Centro de Atendimento ao Turista será entregue até junho

Com a participação do Ministério do Turismo, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e Caixa Econômica, está sendo construído em Tangará da Serra o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Sob responsabilidade da Construtora Irmãos Gonçalves, as obras iniciaram há 20 dias e o prazo de entrega é 30 de junho. 

De acordo com o encarregado obra, Wanderlei Gomes, serão 301.38 metros quadrados de área construída, incluindo hall de entrada, recepção, sala de reuniões, quatro salas de eventos e administração, almoxarifado, banheiros e um amplo espaço destinado para exposição – itinerantes ou fixas, assim como para comercialização de lembranças do município. O total do terreno é de 2.648,10 metros quadrados.

“Vai ser um local onde os turistas, ao chegarem em Tangará, receberão informações do município, belezas naturais e também da infraestrutura local”, explica o secretário Municipal de Turismo, José Bernadino Filho, ao explicar que o espaço será dotado de toda a infraestrutura necessária para o atendimento, desde material informativo da cidade, até a disponibilização de acesso a sites que tragam informações do município. O atendimento será realizado por servidores municipais, a princípio em horário comercial, porém já está sendo estudada o atendimento em horários diferenciados. 

Demanda antiga, o CAT está sendo aguardado desde 2009. “A gente sabe das dificuldades que é buscar recursos. Tivemos trabalhos importantes de representantes do nosso município em Brasília, fizemos contatos (…) e agora conseguimos”. 

O novo espaço está localizado na Avenida Tancredo Neves, ao lado da 3ª Companhia Independente Bombeiros Militar de Tangará da Serra. O investimento no Centro de Atendimento ao Turismo é de R$ 566.453,17, uma verba do Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

Fabíola Tormes / Redação DS

Fávaro participa de jantar para discutir projeto de pré-candidatura de Alckmin à Presidência

Ao lado do presidente do PSD nacional, Carlos Fávaro e outras lideranças do partido garantiram a mobilização em torno de um projeto nacional

Carlos Favaro, vice-governador do Mato Grosso e pré-candidato ao Senado pelo PSD, participou na noite de domingo (25) de um jantar no Palácio dos Bandeirantes, para tratar da construção de alianças em torno da pré-candidatura do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, à presidência da República.

Ao lado do presidente do PSD nacional, o ministro de Ciências e Tecnologia, Gilberto Kassab, Carlos Fávaro e outras lideranças do partido garantiram a mobilização em torno de um projeto nacional para a pré-candidatura de Geraldo Alckmin. Em vídeo postado em suas redes sociais nessa madrugada, Alckmin, ao lado de Carlos Fávaro, disse que Mato Grosso foi fundamental para o crescimento do Brasil no ano passado.

O pré-candidato do PSDB agradeceu ainda o apoio de Fávaro e conta com Mato Grosso como força estratégica na região Centro-Oeste, por ser um estado líder do agronegócio brasileiro. “Foi uma honra ter sido convidado a participar desse encontro e perceber a força que Mato Grosso tem hoje. O governador de São Paulo e a aliança PSD e PSDB contam com a força de nosso estado e seus 141 municípios para a construção de um projeto para o Brasil”, garantiu Fávaro.

Fonte: Dialum Assessoria de Imprensa

Unemat divulga edital do Vestibular com 2.470 vagas em todo o Estado

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferta 2.470 vagas, em 12 municípios do Estado, por meio do Vestibular 2018/2, para matrícula no segundo semestre deste ano. A inscrição deve ser efetuada via internet, no endereço www.unemat.br/vestibular, no período de 26 de março a 10 de maio. O valor da taxa é de R$ 100.

Podem solicitar isenção de taxa, candidatos com renda familiar inferior a dois salário mínimos, doadores de sangue ou Profissionais Técnicos da Educação Superior da Unemat. Para esses casos, a solicitação deve ser protocolada no período de 26 a 29 de março.

São oferecidos 61 cursos:

- Alta Floresta: Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal;

- Alto Araguaia: Direito

- Barra do Bugres: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia de Produção Agroindustrial, Engenharia de Alimentos e Matemática;

- Cáceres: Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina e Pedagogia;

- Diamantino: Administração, Direito, Educação Física e Enfermagem;

- Juara: Administração e Pedagogia;

- Nova Mutum: Administração, Agronomia e Ciências Contábeis;

- Nova Xavantina: Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Turismo;

- Pontes e Lacerda: Direito, Letras e Zootecnia;

- Rondonópolis: Letras e Ciência da Computação;

- Sinop: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia;

- Tangará da Serra: Administração/Matutino, Administração/Noturno, Agronomia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e Letras.

