar uma identidade local além de consolidar, nesse contexto, o Sistema Estadual de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso (SEEA).

Fonte: Assessoria Semmea

Tangará da Serra conquista dois títulos em Rondônia

O vôlei de Tangará da Serra fez bonito em Vilhena (Rondônia), no final de semana. As equipes de base venceram no Masculino e no Feminino na categoria Infanto Juvenil da XI Copa AVV de Voleibol, que reuniu participantes dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul. A equipe masculina adulta foi eliminada na semifinal.

No Infanto Juvenil Feminino, as meninas conquistaram o bicampeonato após vencerem na final a equipe AVV, de Vilhena, por 2 sets a 0. Os meninos do Infanto Juvenil Masculino também venceram na final a equipe da casa pelo mesmo resultado, 2 sets a 0 e conquistaram o título inédito. Os tangaraenses do adulto Masculino perderam para a equipe São Lucas na semi.

Esta foi a 11ª vez consecutiva que o voleibol de Tangará da Serra participou da Copa AVV em Vilhena (Rondônia). O técnico Marcos Furlan comemorou os títulos e destacou que este é um trabalho que vem sendo desenvolvido com o intuito de formar as equipes que disputarão os torneios estaduais de 2012, como o Campeonato Mato-grossense.

O grupo contou com o apoio da Secretaria de Esportes, do deputado Wagner Ramos e de empresários, que custearam a viagem.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Pleito eleitoral motiva alterações no secretariado

Três integrantes do primeiro escalão confirmam saída dos cargos para a disputa proporcional.

As eleições municipais deste ano provocaram as primeiras movimentações efetivas no quadro político local com a saída de três membros do secretariado da Administração Municipal de Tangará da Serra. Vagner Guimarães, Welinton Duarte e Suedir Ribas, que até a última quinta-feira (05.04) respondiam respectivamente pelas pastas de Administração, Agricultura, Meio Ambiente e Indústria e Comércio, confirmaram suas desincompatibilizações para disputar a vereança.

O anúncio oficial dos desligamentos aconteceu na reunião de secretários e assessores realizada na tarde da quinta-feira. Para o lugar de Vagner Guimarães assume o servidor de carreira Edirson José de Oliveira, enquanto a pasta de Indústria, Comércio e Serviços será assumida pelo ex-vereador Francisco Dantas Garcia, popular Chiquinho, em lugar de Suedir Ribas. Já na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o substituto de Welinton Duarte ainda será definido a partir de uma conversa entre o prefeito Saturnino Masson e a direção do PT, sigla que conduz a pasta. Welinton Duarte, vale lembrar, acumulava a pasta de Meio Ambiente.

Segundo o prefeito Saturnino Masson, os desligamentos já eram esperados em função da militância de Vagner Guimarães e Suedir Ribas no PSDB, e de Welinton Duarte no PT. “São cidadãos que trabalharam conosco e fizeram um grande trabalho nas suas secretarias. Desejo sucesso a eles nesta caminhada que inicia a partir de agora”, disse o prefeito.

Quem também confirmou seu desligamento da Administração Municipal para disputar uma vaga na Câmara foi Sandra Burali Garcia, que ocupava um dos postos da Ouvidoria do Município. Sandra, que é do PSDB, foi vereadora de 2001 a 2004.

Fonte: Assessoria Gabinete

O que a páscoa representa

A Páscoa representa a vitória da vida 
sobre a morte, o sacrifício pela verdade e pelo Amor. 

Jesus de Nazaré demonstrou que não se 
consegue matar as grandes ideias renovadoras, 
os grandes exemplos de Amor ao próximo 
e de Valorização da Vida. 

A Vida só pode ser definida pelo Amor, 
e o Amor pela Vida. 

Foi por isso que ELE afirmou que veio ao mundo 
para que tivéssemos Vida em abundância, 
isto é, Plena de Amor. 

Desejamos a você e à sua família uma Feliz Páscoa! 
Que ela seja recheada de muita Paz, Amor, 
União, Harmonia, Bênçãos e Cristo no coração.

Equipe do site Conheça Tangará da Serra.

Páscoa: Vendas aumentam até 50% em relação a 2011


O aumento do salário mínimo, aliado a facilidade de crédito e a possibilidade de parcelamento no cartão são alguns dos fatores que devem contribuir para o aumento nas vendas neste final de semana. A procura por ovos de chocolate e por pescado, por exemplo, que são os produtos mais procurados, deve aumentar até 50%.

A comerciante Audilei Freitas, da Ki Delícia Chocolates, informou que a data é a mais importante para o setor. Cestas de guloseimas de chocolate, bombons e outros doces são disputados pelos clientes da empresa que tem apenas dois anos e é a favorita dos tangaraenses quando se fala em sabor de cacau.

“A nossa maior novidade este ano são os ovos trufados”, disse a empresária, que está otimista com as vendas. As prateleiras são sempre renovadas com mais e mais ovos e bombons. “Nossa expectativa é de vender entre 40 a 50% a mais que em 2011”, falou. Os tais ovos trufados são mesmo de dar água na boca. Você quebra o chocolate e de dentro escorre o recheio, de vários sabores. Os preços variam entre R$ 2,70, o de 50g de chocolate ao leite e R$ 270,00 – ovo com 5kg de chocolate branco crocante e com flocos.

Já nos supermercados os chocolates dividem espaço com os peixes. Amanhã é Sexta-feira Santa e muita gente ainda não comprou o principal prato do dia. “Boa parte das pessoas deixam para última hora”, destacou o gerente de um supermercado, que explica que junto com o peixe fresco, aumenta a venda de bacalhau e sardinha, entre outros produtos que acompanham a mesa.

Os preços variam, apesar de terem aumentado nos últimos dias. Peixes como pacú, piau, piraputanga e pintado podem ser comprados nos supermercados por valores entre R$ 10,00 e R$ 22,00 o quilo.
HORÁRIO ESPECIAL - De acordo com o Sindicato dos Comerciários de Tangará da Serra (Secgts), o comércio funcionará em horário especial no próximo sábado, véspera de Páscoa. O objetivo ao estender o atendimento durante a tarde é oportunizar clientes que não tiverem tempo de fazer compras durante a manhã.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra

Vôlei tangaraense participa de competição em Rondônia

Pela 11ª vez consecutiva o voleibol de Tangará da Serra participará da Copa AVV de Vôlei em Vilhena Rondônia. Três equipes tangaraenses viajam hoje a noite para disputar o torneio, sendo duas infanto-juvenil e uma adulta. O técnico Marcos Furlan comanda o grupo formado por jogadores novos e outros experientes, que já disputaram competições em MT e em outros estados.

Ele aposta na equipe feminina infanto-juvenil, atual campeã da Copa AVV. “Vamos em busca de repetir o feito de 2011 e quem sabe, além do feminino, trazer o título do masculino”, falou Marcos. O masculino será representado no infanto e no adulto. Os jogos começam a amanhã.

O secretário de Esportes, Palmínio Garrido, explica que estas equipes infantos são formadas por estudantes tangaraenses e que em 2012 serão elas as representantes da cidade nos eventos estudantis mato-grossenses. Também o time adulto masculino usará o torneio para se preparar para as competições que acontecerão ao longo do ano.

Além dos times tangaraenses, o torneio reunirá equipes de vários municípios de Rondônia e de outros estados como, Acre e Mato Grosso do Sul. O grupo conta com o apoio da Secretaria de Esportes, do deputado Wagner Ramos e de empresários, que custearam a viagem.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Diário da Serra 

Ulisses Carvalho e Daniele Trubian são escolhidos Mister e Miss Tangará 2012

A noite da última segunda-feira (02/04) foi cheia de emoções, apesar do tempo curto o Departamento de Cultura, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizaram o evento que escolheram a Miss e o Mister Tangará 2012. 19 candidatos entraram na passarela com intuito de cativar os jurados, almejando a tão sonhada vitória que apenas dois deles conquistariam.

Daniele Trubian e Ulisses Carvalho foram os grandes vencedores da noite, com muita ousadia, simpatia, elegância e, sobretudo, beleza, eles mostraram que eram os candidatos mais indicados para representar Tangará da Serra na final do Miss e Mister Mato Grosso, uma vez que esta edição ocorrerá no mês de maio e o município foi escolhido a dedo pela Secretaria de Estado de Turismo como a sede para realizar o evento.

“Analiso o evento de maneira muito positiva, ficamos sabendo que seríamos a sede e que já teríamos que ter os nossos representantes em menos de uma semana. Tivemos que correr contra o tempo para realizar o concurso, abrir as inscrições. (…) Tudo foi sem ensaio, sem preparo, mas acredito que Tangará estará bem representada, a disputa foi super acirrada, mas este foi o resultado. (…) Lembrando que este evento não aconteceria, se não tivesse tido o apoio de todo o comércio, de todos os empresários, que se empenharam para que tudo desse certo”, afirmou Joeli Siqueira, coordenadora do Departamento de Cultura.

Em maio, os olhares de Mato Grosso, estarão voltados para Tangará da Serra, daqui sairá os grandes representantes, que terão a honra de levar o nome do estado para nível nacional. Segundo Joeli, daqui para frente tudo será encaminhado, para que o Ulisses e Daniele, consigam melhorar ainda mais os resultados e o desempenho que já vem conquistando.

“Com certeza, estaremos juntos, para investir nestes jovens, capacitá-los ainda mais, deixá-los prontos para essa batalha que será ainda maior, tenho absoluta certeza, que eles vão conseguir excelentes resultados para Tangará e a população, poderá se orgulhar muito destes belos jovens”, concluiu Joeli.

Fonte: Paulo Ramos - Redação Diário da Serra

Prefeitura já recuperou mais de 50 mil metros quadrados de asfalto

Restauração com tapa-buracos e aplicação de lama asfáltica resulta em sobrevida de pelo menos cinco anos ao pavimento.

