Tangará da Serra é contemplado com recursos para implantação do Banco de Alimentos

Foi o único município de Mato Grosso a ser contemplado em 2012 com recursos do MDS para construção e implantação da estrutura.

O município de Tangará da Serra foi contemplado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com recursos para a construção e implantação do Bando de Alimentos. Os recursos, no valor de R$ 468.750, serão aplicados na elaboração do projeto executivo, construção, e aquisição de equipamentos e utensílios. Deste valor, R$ 205 mil já foram depositados pelo MDS em conta vinculada da municipalidade.

O projeto executivo já se encontra em elaboração e ainda no ano de 2012 deverão ser iniciadas as obras de construção e com previsão de término até o agosto de 2013. Serão aproximadamente 270 metros quadrados de área construída, localizada no Jardim Shangrilá, proximidades do posto de saúde.

O QUE É - O Banco de Alimentos atua no recebimento de alimentos oriundos da Agricultura Familiar e também com os considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo, oriundos da Feira do Produtor e de Supermercados.

Os alimentos serão destinados gratuitamente às entidades assistenciais e aos beneficiários do programa Bolsa Família. No local ainda serão realizados cursos de capacitação com foco na utilização de sobras de alimentos e melhor aproveitamento dos mesmos.

No Banco de Alimentos, os gêneros alimentícios são recepcionados e encaminhados à pré-higienização. Em seguida, passam por uma triagem e nova higienização para seguirem ao setor de processamento e acondicionamento.

A estrutura do Banco de Alimentos contará com cerca de 10 profissionais, sendo um da área de nutrição e um assistente social, além de profissionais administrativos e dos setores operacionais. O complexo contará também com uma câmara fria e uma despensa seca. Entre as dependências se incluem administração e sala de capacitação.

Fonte: Assessoria / Seplan