Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla

No mês de celebração do Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, a associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) promove diversos eventos para informar e conscientizar a sociedade sobre a convivência com a doença. Entre as ações está o Pedale por uma Causa, realizado simultaneamente em nove cidades

Trinta de agosto marca o dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, data estabelecida pela Lei nº 11.303 para dar visibilidade à doença neurológica que afeta 40 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões em todo o planeta.

Durante todo o mês, a associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) promove o Agosto Laranja, com uma série de eventos, debates, seminários e reuniões, online e presenciais, para ampliar o conhecimento da população sobre essa patologia autoimune que atinge o sistema nervoso central, principalmente de jovens adultos.

"Imagine que você precisa usar o computador, mas as letras estão embaralhadas e, apesar de você saber o que precisa escrever, as frases não se completam. Ou que sua visão ficou embaçada, como se tudo estivesse envolto por uma fumaça branca", exemplifica o neurologista Denis Bichuetti, professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro da equipe multidisciplinar da AME. "De repente, suas pernas pesam e o chão parece substituído por uma manta elástica, esburacada, que rouba o seu equilíbrio. Uma garrafa de água gelada, nas suas mãos, está quente".

Não se sabe a causa e ainda não há cura. "O diagnóstico precoce e o tratamento certo podem trazer resultados eficazes e qualidade de vida. Manter o uso do remédio correto por mais de 80% do tempo minimiza os efeitos da Esclerose Múltipla", afirma o neurologista.

A quarta edição do Pedale por uma Causa, passeio de bicicleta organizado simultaneamente em nove cidades, acontecerá no dia 26 de agosto. Desta vez, o encontro será em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP). As inscrições estão já abertas. Só no ano passado, o Pedale por uma Causa reuniu, aproximadamente, 1.000 pessoas em oito municípios.

Novos parceiros farão adesão ao Pacto em Defesa das Cabeceiras

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e o WWF-Brasil realizarão no próximo dia 17 de agosto um evento em Tangará da Serra onde ocorrerá a adesão de Novos Parceiros ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

Para o evento, foram elaboradas várias atividades que terão início com a abertura às 13h40. As 14:00 acontecerá a primeira palestra cujo tema será Política Estadual de Recursos Hídricos com o palestrante Murilo Morgandi Covezzi, Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso.

Dando sequência a programação, às 14h25 acontecerá a apresentação do Selo Social Abaçai, trazida pelo palestrante Aureo Giunco Junior, Presidente do Instituto Selo Social Abaçai.

Ainda no mesmo dia, às 14h50 acontecerá a segunda palestra com o tema Programa Produtor de Água- ANA, com o palestrante Ewandro Andrade Moreira, Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas (ANA).

Tão logo essa palestra termine, outra terá início às 15h25 com o tema Experiência do Programa Cultivando Água Boa (Itaipu Binacional) e sugestões de projeto para a região do Pacto. A última atividade da tarde que se encerrará às 16h45, com um coffee break será a apresentação de atividades desenvolvidas pelos novos parceiros e Assinatura dos Termos de Adesão ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

O evento conta com a adesão dos novos parceiros: IESCPOS. C. Vale, Fazenda São Marcelo, Rotary Tangará da Serra, Rotary Tangará da Serra Cidade Alta, Sicredi e SLC agrícola.

O encontro acontecerá no Salto das Nuvens.

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

A Agência Nacional de Águas (ANA) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS