Profissionais da educação falam sobre expectativas para o ano letivo

Ano letivo na rede municipal iniciou nesta segunda, 06

As aulas na rede municipal de ensino retornaram na última segunda-feira, 06. Após o período de férias, chegou a hora da criançada retornar às salas de aula na busca pelo conhecimento.

De acordo com Ivone Barbosa, diretora do Centro Municipal de Ensino Antenor Soares, o otimismo é enorme de que para a instituição seja novamente um grande ano letivo.

“As expectativas são as melhores possíveis, a nossa escola já tem uma tradição e a gente se sai muito bem no Ideb, nas provas dos anos finais, dos anos iniciais. Tem muitos projetos para serem desenvolvidos, muitas ações e nós estamos aí, empenhados, professores e alunos para que a gente colha frutos bem produtivos no final do ano”, afirmou a diretora ao ressaltar que a escola atualmente conta com cerca de 800 alunos.

“Já estamos na segunda gestão, esse é um ambiente escolar que nós gostamos muito, tem uma equipe bastante comprometida, alunos muito bem direcionados e pais bastante participativos”.

O professor Cícero, que trabalha com ensino há mais de 30 anos, dá aulas de matemática. 

“A cada ano a gente renova, a expectativa é maior, a busca por melhorar os índices, por uma aprendizagem. Tem algumas turmas que são meus alunos já há algum tempo e fica mais fácil o trabalho. Já os novos [alunos] é conhecer e tentar fazer o melhor”, destaca o professor que leciona para oitavos e nonos anos.

Responsável por transmitir conteúdo de uma das disciplinas mais temidas da grade curricular, o professor avisa.

“Eu falo com eles que a cada ano acumula, mas sempre os mesmos conceitos, você não muda. (…) Pena que a memória não fixa, ela é muito volúvel e o que se aprende se esquece rapidamente. Matemática você tem que aprender, não dá para dizer que viu, você precisa entender”, conclui.

Por: Paulo César Desidério - Redação DS