A Unemat adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos oferecidos destinam 30% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, e reservam 25% para candidatos negros ou pardos e 5% para candidatos indígenas. As outras 40% das vagas são para ampla concorrência.

As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, dentre as quais o candidato deve optar no ato da inscrição.

O vestibular 2018/2 compreende duas fases: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de prova de redação. As duas fases são realizadas em etapa única, no dia 10 de junho, das 8 às 13 horas.

O resultado final será divulgado a partir do dia 23 de julho. O período letivo terá início no dia 6 de agosto, e o curso de Medicina está previsto para dia 30 de outubro.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em: www.unemat.br/vestibular.

Fonte: Redação RP com Assessoria

Olimpiada das APAES: Tangará é Campeã no Futsal

Desde ontem, 22, Sapezal está sediando a Olimpíada Regional das Apaes, com a participação de atletas de cinco cidades da região, entre elas Tangará da Serra. 

Além da abertura oficial do evento, com a recepção das delegações, o primeiro dia da Olimpíada Regional das Apaes teve também grandes disputas.

O Futsal, por exemplo, com apenas duas equipes inscritas – Tangará da Serra e Barra do Bugres – realizou o jogo decisivo já no primeiro dia e os tangaraenses venceram o confronto por 3 a 1. Com a vitória, a equipe de Tangará da Serra conquistou o direito de representar a região na Olimpíada Estadual da Apae. 

Mas as expectativas ainda continuam em torno dos 18 atletas tangaraenses. Hoje as competições continuam com as provas de atletismo: provas de pista – 100, 200, 400 e 800 metros, além do revezamento 4x100 metros, e também 50 e 100 metros para Down e Caminhada de 25 e 50 metros; e com as provas de campo – dardo, disco, peso e pelota. Haverá também Tênis de Mesa.

Fabíola Tormes / Redação DS

Prefeito assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Reabilitação

O Prefeito destacou também que já encaminhou projeto na Vigilância Sanitária Estadual para aprovação da construção do prédio próprio para o Laboratório do Município

O Prefeito Fábio Junqueira assinou a ordem de serviço para reforma do Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia de Tangará da Serra. O Gestor informou que os laboratórios que foram credenciados pelo Município assumirão os exames laboratoriais solicitados pelas Unidades locais.

“Concedemos a ordem de serviço para reforma do Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia. Ao mesmo tempo informamos que os laboratórios que foram credenciados pelo Município assumirão os exames laboratoriais solicitados pelas nossas Unidades”, salientou

O Prefeito destacou também que já encaminhou projeto na Vigilância Sanitária Estadual para aprovação da construção do prédio próprio para o Laboratório do Município, de forma que dentro de alguns meses Tangará da Serra contará com um prédio próprio para o Laboratório Municipal e terá a reforma completa do Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia.

“Destaco também que estamos com o projeto já na Vigilância Sanitária Estadual para aprovação, da construção do prédio próprio para o Laboratório do Município, de forma que dentro de alguns meses teremos um prédio próprio para o Laboratório Municipal e teremos a reforma completa do Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia”, pontuou.

O Secretário de Saúde, Itamar Bonfim, falou da importância da obra. “Essa assinatura feita pelo Prefeito é muito importante e nos deixa bastante felizes, considerando que, através de uma emenda do Deputado Saturnino Masson, temos o recurso para executar essa obra. Será uma ampla remodelagem, onde passaremos a ter um Centro Especializado em Reabilitação, essa proposta já está no Ministério da Saúde”, pontuou.

Fonte: Diego Soares – Assessoria de Imprensa

EMPAER de Tangará poderá ter seu quadro de servidores ampliado


O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou a indicação para que se aumente em caráter de urgência número de servidores, bem como a reestruturação da unidade da EMPAER do município de Tangará da Serra. Os encaminhamentos seguem para o governo do Estado, Secretaria de Agricultura Familiar-SEAF e para o presidente da EMPAER.

De acordo com a proposição o objetivo é atender viabilizar o aumento do numero de servidores, bem como a reestruturação da unidade da EMPAER.A solicitação é proveniente da Câmara Municipal de Vereadores, de autoria do vereador Vagner Constantino Guimarães.

“É de suma importância à ampliação dos numero de servidores bem como a reestruturação do referido órgão, uma vez que irá beneficiar mais de mil famílias de pequenos produtores do Complexo Pecuama, Assentamento São João, Nossa Senhora Aparecida, Antônio Conselheiro e Vale do Sol I e II, onde as atividades são voltadas à produção leiteira, criação de gado, suinocultura, piscicultura, avicultura tradicional, fruticultura e hortigranjeiros, além de cultivo de mandioca, abacaxi e outras culturas características da lavoura branca”, disse o deputado.

 Com a reestruturação e o aumento dos servidores o atendimento a demanda dos pequenos produtores será mais eficaz, já que estes possuem amplo potencial de crescimento e geração de renda familiar no campo.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Emendas para feira serão depositadas na próxima sexta

As emendas parlamentares dos deputados estaduais Wagner Ramos e Saturnino Masson, que totalizam R$ 520 mil, serão depositadas na conta do município até a próxima sexta-feira,dia 23 de março, viabilizando a esperada conclusão das obras da Feira da Vila Alta. Na tarde desta segunda-feira, 19, o secretário Estadual de Cidades, Wilson Santos, esteve reunido com o prefeito Fábio Martins Junqueira na prefeitura de Tangará da Serra, oportunidade em que assinou o convênio do projeto que irá concluir as obras.

De acordo com Wilson Santos, a assinatura foi uma determinação do governador Pedro Taques. “A verba será depositada até sexta-feira, e o convênio contempla a finalização das obras. Vamos deixar a feira 100%, com acessibilidade e toda parte elétrica e hidráulica concluída. Será uma feira moderna, e com certeza estará a altura para atender a agricultura familiar”, afirmou Santos, destacando que acredita que a obra estará concluída já nos próximos meses.

“Acredito que a prefeitura irá priorizar a terminação dessas obras”, disse. O prefeito Fábio aproveitou a oportunidade para tecer agradecimentos aos representantes estaduais. “Esse momento é muito importante, obrigado ao secretário Wilson Santos e aos deputados Wagner Ramos e Saturnino Masson pelo empenho”, agradeceu.

RODRIGO SOARES / Redação DS

Sala da Mulher doará meia tonelada de alimentos

Mais de meia tonelada de alimentos foi arrecadada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) e repassada à Sala da Mulher de Tangará da Serra. Essa ação faz parte da campanha de distribuição de mudas de árvores ocorrida no Município, ocasião em que a população doava alimentos e retirava até três mudas de árvores no Viveiro Municipal.

A Primeira Dama do Município, Helena Simões Matias Junqueira, que coordena voluntariamente a Sala da Mulher, recebeu os alimentos do Secretário, Magno César. Os alimentos arrecadados serão distribuídos a famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência Social.

“Na Sala da Mulher recebemos todo tipo de doação. Junto com a Sala temos o Depósito Municipal e é através dele que recebemos as mais diversas doações que são distribuídas para famílias cadastradas junto ao Bolsa Família. Agradeço o Secretário Magno pela ação e às pessoas envolvidas, bem como aos doadores”, salientou Helena Junqueira.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, essa ação é resultado da campanha Tangará Verde, “Planta uma Muda, Plante essa Ideia”, que teve o objetivo de incentivar a comunidade tangaraense a plantar árvores. “Arrecadamos 540 quilos de alimentos, graças à participação da sociedade”, concluiu.

Diego Soares / Assessoria

Saturnino apresenta indicação para a iluminação da MT 358

A iluminação do trecho da MT 358 correspondente ao anel viário da rotatória do Parque de Exposição até o Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no município de Tangará da Serra, se faz necessário e urgente. Essa foi mais uma das indicações do deputado Saturnino Masson (PSDB) ao governo do Estado.

A proposição é proveniente da Câmara Municipal através do Ofício n.º 03 / GVWV / 2018 do vereador Wilson Verta, e tem por escopo a necessidade de realizar em sentido de urgência a iluminação do trecho da MT 358, correspondente ao anel viário do inicio da Rotatória do Parque de Exposição até a Universidade.

De acordo com a indicação quem necessita trafegar por esse percurso, passa por um trecho sem nenhuma iluminação. O anel viário é de grande necessidade, tanto para os moradores que estudam na Unemat quanto para os trabalhadores que se deslocam no ir e vir de suas funções de trabalho.

“Sem a iluminação neste trecho aumenta a insegurança, e por consequência colocam vidas em situação de vulnerabilidade, uma vez que ficam a mercê de diversas ações criminosas e até mesmo acidentes, uma vez que o fluxo de carretas por ali é intenso”, declarou Saturnino.

Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete

Fábio reassume Prefeitura e anuncia melhorias para Tangará da Serra

Após férias de 30 dias, Prefeito retoma atividades e anuncia agenda positiva

Após o período de férias de 30 dias, o Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira (MDB) reassume nesta sexta-feira, 09, a Chefia do Poder Executivo Municipal. Já presente em atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, o emedebista prestigiou uma homenagem às servidoras públicas da prefeitura na manhã desta quinta-feira, 08. “Não era uma agenda específica na condição de Prefeito, mas foram convites que recebi e prestigiei com muita satisfação”, salientou.

O retorno oficial do Prefeito após o período de férias será marcado pela execução de uma agenda positiva, com o lançamento do Programa de Pavimentação do Município, por exemplo. “As ações são contínuas, dessa forma daremos sequência ao plano de trabalho que foi estabelecido juntamente com o Plano de Governo que apresentamos à sociedade tangaraense”, frisou Junqueira.

O Gestor pontuou algumas ações essenciais que estão programadas. “Vamos ampliar as vagas de educação infantil com esforços para conclusão das novas creches. Na Saúde vamos ampliar as vagas de técnicos e enfermeiros para o Hospital Municipal, e contratar médicos para o hospital com o objetivo de implantar os novos leitos e o Centro Cirúrgico. Em relação ao meio ambiente, preparar 10 mil mudas de árvores para serem plantadas em calçadas para rearborizar a área urbana com prioridade para a área central da cidade”, informou.

Junqueira anunciou ainda ações de infraestrutura que já serão tomadas de imediato, como providenciar intervenções nas bacias para ampliar galerias e manutenção e limpeza dos sistemas de galerias de águas pluviais visando evitar novos alagamentos na cidade. Outra novidade importante anunciada pelo Prefeito em seu retorno é a pavimentação urbana de 100 mil metros quadrados para 2018 e recapeamento de 60 mil metros quadrados de asfalto antigo na área central da cidade.

Autor: Diego Soares
Fonte: Assessoria de Imprensa

Após mais de um ano de espera, Escola é climatizada

Foto: Humberto Ferreira - (65) 99947-5122
O Centro Municipal de Ensino Fausto Masson começou a receber na manhã deste sábado, dia 10 de março, a instalação de aproximadamente 30 aparelhos de ar condicionados. A climatização do ambiente era bastante aguardada por toda a comunidade escolar, que desde a inauguração da escola acontecida em junho de 2016 contava apenas com ventiladores, que não eram suficientes para amenizar o intenso calor.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Adriano Fernandes, a escola demorou para receber os ares devido a alguns problemas burocráticos. “Tivemos um atraso nesse trabalho por conta da empresa primeira colocada da licitação não ter conseguido nos entregar os ares nas especificações da Semec. Os aparelhos foram entregues em determinada oportunidade, mas devolvemos por não estarem dentro das especificações. Esse processo de desistência, desclassificação e devolução demora, então chamamos a empresa segunda colocada na licitação para nos fornecer os aparelhos, que já estão sendo instalados”, explicou o secretário, destacando que a empresa responsável pelas instalações dos aparelhos é de Tangará da Serra. “A empresa que ficou em primeiro lugar na classificação é do Estado de Goiás, mas não conseguiu nos atender. Fizemos a desclassificação e encaminhamos a abertura de um processo administrativo. Com isso, chamamos a segunda colocada, que é de nosso município. Por ser de Tangará, facilita na manutenção, com a devida assistência”, afirmou Fernandes. A escola, que está localizada no residencial Barcelona, conta com uma ampla estrutura. Além das salas de aula, tem ainda área administrativa, laboratórios de informática, química e física, biblioteca, sala para grêmio estudantil, quadra poliesportiva coberta, refeitório e cozinha.

RODRIGO SOARES / Redação DS

“Dia da Consciência Feminina”

“Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial...” Peço aqui uma licença ao grande Caetano Veloso para chamar todas as mulheres a pensarem comigo sobre o verdadeiro sentido do Dia Internacional da Mulher. Não há dúvidas de que gostamos de receber presentes, agrados, afagos não só neste, mas em todos os dias do ano. Mas é preciso que a data sirva como alerta de que há muito para conquistarmos, inclusive na área do empreendedorismo.

Somos 57% da população brasileira e isso não se reflete na mesma proporção quando falamos de cargos de chefia ou posições de comando de empresas. Nem mesmo conseguimos igualar nossos salários numa comparação com o dos homens, ainda que cumprindo as mesmas tarefas e com carga horária igual. É preciso dizer que avançamos nos últimos anos nessa questão, mas está bem longe do ideal.

O preconceito, ainda muito arraigado na cultura brasileira, faz com que sejamos vistas pelo que aparentamos, e não pelo que podemos fazer, pela nossa capacidade. Em pleno século 21 ainda encontramos obstáculos como o assédio e a ideia de que o fato de ter filhos é empecilho para um bom rendimento no trabalho. Não vejo assim. A luta das mulheres por igualdade já mostrou que elas são capazes de tudo.

A visão de que o lugar da mulher é muito mais dentro de casa do que no mercado de trabalho termina por impedir que avancemos, por exemplo, no empreendedorismo. O aumento do número de mulheres que têm a própria empresa vem aumentando, mas numa proporção pequena. O que acontece na maioria das vezes por méritos próprios, já que permanece muito forte dentro das famílias brasileiras a ideia de que o homem tem que ser preparado para o mercado e a mulher para cuidar da família.

A continuar nesse ritmo, de acordo com um estudo da Oxfam International, feito com base nos números do Fórum Econômico Mundial, serão necessários 217 anos para que em todo o mundo homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades de trabalho e renda.

É muito tempo. Não podemos demorar tanto. Não podemos esperar que os outros decidam que caminhos devemos tomar. É urgente que nos mobilizemos para mudar posições como a que ocupamos aqui em Mato Grosso. De acordo com dados do Ministério de Trabalho, o estado ocupa hoje o segundo pior lugar em participação feminina no mercado de trabalho, ganhando apenas do Distrito Federal.

Por estas e outras constatações é que considero este não apenas o “Dia Internacional da Mulher”, mas o “Dia da Consciência Feminina”. O lugar das mulheres é onde elas quiserem! Devemos respeitar a participação feminina na transformação da nossa realidade, afinal cooperar é se unir para fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Aifa Naomi Uehara de Paula é Presidente do Sicoob Central MT/MS

BPW prepara 4ª pedalada da Mulher

Em lembrança ao Dia Internacional da Mulher – comemorado nesta quinta-feira, 8 de março, a BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Tangará da Serra está preparando a 4ª Pedalada da Mulher.

O evento acontecerá no dia 18 de março (domingo), a partir das 6h30, tendo como ponto de saída o estacionamento da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra. “Serão cerca de 20 quilômetros, saindo da Prefeitura, passando pelo Pesqueiro da Aline Martinazzo, onde faremos uma breve parada para hidratação, retornando logo depois à Prefeitura”, conta a coordenadora do evento, Aparecida Martins, ao explicar que durante todo o percurso haverá carro de apoio, assim como diversas surpresas para animar as participantes.

No final do evento, reforça a organizadora, serão entregues medalhas de participação, além de sorteio de brindes.

INSCRIÇÕES – Para participar, basta se inscrever até o dia 17 de março, na Bike Shop, Big Bike e na Estrela Esporte Bike, ou então no dia do evento, antes do início do passeio.

As inscrições serão de apenas um quilo de alimento não perecível que serão doados ao Instituto João Luiz Pizzato - Centro de Ressocialização de Dependentes Químicos de Tangará da Serra.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Esportes e grupos de pedal do município. 

Fabíola Tormes /Redação DS

OAB tem programação Especial no Mês da Mulher

Durante todo esse mês de março, a 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tangará da Serra está promovendo um conjunto de palestras e atividades em homenagem ao Mês da Mulher, com temas importantes e debates multidisciplinares. Uma dessas atividades aconteceu durante esta terça-feira, dia 06, oportunidade em que a Comissão do Direito da Mulher realizou na Escola Fausto Masson uma palestra que teve como tema ‘Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher’.

De acordo com o presidente da OAB de Tangará da Serra, Kleiton Carvalho, mais de 200 estudantes do sexto, sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental participaram da discussão, além de pais e comunidade escolar em geral que ficaram por dentro do tema em um encontro realizado a noite.

“A OAB através da Comissão do Direito da Mulher está propagando conhecimentos, que a gente coloca como uma questão preventiva, levando até o cidadão e ao adolescente estudante questões de direito voltadas para a violência familiar e doméstica. O projeto ‘Mês Março Mulher’ começou muito bem”, avaliou o presidente, destacando que outros tradicionais e importantes eventos voltados à mulher serão realizados nesse mês.

“Teremos mais palestras, homenagens às advogadas, o tradicional Jantar das Advogadas, e outros eventos voltadas para as mulheres”, confirmou Carvalho.

A presidente da Comissão do Direito da Mulher, Tácia de Azevedo Borges Torres, destacou a importância de debater esses temas com as crianças e adolescentes, como forma de prevenir todo o tipo de violência contra mulher. “Muitos alunos participaram, então foi um evento muito bacana. Realizamos dinâmicas para conscientizar as crianças sobre violência física e social. A OAB está disposta a ajudar no combate de qualquer tipo de violência”, enfatizou a advogada.

RODRIGO SOARES / Redação DS

Clínica comemorará Dia da Mulher e do Rim na quinta

O Centro Nefrológico- Clínica de Hemodiálise de Tangará da Serra realiza na próxima quinta-feira, dia 08 de março um café da manhã para pacientes e familiares, bem como, para a imprensa local. São dois os motivos. Um comemorar o Dia Internacional da Mulher e o outro lembrar o Dia Mundial do Rim, comemorado anualmente toda segunda quinta-feira de março e que alerta para a saúde renal da mulher.

Segundo o médico Nefrologista, João José de Matos, além do café da manhã, servidores estarão em seguida na Praça da Bíblia onde realizarão a aferição de pressão, o teste de Diabetes e na oportunidade servirão água aos presentes para lembrar que uma das principais causas de problemas dos rins é a falta de água. “Essa é uma comemoração estratégica onde comemoramos o dia da mulher e lembraremos do dia mundial do rim. Temos que orientar as pessoas a terem cuidado com a dieta, com a obesidade e principalmente a tomarem muito líquido, pois a falta dele, principalmente nas mulheres é a grande causa da infecção urinária”, orienta.

Segundo doutor João, a comemoração será no dia da mulher, mas o maior número de pessoas em tratamento no Centro Nefrológico é de homens.

Ainda de acordo com o nefrologista, os casos de problemas de rins tem aumentado consideravelmente. Certeza disso, é que há nove anos atrás, quando iniciou os atendimentos no Município, tinha 30 pacientes. Hoje, esse número é de 180. O que conforme o médico reflete no avanço da medicina para detecção das doenças que sempre existiram “Há muitos anos atrás você fazia o diagnóstico de 70 habitantes por 1 milhão de pessoas. Hoje esse número é de 250 mil pessoas, porque temos mais acesso à saúde. Atualmente, 80% dos pacientes que fazem hemodiálise ou tem alteração são diabéticos ou hipertensos, por isso esse quadro tem que mudar. Para isso uma dieta com muito líquido e pouco sal é essencial”, destaca.

Rosi Oliveira  / Redação DS

Renato Gouveia percorre Unidades de Saúde para acompanhar rotina de trabalho

Gouveia tem percorrido as unidades, analisando detalhes do atendimento e ouvindo demandas apresentadas por servidores e pela população

Com o objetivo de acompanhar a rotina do funcionamento da Saúde Pública de Tangará da Serra, o Prefeito em Exercício, Renato Gouveia (PR), está percorrendo as Unidades de Saúde locais. O Gestor é acompanhado pelo Secretário de Saúde, Itamar Bonfim.

Desde que assumiu a gestão do Município, por conta das férias do Prefeito Fábio Martins Junqueira (MDB), Gouveia tem percorrido as unidades, analisando detalhes do atendimento e ouvindo demandas apresentadas por servidores e pela população em geral.

“Ouvir, dialogar, anotar as reivindicações, enfim, conversar com quem atende e com quem é atendido. Assim chegaremos a uma solução mais prática a eficiente das demandas da população. Esse é o objetivo do nosso acompanhamento nas unidades de saúde de Tangará da Serra”, salientou o Prefeito em Exercício.

O Chefe do Poder Executivo estabeleceu um cronograma de visitações que permite percorrer todas as Unidades. O tempo de passagem pelos locais não é demorado. “Se demorar muito, prejudicamos o atendimento ao cidadão que está aguardando, então procuro ser prático. Junto com o Secretário vou à Unidade sem horário marcado, assim tenho a possibilidade de acompanhar o atendimento dentro da possibilidade oferecida”, pontuou Renato Gouveia.

Diego Soares – Assessoria de Imprensa

Carnês de IPTU 2018 já estão sendo entregues em Tangará

Os munícipes tangaraenses deverão começar a receber nos próximos dias os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano de 2018. Isso porque os carnês já foram repassado aos responsáveis pelas entregas na cidade. As informações foram repassadas para secretária de Fazenda, Valnicéia Piccoli. “O IPTU de 2018 acabou de ser calculado e na sexta-feira, nós já iniciamos a distribuição para as pessoas que vão fazer a entrega nos locais”, informou, frisando que a entrega começou no sábado.

Como ocorre todos os anos, o munícipe terá como forma de incentivo, desconto de 10% no pagamento à vista, para quem não tiver débitos com o Município.

De acordo com a secretária, o valor poderá ser parcelado em até nove vezes. “Para facilitar, pode ser parcelado em até nove parcelas, dependendo do valor”, destaca.

Conforme Valnicéia no ano anterior o recebimento ultrapassou de forma tímida os R$ 10 milhões, o que se espera que aconteça novamente esse ano, com uma folga maior, embora não haja até o momento, nenhuma lei de incentivo fiscal para quem possui débitos.

“Até o momento não há nenhuma lei de incentivo fiscal para aqueles que estão em dívida com o município, mas o executivo já está preparando o projeto que inclusive foi enviado à câmara, mas decidimos fazer umas melhorias nele e ele foi retirado. Então vamos enviá-lo novamente e a partir daí é que poderemos saber se haverá incentivos a quem já tem débitos anteriores. Então se ela tem débitos anteriores, ela tem que fazer o pagamento passado, para ter direito ao desconto de 10%”, explica a secretária.

De acordo com a secretária, o recebimento tem gerado em torno de 60% a 70% da dívida e é essa a expectativa para 2018. Que os contribuintes continuem a pagar seu IPTU, pois somente assim, o Município poderá continuar a prestar os serviços solicitados pela população.

Expectativa é que Município arrecade R$ 20 milhões

Aproximadamente 20 milhões, essa é a expectativa de arrecadação do IPTU 2018.

De acordo com a secretária de Fazenda Valnicéia Piccoli foram lançados mais de 40 mil carnês, que devem render aos cofres públicos cerca de R$ 11 milhões em arrecadação, isso pelo fato de que há o desconto dos 10% a vista. “Esse valor de R$ 20 milhões é o valor bruto, então não está computado os 10% de quem vai pagar à vista. Tem as renúncias, que são as isenções das pessoas carentes, idosos, aposentados que também não se computa. Mas a expectativa é de ultrapassar os dez com folga”, esclarece.

A secretária informa ainda que caso o munícipe já tenha dívidas anteriores, somente poderá ter acesso ao desconto, pagando os débitos pendentes. Piccoli ressalta ainda, que mesmo que o contribuinte esteja na dívida ativa do Município, ele poderá renegociar o débito que poderá ser parcelado em até 60 vezes. “Só que a pessoa faz o parcelamento do valor integral da dívida, não tem nenhum parcelamento”, destaca. “A população precisa dos serviços e a única maneira do município prestar esses serviços, é através dos impostos que ele recebe. Então o pagamento é muito importante. 

É uma obrigação. É legal, então, vamos nos esforçar e cumprir com nosso dever para poder cobrar a contrapartida do município”, frisou.

Rosi Oliveira / Redação DS

Sicredi Sudoeste MT/PA realiza Assembléia em Tangará da Serra

Foto: Humberto Ferreira - (65) 99947-5122
O evento foi realizado nas dependências do Lions Clube e contou com a participação de associados da cooperativa

Foi realizado na última sexta-feira, 02/03 a primeira Assembléia 2018 da Sicredi Sudoeste MT/PA, agencia Tangará da Serra. O evento contou com a participação dos associados da Cooperativa, que assistiram a apresentação de um vídeo contendo: a prestação de contas do ano de 2017 e comparativos, a Destinação dos Resultados,  que foram complementadas com as explicações do Gerente de Agencia Luiz Fontana Júnior. Ao final de cada etapa era realizada uma votação dos associados e as devidas explicações que eram solicitadas pelos presentes.

Foto: Humberto Ferreira - (65) 99947-5122
O evento contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Sudoeste MT/PA Antonio Geraldo Wrobel, do Vice Presidente João Carlos de Oliveira, de Gerentes das Agencias, de funcionários e dos associados da Cooperativa.

Dirigindo-se aos presentes, o Presidente Antonio Geraldo Wrobel, agradeceu a presença de todos e falou de sua satisfação em estar prestando contas de mais um ano das atividades da Sicredi Sudoeste MT/PA. "Sinto-me alegre em termos alcançados os resultados obtidos", comentou o Presidente.

Foi distribuído para cada associado uma revista contendo o "Relatório Anual 2017", elaborada pela administração da Cooperativa.

Foto: Humberto Ferreira - (65) 99947-5122
Após a assinatura da ata de Prestação de Contas pelos associados, foi realizado um sorteio aos presentes e ao final foi servido um jantar.

A próxima Assembléia será da agencia Rio Preto/Tangará, e será realizada dia 09/03  do Auditório da Cooperativa, com o registro de presença às 19h, e início às 19h30.

Humberto Ferreira - Redação

Assembleias 2018 da Sicredi Sudoeste MT/PA começam nesta sexta-feira

A Sicredi Sudoeste MT/PA inicia nesta sexta-feira o período de Assembleias, o momento mais importante para a Cooperativa, onde cada associado participa efetivamente da gestão, votando e decidindo as estratégias da Cooperativa. 

“A participação do associado nas Assembleias é fundamental e é um dos grandes diferencias do Sicredi para as demais instituições financeiras. Aqui todo o investimento do associado é revertido do desenvolvimento da economia local. Desta forma, a rede de negócios é fortalecida, beneficiando a comunidade. Além disso, o associado também recebe a sua parte proporcional à sua movimentação e aos resultados do período”, explica Antonio Geraldo Wrobel, presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA 

Além de participar das decisões da Cooperativa, os associados poderão acompanhar as ações e estratégias desenvolvidas e o planejamento para 2018. Confira abaixo as datas e locais das 

Calendário das Assembleias – Registro de presença às 19h, início das assembleias às 19h30 

Dia 02.03 – Tangará da Serra – Lions Clube 

Dia 09.03 – Rio Preto/Tangará – Auditório da Cooperativa 

Dia 09.03 – Arenápolis – Salão Paroquial 

Dia 09.03 – Barra do Bugres – Coliseu 

Dia 12.03 – Parauapebas (Cidade Nova e Jardim) – Hotel Vale do Carajás 

Dia 13.03 – Canaã dos Carajás – Cristal Eventos 

Dia 13.03 – Poconé – Clube Cidade Rosa 

Dia 13.03 – Várzea Grande (Agências Couto e Shopping) – Hotel Hits 

Dia 13.03 – Várzea Grande (Agências Cristo Rei e Metropolitana) – Auditório da Faculdade Católica 

Dia 14.03 – Redenção – Paróquia Cristo Rei 

Dia 14.03 – Porto Esperidião – Salão Paroquial 

Dia 14.03 – Glória d Oeste – Salão Comunitário 

Dia 14.03 – Mirassol d Oeste – Salão Comunitário 

Dia 15.03 – Rio Maria – Salão Paroquial 

Dia 15.03 – Curvelândia – Paróquia São João Batista 

Dia 15.03 – Cáceres – Auditório da SICMATUR 

Dia 15.03 – Denise – Clube Gercafi 

Dia 16.03 – Xinguara – Salão Paroquial 

Dia 16.03 – Tangará da Serra – CTG Aliança da Serra 

Dia 17.03 – Tucumã – Buffet Castanheira (às 10h) 

Dia 19.03 – Marabá – Centro de Convenções 

Dia 20.03 - Santo Afonso – Centro de Eventos 

Dia 20.03 – Nortelândia – Ass Servidores Públicos 

Dia 20.03 – Nova Marilândia – Centro de Eventos 

Dia 20.03 – Nova Olímpia – Clube Gercafi 

Dia 21.03 – Campos de Júlio – Salão Paroquial 

Dia 21.03 – Sapezal – CTG Chama da Tradição 

Dia 21.03 – Campo Novo do Parecis – Salão Paroquial 

Dia 07.04 – AGO (Assembleia Geral Ordinária) – 8h – Auditório da Sede da Cooperativa – Tangará da Serra.

Fonte: Keila Volkmer - Assessoria