Encontros buscam fortalecer a piscicultura em regiões polo

Evento objetiva agregar piscicultores, integrar cadeia produtiva e melhorar qualidade do produto

A piscicultura é um segmento do agronegócio que não para de crescer e de se destacar como vocação produtiva em Mato Grosso. Em 2013, o Estado conquistou o primeiro lugar do ranking nacional de produção de peixes, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro do ano passado. MT produziu 75 mil toneladas em 2013, perfazendo 20 mil toneladas a mais do que o Paraná, na segunda colocação.

Esta conquista foi um marco na história da piscicultura e do agronegócio mato-grossense, pois saltou duas colocações em um ano - ocupava a terceira colocação (48 mil toneladas), atrás de Santa Catarina e Paraná, em 2012. Cerca de 940 piscicultores e 4 mil pessoas atuam no ramo, de acordo com a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat).

Visando agregar os piscicultores mato-grossenses, integrar os diversos elos da cadeia e a melhoria do produto, o Sebrae Mato Grosso vai realizar, em maio, três eventos para este segmento. O Encontro de Piscicultores será nos dias 7 e 8 de maio em Sorriso; 14 e 15 em Cuiabá; e nos dias 28 e 29 de maio em Tangará da Serra.

“Optamos por realizar encontros regionais e em Cuiabá, este ano, para agregar e facilitar a participação de produtores de peixes dos principais polos de piscicultura do Estado”, informa Valéria Pires, analista da Unidade de Agronegócios e gestora do Projeto de Piscicultura do Sebrae MT.

As inscrições para o Encontro de Piscicultores em Sorriso, Cuiabá e Tangará da Serra já estão abertas no 08005700800. O custo é de R$ 80/pessoa.

Fote: ExpressoMT - Assessoria Sebrae

Tangará sedia encontro regional de Previdência Social

Diretor Executivo do Serraprev, Heliton Luiz de Oliveira, o Leto

Capacitar e promover a disseminação da cultura previdenciária com foco nas áreas jurídica, contábil e econômica do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS’s). É com esse objetivo que Tangará da Serra sedia hoje e amanhã, dias 23 e 24 de abril, o Encontro Regional de RPPS’s do Estado de Mato Grosso. O evento acontece a partir das 13hs, no auditório da OAB Subseção de Tangará da Serra, com público-alvo para gestores de RPPS, membros de Conselhos e Comitê Financeiro.

De acordo com o Diretor Executivo do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Tangará da Serra (Serraprev), Heliton Luiz de Oliveira, estão marcadas quatro palestras para a programação, que discutirão assuntos relacionados ao fortalecimento da previdência. “Esse encontro é para fazer uma capacitação dos gestores dos conselhos que ajudam a administrar os RPPS’s. Entre os assuntos debatidos é a medida provisória nº 664 que trata sobre as mudanças que aconteceram no INSS, sobre qual reflexo que influencia no RPPS”, comentou o diretor, ao destacar que essa é a primeira vez que Tangará da Serra sedia um encontro regional desse porte.

“Apesar de ser regional, temos confirmado participantes de várias parte do Brasil, inclusive de Fortaleza”, disse.

Os gestores ou participantes do Conselho Previdenciário e Comitê de Investimento que se interessar em participar do evento, deve acessar o site www.agendaassessoria.com.br e se inscrever gratuitamente.

Rodrigo Soares - Redação DS

Pedro Taques vai participar das atividades do aniversário de Tangará da Serra.

O convite foi feito pelo deputado Saturnino Masson e pelo prefeito Fábio Martins Junqueira

O deputado Saturnino Masson (PSDB), acompanhado do prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (PMDB), e demais assessores estiveram reunidos com o governador Pedro Taques e a secretária adjunta de relações políticas da Casa Civil Paolla Reis, para tratarem de assuntos relacionados ao aniversário de Tangará da Serra, no dia 13 de maio. A pedido do deputado e do prefeito, o governador Pedro Taques, confirmou presença nos dias 15 e 16/04, ele irá participar das atividades em comemoração ao aniversário da cidade. 

No encontro Saturnino e Fábio, reforçaram melhorias na área da saúde e fizeram o pedido para tornar os Hospitais Municipais em referência Regional, bem como o apoio para o início das obras do Centro de Eventos, do Centro de Ressocialização de Menores e a conclusão das obras da Feira da Cidade Alta e de três escolas estaduais do município. Também foram tratados os assuntos da inauguração da Delegacia Especializada da Mulher. 

A programação da agenda do governador Pedro Taques em Tangará da Serra, será enviada posteriormente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prevenção de Acidentes de Trabalho: Projeto de Romer será votado em primeiro turno

O Projeto de Lei 04/2015 será votado em primeiro turno na sessão ordinária desta semana (23/04), quinta-feira, às 8h. O PL 04, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Romer Japonês (PR), institui no calendário oficial do Município de Tangará da Serra o dia 28 de Abril de cada ano em comemoração ao dia de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Segundo o autor, vereador Romer, o objetivo é que a data seja lembrada, todos os anos, durante toda a semana que antecede o dia de comemorações. “Pensando na necessidade de um trabalho de conscientização e demonstração de técnicas laborais que possam evitar acidentes e doenças profissionais, como a ginástica laboral, treinamentos de usos de equipamentos, apresentamos a proposta deste projeto”, explica o parlamentar.

De acordo com o vereador, é sabido que muitos acidentes de trabalho e doenças profissionais, estão relacionados a falta de conhecimento das técnicas profiláticas de prevenção. O argumento do vereador, é de que com a instituição da data comemorativa o poder público poderá realizar eventos que divulguem estes conhecimentos. Caso o projeto seja aprovado na Câmara e sancionado pelo Executivo, todos os anos, na Semana de Prevenção de Acidentes e doenças profissionais, os órgãos competentes do Município promoverão eventos para conscientização de trabalhadores e empregadores sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Segundo Romer Japonês, a data do dia 28 de abril tem sido escolhida em todo o mundo para marcar o Dia de Prevenção de Acidentes, por conta de lembrar um acidente registrado em 1969, quando a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. “Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, razão da escolha da data”, conta o vereador.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa