Alunos da Escola Antenor Soares participam de palestras sobre a história do Correio Aéreo Nacional

Manhã agitada para aproximadamente 70 alunos do Centro Municipal de Ensino Antenor Soares que participaram das atividades em homenagem ao Correio Aéreo Nacional (CAN) com uma palestra histórica no aeroporto municipal. A palestra foi ministrada pelo jornalista e escritor aposentado Cosme Degenar Drumond, autor de vários livros sobre aviação, no hagar do aeródromo.

Entusiasmados as crianças tiveram a oportunidade de saber como eram feitas as entregas há mais de 80 anos, os detalhes da função do CAN, a criação e o desenvolvimento das missões que o CAN cumpria voltados a cidadania e solidariedade, também foram entregues aos alunos participantes as cartinhas de crianças do estado de Mato Grosso do Sul, essa é uma das missões que o CAN realiza em suas visitas.

As crianças ficaram maravilhadas com a palestra, muitas aproveitaram para matar a curiosidade a respeito dos equipamentos que usam durante as viagens, "eles receberam com muita animação, com muito calor humano, nós sabemos que a aviação está na alma do brasileiro, ela sempre atraiu vários olhares, pelos nomes que sempre se destacaram com Alberto Santos Drumond, Edu Chaves, Brigadeiro Eduardo Gomes entre outros. 

Durante a palestra os pilotos realizaram sorteios para que um grupo de alunos pudessem fazer um voo panorâmico, ao todo sete alunos aproveitaram para ver a cidade como jamais tinham visto antes, o voo teve duração de 15 minutos, tempo suficiente para os alunos Luan e Dener que tiveram a oportunidade de voar pela primeira vez de avião e ficaram encantados com a emoção que sentiram, "nossa foi incrível, ficamos com um pouquinho de medo na hora que o avião decolou, mas quando você está lá em cima esquece de tudo, a gente senti uma liberdade que não tem explicação", relataram os alunos.

COSME DEGENAR DRUMOND - Iniciou sua carreira como redator/revisor do Ministério da Aeronáutica (1974-1983). Integrou a equipe que organizou o Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira. Escreveu, em 1984, um catálogo intitulado O Museu Aeroespacial Brasil - The Brazilian Aerospace Museum. É detentor das Medalhas do Pacificador (Ministério do Exército), Santos-Dumont, Mérito Aeronáutico (Ministério da Aeronáutica). Por duas vezes, recebeu o prêmio Santos-Dumont de Jornalismo (2000 e 2002), do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. Foi diretor de redação da revista Tecnologia & Defesa (1985-2008). É autor do livro Asas do Brasil - Uma história que voa pelo mundo (Editora de Cultura, 2004).

Os pilotos encerram a missão com a última parada em Vilhena, os pilotos que em sua maioria são empresários e aposentados estão prevendo a chegada de volta em São Paulo no dia 03 de setembro, antes deles voltarem para SP, na rota ao inverso, eles passarão novamente nas cidades que os acolheram para se despedir das pessoas que deram total apoio a todos os pilotos e visitantes. Cosme ainda destacou que não esperava essa receptividade em todos os lugares que passaram e que de Tangará terá boas lembranças, acrescentando que assim que eles chegarem em São Paulo eles terão reuniões formais para tratar do documentário e do livro sobre a jornada aérea que foi realizada, estejam prontos daqui uns dois meses, ressaltando que se for possível, o objetivo é que o lançamento do livro seja feito nas cidades por onde eles passaram, "assim que chegarmos em SP, nos reuniremos para discutir sobre o documentário e a publicação do livro que contará como foi a nossa jornada, e que quem sabe podemos voltar para nessas cidades que passamos para fazer o lançamento do livro e do documentário, isso é uma hipótese", finalizou Drumond.

Fonte: Janaina Almeida - Redação DS 

Atletas de Tangará se destacam em Corrida Militar

Atletas de Tangará da Serra participaram de tradicional Corrida Homem do Mato, da Polícia Militar que foi realizada no último dia 26, e se destacaram. Três corredores de rua conquistaram medalhas para o município. Com largada pela manhã, a corrida teve trajeto desde o centro de Cuiabá até no Comando Geral da PM, localizada perto do hospital do câncer na avenida CPA, somando ao todo uma corrida de 10 km.

Para Custócio Teodoro de Oliveira, a corrida foi de extrema importância, e estranhou o tempo frio que fez no dia da competição. “Foi muito bom ter participado dessa competição. Estranhamos o tempo frio que estava fazendo, pois estamos acostumados a correr com um forte sol, mas aconteceu ao contrário dessa vez, com vento bastante frio, mas isso não foi o bastante para nos intimidar, enfrentamos com facilidade a situação. Quero inclusive agradecer ao apoio da Secretaria Municipal de Esporte, que cedeu transporte para nós irmos até o local da competição”, afirmou o atleta, complementando ainda que a ida dos corredores para a capital aconteceu no dia 25, um dia antes, com o intuito de dormir e descansar bem da viajem.

Outro atleta que obteve destaque na Corrida militar foi Acivaldo Fernandes, que ficou em segundo lugar em sua categoria, levando para casa o prêmio de mil reais, além do título para a cidade. A diferença em relação do atleta para o segundo colocado foi baixíssima, de apenas 5 metros de distância de um para o outro, mas mesmo assim, Acivaldo se mostrou feliz com a colocação conquistada. O corredor apesar de ter ficado em segundo lugar na Corrida Militar, está na primeira colocação geral do ranking estadual de Mato Grosso, se sentindo muito feliz com essa vitória. Segundo ele, seria melhor ainda se houvesse mais apoio de patrocínios, pois atualmente está trabalhando em serviço pesado, e representando bem o estado de Mato Grosso em todas as competições.

Beijamim Gregório também foi um dos corredores que se destacou na corrida. O atleta de 65 anos de idade, conquistou a primeira colocação em sua categoria, e para ele, se senti muito prestigiado de ter representado tão bem a cidade, e incentiva os jovens para praticar o esporte. “Fico muito feliz de ter representado minha cidade. É muito importante que as pessoas se dediquem em algum tipo de esporte, principalmente os jovens, pois é muito bom praticar e participar desses campeonatos, pois além dos prêmios que podem ganhar, ajuda principalmente na saúde física e mental do ser humano, não tendo nada a perder com a participação nesses eventos esportivos”, argumentou seu Beijamim, que já participa de campeonatos de corrida há 20 anos, e ainda pretende correr correr bastante em sua vida.

Para participar das próximas corridas, é só dirigir-se à Vila Olímpica e fazer o seu cadastro, que é totalmente gratuito.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS