Prefeito busca titulação de 1.137 propriedades do Antônio Conselheiro e Gleba Triângulo

O prefeito municipal, Vander Masson, cumpriu agenda nesta quinta-feira, 15/07, na capital do Estado, Cuiabá. Junto ao secretário de Agricultura, Rogério Rio, o chefe do Executivo tangaraense se reuniu com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Coronel Marcos Vieira da Cunha. Em pauta a regularização fundiária com titulação de 1.137 propriedades rurais do Assentamento Antônio Conselheiro e da Gleba Triângulo.

De acordo com o prefeito Vander, o processo de titulação desses imoveis rurais já está encaminhado, dependendo apenas do georreferenciamento, que deverá ser feito ao longo dos próximos meses. “Vamos encontrar uma forma de viabilizar o georreferenciamento, o qual será repassado para o INCRA, que dará andamento no processo de titulação, que será feito através de parceria entre Município e União”, disse o prefeito.

O prefeito explica que o Antônio Conselheiro está inserido dentro de três municípios, sendo Tangará da Serra, Barra do Bugres e Nova Olímpia. Um termo de cooperação técnica foi assinado com o Governo Federal, através do INCRA, para a regularização fundiária rural do assentamento e da Gleba Triângulo. “O processo está bem encaminhado, servidores do Município farão treinamento para dar prosseguimento na titulação desses imóveis”, comentou o prefeito.

Vander destaca que a titulação possui grande importância para os pequenos produtores e para a economia de Tangará da Serra. “Uma vez com o imóvel titulado, o produtor poderá buscar financiamento para investir em suas propriedades, ampliar e diversificar seus negócios, ajudando a nossa economia, aquecendo e gerando emprego e renda para o nosso Município”, destacou Vander.

Números

De acordo com o secretário Rogério Rio, o Antônio Conselheiro e a Gleba Triângulo são compostos por 1.137 propriedades, sendo 998 no assentamento e 139 na Triângulo. Dos 998, 212 já estão com pagamento do georreferenciamento realizado, os demais (786) necessitam da quitação. Já na Triângulo, 102 estão com títulos prontos (aguardando ato de entrega) e 37 encontram-se pendentes.

“Estamos buscando alternativas para que seja quitado o valor do georreferenciamento, para depois ser lançado no sistema do INCRA, porque para titular tem que lançar de todos os lotes, que estão tanto em Tangará quanto nos outros dois municípios”, disse o secretário, explicando que a documentação dos lotes já está escaneada, isto é, em arquivo digital. “Falta o georreferenciamento para dar prosseguimento nos processos”, pontuou.

Participaram da reunião o deputado federal, Neri Geller, representante do deputado estadual, Doutor João, deputado estadual Gilberto Cattani, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tangará da Serra, Adílson Afonso da Silva, além de produtores rurais do Assentamento Antônio Conselheiro.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação