Nova variedade de Maracujá foi apresentada em Tangará da Serra

A nova variedade do Maracujá, a chamada Cultivar Solar é o resultado de 10 anos de pesquisa feita pelos estudantes da Unemat de Tangará da Serra. E para apresentá-la para a sociedade, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Unemat, realizaram o VIII Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro no mês em que Tangará da Serra completou 47 anos de emancipação político-administrativa.

O Maracujá Solar foi desenvolvida pela Unemat de Tangará de Serra e esta variedade, segundo o pesquisador e professor Willian Krause, é mais resistente e tolerante à doenças. “A média de produtividade em Mato Grosso é de catorze toneladas por hectare e esta cultivar, nas nossas avaliações, ela chegou aqui na universidade à vinte e seis toneladas por hectare, além de todo o potencial. É um material adaptado para o nosso clima e ao nosso solo e apresenta bom desenvolvimento para nossa região”, pontuou o Krause.

A nova cultivar desenvolvida em Tangará da Serra já ganhou espaço em outros estados brasileiros como Pará, São Paulo, Ceará, Bahia. O intuito é aumentar o plantio do fruto em Tangará e levar aos pequenos agricultores mais um potencial de lucratividade. “Num pequeno espaço com esta cultivar, você consegue uma produtividade razoável e consegue também um valor agregado até alto, em relação ás outras cultivares”, disse o Secretário de Agricultura, Rogério Rio.

O Prefeito Vander Masson que também acompanhou o VIII Simpósio destacou a importância dessas pesquisas. “Esta já é a segunda cultivar desenvolvida em Tangará da Serra, a primeira foi a banana da terra-anã, que fizemos o lançamento a nível nacional aqui em nosso município e agora a Unemat nos presenteia com a nova cultivar do maracujá. Pra nós é motivo de muito orgulho, pois somos uma gestão que se importa com as pessoas que vivem da agricultura familiar, além de levar o nome de Tangará da Serra Brasil afora”, finalizou o Prefeito Vander Masson.

Fonte: Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa
Fotos – Neusino Pereira e Julia Ribeiro