A Ouvidoria do Poder Judiciário de Mato Grosso possui mais de 13 anos de serviços prestados à população, viabilizando um canal de comunicação direto entre o cidadão e a Justiça estadual, com vistas a orientar, fornecer informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pela instituição. Diariamente o setor recebe pedidos de informação, sugestões, elogios, reclamações e denúncias.
Todas as manifestações recebidas são formalmente respondidas em tempo hábil, por contato telefônico e/ou por e-mail institucional. Para atender a essa demanda, o setor é composto por um Ouvidor-Geral, cargo exercido pelo Juiz de Direito, Rodrigo Roberto Curvo, e uma equipe formada por servidores efetivos e estagiário.
A Ouvidoria Judiciária tem cumprido com empenho o papel de atuar como elo entre os cidadãos – jurisdicionados e servidores – e o Judiciário de Mato Grosso, possibilitando amplo acesso a informações, como andamento processual, serviços e atendimentos diversos.
Recentemente, alguns procedimentos foram alterados com o propósito de aperfeiçoar os trabalhos ofertados, tais como acompanhar o andamento da manifestação pelo site (http://cia.tjmt.jus.br/Publico/ConsultaPublica/Index.aspx), optar por uma tentativa de conciliação ou mediação no caso de processo judicial, além de responder a pesquisa de satisfação externa. Também foi implantado o sistema de gravação das conversas telefônicas realizadas no canal de atendimento da Ouvidoria (0800 647 1420).