Projeto de Lei “Campanha Aluno Consciente” foi aprovado em primeira votação

O Projeto de Lei nº 238/2017 de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB) institui a “Campanha Aluno Consciente”, nas escolas da rede estadual de ensino Mato Grosso. Tem como objetivo o desenvolvimento de projetos que possam chamar a atenção dos alunos para temas, como: bullying, pedofilia, drogas ilícitas e lícitas, rolezinhos, atos de vandalismo, racismo, preconceitos, inclusão de alunos com deficiência, e outros temas poderão ser adotados de acordo com a realidade de cada região.

O processo de conscientização dos temas expostos poderá ser realizado por diversos meios, deforma que o aluno seja participante ativo no processo, como o concurso de redação e cartazes, exibição de filmes, peças teatrais, palestras, debates, semana cultural, e também outras inciativas que podem ficar a critério do Núcleo Pedagógico.

”São cada vez mais comuns nas manchetes dos jornais os relatos de violência dentro e fora das escolas. Apesar de muitas dessas unidades e Diretorias de Ensino estarem atentas aos problemas em suas regiões, propondo debates, palestras e outras ações, é necessário que essa visão seja difundida e aplicada em todo a Rede Estadual de Ensino”, declarou Saturnino.

A proposta da “Campanha Aluno Consciente” é sistematizar este tipo de ação, levando todas as Diretorias de Ensino, em parceria com as escolas de sua região, atuarem de forma eficaz e eficiente para combater problemas em andamento e, o mais importante, prevenir que este se instale.

A escola é, por natureza, o espaço de todos. E, neste espaço, todos têm de ser acolhidos e se sentirem bem e aceitos, respeitando-se, acima de tudo, as diferenças. Trabalhos contínuos de conscientização permitirão que os conceitos de cidadania sejam disseminados e, o mais importante, aplicados no dia a dia pelos alunos.

Rosangela Milles/Assessoria de Imprensa de Gabinete