Saúde realiza dia D+1 para combater a Dengue

Devido o alto índice de larvas encontradas através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) diagnosticado no final do mês de janeiro, a Secretaria de Saúde de Tangará da Serra, por meio da Vigilância Ambiental realizou ontem o dia “D+1” de combate a Dengue e Chikungunya. Os bairros mais afetados e que receberam a orientação foram Tangará I, Jardim Itália, Jardim América, Jardim do lago e Morada do Sol. Devido a chuva os trabalhos devem se estender até amanhã para finalizar a campanha.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Cristiane Pereira foi disponibilizado 60 agentes de endemias para fazer a inspeção nestes bairros. Até amanhã a meta é vistoriar 2200 residências para que possam eliminar as larvas. “Infelizmente as pessoas não estão conscientes de que precisam fazer a sua parte. O mau condicionamento do lixo é o grande causador da proliferação do mosquito”. 

Neste período chuvoso, a infestação é maior, explica à coordenadora. “Então solicitamos que não somente os bairros mais afetados pela proliferação do mosquito, mas toda a população se conscientize e faça a limpeza regular em sua casa a fim de nos mantermos longe dos criadouros. Os locais onde receberam a visita dos agentes estão em estado de alerta. Nosso trabalho é preventivo, não queremos que a cidade sofra um surto da doença”.

Junto com os agentes está também uma equipe de agentes comunitários da Atenção Básica, pois se encontrarem algum morador com sintomas da dengue será encaminhado para uma Unidade de Saúde para fazer o exame, ter o auxílio adequado pelo medido e ainda notificamos para estarmos bloqueando a área, salientou Pereira.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTS