Saúde realiza mais de 200 preventivos durante "Mutirão da Mulher"

Além dos preventivos, mutirão realizou 320 testes rápidos

Em alusão ao Outubro Rosa, que é uma campanha internacional de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra iniciou no último dia 15 uma série de atividades voltadas às mulheres. Neste sábado, dia 20 de outubro, a saúde pública promoveu o ‘Mutirão da Mulher’, oportunidade em que 217 coletas de exame papaniculau foram realizadas, sendo 85 no Posto Central, 53 na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Presidente, 20 na Vila Nazaré, 34 na Cohab Tarumã e 25 no Tangará II.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, as expectativas foram atingidas diante da participação das mulheres nos pontos estratégicos da Saúde.

“Foi excelente, a gente está muitio feliz pelos dados obtidos. Agradeço a participação de todos os profissionais envolvidos”, avaliou o secretário, ao destacar que além dos 217 exames preventivos, a saúde pública promoveu a realização de 60 mamografias e 320 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

“Salientamos que estamos desde o começo do mês realizando atividades do Outubro Rosa. Todas as unidades estão realizando exame preventivo no período da tarde, e no Posto Central exames de mamografia durante o dia inteiro”, disse Bonfim, relatando ainda que em torno de 10 mamografias são realizadas diariamente pela saúde pública em Tangará da Serra.

CAPACITAÇÃO - Dando continuidade as atividades do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde promoverá na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, mais uma capacitação com médicos e enfermeiros. O encontro acontecerá no Centro Cultural, e abordará os temas ‘Protocolo de Câncer de Útero’ e também sobre ‘Planejamento Familiar’, para que os profissionais levem os ensinamentos para as unidades onde trabalham.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Mais de 3 mil cães e gatos são vacinados em Tangará da Serra

Vacinação antirrábica aconteceu em oito USF’s

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde Ambiental, realizou durante este sábado, dia 20 de outubro, a primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica no município. A ação aconteceu em oito Unidade de Saúde da Família (USF’s), onde mais de três mil animais foram vacinados.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Izabela Talita, os números estão dentro da expectativa diante da participação efetiva dos tutores de cães e gatos. “É importante vacinar, porque os animaizinhos são domésticos. Eles podem contrair raiva, então é um trabalho preventivo. Todos nós estamos suscetíveis a contrair raiva, então é importante que haja a vacinação para que não aconteça uma possível transmissão”, disse a coordenadora.

A campanha de vacinação terá continuidade no dia 10 de novembro em outras oito USF’s, e será encerrada no dia 17 do mesmo mês, quando a ação será realizada em sete USF’s.

“Nesse ano a gente ampliou os pontos, mas pode ser que até o final da campanha a genter abra novos locais da vacinação. No Jardim Bela Vista, vamos fazer o trabalho de vacinação em uma data específica que será brevemente divulgada”, finalizou Izabela.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Pet Shop's

AMIGÃO - PET SHOP E VETERINÁRIA
Rua Dep. Hitler Sansão, 513-W - Centro
Fone: (65) 3326-0023
Cel: (65) 99997-1869
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

É O BICHO - PET SHOP E VETERINÁRIA
Rua Benedito P. Oliveira, 730-W - Centro
Fone: (65) 3326-2359
Cel: (65) 99617-5653
E-mail: eobichoveterinaria@hotmail.com
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

MUNDO ANIMAL - PET SHOP
Rua Décio Burali (22), 67-N - Centro
Fone: (65) 3326-6382
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

PLANETAPET
Rua Celso Rosa Lima - Esq. da Feira
Fone: (65) 3326-0148
Cel: (65) 99614-2352
E-mail: planeta_pet@outlook.com
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

QUATRO PATAS - PET SHOP
Av. Ismael J. do Nascimento, 174-W - Sala 2 - Centro
Fone: (65) 3325-2565
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

SHOPPING DA TERRA - PET CENTER
Rua Euclides Geraldo Medeiros, 60-S - Centro
Fone: (65) 3326-5774
Cel; (65) 99610-2579
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Ipes Mais Solidário é realizado com sucesso

Como já era previsto, a 10ª Edição do Ipes Mais Solidário aconteceu no último sábado 20/10 e foi sucesso garantido. A comunidade compareceu em massa e contou com inúmeros serviços e  brincadeiras que foram ofertados por parceiros aos presentes. O evento aconteceu nas dependências do Instituto Presbiteriano de Educação Simonton, e segundo o Diretor da Escola Pastor Marcos dos Anjos, já faz parte do calendário da Escola e este ano superou todas as expectativas.

Exames como preventivos, odontológicos e da pele, aferição de pressão, testes de glicemia e massagens foram realizados por profissionais que estiveram presentes, realizando exames gratuitamente para a população. Na parte de estética foram realizado cortes, escova, manicure e maquiagem para as mulheres que compareceram a partir das 8 horas e foram atendidas até o final da manhã. Para as crianças, foram realizadas brincadeiras como pescaria, pula-pula e ainda assistiram a exibição de filmes infantis. Aconteceu ainda um Bazar da Pechincha onde os presentes puderam adquirir roupas e calçados por preços praticamente simbólicos. Durante todo o evento foram oferecidos, frutas, lanches, pipocas, refrigerantes aos presentes. Também foi oferecido ônibus para transportar os que residem nas comunidades mais distantes.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra, Vereador Hélio da Nazaré esteve presente e elogiou a iniciativa do Ipes em realizar tal evento para a comunidade. " São estas ações que fazem com que a nossa população se sinta valorizada e prestigiada", comentou o Presidente.

O Pastor Marcos dos Anjos, diretor do IPES agradeceu a presença de todos e reafirmou o propósito de estar realizando ações que beneficiam a comunidade. "Quero agradecer também a todos os funcionários da Escola, que voluntariamente colaboraram com a organização do evento", finalizou o diretor.

Fonte: Humberto Ferreira - Redação CTS