Trânsito passa a ser mão única em ruas dos bairros Tarumã

Todas as ruas do grande Tarumã serão sinalizadas

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade e mobilidade das pessoas e veículos no espaço urbano, que a Superintendência de Trânsito de Tangará da Serra está promovendo mudanças em diversos bairros do município, entre eles o grande Tarumã, que envolve desde o Jardim Tarumã até o Parque Tarumã. 

Esse trabalho, segundo o superintendente de Trânsito, Tony Hirota, consiste na sinalização de todas as ruas dos bairros, assim como a mudança de sentido nas vias públicas para o sistema binário – uma alternativa que virou tendência nas grandes cidades. “As ruas do Tarumã são muitos estreitas [sete metros] e uma das discussões na questão de mobilidade urbana é que o sistema binário, de mão única, é mais seguro para o condutor, para o pedestre e para a população em geral”, explica, ao destacar que o sistema, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas.

“A partir da aprovação do Plano Diretor, vamos iniciar uma discussão de mobilidade urbana e na oportunidade já apresentar que o município tem padrão de mão única em toda a cidade”, acrescenta, ao comentar ainda que a ideia é ampliar o sistema, gradativamente. “Por isso pedimos aos motoristas e pedestres que redobrem a atenção para as mudanças que estão ocorrendo nesses locais e comecem a observar as placas”. Para facilitar para que os motoristas possam entender e assimilar as mudanças, um trabalho de conscientização nesses locais será realizado, especialmente nas ruas Deputado Hitler Sansão (10) e José Corsino (12), no Jardim do Lago, próximo a unidades escolares. 

Para todo este trabalho foram investidos R$ 384.641,00, entre placas, postes de madeira, tinta viária, tachões, cola para tachões e cones de sinalização. Somente para sinalização vertical foram adquiridas entre 2014 e 2015 um total de 2,2 mil placas de sinalização viária.

Fabíola Tormes - Redação DS