Abril Verde será comemorado com palestras e orientação à população



Neste mês de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde (07) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Em função destas duas datas acontece a campanha Abril Verde. A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra por meio da Atenção Básica tem uma programação especial para orientar a população a respeito do assunto. Em entrevista à Rádio Pioneira, Denise Lima, coordenadora da Atenção Básica no município, destacou que a saúde do trabalhador tem sido trabalhada em âmbito nacional, portanto existe a preocupação de explicar à população a importância desse dia.

“A gente sabe que a cada três minutos morre um trabalhador por conta de acidente do trabalho, por falta de equipamento de proteção individual, falta de educação e saúde, a falta de orientação de uso desses equipamentos. Então é um dia em que a gente vai frisar essa memória. Também estaremos com atividades de combate e luta contra a hipertensão arterial. Vamos comemorar o dia do trabalhador antecipadamente e trabalhar também o combate ao câncer”, disse.

Segundo a coordenadora, no dia 28 de abril das 7h às 13h na Praça da Bíblia, várias equipes de saúde estarão reunidas para orientar e informar a população. De acordo com ela, haverá tendas com o tema Saúde Alimentar, Medida Antropométricas, medição do índice de massa corporal com uma nutricionista.

“Também estaremos com o pessoal do Samu, Corpo de Bombeiros, pessoal do Hospital Municipal, da Central de Regulação, para explicar a população como está sendo o fluxo no município, em relação a atendimentos e agendamentos de exames”, afirmou a coordenadora.

Denise Lima convida toda a população para participar desse dia e ressalta que todas as dúvidas poderão ser tiradas com os profissionais que estarão presentes. “Não precisa levar documentação porque não será um atendimento, será uma orientação de prevenção da saúde. Toda e qualquer dúvida que a população tenha em relação à Atenção Básica, às Unidades de Saúde da Família, ao Hospital Municipal, ao Samu, ao Bombeiro, pode comparecer que estaremos orientando quanto a esses assuntos”, finalizou.

Fonte: Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação RP

SENAI abre vagas para novos cursos

Localizado em novo endereço, o Senai de Tangará da Serra disponibiliza especialização em vários cursos aos moradores do município e região e agora abre vagas para dois novos cursos. Sulimar Paiva Teixeira, professor da instituição, explica que o Senai está com uma estrutura melhor podendo atender mais alunos.

“O Senai está há algum tempo se instalando na cidade de Tangará da Serra, promovendo diversos cursos e atendendo o município e região. Hoje estamos com uma estrutura bem melhor, podendo atender uma maior quantidade de alunos. Por isso estamos aqui ampliando o número de cursos que nós disponibilizamos à juventude e às pessoas da cidade”, disse.

Segundo o professor, serão disponibilizados à população os cursos de Operador de Computador e Auxiliar de Recursos Humanos. Os cursos são gratuitos.

“Iniciam no dia 11/05 e vão até o dia 06/07. Operador de Computador será no período vespertino e a idade mínima para fazer o curso é de 14 anos, cursando o 5° ano do ensino fundamental. O curso de Auxiliar de Recursos Humanos será no período matutino com idade mínima de 15 anos, cursando o Ensino Médio. São gratuitos e o aluno ainda recebe uniforme e material. Não tem despesa nenhuma para a realização dos cursos”, afirma.

De acordo com o professor, as vagas são limitadas para duas turmas de 40 alunos. Segundo ele, os documentos necessários para a matrícula são: cópia dos documentos pessoais do aluno; caso seja menor de idade é necessário a cópia dos documentos pessoais do responsável também; comprovante de residência atual e comprovante de escolaridade.

Sulimar Paiva ressalta ainda a importância de se investir em educação e estar preparado para o mercado de trabalho. “Essa questão da especialização, principalmente nos dias de hoje, é essencial. Eu tenho 57 anos e estudo até hoje. Tenho especialização na área de gestão, de segurança do trabalho.

Nós entendemos que para atender o mercado de trabalho hoje, temos que estar sempre dispostos a aprender e dedicar tempo a essa formação acadêmica. Esses cursos irão colaborar para o aluno que está entrando na faculdade. Ele vai entrar com um embasamento melhor justamente por ter participado de atividades que vêm construindo a sua formação acadêmica”.

O Senai de Tangará da Serra está em novo endereço e amplo espaço para melhor atender a todos. Agora localizado aos fundos da Caixa Econômica Federal, aberto das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Telefone 3326-7150.

Fonte: Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação RP