Julho Amarelo: CTA/SAE realiza mutirão de testes rápidos de Hepatites Virais

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizam ao longo desta semana ação alusiva ao Julho Amarelo, mês de combate às Hepatites Virais.

A enfermeira Cláudia Cunha de Oliveira, coordenadora do setor, relata que acontecerá um mutirão de realização de testes rápidos no CTA/SAE, nos dias 28 e 29 de julho, das 7:30 as 17:00, seguindo todas as recomendações de cuidado contra a COVID 19.

Além disso, o CTA/SAE fará ação no Hospital Municipal/UPA 24 Horas, com testes rápidos nos pacientes que aguardam atendimento, das 14:00 as 18:00 horas, entre segunda e sexta-feira. Os enfermeiros e enfermeiras da unidade hospitalar também receberão treinamento prático sobre as hepatites virais.

Hepatite Viral

Hepatite é o nome dado a toda inflamação que atinge o fígado, um importante órgão do sistema digestório, que tem um papel principal na desintoxicação do organismo. Essa doença é causada, na maioria das vezes, por uma infecção viral — embora também possa ser acarretada pelo uso abusivo de substâncias tóxicas (álcool, medicamentos e drogas), doenças genéticas ou autoimunes.

O maior problema das hepatites virais é que os seus sintomas costumam ser bem silenciosos, muitas vezes passando despercebidos até que surja uma complicação da doença. Isso reforça a importância de realizar exames de check-up frequentemente (entre 6 e 12 meses) para se certificar de que a saúde está em dia e da busca de médicos especializados caso tenha contato com pessoas portadoras desse distúrbio.

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Essa doença é um problema sério de saúde pública e pode se manifestar de diversas formas na população. Saber como se proteger, como identificar os sintomas e quando buscar tratamento é fundamental.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação