Novo Conselho do CMDCA foi empossado ontem

Novos membros farão trabalho voluntariamente

Tomaram posse na tarde de ontem, 27, os novos membros do Conselho Municipal de dos Direitos de Criança e do Adolescente.

Presente a solenidade, o prefeito Fábio Martins Junqueira falou da importância do conselho para o Município. “É um conselho muito importante porque ele é praticamente a instituição que define, que norteia as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, principalmente para aquelas crianças e adolescentes que vivem em situação de risco, ou seja, para evitar que elas sejam aviltadas no seus direitos, na sua formação, nas suas garantias’, destacou o gestou municipal.

Junqueira salientou ainda o desprendimento daqueles que se dispõem em participar do conselho. “É um mandato de dedicação, as pessoas que participam desse conselho são voluntárias, ainda que sejam servidores públicos”, pontuou.

Assim como Junqueira, a Juíza Leilamar Aparecida Rodrigues reforçou a importância do conselho. “Ele é um órgão fiscalizador, então é um conselho de suma importância para tudo que diz respeito a criança e adolescente”.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Município vai encerrar serviços terceirizados

Prefeitura de Tangará da Serra

Realizando a contratação de serviços gerais de formas terceirizadas já há alguns anos, agora o Executivo Municipal de Tangará da Serra busca admitir os servidores para o setor de serviços gerais mediante teste seletivo.

“Antes era realizada licitação para contratação de empresas. Elas procediam com a contratação de pessoal para serviços gerais. Agora o próprio Município realiza processo seletivo e contrata os classificados”, explicou a secretária municipal de Administração, Maria das Graças Souto, destacando que o Executivo analisará a partir de então qual método é mais vantajoso na prestação do serviço.

“Antes a empresa vencedora da licitação ficava responsável pelas compras de materiais, fiscalização de serviços e gerenciamento de pessoal. Isso agora ficará a cargo do Município, teremos que ter um servidor para fazer essas tarefas”, relatou a responsável.

CONVOCAÇÃO - O Executivo Municipal de Tangará da Serra iniciou nesse mês a convocação dos aprovados no Processo Seletivo 02/2018 para serviços destinados aos setores da Saúde e da Educação. Até o momento, centenas de pessoas já foram convocadas. Segundo a secretária de Administração, Maria das Graças Souto, o Município encerra hoje, 28, o prazo para os classificados se apresentarem. “Na última sexta-feira lançamos o último edital de convocação do seletivo para serviços gerais. Agora vamos verificar se todos vão comparecer, ou não. Com isso, vamos verificar se ainda tem remanescentes do seletivo anterior. As vezes se todos não comparecerem, vamos convocar os próximos selecionados”, finalizou a secretária.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Tangará atinge 92,03 por cento de cobertura vacinal

Campanha de Vacinação encerra nesta sexta-feira

Com pouco mais de 20 dias do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra comemora os dados de cobertura vacinal no município. 

De acordo com dados divulgados pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, até o final da tarde desta segunda-feira, 27, Tangará da Serra alcançou um percentual de 92,03% de cobertura vacinal, bem diferente da média nacional e Estadual, e ainda das maiores cidades de Mato Grosso.

Nacionalmente, a cobertura chegou a apenas 69,05%; Mato Grosso 67,20% e a Regional de Tangará da Serra, 82,39%. Já dos maiores municípios matogrossenses, a maior cobertura é de Sinop, com 76,68%, seguidos de Rondonópolis 70,30%, Várzea Grande 51,95% e Cuiabá, com 48,96%. 

Em Tangará da Serra o objetivo é vacinar, pelo menos, 95% das 5.495 crianças da faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. 

A campanha está sendo realizada em todas as 18 Unidades de Saúde da Família até o final desta semana, 31 de agosto.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Projeto de Lei “Campanha Aluno Consciente” foi aprovado em primeira votação

O Projeto de Lei nº 238/2017 de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB) institui a “Campanha Aluno Consciente”, nas escolas da rede estadual de ensino Mato Grosso. Tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que possam chamar a atenção dos alunos para temas, como: bullying, pedofilia, drogas ilícitas e lícitas, rolezinhos, atos de vandalismo, racismo, preconceitos, inclusão de alunos com deficiência, e outros temas poderão ser adotados de acordo com a realidade de cada região.

O processo de conscientização dos temas expostos poderá ser realizado por diversos meios, deforma que o aluno seja participante ativo no processo, como o concurso de redação e cartazes, exibição de filmes, peças teatrais, palestras, debates, semana cultural, e também outras inciativas que podem ficar a critério do Núcleo Pedagógico.

”São cada vez mais comuns nas manchetes dos jornais os relatos de violência dentro e fora das escolas. Apesar de muitas dessas unidades e Diretorias de Ensino estarem atentas aos problemas em suas regiões, propondo debates, palestras e outras ações, é necessário que essa visão seja difundida e aplicada em todo a Rede Estadual de Ensino”, declarou Saturnino.

A proposta da “Campanha Aluno Consciente” é sistematizar este tipo de ação, levando todas as Diretorias de Ensino, em parceria com as escolas de sua região, atuarem de forma eficaz e eficiente para combater problemas em andamento e, o mais importante, prevenir que este se instale.

A escola é, por natureza, o espaço de todos. E, neste espaço, todos têm de ser acolhidos e se sentirem bem e aceitos, respeitando-se, acima de tudo, as diferenças. Trabalhos contínuos de conscientização permitirão que os conceitos de cidadania sejam disseminados e, o mais importante, aplicados no dia a dia pelos alunos.

Rosangela Milles/Assessoria de Imprensa de Gabinete