Junqueira pede ao Estado a reforma da Casa de Rondon

Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado se reúne com o prefeito para ouvir demandas de Tangará da Serra

Aproveitando a vinda da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso para Tangará da Serra, na tarde deste domingo, 25, foi realizada a portas fechadas, uma reunião entre o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) e o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Leandro Carvalho, que também é o Maestro da Orquestra. De acordo com o prefeito, o objetivo da reunião foi apresentar ao secretário a demanda de Tangará. “Nesta conversa o secretário alegou que está fazendo uma série de levantamentos de projetos da secretaria e que a mesma ainda não deslanchou como ele espera, em virtude de que houve uma alteração na estrutura juntando a secretaria de Cultura com Esporte e Lazer. Então ele ainda está organizando a secretaria e depois ele pretende estabelecer uma relação mais próxima com os municípios”, disse Junqueira, destacando que o secretário quer retomar os conselhos de Cultura e Esporte que atualmente estão parados.

Na oportunidade, o prefeito pediu ao secretário apoio para a reforma da Casa de Rondon, tombada como patrimônio histórico do Estado, localizada em Tangará, no Assentamento Antônio Conselheiro.“Eu aproveitei a visita para fazer um pedido de parceria para nós restaurarmos a Casa de Rondon. Pedi que o Estado nos desse uma autorização para que façamos essa reforma com recursos próprios, caso não tenha possibilidade de nos ajudar”, disse Junqueira, explicando que a reforma do casarão não requer muitos recursos, pois o material usado é rústico, portanto mais econômico. “A partir da reforma, queremos fazer a proposta de transformar a Casa de Rondon em um museu, onde ficará exposta parte da história de Rondon”, comentou o prefeito, informando que o secretário prometeu enviar dois arquitetos para avaliar essa possibilidade.

Outro pedido feito por Fábio ao secretário, foi a inclusão de Tangará da Serra no circuito de apresentações artísticas do Estado. “Assim como tivemos a apresentação da Orquestra Sinfônica, pedimos que outros projetos artísticos também se apresentem em nossa cidade, como por exemplo a exposição do Centenário de Marechal Rondon, que está em exposição da secretaria de Educação do Estado”, comentou Fábio.

Kelli Krause - Redação DS

Delegado Vitor Chab é promovido à Regional de Pontes e Lacerda

Depois de mais ou menos dois anos atuando como Delegado responsável pela DERF – Delegacia de Roubos e Furtos em Tangará da Serra, o Dr. Vitor Chab deixará o município para assumir nos próximos dias a titularidade da Delegacia Regional da cidade de Pontes e Lacerda. Em entrevista à Rádio Pioneira ele se despediu da população local, dizendo que está feliz com a promoção, mas que gosta muito de Tangará.

“É com tristeza que deixo a cidade de Tangará da Serra. Foi uma escolha minha quando vim da cidade de Alto Araguaia e tenho orgulho em dizer que meu filho é tangaraense. Mas como na carreira jurídica há as promoções e trocas de delegados de polícia, nós não ficamos muito tempo em uma cidade. Sendo assim, Dr. Adriano Peralta, Delegado Geral, e Dr. Wilson Leite, Diretor de Interior, me fizeram o convite para assumir uma Delegacia Regional de Pontes e Lacerda”, afirmou o delegado Dr Vitor Chab.

O delegado ressaltou que ficou muito feliz com o convite e que aceitou o desafio. “Como é uma ascensão na carreira, fiquei muito lisonjeado por esse convite de ambos e aceitei o desafio. Infelizmente tenho que ir, fiz muitos amigos aqui, mas a carreira me chama. Temos que assumir desafios e crescer”.

Dr. Vitor Chab parabenizou a equipe de Polícia Judiciária Civil de Tangará da Serra. “Eu tive o prazer de trabalhar com pessoas formidáveis, que tem comprometimento com a instituição, equipe nota dez. Os policiais estão de parabéns. Exerci meu trabalho aqui, mas nunca sozinho, sempre em equipe. Parabenizo todo o aparato da Delegacia de Polícia, bem como todos os servidores da regional e do núcleo de inteligência. Vamos assumir esse desafio e quem sabe no futuro retornamos para essa regional ou para outras do estado”, disse.

Segundo o delegado, o trabalho na Regional de Pontes e Lacerda será mais na parte administrativa, diferente do desenvolvido em Tangará da Serra. “Primeira vez que serei Delegado Regional. Vamos trabalhar de uma forma diferente, mais no administrativo. Essa regional engloba os municípios de Jauru, Vila Bela, Nova Lacerda, Campos de Júlio e Comodoro, é uma região de fronteira. Será um trabalho mais gestor do que a linha de frente que nós exercíamos aqui. Uma missão árdua, mas com Deus sempre à frente das nossas vidas nos dando sabedoria e entendimento, com a equipe que já possui lá, tenho certeza que daremos continuidade ao que tem sido desenvolvido naquela região”, explicou.

Fonte: Aline Schwaab com Gilvan Melo - Redação Rádio Pioneira

IPTU pode ser pago com descontos até o dia 29 de maio

A Secretária de Fazenda de Tangará da Serra, Valnicéia Picolli esteve nos estúdios do programa o Povo no Rádio nesta 2ª-feira (27), para falar sobre o tema. Segundo ela, a distribuição dos carnês deve ser concluída no máximo até a próxima semana.

Ela ressaltou que o IPTU é o imposto do município e uma das principais rendas do município. “É importante que a população entenda isto e pague o IPTU. Desde que o prefeito Fábio assumiu esta gestão, a gente vem tentando facilitar a vida do contribuinte para conseguir pagar este imposto. Em 2013 conseguimos na Câmara com apoio dos vereadores que também tem esta preocupação, que fosse aprovado projeto de lei que desses 30% de desconto no valor do ITPU. Descontos também na dívida ativa e parcelamentos da dívida ativa”.

Neste ano, a Câmara também entendeu a necessidade e aprovou por unanimidade o projeto de lei visando desconto. “Quero aqui agradecer a Câmara de Vereadores. Neste ano está sendo concedido desconto de 25% no IPTU deste ano. Não conseguimos oferecer os 30%, mas os 25% também não é pouco. É um quarto do imposto. O vencimento prorrogamos também. O último dia com o desconto é 29 de maio e temos também desconto de 100% na dívida ativa nos juros e multa para pagamento até 22 de maio”, disse Valnicéia. De 23 de maio até 31 de agosto o desconto nos juros e multa da dívida ativa cai para 75%.

Ela ressaltou que sempre sai ganhando o contribuinte que paga dentro dos prazos previstos com desconto. “O bom pagador, que paga seu imposto em dia sempre é mais beneficiado. Em 2013, por exemplo, com os 30% de desconto, quem não pagou se for pagar este ano, tirando 100% do juro e multa, ainda paga 42% a mais do que quem pagou em 2013. A gente precisa deste dinheiro que está lá inscrito em dívida ativa, porque a população necessita de muitas ações. Nossa cidade tem um déficit de muitos anos de investimento em asfalto e saúde, por exemplo”, disse a Secretária.

Fonte: Marlenne Maria - Redação Radio Pioneira