Município e Cemat substituem geladeiras e lâmpadas em bairros populares

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), realizou na última sexta-feira mais uma etapa do Projeto de Eficiência Energética. As atividades foram realizadas nos bairros Jardim Bela Vista e Morada do Sol, em Tangará da Serra.

O programa consiste na substituição de geladeiras ineficientes ou com consumo alto por modelos atuais e mais econômicos com o selo Procel. Ao todo, atendidas 200 famílias de baixa renda, beneficiárias do programa federal Bolsa Família e cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social. Além das geladeiras, também houve substituição de lâmpadas incandescentes pelas chamadas lâmpadas frias.

Para a secretária de Assistência Social do município, Edilaine da Silva Brandão, as substituições ajudam as famílias beneficiadas a economizarem, o que faz a diferença ao final do mês para quem está enquadrado em baixa renda. Além do mais, o novo eletrodoméstico e as novas lâmpadas trazem alegria às famílias. "É gratificante ver uma dona de casa ganhando uma nova geladeira. Com este programa, a redução de consumo de energia em uma casa é bastante significativa", destacou a secretária.

O aposentado Agenor Muniz Silva chegou a ficar emocionado com o que considerou “um presentão”. Agenor é divorciado e quando ainda estava na ativa atuava como trabalhador braçal. Ele disse não saber a própria idade. “Sou bem veterano. Andei muito por aí, trabalhando, a minha vida toda. Gostei deste presentão, não podia ser melhor”, disse.

A alegria também entrou na residência da dona de casa Irene dos Santos Oliveira, 28. Ao lado do marido Agnaldo Martins Nogueira, 38, da mãe, Dª Maria Cordeiro, e dos cinco filhos pequenos, Irene demonstrava no olhar que o final de semana seria dos bons. “Fiquei muito feliz quando soube da nova geladeira. A que tínhamos já estava quase pifando”, contou. 
 
Além da secretária Edilaine Brandão, participaram dos trabalhos as agentes sociais Lurdes dos Santos e Karine Souza Santos, além da psicóloga Teresa Érica. Todo o trabalho de cadastramento e triagem foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Assessoria