Prédio da Nilo Póvoas se transformará em centro de referência em educação inclusiva

O espaço será utilizado para atender a todo tipo de inclusão, não somente dos alunos portadores de deficiência, mas também os alunos que encontram-se sofrendo com bullying, depressão, violência doméstica e uma série de fatores que acabam interferindo na aprendizagem.

O espaço onde hoje abriga a Escola Estadual Plena Professor Nilo Póvoas, localizada no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, se transformará em um grande Centro de Referência em Educação Inclusiva. A informação foi anunciada pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, que recebeu aval total do governador Mauro Mendes para implantação do projeto, que já está pronto para ser colocado em prática.

Segundo a secretária, o espaço será utilizado para atender a todo tipo de inclusão, não somente dos alunos portadores de deficiência, como surdos, mudos e autistas, mas também os alunos que encontram-se sofrendo com bullying, depressão, violência doméstica, automutilação e uma série de fatores que acabam interferindo na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo.

“Pensando no processo histórico e nos 50 anos da unidade, ela será desativada enquanto escola, mas continuará sendo uma unidade educacional da rede estadual de ensino denominada Centro de Referência em Educação Inclusiva Professor Nilo Póvoas”, observou a secretária.

Material reciclável poderá ser trocado por créditos de transporte

A população cuiabana poderá trocar materiais recicláveis por créditos para celular, recarga no cartão transporte e desconto em livraria. A medida faz parte do programa “Cidade Limpa”, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. Por meio da iniciativa, a cidade passa a contar com as maquinas denominadas “Cuiabá Recicla”, que estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

No total, são oito equipamentos nos quais é possível depositar garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis. Até o fim de fevereiro, a expectativa é de que mais sete máquinas sejam disponibilizadas. O sistema segue uma ideia originária da Holanda.

Neste primeiro momento, as máquinas estão disponíveis para utilização na Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros, no Shopping Popular, na Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC), no Parque das Águas; Parque Tia Nair, no Parque da Família, Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto) e na Estação Alencastro.