Em reconhecimento pela sua contribuição a Tangará, Normando Corral recebe a Comenda da Ordem do Brasão

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, entregou nesta segunda-feira, 01, no Paço Municipal, a Comenda da Ordem do Brasão ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO), Normando Corral. A insígnia é um ato em reconhecimento a contribuição do produtor rural ao município, especialmente com o pleito que culminou com a implantação de um Centro de Excelência em Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF).

O prefeito destacou que a Comenda, criada em 1977, na gestão da ex-prefeita Thaís Barbosa, sendo a mais antiga e mais importante condecoração do Município, reconhece o trabalho e a contribuição de Normando Corral a Tangará da Serra. “Estamos hoje aqui homenageando uma pessoa que possui grande contribuição para nosso município e para a região, com forte ligação na área da agricultura e da pecuária, um líder do setor e que desenvolve ações que refletem na nossa comunidade, uma delas é esse Centro de Excelência que Tangará está ganhando, graças ao trabalho, às articulações do Normando”, destacou o prefeito.

Emocionado, Normando agradeceu pelo reconhecimento e destacou que o ILPF trará inúmeros benefícios não apenas para Tangará da Serra e para a região, mas para todo o estado e o Brasil. “Sou tangaraense por adoção, a cidade me adotou e faço as coisas tentando retribuir Tangará da Serra. Esse Centro de Excelência contribui não apenas para a agricultura da região, mas para o Brasil, já que ele proporcionará conhecimento sobre algumas cadeias produtivas, principalmente nos sistema de produção, que é o ILPF, contribuindo com todos os SENAR’s do Brasil. Para nós é uma alegria muito grande fazer isso aqui em Tangará, o local perfeito para se fazer, pela sua diversidade e pelo suporte que pode oferecer”, falou.

Sílvio Sommavilla, secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, destaca que esse é o primeiro passo de uma grande parceria, que trará inúmeros benefícios para Tangará da Serra. “Esse Centro de Excelência colocará Tangará da Serra no cenário nacional, como um polo de criação de ideias, de geração de conhecimento. O trabalho desenvolvido pelo Normando Corral, cidadão tangaraense de grande contribuição, gerará resultados e é por isso que decidimos homenageá-lo com essa importante condecoração”, disse.

Centro de Excelência

O Centro de Excelência foi planejado com tecnologias inovadoras sustentáveis e executado com mão de obra local, o que contribuirá com o desenvolvimento socioeconômico da região. Ao todo serão 3.486,43 metros quadrados de área construída com 3.950,41 metros quadrados de área coberta. A obra está orçada em R$10.413.457,70 e será executada pela construtora Monteiro de Brasília (DF), que venceu a licitação.

No local, a formação profissional rural será ampliada com a oferta de cursos técnicos de nível médio e nível superior de tecnologia, nas modalidades à distância e presencial. Também serão ofertados cursos de formação inicial continuada. Jovens e adultos do campo e da cidade terão a oportunidade de participar das qualificações, que possibilitarão a entrada imediata no mercado de trabalho.

Biografia

Normando Corral é engenheiro agrônomo, formado em Lavras (MG). Nasceu em Rinópolis (SP). Estabeleceu-se em Tangará da Serra (MT) em 1982. Atua como produtor rural em agricultura e pecuária. Em 2005 elegeu-se presidente do Sindicato Rural do município. Foi presidente da Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale). Está presidente do Sistema Famato desde janeiro de 2017, que engloba o Senar, Imea e o mais novo instituto AgriHub. Seu mandato vai até 2022. Anteriormente, quando era vice-presidente, por diversas vezes assumiu a presidência do Sistema nas gestões lideradas por Homero Pereira e Rui Prado. Presidiu o Fórum Agro MT de 2017 a 2021.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação