Fóruns Setoriais de Cultura iniciam discussões com Comunidade Artística

Nesta quarta as discussões seguem com o segmento Literatura

Discutir a cultura mato-grossense através de um debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisados, e assim propor estratégias para descentralizar e democratizar o acesso dos cidadãos aos serviços culturais, além de propor estratégias para o desenvolvimento econômico e social a partir da cadeia produtiva da cultura, que a comunidade artística está participando desde a noite da última segunda-feira, 24, dos Fóruns Setoriais da Cultura.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra, através do Departamento de Cultura, os Fóruns Setoriais de Cultura precedem a Conferência Municipal de Cultura, marcada para este sábado, 29. “A mobilização para a conferência começou dia 17 e segue agora com os Fóruns Setoriais (…) uma forma de discutir mais especificamente as propostas para cada segmento”, explica o coordenador de Cultura, Anselmo Parabá. 

No primeiro dia de discussões, realizadas na Biblioteca Municipal, a comunidade das Artes Cênicas foi ouvida, e, na terça-feira, 25, os músicos. “Dessa forma conseguimos dar mais qualidade no andamento das propostas”. Nesta quarta-feira, 26, as discussões seguem com o segmento Literatura; na quinta-feira, 27, com Artes Visuais; e na sexta-feira, 28, com Patrimônio.

Nestes dias, reforça Parabá, a comunidade artística está fazendo a primeira avaliação do Plano Municipal de Cultura, implantado em Tangará da Serra no ano de 2015 e válido por 10 anos (2016/2026), assim como eleitos os Conselheiros Municipais de Cultura – um representante de cada segmento.

Já no sábado será apresentado o texto-base discutido nos Fóruns Setoriais e iniciada a discussão das propostas do Município para a Conferência Estadual de Cultura, marcada para acontecer no final de novembro, em Cuiabá. 

A Conferência de Cultura é aberta a toda a comunidade e acontecerá no Teatro do Centro Cultural, das 13h às 19h. 

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Município vai renovar frota do transporte escolar e reformar escolas

Os investimentos serão realizados com recursos próprios

Com o prazo para permissão de uso de cerca de 10 ônibus do transporte escolar vencendo no próximo ano, o Executivo Municipal de Tangará da Serra está providenciando todos os trâmites visando garantir segurança e qualidade na locomoção dos estudantes. No decorrer dos próximos meses, a rede pública de ensino contará com três novos veículos, sendo dois ônibus de porte grande e um micro-ônibus totalmente adaptado para atender alunos com algum tipo deficiência física.

“Nosso planejamento é adquirir mais cinco veículos no ano que vem, além desses três que serão para esse ano ainda. Estamos nos precavendo para renovar a nossa frota, pois temos alguns que não poderão mais rodar em 2019”, afirmou o secretário municipal de Educação, Gilmar Utzig, destacando que outro grande investimento ainda para esse ano será a reforma e ampliação do Centro Municipal de Ensino Fábio Diniz Junqueira, que encontra-se danificado por fatores climáticos e por utilização de longos anos sem reforma.

“Vamos também reformar e ampliar o Centro Municipal de Ensino Atacílio de Souza, afim de preservar a estrutura da instituição de ensino, bem como promover melhor a qualidade e oferecer para os alunos mais conforto”, anunciou o secretário.

Os investimentos serão realizados com recursos próprios da Prefeitura Municipal, que foram aprovados pela Câmara Municipal de Vereadores através de projetos de suplementações na tarde desta terça-feira, dia 25 de setembro.

“A Secretaria de Educação está empenhada em atender pequenas e grandes reformas, para dar melhores condições de trabalho aos profissionais e para que os alunos sintam-se bem na escola. Isso é um efeito cascata que melhora os índices da Educação, bem como o índice de satisfação dos alunos, que é a nossa base, para que eles tenham prazer de ir a escola”, enfatizou o secretário.

Investimentos na Educação somam R$ 5,5 milhões

O investimento que o Executivo Municipal de Tangará da Serra aplicará na Educação aprovado pela Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, 25, por meio de suplementações, acumulam o total de R$ 5.500.000,00.

Além da aquisição de novos veículos para o transporte escolar e reforma e ampliação em duas escolas do município para este ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) também investirá na compra de mobiliários e na confecção de uniformes escolares.

De acordo com o secretário de Educação, Gilmar Utzig, os uniformes serão distribuídos para todas as escolas da rede municipal de ensino, sem custos para os estudantes. “Vamos investir um valor considerável para adquirirmos esses uniformes. O objetivo é distribuí-los no início do ano letivo de 2019”, comentou Gilmar, ao destacar que serão jogos completos, compostos por camisetas com e sem manga, shorts e tênis para alunos do 1º ao 5º ano, e duas camisetas para estudantes do Ensino Fundamental. Ainda de acordo com o secretário, para 2019 o Município planeja fazer novos investimentos, como a ampliação nos Centros Municipais de Ensino José Nodari, Gentila Susin Muraro e Tia Lina.

“São várias inserções que faremos nas escolas, fora outras que temos projetos em andamento. Vamos fazer as atividades dentro do orçamento que temos. […] Na Educação, tudo é prioridade”, finalizou o secretário. 

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS