Saúde repassa vacinas BCG e imunização será amanhã

A vacina é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde em recém-nascidos para prevenir a tuberculose

Assim como previsto, o Ministério da Saúde repassou aos Estados e, consequentemente, aos municípios brasileiros, algumas doses da vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG) – dada aos recém-nascidos para prevenir a tuberculose – e que estava em falta na maioria das cidades desde março passado. 

Tangará da Serra, que há 40 dias estava sem a vacina em seu estoque, será uma dessas cidades que receberá o produto, porém numa quantidade inferior a que normalmente recebia, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero. “A vacina chegará amanhã [quarta-feira] ao município”, informa.

Atualmente, segundo a responsável, cerca de 300 crianças aguardam a chegada da vacina BCG no município. Dessa forma, para atender a demanda, o setor realizará nesta quinta-feira, dia 30 de abril, uma mobilização para a imunização dessas crianças na Unidade de Saúde da Família Centro (atrás da Praça dos Pioneiros). “Todas as crianças que ainda não receberam a vacina BCG devem comparecer naquela Unidade de Saúde, a partir das 7h da manhã, para a imunização”, convoca Herrero, ao destacar que neste dia não haverá a aplicação de outras vacinas. “Será exclusivo para a BCG. Uma equipe estará no local para atender todas essas crianças, inclusive no horário de almoço, sem hora para acabar. Enquanto houver uma criança para ser vacinada, estaremos atendendo”. 

Ainda de acordo com a coordenadora, posteriormente a essa mobilização, a vacina será disponibilizada ao público todas as terças e sextas-feiras, somente na Unidade de Saúde da Família Centro. “Tudo isso para que possamos controlar a saída e diminuirmos também a perda da vacina”, justifica. “O esquema foi montado para otimizar o uso da vacina sem que ocorra desperdício de nenhuma dose, visto que cada uma contém 10 doses de vacina, e que deve ser usada dentro de oito horas”.

Vale ressaltar ainda que no Estado de Mato Grosso, além da BCG, também estão em falta as vacinas HIB (contra a bactéria causadora da meningite), contra febre amarela e antirrábica (humana) - contra raiva. O problema é causado pela baixa produção do Laboratório Ataulfo Alves, responsável pelo abastecimento das vacinas no Brasil.

Fabíola Tormes - Redação DS