Exposerra impulsiona o comércio em Tangará da Serra

Por todas as lojas, o que mais se vê são camisetas e blusas xadrez

A apenas dois dias para o início de uma das maiores festa de toda a região- a 24ª Exposerra e 35ª Festa do Peão, o evento tem refletido resultados positivos não somente no turismo de Tangará da Serra, devido a vinda de várias pessoas da região, mas também do comércio em geral do município.
Uma pesquisa realizada pela reportagem do Diário da Serra revelou que em alguns estabelecimentos as vendas aumentaram em aproximadamente 10%.

De acordo com o gerente de uma loja de confecções, Elton Cardoso Campos, a expectativa é que esse número continue crescendo. “Na semana passada sentimos o aumento no movimento. Mas, como sempre tem o chamado ‘jeitinho brasileiro’, creio que a população deixará para fazer as compras na última hora mesmo”, afirmou o gerente.

A situação não é diferente em outra loja de confecções gerenciada por Roseni Gomes. “Com certeza as pessoas vão comprar um dia antes da festa começar, ou seja, na próxima terça-feira”, afirmou, confiante no aumento das vendas.

Já em uma loja de calçados, apesar das vendas ainda não terem ultrapassado o excelente desempenho conquistado no ano passado, tudo está dentro da meta. “Esse é um dos principais períodos do ano que a gente sente um crescimento nas vendas. Semana passada ficou um pouco abaixo se comparado ao ano passado, mas creio que isso aconteceu devido a crise. No mais, tudo está dentro das metas estipuladas”, comemorou a gerente Carla Mariano.

Fonte: Rodrigo Soare - Redação DS

Projeto que prevê contratação de quatro médicos é enviado para Câmara

Vereadores votam amanhã o projeto que prevê contratação de quatro médicos cirurgiões

O Executivo de Tangará da Serra, através da Secretaria de Saúde, enviou na última sexta-feira, 28, um projeto de lei para a Câmara de Vereadores que prevê a contratação de quatro médicos cirurgiões. O projeto, que está orçado em R$ 400 mil, será apreciado pelos parlamentares tangaraenses durante a sessão ordinária que será realizada amanhã, dia 1º de setembro.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Martins Bonfim, a falta de dotação orçamentária fez com que a contratação dos quatro cirurgiões não fosse contemplada no projeto anterior votado recentemente, que aprovou a verba de dois milhões e trezentos e sessenta mil reais para o pagamento de outros médicos já contratados pelo município. “Os contratos dos médicos cirurgiões venceram dia 22 de agosto e naquele momento não tínhamos dotação orçamentário. Foi contemplado apenas psiquiatras, pediatras, neurologista e ginecologista, mas agora já regularizamos a situação e enviamos o projeto para os vereadores apreciarem”, esclareceu o secretário, ao destacar que as expectativas são positivas para a votação do projeto na Casa de Leis. “Todos os vereadores estavam esperando o projeto e creio que será aprovado. Antes tínhamos 200 mil reais de recurso que poderia contemplar a renovação da contratação de dois médicos cirurgiões, mas na reunião que tivemos com os profissionais, eles disseram que dois é impossível por ser muito serviço. Diante disso, a gente voltou toda a carga para buscar de outras secretarias mais 200 mil reais e então conseguimos protocolar o projeto na Câmara de Vereadores para ser apreciado”, explicou Itamar.

Se aprovado pelos parlamentares tangaraenses, o contrato durará até o próximo dia 31 de dezembro.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Vereador Zedeca quer mais investimentos em acessibilidade

Zedeca (PMDB) cobrou do Governo do Município mais investimentos em acessibilidade. O vereador disse reconhecer que a Prefeitura tem realizado ações, melhorando a acessibilidade em órgãos públicos e nas ruas, mas afirmou que ainda há muito a fazer. O vereador citou o caso da faixa de pedestres localizada na Avenida Tancredo Neves, em frente a sede do INSS e da Associação Comercial, no centro da cidade.

“É um local muito movimentado, próximo ao Sine, próximo ao Banco do Brasil e Acits, mas acima de tudo é um local que precisa dessa atenção porque fica em frente a sede do INSS, que é um local, como todos sabem freqüentado por pessoas que sofreram acidentes, por cadeirantes, e hoje o meio fio não está adaptado para estas pessoas que utilizam a faixa de pedestres”, reclama o vereador Zedeca.

Segundo o vereador, a administração pública deve se preocupar com a acessibilidade tanto para a população local como para as pessoas de outras cidades que procuram os órgãos públicos regionais que estão instalados em Tangará.

“É dever da cidade possibilitar a todos os seus habitantes, de forma segura e autônoma, o lazer, a moradia, o acesso aos serviços públicos e a circulação nas vias, garantindo, inclusive, a acessibilidade às pessoas com deficiência”, defende Zedeca.

TARUMÃ – Em atendimento a moradores do Jardim Tarumã, o vereador Zedeca solicitou da Secretaria Municipal de Infraestrutura Francisco Clemente, a realização de obras de recapeamento com lama asfáltica na Rua Saturnino de Paula da Silveira na Rua Celso Rosa Lima, até a Rua José Garcia Lacerda. “O reparo da referida rua se faz necessário, visto que o asfalto foi executado em 1995 e encontra-se muito danificado”, explica o vereador.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Comércio tangaraense terá horário estendido no próximo sábado

As lojas ficarão abertas até às 18h, com o objetivo de proporcionar um horário diferenciado

O comércio de Tangará da Serra atenderá no próximo sábado, dia 29 de agosto, em horário especial, visando aquecer as vendas nos dias que antecedem a 24ª Exposerra - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Tangará da Serra - e da 35ª Festa do Peão. Os consumidores que ainda não escolheram as roupas para usarem no evento agropecuário, que é referência em todo o Estado, podem se deslocar até algumas das centenas de lojas existentes na cidade, pois as mesmas ficarão abertas até às 18h, com o objetivo de proporcionar um horário diferenciado, para que a população possa efetuar suas compras com maior tranquilidade e comodidade.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), Vander Masson, a Exposerra não movimenta apenas as lojas de confecções, mas também de outros segmentos. “A festa é uma data bastante aguardada pelos comerciantes, pois as vendas são aquecidas”, disse Vander.

“Na questão de vestuário, o pessoal compra coisas específicas para a festa, e também bares e restaurantes ficam bastante movimentados com as pessoas que vem de fora”, comentou, ao destacar que o horário especial de atendimento foi destinado a todos os outros segmentos do comércio tangaraense. “Então, é hora das pessoas aproveitarem esse horário estendido para realizarem suas comprar. A expectativa dos empresários são as melhores possíveis, e eles estão preparados com todos os produtos para atender a população, enfeitando suas lojas para que sejam momentos de alegria”, afirmou.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Preocupados microempreendedores se reúnem com vereadores

Microempreendedores que trabalham nas imediações da Praça da Bíblia se reuniram na manhã dessa segunda-feira, dia 24 de agosto, com os vereadores de Tangará da Serra preocupados com a notificação que receberam do município para deixarem o local de trabalho. A reunião aconteceu na Câmara Municipal, onde os comerciantes explicaram para os parlamentares que a notificação se fez necessária devido o início da obra de revitalização que ocorrerá nos próximos dias em toda a Praça da Bíblia, que passará por uma transformação geral em todo o ambiente.

De acordo com o presidente do legislativo tangaraense, vereador Rômer Japonês (PR), a preocupação dos comerciantes gira em torno do empasse existente em relação a possibilidade dos trabalhadores retornarem para a praça quando as obras forem concluídas. “Eles foram notificados para saírem em até 10 dias. As indagações que foram feitas não podemos responder no momento da reunião, pois as respostas partirão do prefeito. O que ficou proposto é que nós estaríamos conversando com o prefeito para marcar uma reunião, onde ele mesmo ouvirá as reivindicações dos microempreendedores”, explicou o vereador, ao destacar que a preocupação também atingiu a Casa de Leis.

“Gerou preocupação entre os microempreendedores e também entre nós vereadores, porque sabemos que ali muitas pessoas realmente necessitam do trabalho e espaço para sobrevivência. Essa é nossa preocupação, mas nada melhor do que ouvir realmente o prefeito que é o dono da pasta”, disse.

Para o vereador Niltinho Dalla Pria (Pros), é necessário apoio para não prejudicar os microempreendedores. “Assim que o nosso prefeito Fábio Martins Junqueira retornar de Cuiabá, vamos nos reunir com ele para ouvir uma decisão sobre esse assunto”, relatou o Niltinho. A reportagem do DS procurou o prefeito Fábio Junqueira para falar sobre o assunto, mas ele não quis se manifestar, sobre o caso.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Por unanimidade, em sessão extraordinária, vereadores aprovam contratação de médicos

Os vereadores tangaraenses aprovaram o Projeto de Lei 111/2015, que cria vagas e autoriza o Município de Tangará da Serra a promover contratação temporária e emergencial de prestadores de serviço para a Secretaria Municipal de Saúde. A votação aconteceu no sábado, dia 22, às 8h no Plenário “Vereador Daniel Lopes da Silva”, em sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, vereador Romer Japonês (PR).

O projeto, de acordo com a mensagem recebida pelos parlamentares, é necessário diante do prazo para a contratação temporária de médicos, que se encerrava no dia 22 de agosto. Com a aprovação, a contratação volta a ser autorizada.

“Visando dar continuidade aos essenciais para a população tangaraense, necessário se faz a contratação temporária dos profissionais”, justifica a mensagem do projeto, assinada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB). De acordo com o projeto, serão contratados quatro plantonistas, um cardiologista, um nefrologista, um ortopedista, um pediatra e um psiquiatra.

Na mesma sessão os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 109/2015 que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 2 milhões 360 mil destinados a custear despesas da Secretaria Municipal de Saúde com a contratação temporária dos profissionais. O Projeto também foi aprovado por unanimidade.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

Tema: “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”

O Prefeito Municipal de Tangará da Serra e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – C.M.D.M convidam a população tangaraense para participar da I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Tangará da Serra, que tem como objetivo o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres. O desafio principal dessa Conferência é traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas nas 27 Unidades da Federação e nos 5.570 municípios do País.

O evento acontecerá no Auditório do CEFAPRO – Tangará da Serra (fundos do Colégio 29 de Novembro) no dia 01 de Setembro, das 13 às 19 horas. Após a apresentação Cultural com o Grupo de Teatro Evolua, haverá 4 Palestras com os Palestrantes: Prof. Doutor Raimundo França; Dra. Liliane Soares Diogo; Profa. Marli Keller e Profa. Adriane Rocha.

A partir das 16 horas haverá Formação dos grupos de discussão; Encerramento dos grupos, apresentação e votação das propostas; Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual e aprovação da Ata e Encerramento.

"É uma grande oportunidade que as Mulheres de Tangará da Serra terão para discutir a ampliação dos seus direitos adquiridos", finalizou o Prefeito Fábio Martins Junqueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeito discute limites territoriais de Tangará da Serra

Junqueira estará mobilizando sociedade, Câmara, Deputados Estaduais e Governo de MT

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, tratou na tarde desta quinta-feira,20, em reunião ocorrida em seu gabinete sobre a questão dos limites territoriais do Município. A pauta, considerada pelo Gestor como de fundamental importância, se justificou em função de um erro que tem sido cometido na interpretação da Lei específica que trata da criação do Município em relação aos seus limites territoriais.

Junqueira afirmou durante a reunião que mobilizará a sociedade, assim como o Parlamento Municipal, os dois Deputados Estaduais representantes de Tangará da Serra na Assembleia Legislativa, Wagner Ramos e Saturnino Masson e o Governo do Estado de Mato Grosso com o objetivo de corrigir a discrepância que tem ocorrido em função da interpretação errônea da legislação.

“Se for mantida essa interpretação errada Tangará da Serra perderá cerca de três mil hectares. Isso representa um grande prejuízo ao nosso Município e não podemos ver isso acontecer de braços cruzados. Por isso estarei fazendo um chamamento à nossa população, aos nossos representantes na Assembleia Legislativa, ao próprio Governo do Estado e aos nossos vereadores para que encampem comigo essa luta”, enfatizou o Prefeito.

O Chefe do Poder Executivo confirmou ainda, logo após a reunião em que o tema foi discutido, com a participação do Vereador Wellington Bezerra e do Superintendente de Governo, Eris Ponde, que o Deputado Wagner Ramos já foi mobilizado e que está tomando providências no sentido de colaborar com a pauta em debate. O Parlamentar inclusive já agendou uma audiência com o Secretário Adjunto de Informações Socioeconômicas, Geográficas e de Indicadores do Estado, Reinhard Ramminger, para às 15h da próxima segunda-feira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prolongamento da Avenida Virgilio Favetti é resultado de indicação, afirma Rogério Silva

Rogério Silva (Pros) agradeceu ao prefeito Fábio Junqueira (PMDB) pelo atendimento a duas indicações suas, apresentadas na Câmara ainda em 2014, que solicitavam a recuperação do asfalto e a ampliação da Avenida Virgílio Favetti até o Anel Viário. O vereador lembrou que o primeiro pedido foi feito em fevereiro de 2014.

“Fico feliz por ter mais uma reivindicação atendida pelo Poder Executivo Municipal, através do prefeito Fábio Martins Junqueira, pois da forma em que as vias se encontravam, estava difícil o acesso e o trânsito dos moradores, principalmente em período chuvoso”, afirmou o vereador Rogério Silva em discurso na Câmara, esta semana.

O vereador argumenta que o investimento do Municipio era necessário diante da importância da avenida que atende aos frequentadores do Centro de Tradições Nordestinas e também do Centro de Tradições Gaúchas e da Associação Atlética do Banco do Brasi – clubes que, lembra Rogério Silva, são utilizados para a realização de vários eventos na cidade. Além disso, destaca o parlamentar, a avenida é muito utilizada por acadêmicos.

“A Avenida Vigílio Favetti é uma rua de acesso a faculdade Unic Tangará da Serra, e segue até o anel Viário. Porém a rua ia se estreitando depois da faculdade, além de que estava mal cuidada, com buracos e de difícil acesso. Agora, com o atendimento às nossas indicações em favor dos acadêmicos e de todos os que utilizam a avenida, a situação melhorou muito e a cidade ainda ganhou uma nova avenida”, comemora o vereador.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Apesar de crise, vendas em Tangará estão dentro da média

Tangará da Serra não figura entre os que realmente estão sendo assustados pela crise

Nos dias atuais o assunto mais comentado é sem dúvida a crise pela qual o Brasil está passando. Temos notícias a todo momento de empresas fechando suas portas ou demitindo funcionários, o que tem causado um clima de bastante instabilidade para o comércio em geral.

Mas, por mais que o assunto seja bastante abordado, segundo Elisângela Vieira, gerente de crediário de uma loja de confecções as vendas estão acontecendo. “Algumas coisas mudaram, é verdade, mas nós não podemos reclamar, estamos vendendo muito bem, e com a chegada da Exposerra, essa tendência tende a ser superada. Neste ano não contratamos, mas também não demitimos, então estamos dentro da meta”, comentou.

Em entrevista ao DS, o proprietário de uma loja de joias, Renato Adriano Dummel, certificou que apesar de todos os comentários de crise, as vendas estão ocorrendo. “Estamos vendendo bem, tanto que durante esse ano somente um mês não conseguimos atingir a meta, estamos nos mantendo regulares, fazendo promoções, negociando de forma mais maleável, investindo em produtos e em formas de pagamentos, além de fazermos o possível para fidelizarmos o nosso cliente”, comento o empresário.
Em várias das muitas entrevistas realizadas para a produção da matéria o que se percebe é que mais forte que toda a crise instalada no Brasil, é a vontade dos empresários de ver Tangará da Serra avançando a passos largos.

Como em passado bastante recente a cidade não se deixou abater e segue firme, porque quem faz e mantém essa cidade são as pessoas que nela residem e que todos os dias anseiam por dias melhores.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Rogério Silva registra avanços nas negociações para pavimentação do Jardim Acapulco

Rogério Silva (Pros) mencionou reunião realizada na última sexta-feira, dia 07, entre representantes do Poder Executivo, moradores e representantes da loteadora responsável pelo Jardim Acapulco. Ele contou que a empresa aceitou realizar a pavimentação ainda este ano. O encontro, que contou com a presença dos vereadores Zedeca (PMDB) e Niltinho do Lanche (Pros), foi motivado por uma manifestação dos moradores na última semana.

“Os moradores reclamam e com razão, porque vários bairros estão recebendo asfalto e eles não. E o Município está impedido de executar a obra, até porque existe Ação Civil Pública que suspendeu a permuta que o Município fez com a loteadora, então a solução encontrada na reunião foi a mais adequada”, afirmou Rogério Silva.

O vereador lembra que enquanto a permuta é questionada no Judiciário, o Município fica de mãos atadas. A solução, explica Silva, veio ao final da reunião quando chegou-se ao acordo e a empresa afirmou que irá executar mais de 13 mil metros de pavimentação de ruas no bairro, resolvendo de vez o problema.

“O resultado foi muito positivo e a situação caminha para uma solução. Vários colegas vereadores, assim como eu também, sofreram cobranças da população, então estamos felizes porque o problema vivido pelos moradores será resolvido. Claro, a ação civil pública sobre a permuta continua tramitando e ao final, se o Município tiver que devolver recursos, fará. E se a loteadora tiver que restituir o Município em alguma coisa, fará também”, explica o vereador Rogério Silva.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Professor Vagner propõe internet grátis nas praças públicas do Município

Professor Vagner (PSDB) defendeu na Câmara esta semana que a Prefeitura implante mecanismos de acesso à internet wifi livre e gratuita nas praças públicas de Tangará da Serra. O vereador defende que o serviço atenda as praças dos bairros e distritos e ainda a Praça da Bíblia e a Praça dos Pioneiros.

“Esses espaços públicos são lugares de convivência entre as pessoas, e a disponibilização da internet de boa qualidade e de forma gratuita marcará o inicio de um novo ciclo de relacionamento entre os munícipes tangaraenses”, afirma o vereador Professor Vagner.

O vereador argumenta que o surgimento de tecnologia de informação e comunicação, em especial a internet, promoveu diversos efeitos e alterações nas relações sociais mais básicas entre as pessoas. Segundo ele, a necessidade de pleno acesso e uso da internet tornou-se uma necessidade básica e de fundamental importância na vida do ser humano.

“Em razão disso a internet acabou se tornando um instrumento fundamental para as pessoas por meio da qual os indivíduos podem exercer seus direitos de liberdade de expressão e opinião, utilizar serviços, buscar conhecimento, inclusive estudos a distância”, defende o vereador ao explicar que, caso sua proposta seja viabilizada pelo Governo do Município, qualquer cidadão precisará apenas ter um aparelho compatível com a tecnologia wireless/wifi (acesso a internet por rede sem fio), como por exemplo: celulares, tablets ou notebooks.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

13 de Maio realiza com sucesso o 7º Festival Estudantil

Professores comemoraram o sucesso do evento

A Escola Estadual 13 de Maio realizou com sucesso mais uma edição do já tradicional ‘Festival Estudantil de Talentos’, que nesse ano chegou em sua sétima edição. O evento aconteceu nos últimos dias 13 e 14 de agosto na própria instituição, onde reuniu grande número de pais, professores, alunos e amigos, que conferiram de perto todas as apresentações.

De acordo com a professora Margareth Ozeika, as expectativas foram superadas. “A cada ano que passa, sempre procuramos aprimorar mais o nosso evento. Nesse ano, os resultados foram positivos e estamos felizes por conta disso”, afirmou a professora.

Para o pai Antônio Azevedo, o evento proporciona oportunidade dos alunos mostrarem os talentos. “Admiro muito a instituição por realizar esse tipo de evento, que reúne toda a comunidade escolar para as apresentações de música e dança”, avaliou.

Entre as atrações culturais, a escolha do miss e mister 13 de Maio 2015 agitou a noite de sexta-feira dos alunos. Em meio a beleza, desenvoltura e simpatia, os representantes da escola foram conhecidos.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Secretaria de Saúde promove Campanha de Vacinação contra Pólio neste sábado

Todas as Unidades de Saúde estarão atendendo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra estará neste sábado 15/08 realizando a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite a partir das 08 horas da manhã até às 17 horas. Crianças de seis meses a cinco anos de idade serão imunizadas da paralisia infantil. O Ministério de Saúde informou que desde 1990 nenhum caso de paralisia foi constatado no Brasil, mas é importante dar continuidade a imunização das crianças.

Em Tangará da Serra a expectativa é que mais de 6 mil crianças sejam vacinadas até o dia 31 de Agosto, prazo de encerramento da campanha.

Segundo o Secretário de Saúde do município Itamar Martins Bonfim todas as Unidades de Saúde de Tangará da Serra estarão atendendo. É fundamental que os pais levem a carteira de vacina das crianças para serem avaliadas. Esta será uma oportunidade que os pais terão para colocar a vacinação dos seus filhos em dia, ou seja,”nenhuma criança sairá dos postos de saúde sem atualizar suas vacinas, finalizou o Secretário.

