Município realiza várias atividades visando saúde da mulher

Programação inicia no dia 15 e segue até o dia 20

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que acontece desde a década de 90, a fim de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Seguindo esses preceitos, a Secretaria de Saúde de Tangará da Serra realizará durante este mês várias atividades em função de contemplar a saúde da mulher.

As atividades iniciarão no dia 15, quando as unidades atenderão de forma diferenciada como informa o secretario de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim. “A gente fechou uma programação e nós pretendemos começar ela a partir do dia 15. A primeira atividade inicia nesse dia e segue até o dia 19, quando todas as unidades de saúde estarão no período vespertino abertas para fazerem a coleta do exame de preventivos sem agendamento. É só chegar na unidade e pedir para ser atendida. O importante é salientar que nós vamos priorizar a faixa preconizada pelo INCA, que é o Instituto Nacional do Câncer, que são as mulheres de 25 a 64 anos, mas se um médico entender que alguém que não está nessa faixa etária deve fazer o exame atenderemos igualmente. Mas a gente gostaria de fazer nessa faixa etária porque o Ministério da Saúde tem uma meta que o município tem que alcançar e se fizermos fora da faixa de 25 a 64 anos ela não vale para efeito de cumprimento de meta”, revelou o secretário.

Já nos dia 17 no Auditório da Prefeitura e no dia 25 acontecerão capacitações com médicos e enfermeiros sobre os temas: Protocolo de Câncer de Útero e também sobre Planejamento Familiar, para que os profissionais levem os ensinamentos para as unidades onde trabalham.

No dia 20, serão realizadas 60 mamografias, sendo 30 de manhã e 30 à tarde, mas a rotina dos exames agendados continuam. Para isso, a pessoa deve se encaminhar até o posto Central e agendar o exame. Para esse exame também haverá a priorização de idade, que deve ser de 50 a 69 anos.

E no mesmo dia 20 das 8 às 16 horas acontecerá um mutirão de exames preventivos nas Unidades de Saúde do Jardim Presidente, Cohab, Vila Nazaré, Tangará II e Posto Central.

Somente exames de urgência e emergência acontecerão

Motivo de reclamação por anos, esse, diferente de outros, o assunto Mamografia em Tangará deu uma boa ameniza, graças aos esforços dos gestores que investiram em aparelhos e médicos que facilitam o trabalho.

Embora o Município tenha se empenhado em dar um atendimento de melhor qualidade aos usuários, as vezes há que se fazer algumas adequações. De acordo com o secretário de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim, nos próximos dias a população deverá sentir algumas mudanças que serão necessárias para cumprimento de algumas prioridades e para isso, o secretário solicita a compreensão de todos que utilizam a Saúde Municipal. “Quando a gente se propôs a fazer o nosso laboratório esse recurso veio para essa terceirização e os exames são feitos em laboratórios da cidade, mas nós fomos fazer as contas e um valor que tínhamos estimado para seguir até o final do ano, infelizmente já está quase acabando. Então, resolvemos suspender momentaneamente os exames a pedido, aqueles que não são de urgência ou emergência. Daremos prioridade para os exames de urgência e emergência e de gestantes. Por isso pedimos que a população entenda a nossa decisão”, pediu Itamar. “Eu quero pedir o apoio da comunidade, que ela entenda que isso é gestão, Nesse momento a gente precisa reavaliar, fechar um pouco essa torneirinha para não deixar quem realmente precisa desassistido”, destacou.

Conforme o secretário, os exames que são realizados nas unidades como Sífilis, Tuberculose, HIV, Hepatite, Hanseníase, Leishmaniose, dengue, zika e chikungunya continuarão a serem realizados. “Queremos chegar com tranquilidade até dezembro e em janeiro as coisas já retornam a tranquilidade”, assegurou Bonfim.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Em comemoração ao Dia das Crianças, Academia ACT de Jiu Jitsu realiza dia diferente

Atividades foram na sede da academia

A Academia ACT de Jiu Jitsu de Tangará da Serra realizou um dia diferente para as crianças que participam do projeto. Em comemoração ao Dia das Crianças, comemorado hoje, 12, a academia com a ajuda de parceiros patrocinou momentos de alegria. “Esse dia diferente foi realizado graças aos pais, responsáveis e amigos que não medem esforços para que isso aconteça. Isso também é a prova de que a academia é uma família”, disse um dos organizadores, aproveitando para convidar quem ainda não participa da academia para se aproximar. “Quem ficou de fora que venha fazer parte dessa família”, reforçou. As atividades aconteceram na sede da academia.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Escola Fábio Diniz Junqueira comemora Dia das Crianças com muita diversão

As comemorações iniciaram na segunda-feira, com os jogos interclasses e encerram hoje com uma grande festa

Os 560 alunos do Centro Municipal de Ensino Fábio Diniz Junqueira, do ensino infantil ou fundamental, tiveram uma semana diferente. 

As comemorações ao Dia das Crianças – lembrado neste dia 12 de outubro – iniciaram na segunda-feira, 8, com os jogos interclasses e encerram nesta quinta-feira, 11, com uma grande festa. 

Divididos em dois períodos, os alunos se divertiram no pula pula, na corrida do saco, entre muitas outras brincadeiras, na 'baladinha' organizada pela turma do 9º Ano e com um teatro interativo, e se deliciaram com muitas guloseimas. 

“A escola precisa de alguns momentos desses para descontrair e também aproveitar esses momentos para ensinar aos alunos como se ganha a vida. Ontem, por exemplo, tivemos alunos do nono ano 'fazendo negócios'. Trabalharam para arrecadar dinheiro, para saber também que o dinheiro não é fácil para vir, e ele tem que aprender a trabalhar com isso (…) brincando a gente ensina que é preciso ter dedicação, organização e trabalho sério para vencer”, afirma o diretor da unidade educacional, Gerson Francisco de Oliveira, que aproveitou a oportunidade para agradecer todos os parceiros presentes na organização e execução do evento, assim como todos os professores e funcionários da escola.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS