Tangará se prepara para o maior evento junino do interior de MT

Tangará da Serra é uma cidade miscigenada por pessoas vindas de todas as regiões do Brasil. Cada um trouxe um pouquinho de sua cultura para cá. Dos pampas veio o CTG e suas danças e comidas típicas. De Minas o sabor da comida de fogão a lenha. E do nordeste vieram os tradicionais arraiás, que por lá duram o mês inteiro. Aqui, entidades, escolas, associações e empresas particulares realizam suas festividades, porém, tem uma que pode ser considerada a maior de todo o estado de Mato Grosso – o Arraiá da Serra.

Em sua 11ª edição, o Arraiá da Serra já é o maior do interior, acontece durante três dias seguidos e mobiliza cerca de 20 mil pessoas na Praça dos Pioneiros. Danças, shows, comidas típicas, fogueiras, fogos de artifício e, é claro, muita diversão. O secretário de Turismo, Guilherme Schenkel, destaca que o evento agrega valor a cultura local, traz turistas da região e faz a alegria do povo tangaraense.

Guilherme informa que em 2012 o Arraiá será entre os dias 15 e 17 de junho e os preparativos já começaram. “Já começamos a preparar a decoração do local – a tradicional decoração junina, estamos definindo a programação dos shows, provavelmente serão todo shows de fora de Tangará da Serra para animar as três noites de festa”.

Impossível falar de festa junina e não pensar em comida. Bolo de milho, tapioca, curau, pamonha, milho assado, cocada, entre tantas outras delícias da culinária nordestina. “Teremos uma grande variedade na parte de gastronomia com cerca de trinta tendas com opções variadas de comidas típicas, o pessoal está sempre participando com a gente, universidades, associações e entidades nos procuraram e vamos ter uma diversidade de quitutes juninos”.

Grande na diversidade, maior ainda na participação popular, a organização espera em torno de 20 mil pessoas. “Estamos com uma expectativa de público de mais de 15 mil pessoas durante os três dias de festa, esperamos atrair a população e para isso, além da programação normal estaremos com algumas novidades, algumas atrações diferentes que a população vai poder verificar durante os dias de festa”.

E como em festa junina não pode faltar forró pé de serra, arrasta-pé e música boa, em parceria com o Departamento de Cultura, a Setur organiza o concurso de quadrilhas. “Juntamente com o Arraiá da Serra acontece o 13º Viva São João, que é o concurso de quadrilhas juninas e nós já convidamos quem quiser se inscrever que procure o Departamento de Cultura. Não somente escolas, mas entidades, associações, grupos, todos podem fazer sua quadrilha e colocar para participar do concurso, que tem uma boa premiação, que inclui TV de LCD e DVD”.

Assim como a Festa dos Estados, que é outro evento consolidado em Tangará da Serra, o Arraiá deve atrair gente de fora e aquecer o comércio, o setor hoteleiro e restaurantes. “No caso do Arraiá da Serra a gente estima que seja o segundo maior evento junino do estado de Mato Grosso, o maior do interior do estado e já atrai pessoas de toda a região de Tangará da Serra, até mesmo pela grande divulgação que é feita. Isso movimenta a cidade, movimenta os hotéis, os restaurantes, o comércio em si e este é o objetivo da realização deste tipo de evento”.

Alexandre Rolim - Redação DS