Assessoria de Imprensa

Seminário propõe avanços no combate à exploração infantil

Seminário aconteceu na Biblioteca Municipal

Centenas de alunos de nove escolas municipais de Tangará da Serra apresentaram durante toda essa quinta-feira, dia 13 de agosto, mostra de trabalhos escolares e seminário abordando o combate à exploração do trabalho infantil, oportunidade em que trouxeram à tona a necessidade de avançar em determinadas políticas públicas voltadas para a proteção da criança e do adolescente. De acordo com o coordenador do evento, professor Rodney Garcia, a mostra e o seminário que foram apresentados também trouxeram projetos que poderiam ser inseridos no ambiente escolar.

“Uma escola, por exemplo, propôs um programa municipal esportivo e recreativo para pessoas com deficiência. Os alunos observaram a necessidade que o município tem hoje enquanto política de proteção a criança e adolescente no aumento da cobertura em Educação Infantil”, comentou o coordenador, ao destacar que durante o evento, manifestações nas áreas da música, desenho e pesquisas foram consolidadas. “Tivemos três peças de teatro e também pelo menos 20 paródias, além de aproximadamente 200 poesias que foram produzidas para esse evento”, relatou Rodney.

Para o coordenador, o desafio a partir de agora que a Secretaria Municipal de Educação terá, são a sistematização e organização de um documento que de conta toda a produção que foi preparada pelos alunos. “Estamos felizes com o resultado obtido, e as expectativas foram superadas”, concluiu Rodney Garcia.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Tangará sedia Etapa do Campeonato Liga Estadual de Motocross

Tangará da Serra terá 10 representantes no evento

Acontecerá neste domingo, 16, no Autódromo Municipal em Tangará da Serra a 5ª Etapa do Campeonato Liga Estadual de Motocross. O autódromo municipal está localizado em frente a Unemat. De acordo com Angelo Ferreira, presidente do Serra Motocross, o evento será realizado em 10 categorias, sendo: MX1, MX2, Extra, Open, Força Livre, Juvenil, Feminino, Iniciantes, Intermediário e ainda Pratas da casa. “Este será um grande evento e estamos com grande expectativa, visto que, nestes últimos 11 anos este será o segundo evento do motocross realizado em Tangará da Serra, o último foi realizado em 2013”, disse o presidente, informando que o município terá 10 pilotos competindo em diversas categorias. 

O presidente enfatizou que o evento contará com mais de 100 pilotos de diversas cidades, entre elas: Campo Novo dos Parecis, Juína, Brasnorte, Sapezal, Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutun, Barra do Bugres, Sorriso e Rondônia. A primeira etapa aconteceu em Arenápolis, a segunda em Barra do Bugres, a terceira em Brasnorte e a última em Campo Novo dos Parecis. Após Tangará da Serra, será a vez da cidade de Rosário Oeste sediar o evento.

Diversos pilotos tangaraenses tem se destacado no campeonato, entre eles o próprio presidente que atualmente está na quarta colocação pela categoria Extra, podendo neste domingo, chegar na segunda colocação, além disso Luiz César vem se destacando pela Extra e Juvenil, Cesar Cosmi pela categoria Iniciantes e ainda Matheus nº 30 pela MX1 e MX2.

Entrada - 01kg de alimento não perecível estará sendo recolhido pela Assistência Social. A organização pede aos presentes que não levem nenhum tipo de bebida, pois as bebidas estarão sendo vendidas no evento. 

Agradecimentos: Prefeitura Municipal, Secretaria de Esportes, empresários da cidade e pilotos tangaraenses. O Serra Motocross esta vinculado à Associação Tangaraense de Automobilismo (ATA).

Luciano Góis - Redação DS

Em 1ª discussão, vereadores aprovam Plano Diretor de Tangará

A votação aconteceu na sessão realizada ontem, 11

Na tarde de ontem, 11 de agosto, durante a 26ª sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, no plenário Vereador Daniel Lopes da Silva, foi realizada a primeira discussão do Plano Diretor Participativo Municipal. Com todos os pareceres favoráveis, nesta primeira discussão, o projeto foi aprovado. Entretanto ainda passará pela segunda discussão na próxima sessão. O Plano Diretor é o principal instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana, fundamental para o ordenamento e sustentabilidade do território. Contempla as diferenças territoriais e a multiplicidade social, econômica e política, para que sejam cumpridas as funções sociais da cidade e da propriedade urbana. 

O Vereador Professor Sebastian (PROS) falou sobre a importância do plano para Tangará da Serra “É um dos planos mais importantes que votamos. Enquanto Legislativo devemos pensar em políticas públicas a longo prazo e não pensarmos apenas no hoje, e a população deve sempre buscar conhecer o que está sendo planejado para o município”, comentou.

Histórico - A construção do Plano Diretor Participativo de Tangará da Serra iniciada em 2005 buscou estabelecer uma relação de proximidade com as questões locais e atender as principais demandas existentes no período. 

O processo de revisão, iniciado em Outubro de 2014 e finalizado em Março de 2015, aprofundou a análise de questões fundamentais para o desenvolvimento urbano, enfocando, principalmente, aspectos relativos à questão ambiental e à estrutura fundiária, ao perfil de uso e ocupação do solo das diferentes regiões, e à capacidade de infraestrutura instalada e prevista.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

ATEC é primeira colocada no Enem e pontua entre 20 melhores do Estado

“Nosso trabalho é realizado com a finalidade de obter resultados”, disse Adriana

Na última semana, todas as escolas tomaram conhecimento das notas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.

O resultado era esperado com ansiedade pelo setor educacional. Em Tangará da Serra a escola Atec, foi primeira colocada entre as escolas particulares, tendo então muito que comemorar, pois além de ter seu trabalho reconhecido com o merecido 1º lugar, ainda de destacou também entre as 20 melhores do Estado, o que foi motivo de muta alegria por parte de toda equipe, como esclarece a Coordenadora da Educação Infantil e do Fundamental I, Adriana Garcia Simões. “Recebemos esse reconhecimento com enorme alegria, pois todo nosso trabalho é realizado com a finalidade de obter resultados, sendo assim, pontuarmos em 1º em Tangará e entre as vinte de todo o Estado, só nos deixa mais animados, pois temos com isso a certeza que estamos no caminho certo, e que nossa responsabilidade só tende a aumentar ainda mais”, disse Adriana, ressaltando que a escola já encontra-se realizando as matrículas para o ano letivo de 2016. “Estamos a todo vapor, e já começamos a trabalhar para o ano de 2016, pois queremos continuar prestando para nossos alunos um trabalho de qualidade. Nossa meta é melhorarmos cada vez mais, e já estamos pensando o ano de 2016, portanto estamos com nossas matrículas abertas, para que os pais possam garantir a vaga de seus filhos”, finalizou Adriana.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Grupo de dança tangaraense vence Concurso Nacional de Quadrilhas

Os de Fora que conquistou o primeiro lugar na categoria “As Melhores do Centro-oeste”

Representar o Mato Grosso e principalmente Tangará da Serra enriquecendo a cultura mato-grossense e elevando artisticamente para o âmbito nacional o nome do município foi a missão cumprida com êxito pelo grupo de dança tangaraense, Os de Fora que conquistou o primeiro lugar na categoria “As Melhores do Centro-oeste” no Concurso Nacional de Quadrilhas (CONAQJ). O evento aconteceu neste final de semana entre os dias 07 à 09 de agosto em Brasília. De acordo com o coreógrafo Welligton Machado, Tangará da Serra foi o único município entre os 10 grupos participantes, que representou o “Estado na competição. Estamos todos muito felizes e com a sensação de dever cumprido depois de tanta luta trouxemos um título nacional para Tangará da Serra”, comemorou o coreógrafo, frisando que participaram desta competição 40 dançarinos entre 10 e 35 anos de idade. “O grupo já se tornou uma família e isso ajuda muito no entrosamento”, comentou.

Esta foi a primeira vez que o grupo venceu um concurso a nível nacional, além de ficar em primeiro lugar, o casal de noivos formados pelo coreógrafo e pela dançarina Karina Ascari do grupo Os de Fora, foi destaque junino na competição. “Um dos pontos fortes de nossa apresentação são os passos aéreos que chamam atenção do público e dos jurados”, disse Wellington, agradecendo aos colaboradores pelo apoio e incentivo. “Agradecemos a colaboração do vereador Welington Bezerra, ao secretário de Esporte Ademir Anibale, a secretária de Educação Iolanda Garcia, ao chefe do Departamento de Cultura Anselmo Parabá, ao prefeito Fábio Junqueira e em especial a diretora da Escola 29 de Novembro, Adylene Bastos e a professora Angela Xavier”, destacou. O desempenho dos tangaraenses na competição será divulgado nas próximas edições. 

O grupo de dança Os de Fora participarão do Festival Brasileiro que acontecerá em setembro em Cuiabá.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Pais servidores são homenageados pela Sala da Mulher

A Sala da Mulher coordenada de forma voluntária pela Primeira Dama do Município, Helena Simões Junqueira, esposa do Prefeito Fábio Martins Junqueira, homenageou na tarde da última sexta-feira, os servidores que são pais. A homenagem aconteceu na sede da Prefeitura e reuniu cerca de 200 pessoas.

“O Dia dos Pais é tão importante quanto o Dia das Mães. A unidade familiar é a base de tudo, é a base de construção de um ser humano melhor. É essa a mensagem que passamos nessa homenagem que prestamos aos nossos servidores públicos”, destacou a Primeira Dama.

Diversas homenagens foram feitas a servidores, do mais experiente e de servidor filho para servidor pai. A Primeira Dama leu mensagens alusivas à data comemorativa e fotos de servidores, secretários, assessores, do Prefeito e dela com seus pais foram mostradas em um telão.

“Foi uma belíssima homenagem. Estão todos de parabéns pelo ótimo trabalho que realizaram. O Dia dos Pais é uma data que merece todo o destaque e nossos servidores são merecedores de homenagens como essa”, frisou o Prefeito Fábio Junqueira.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Casa do Adolescente oferece artesanatos aos internos

Diretoria oferece aos internos, momentos para que possam desenvolver seus dotes artísticos

Desde o último dia 22, a Casa do Adolescente conta com uma nova diretoria.

A posse ocorreu reconduzindo o presidente anterior novamente ao cargo, pelo fato de apenas uma chapa ter se apresentado, com apenas algumas mudanças .

Buscando criar um ambiente mais acolhedor, a diretoria oferece aos internos, momentos em que eles podem desenvolver seus dotes artísticos, como explica Marilene da Luz Oliveira, coordenadora da Casa do Adolescente. “Quando os menores chegam em nossa casa, as vezes ficam deslocados, então, temos os momentos de artesanatos, onde eles ficam menos tensos e acabam até gostando, pois ali podem desenvolver dotes escondidos, adormecidos que somente precisam de um empurrãozinho para despertarem”, disse a coordenadora.

A Casa não conta com professores específicos, mas as cuidadoras repassam o que sabem para as crianças e a monitora educacional acompanham o desenvolvimento das atividades.

As ofertas são: macramê, pintura em tela pintura em tecido, crochê, confecção de bonecas e utilização de materiais recicláveis. DIRETORIA- A diretoria é composta pela Presidente Leomir Nunes da Silva; Vice-Presidente Clóvis Batista da Silva; Secretário Django Leone Ferreira; Tesoureiro Carlos Alberto Pasquini; 1º Suplente Edineia Mosquin Poloni; 2º Angela Malpisa Ricci; CONSELHO FISCAL- Titular Vanet Gonçalves Rocha; Titular Valdemar Manrich; Titular Josefa Pereira Delcaro; 1º Suplente Paulo Cezar Tkatch; 2º Suplente Suedir da Silva Ribas.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Prefeito destaca avanços em obras importantes para Tangará

“Estamos cumprindo paulatinamente o nosso Programa de Governo”, afirma Fábio Junqueira

Estamos com diversas frentes de trabalho ao mesmo tempo em Tangará da Serra. São inúmeras obras do interesse da população e com isso estamos cumprindo paulatinamente o nosso Programa de Governo”, destaca o Prefeito Fábio Junqueira ao citar importantes obras que estão desenvolvendo o Município a contento da população.

Atualmente a Prefeitura está executando obras em diversos bairros da cidade, ao mesmo tempo, conforme destacou o Chefe do Poder Executivo, que entre tantas, cita a continuidade das obras de pavimentação no Jardim Tangará, o início da pavimentação de ruas no Jardim Atlântida, continuidade das obras do Hospital Municipal. “Nosso Plano de Governo, apresentado à sociedade durante as eleições está sendo cumprido com muita determinação e responsabilidade. Acompanho diariamente todas as obras que realizamos”, frisou o Gestor.

Outra ação destaca recentemente por Junqueira foi a entrega de uma PC Escavadeira que foi adquirida com recursos próprios pela Prefeitura para apoiar a piscicultura, no Programa Municipal de Apoio à Piscicultura a ser desenvolvido através da Secretaria Municipal de Agricultura. Além disso, as aplicações de lama asfáltica em diversas ruas da cidade, recuperando a malha viária nos bairros. “São muitas ações, como a pintura multicolorida e reformas de nossas creches, o início de obras de pavimentação na lateral da Lions Internacional e ruas adjacentes e o asfaltamento do restante das ruas no Jardim dos Ipês”, pontuou o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Saturnino Masson quer fornecimento de soro antiofídico para Tangará da Serra

A Unidade de Saúde do município tem registrado a falta do antídoto, principalmente o utilizado em caso de cobras jararaca, que são as responsáveis pela maior quantidade de picadas. No primeiro semestre de 2015, os índices mostram 33 acidentes envolvendo serpentes.

O deputado Saturnino Masson (PSDB) fez indicação ao governo do Estado que coloque a disposição da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra Soro Antiofídico. Mato Grosso vem registrando casos de falta do antídoto, utilizado em casos de ferimentos causados por serpentes peçonhentas.

Em Tangará da Serra, segundo a Vigilância Epidemiológica, em 2014, foram registrados 20 acidentes por animais peçonhentos (serpente), sendo que três foram envolvendo cascavel e boicininga e 17 com jararaca, jararacuçu, urutu e caiçaca.

No primeiro semestre de 2015, os índices mostram 33 acidentes envolvendo serpentes, sendo 25 com serpente jararaca, três acidentes com picadas de cascavel, um com picada de coral e quatro acidentes em que as vítimas não souberam identificar o tipo de serpente.

A Unidade de Saúde de Tangará da Serra tem registrado a falta de soro antiofídico, principalmente o utilizado em caso de cobras jararaca, que são as responsáveis pela maior quantidade de picadas.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, já foi encaminhado ao Estado o pedido de rotina, entretanto não tem data confirmada para a chegada das doses, caso aconteça alguma emergência, terão que buscar em cidades vizinhas.

Saturnino Masson disse que a falta do soro antiofídico deixa toda a população em estado de alerta, visto que para cada paciente que sofreu picadas de serpente são utilizadas no mínimo quatro ampolas da substância. 

"É de suma importância que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, providencie a compra de antídoto para abastecer os postos da vigilância sanitária do Estado, visto que estamos entrando no período de seca, e com as queimadas os animais peçonhentos tendem a migrar para os centros urbanos", declarou o parlamentar.

Fonte: ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete

SINE informa mudança nas regras para seguro desemprego

Já vigoram as novas regras para o trabalhador que necessite usufruir do direito ao seguro desemprego. Esta semana, o Coordenador da Agência do SINE – Site Nacional de Empregos de Tangará da Serra explicou algumas das principais mudanças ocorridas neste ano.

Lienderson Rodrigues relatou que a mudança ocorreu principalmente a partir do dia 17 de Junho, quando passou a vigorar a Lei 13.134, substituindo a medida provisória número 665 de 2014.

Através da lei, o trabalhador, semelhante ao que acontecia em épocas anteriores, tem que comprovar seu registro de trabalhos prestados. A principal mudança está relacionada inicialmente à quantidade de meses trabalhados conforme o número da solicitação.

Para habilitação do seguro pela primeira vez é necessário a comprovação de trabalho por doze meses nos últimos dezoito meses. Para habilitação do seguro pela segunda vez é necessária a comprovação de trabalho por pelo menos nove meses nos últimos doze. Já para a terceira vez, segundo Lienderson é preciso que tenha ocorrido a prestação de serviço por no mínimo seis ininterruptos.

“A habilitação inclui a apresentação do termo de rescisão de contrato de trabalho, o formulário do seguro desemprego que a empresa entregue junto com a rescisão e a comunicação de dispensa. Além destes são necessários os documentos originais e a cópia do CPF, RG, comprovante de saque do FGTS, carteira de trabalho incluindo páginas com foto, identificação da pessoa e a parte que informa o registro da rescisão”, explicou.

Conforme o coordenador, em virtude da legislação sobre o tema, já ser antiga, a maior parte dos trabalhadores já possui uma noção mínima de como funciona a sistemática. A maior parte das dúvidas fica relacionada aos requisitos mínimos e as parcelas que são de direito.

“Geralmente a própria empresa auxilia na orientação com a documentação e o requerimento, o que facilita para o trabalhador”, comentou.

Consulta de vagas

Em Tangará da Serra a Agência do SINE, localizada na Avenida Brasil, Centro e realiza atendimento ao público das 07h30 às 16horas. No local há um mural onde as vagas disponíveis no mercado de trabalho da cidade podem ser consultadas.

É possível também, consultar as vagas através do site www.sine.com.br ou ainda, no caso de Tangará através do link direto: http://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-tangara-da-serra-mt

Fonte: Roberto Weber com Heverton Luiz

Dayane Mezomo é eleita Rainha da Exposerra 2015

A vencedora concorreu com mais treze candidatas em um grande baile realizado na noite deste sábado (01) no Tangará Tênis Clube. Além da rainha, foram escolhidas ainda a 1° Princesa, Wenni Justo e a 2° Princesa, Thainá Fiuza.

Os jurados avaliaram beleza, desenvoltura, charme e simpatia na passarela. As candidatas fizeram três entradas desfilando com roupas no estilo country, roupas de passeio e finalizando com o traje de gala que será usado nas cinco noites da Exposerra 2015, que inicia dia 02 de setembro, no Parque de Exposições.

A organização do concurso foi realizada pela Revista Imagem, com o apoio do Sindicato Rural de Tangará da Serra. Elis Regina, diretora da Revista, destacou que o evento mais uma vez foi um sucesso. “Eu agradeço a presença de todos, o sucesso do evento que foi trabalhoso, mas valeu a pena. Agradeço também a parceria do Sindicato Rural. Deu tudo certo graças a Deus, saiu tudo como a gente queria, só tenho a agradecer”.

Muito emocionada, a eleita Rainha da Exposerra 2015, Dayane Mezomo, disse que a disputa foi acirrada, mas gratificante. “É uma grande emoção. As meninas são todas lindas, não foi uma disputa fácil. Nos tornamos amigas com o convívio nos ensaios e eu só tenho a agradecer a minha família e todos que torceram”.

Para o Presidente do Sindicato Rural, Vanderlei Reck Junior, o concurso mais uma vez foi sucesso total, ele ressaltou ainda que a venda dos passaportes já superou as expectativas.

“Graças a Deus sucesso total na escolha da rainha, casa cheia. Muito importante esse evento que é uma prova da beleza da mulher tangaraense que estará muito bem representada na Exposerra 2015. Falta menos de 30 dias para a festa e está tudo caminhando muito bem. As vendas já superaram as expectativas, com certeza será um sucesso”, disse.

Além dos brindes, as vencedoras receberam premiação em dinheiro e serão destaque na capa da Revista Imagem no próximo mês.

Fonte: Aline Schwaab com Franthescolly Gomes - Redação RP

Projeto Anjos da Lata motiva alunos à reciclagem



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Tangará da Serra desenvolve nos Centros de Ensino Bento Muniz e Décio Burali, o projeto Anjos da Lata que tem o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência ambiental de reciclagem. O programa foi iniciado em 2013 e várias pessoas já tiveram a oportunidade de participar.

“O projeto trouxe várias mudanças para a minha vida, como a ecologia de fazer música com objetos recicláveis. Nós aprendemos a ter disciplina e levamos isso a todos os lugares”, afirmou Alexandre Lopes, aluno integrante do projeto.

Josimar Oliveira, um dos instrutores, ressaltou que o programa desenvolve a disciplina e a importância da reciclagem, nos alunos que participam.

“Trabalho com música há 7 anos. Trabalhamos a questão social, reciclagem, música, disciplina, consciência ambiental, caráter, respeito, Deus no coração, tudo junto. Todos os instrumentos são reciclados, tambores, latas de tinta, garrafas pet, latas de cerveja, é um trabalho gratificante”, disse.

De acordo com Josimar, os ensaios acontecem aos sábados no Centro de Ensino Décio Burali das 13h às 15h e no Centro de Ensino Bento Muniz das 13h às 17h. “Venham conhecer, estamos de portas abertas”.

Fonte: Aline Schwaab com Franthescolly Gomes - Redação RP