Os trabalhos de restauração da malha viária urbana de Tangará da Serra já representam mais de 50 mil metros quadrados de recuperação do asfalto. Realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, os trabalhos consistem em tapa-buracos e aplicação de lama asfáltica.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ronaldo Diniz, este trabalho de restauração significa uma sobrevida de pelo menos mais cinco anos ao pavimento. O asfalto de boa parte da cidade, em função da idade do material, já se apresentava em situação precária por falta de manutenção. São os casos do asfalto do Jardim Europa, Vila Alta, Parque das Mansões e Jardim Tangará, que há vários anos não recebiam manutenção.

Esta semana, o prefeito Saturnino Masson - acompanhado do secretário Ronaldo Diniz – vistoriou as obras e se mostrou satisfeito com os resultados. Para o chefe do Executivo Municipal, a restauração melhora significativamente o aspecto da zona urbana. “A população já pode notar a diferença. Vamos continuar num ritmo forte para chegar a outros bairros e continuar promovendo melhorias no centro da cidade”, disse Masson.

O prefeito observou ainda que os trabalhos de tapa-buracos demandam tempo por se tratar de um trabalho minucioso e que exige grande volume de material. “São muitas ruas e avenidas, em todos os bairros, precisando ser recuperadas. É um trabalho que exige tempo e paciência. Se não fossem estas demandas, já poderíamos ter feito muito mais na cidade”, considerou, lembrando também as dificuldades impostas pelas fortes chuvas do mês de março.

Os trabalhos de aplicação de lama asfáltica foram contratados em fevereiro deste ano pela Prefeitura Municipal e deverão, numa primeira etapa, recuperar cerca de 100 mil metros quadrados de pavimento urbano com aplicação de lama asfáltica. Até o final do ano, a Sinfra poderá aplicar até 600 mil metros quadrados do material.

Fonte: Assessoria/Gabinete/Sinfra

Serviços de moto-táxi e motofrete tem prazo até 04 de agosto para adequação

Resolução do Contran estabelece normas e autorização do Detran para transporte de passageiros e mercadorias com motocicletas. Município promoverá curso especializado.

A partir de 04 de agosto, as atividades de transporte de passageiros e mercadorias terão de observar normas especiais segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As normas incluem realização de curso pelos condutores, uso de equipamentos regulamentados e autorização emitida pelo Detran.

A Resolução 356/2010 estabelece os requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (moto-táxi) e de cargas (motofrete). Para obter o registro na categoria de aluguel (placa vermelha), as motocicletas deverão ser equipadas com protetor para as pernas e motor, antena aparadora de linha no guidão ('corta pipa') e dispositivo de fixação permanente ou removível.

Publicada no Diário Oficial da União em 04 de agosto de 2010, a resolução especifica as regras de segurança dos serviços de transporte de passageiros e transporte remunerado de cargas em motocicletas e motonetas dispostas na lei nº 12.009/2009, que por sua vez regulamenta o exercício destas atividades.

CURSO - Segundo a Superintendência de Transportes Aéreos e Viários (Sutrav), o município promoverá curso sobre as normas contidas na Resolução 356 para capacitação dos motociclistas que atuam nos serviços de moto-táxi e motofrete em Tangará da Serra. A data de realização do curso ainda será definida pela Sutrav, com comunicado oficial pelo município.

A carga horária será de 30 horas/aula em duas etapas, sendo 25 horas com instruções teóricas e 05 horas de prática de pilotagem profissional. Na parte teórica, o curso inclui ética e cidadania na atividade, legislação, gestão de risco, segurança e saúde. Já na parte prática, as instruções incluem obstáculos e treinamentos para situações de risco e manutenção de segurança.

O curso é regulamentado pelo Contran e terá validade de cinco anos, com renovação de 10 horas/aula. Não será admitida falta em nenhuma aula, e deverá haver um mínimo de 70% de acertos na avaliação final. Se reprovado, o cursando terá até 30 dias para realizar outra avaliação.

Os motoboys e mototaxistas, vale lembrar, devem ter, no mínimo, 21 anos de idade e pelo menos dois anos de carteira de habilitação. Para realizar o curso, o condutor não poderá estar com o direito de dirigir suspenso, com CNH cassada ou impedido judicialmente de exercer os seus direitos.

EQUIPAMENTOS – São várias as exigências relacionadas aos equipamentos destinados às atividades de moto-táxi e motofrete. Conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a proteção para as pernas deve ser feita em aço tubular, com formas arredondadas e largura limitada à largura do guidão.

A instalação da antena ‘corta-pipa’ – que tem a função de proteger tórax, pescoço e braços do condutor e passageiro - deverá ser feita na extremidade dos guidões, próximo a manopla do veículo, em pelo menos um dos lados, com regulagem da altura do equipamento com a altura da parte superior da cabeça do condutor na posição sentado.

Para transporte de cargas, o equipamento (sidecar) deve ser regulamentado pelo Contran. Os pontos de fixação do dispositivo e a capacidade máxima de carga de cada modelo deverão ser comunicados ao Denatran pelo fabricante. A Resolução estabelece ainda que os veículos utilizados para os serviços de moto-táxi e motofrete sejam inspecionados a cada seis meses para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

Fonte: Assessoria Sutrav/Sinfra