Autoridades anunciam regulação de leitos de UTIs pediátricas no município de Tangará da Serra

A informação foi prestada pelo Prefeito Municipal Vander Masson em concorrida entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (1º de agosto) no próprio Hospital Santa Ângela, no centro de Tangará da Serra. Os 10 leitos para tratamento intensivo de crianças estão disponíveis desde o dia 25 de julho e desde então são regulados pela Secretaria de Estado de Saúde (em 01/08/2022 três pacientes estão sendo atendidos).

Para chegar a este momento foi necessário muito empenho e dedicação das autoridades de saúde do município. A questão vinha sendo tratada desde o mês de março, quando ocorreu uma reunião na Secretaria de Estado de Saúde com a presença da Secretária Adjunta de Saúde do Estado de Mato Grosso, Fabiana Cristina da Silva Bardi, do Prefeito Municipal Vander Masson, do Deputado Estadual Dr. João José de Matos, da Diretora do Escritório Regional de Saúde Flávia Pizzolio Alves Fabrini e do Diretor Administrativo do Hospital Santa Ângela, Emílio Belai. Na ocasião, as autoridades tomaram ciência da Portaria 063/2022 da SES que estabeleceu os parâmetros para credenciamento das UTIs.

Estas mesmas autoridades realizaram uma segunda reunião aqui em Tangará da Serra, nas dependências do próprio hospital Santa Ângela na manhã de 18/07/2022 com o objetivo de fazer os últimos ajustes. As tratativas para a implantação dos leitos de tratamento intensivo avançaram significativamente desde então e culminaram com o anúncio oficial realizado nesta segunda-feira.

Reunião realizada nas dependências do HSA, com a presença do diretor da unidade de saúde, Emílio Belai

O diretor do HSA, Gervásio Brito elogiou o empenho dos envolvidos para habilitar a UTI pediátrica do hospital: “Essa parceria público-privada é muito interessante porque faz com que o município resolva o problema de internação, o hospital bota em funcionamento um atendimento que a população às vezes não pode pagar pelo atendimento e o Estado resolve também um grande problema porque nós recebemos pacientes de toda a região”. Além disso, o médico Gervásio Lima Brito, Diretor Proprietário do Hospital Santa Ângela, reconheceu que a UTI pediátrica da unidade hospitalar já estava pronta há algum tempo e as condições para seu funcionamento ainda não haviam sido reunidas, especialmente o quadro de profissionais “[…] profissionais da pediatria não são, vamos dizer assim, profissionais disponíveis em grande quantidade. Nós corremos o Brasil inteiro em busca de pediatras e conseguimos montar uma equipe bem interessante”, concluiu.

Os leitos da UTI pediátrica do HSA estão funcionando desde o dia 25 de julho. Nos dias 26, 27 e 28, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde fez a vistoria na unidade e constatou que a mesma estaria apta a integrar o sistema de regulação estadual. O Prefeito Municipal Vander Masson destacou que o mais importante é que “[…] as UTIs estão abertas para atender as crianças que precisarem, de Tangará da Serra e do Estado de Mato Grosso”.

Gicelly Zanatta, Secretária Municipal de Saúde também presente à entrevista coletiva observou que os leitos de UTI pediátrica que agora estão disponíveis é uma grande conquista da população de Tangará da Serra, citando, por exemplo, o caso das crianças recém-nascidas que ao completar 29 dias precisavam ser transferidas para outro local caso tivessem que permanecer em UTI. A Diretora do Polo Regional de Saúde, Flávia Pizzolio destacou o hospital tem algumas pendências que não comprometem o atendimento: “[…] o prestador se comprometeu em saná-las o mais breve possível para entrar no processo de habilitação com o Ministério da Saúde e nós vamos acompanhar de perto. São questões de gestão e a maior parte é pendência documental”, disse, ao concluir sua participação na coletiva de imprensa.

Fonte: Clairton Weber – Assessoria de imprensa