Em 1ª discussão, vereadores aprovam Plano Diretor de Tangará

A votação aconteceu na sessão realizada ontem, 11

Na tarde de ontem, 11 de agosto, durante a 26ª sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, no plenário Vereador Daniel Lopes da Silva, foi realizada a primeira discussão do Plano Diretor Participativo Municipal. Com todos os pareceres favoráveis, nesta primeira discussão, o projeto foi aprovado. Entretanto ainda passará pela segunda discussão na próxima sessão. O Plano Diretor é o principal instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana, fundamental para o ordenamento e sustentabilidade do território. Contempla as diferenças territoriais e a multiplicidade social, econômica e política, para que sejam cumpridas as funções sociais da cidade e da propriedade urbana. 

O Vereador Professor Sebastian (PROS) falou sobre a importância do plano para Tangará da Serra “É um dos planos mais importantes que votamos. Enquanto Legislativo devemos pensar em políticas públicas a longo prazo e não pensarmos apenas no hoje, e a população deve sempre buscar conhecer o que está sendo planejado para o município”, comentou.

Histórico - A construção do Plano Diretor Participativo de Tangará da Serra iniciada em 2005 buscou estabelecer uma relação de proximidade com as questões locais e atender as principais demandas existentes no período. 

O processo de revisão, iniciado em Outubro de 2014 e finalizado em Março de 2015, aprofundou a análise de questões fundamentais para o desenvolvimento urbano, enfocando, principalmente, aspectos relativos à questão ambiental e à estrutura fundiária, ao perfil de uso e ocupação do solo das diferentes regiões, e à capacidade de infraestrutura instalada e prevista.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS