ORDEM DO BRASÃO - Vander Masson entrega comenda em reconhecimento ao trabalho prestado pelos voluntários Anderson e Zaira Brasil

O prefeito municipal, Vander Masson, entregou na manhã desta segunda-feira, 20/12, a Comenda da Ordem do Brasão, a mais alta condecoração oficial do Município de Tangará da Serra, aos voluntários da Defesa Civil Municipal, Zaira Antunes Brasil, de 59 anos, e Anderson Rodrigues de Lima, de 38 anos.

Participaram do ato o coordenador da Defesa Civil, Alex Ruiz, o secretário de Meio Ambiente, Magno César, e a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta.

A insígnia é uma homenagem em reconhecimento aos trabalhos voluntários prestados por Zaira e Anderson em prol da comunidade de Tangará da Serra ao longo dos últimos cinco anos, sempre de forma voluntária, sem remuneração e não importante o dia e o horário. “Queremos agradecer, em nome da população tangaraense pelo trabalho voluntário prestado por vocês dois, fica aqui a nossa gratidão, vocês são um exemplo para todos nós”, disse o prefeito ao entregar as comendas.

Anderson Rodrigues de Lima é filho de Jaime Rodrigues de Lima e Helena Maria de Lima, que sempre trabalharam com a produção de café. Ele nasceu em Tangará da Serra em 1983, trabalhou na agricultura, também com o café, juntamente com os pais. Hoje é estudante de agronomia em Tangará da Serra.

Zaira Antunes Brasil é filha de Alixandre Domingues Brasil e Adautina Antunes Brasil. Natural de Barracão (Rio Grande do Sul), ela chegou a Tangará da Serra em 1982, onde morou inicialmente no Distrito de São Joaquim do Boche, trabalhando na lavoura com o plantio de arroz.

Cursou o segundo grau do magistério e voltou a dar aula, profissão a qual exercia com 17 anos. Após 10 anos voltou a morar no sítio, mas sempre tendo imóvel na Vila Alta, bairro onde reside há 30 anos.

Uma história no voluntariado...

Os dois atuam como voluntários desde 2016 na Defesa Civil de Tangará da Serra.

Com destaque para atuações durante os períodos de crise hídrica (em 2016, 2020 e 2021), auxiliando no abastecimento nas casas dos moradores, e nas caixas d’água onde funcionaram pontos de apoio e coleta.

Também auxiliaram durante todo o período de funcionamento do Posto de Vacinação do Centro Cultural, atuando incansavelmente na organização e ordenamento das filas da população.

Além disso, atuaram no apoio à Vigilância Ambiental, no recolhimento de materiais recicláveis nos bairros; à Secretaria de Meio Ambiente, na recuperação de APP’s (com plantios de plantas e recolhimento de lixo recicláveis); e apoio ao Samae, no transporte de água do Rio Sepotuba para a ETA Queima-pé.

Diante desse amplo histórico de atuação e contribuição para a comunidade de Tangará da Serra, de maneira voluntária, o prefeito municipal, Vander Masson, entrega neste momento a Anderson Rodrigues de Lima e Zaira Antunes Brasil, a Comenda da Ordem do Brasão, a mais alta condecoração oficial do Município de Tangará da Serra.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação